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Quando começamos uma dieta low carb, é comum cair em algumas armadilhas! Veja abaixo 7 erros bem comuns de quem dá os primeiros passos em uma alimentação low carb.

Tratar a dieta como algo temporário. Como em qualquer dieta, você tornará a engordar se voltar a comer como antes. A diferença é que low carb é um estilo de vida bem tranquilo de seguir a longo prazo, porque não se trata de contar calorias mas sim de comer as coisas certas a maior parte do tempo. Mas para se dar bem é preciso trabalhar na mudança de hábitos e na quebra de velhos paradigmas. Enquanto estiver emagrecendo, já planeje como será a sua manutenção e veja casos de pessoas que mantém o peso alcançado a longo prazo. Se traçar metas como “caber em tal vestido até o ano novo”, focará apenas no curto prazo e não na sua saúde para o resto da vida.

Informar-se pouco. Nerdificai-vos! Antes mesmo de sair começando loucamente, é essencial ler em diversas fontes sobre as abordagens da dieta low carb. Participe de comunidades e fóruns. Interaja com a turminha. Se souber inglês é excelente, já que os melhores sites como o Mark’s Daily Apple e Nerd Fitness são de fora. Absorver informação ajuda a te manter engajado e conectado com outros que também estão promovendo mundanças na alimentação.

Ficar de coisa com gordura. A gordura saudável tem um papel bem importante na história, não vejo sentido em dietas que restringem carboidrato mas também restringem gordura. Embora 1 grama de gordura tenha 9 calorias contra 4 calorias em 1 grama de carboidrato, a gordura tem um efeito incrível em relação a saciedade. No início vai ser estranho, afinal você passou a vida lendo e ouvindo por aí que a gordura é o inimigo. Eu devo ter demorado uns 4-5 meses na dieta para desencanar totalmente. Não fique com medo de variar as carnes consumidas. Coma nozes, abacate, coco, castanhas, azeitonas. Na salada, mande ver no azeite. Em casa faço muita verdura na manteiga com queijo – vagem, brócolis, couve flor. Substituí o leite do café (que tem lactose, o açúcar do leite) por nata fresca, fica muito bom. Quanto mais gordura saudável você consumir, menos fome vai passar. Aprenda mais sobre como a gordura tornou-se o inimigo a ser combatido no excelente documentário Fat Head.

Não se planejar. Se você for uma pessoa suficientemente organizada, tem mais chances de se dar bem. Comer comida de verdade dá trabalho, mas compensa MUITO. Mas você precisa se engajar. Quando você tem um super estoque estratégico low carb, as coisas ficam mais fáceis. Se planeje para ir no mercado no dia que tem mais disponibilidade de verduras frescas e faça um estoque para a semana. Deixe no Evernote um tópico com restaurantes com opções low carb no cardápio (são muitos!). Se está iniciando, monte um cardápio para a semana com base nas coisas que você mais gosta. Se vai a uma festa, vá alimentado ou leve alguma coisa (tipo aquele amigo vegetariano que aparece no churrasco com rodelinhas de berinjela e abobrinha para assar na churrasqueira).

Passar a saladinha. Para quem tem bastante peso para perder pode ser uma tentação aproximar o consumo de carboidratos do zero, mas daí você não comerá vegetais, o que vai deixar o seu corpo menos nutrido e saudável. Experimente novas preparações, como um super gratinado de couve flor com nata, requeijão e bacon para servir com um medalhão de mignon – agora você não precisa mais ficar de economia com o azeite de oliva ou a manteiga. Quando você tira o feijão e o arroz do prato sobra mais espaço para as verduras, se jogue com força.

Tentar desesperadamente reproduzir receitas com farinha. A minha linha é muito mais de manter a simplicidade. A combinação carne e salada em mil diferentes preparações não me cansa. Não adianta, o que confere a textura elástica do pão é o glúten, e por mais que tente você não conseguirá reproduzir essa textura sem ele. E me parece que tentando loucamente achar a melhor receita de pão low carb do universo, você continua reforçando para você mesmo que o pão é algo sem o qual você não consegue viver, um hábito que você não pode largar. Aqui rola um pouco de ressentimento, tá. Virtualmente todas as tentativas que eu fiz de fazer massa de pizza, pão, bolo e macarrão low carb fracassaram tremendamente e acabaram numa pilha de louça suja e depois em alguma coisa para jogar fora.

Deixar uma escorregada acabar com tudo. Ok, você comeu algo que não deveria. Em vez de se lamentar e aproveitar a desculpa para se afundar de vez já que o dia está perdido mesmo, soe o seu alerta vermelho interior e garanta que a sua próxima refeição seja saudável. Quando você tiver alcançado o peso ideal ocasionalmente comerá coisas fora do estilo low carb, por isso é essencial você trabalhar para acabar com esse pensamento totalmente contra-producente.

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