O café da manhã low carb pode ser a refeição mais desafiadora para quem está iniciando no estilo de vida. Mas também é a mais estratégica!

Substituir um café da manhã cheio de carbos por um super café da manhã low carb cheio de gordura saudável e proteína vai te ajudar a começar o dia bem nutrido e vai te fazer chegar na hora do almoço saciado sem dificuldade nenhuma, sem precisar de lanchinhos entre as refeições.

Não que você não possa comer lanches se sentir fome, ok? Nesse artigo dou dicas de lanches low carb bem práticos

Antes de começar com as sugestões, dois comentários essenciais:

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VOCÊ PRECISA ABRIR A CABEÇA.

Já falei em outro post sobre o café da manhã na Turquia, em que eles servem azeitonas, pepino, tomate e ovo cozido.

Se você der uma pesquisada também em outros países, vai achar itens que no Brasil seriam considerados absurdos no café da manhã, como feijões no México e na Inglaterra e arroz com peixe no Japão.

Então, dê uma chance aquele frango que sobrou do jantar de ontem, mesmo que sejam 8 da manhã.

DEIXAR DE COMER PÃO NÃO É O FIM DO MUNDO.

Quando estiver iniciando você pode pensar que está sem opções, mas provavelmente são muito mais do que você tinha antes!

Eu, por exemplo, antes do low carb comia todo o santo dia o mesmo café da manhã: um misto quente com mussarela, peito de peru e margarina, acompanhado de um copo de leite com Toddy.

Bem, agora vamos lá:

1. Café da manhã low carb | OVOS

Hoje em dia, embora eu já tenha experimentado e gostado de algumas opções que são ótimas para um café da manhã low carb, prefiro mil vezes o clássico ovo frito e café com nata e é isso que eu como em mais de 90% dos meus dias.

Acredite, quando você se desprende um pouco do conceito do pão tudo muda.

O misto com Toddy do passado eram bons? Sem dúvida!

Mas o meu ovo fritinho com o núcleo da gema mole e as bordas firminhas e um leve torradinho na borda da clara são ainda melhores, porque são igualmente deliciosos, bem mais nutritivos e ainda me permitem me sentir super confortável com o meu corpo – oba!

Egg omelette

Para fritar o ovo, esquente levemente umas 2 ou 3 colheres de sopa de azeite em uma frigideira anti aderente, quebre os ovos e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Se preferir os ovos fritos na manteiga, ok também.

Deixe fritar em fogo alto e vire com uma espátula para não ficar cru por cima, deixe fritar mais um pouco. Cuide para não deixar passar demais e ficar duro.

Você pode adicionar um queijinho por cima para dar um up. Eu às vezes coloco, mas na maioria das vezes prefiro o meu no estilo minimalista mesmo.

2. Café da manhã low carb | BAURU SEM PÃO

Em uma frigideira anti aderente, coloque uma fatia grossa de mussarela, deixe fritar até criar uma crostinha, vire com uma espátula e coloque alguma proteína como peito de peru ou presunto, tomate fatiado e orégano.

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Essa opção também é ótima para quando estiver comendo naquelas lanchonetes grandes de beira de estrada: é todo o processo que o chapeiro já faz, mas sem colocar tudo dentro de um pãozinho no final.

Eu fico que nem pinto no lixo nessas lanchonetes, já pedi até bife com queijo e tomate de café da manhã – fantástico.

3. Café da manhã low carb | CREME DE ABACATE

Uma das coisas que mais me chocou quando conheci low carb foi a redução no consumo de frutas. No início foi estranho, hoje me acostumei e como frutas só eventualmente, em porções pequenas.

Mas o abacate é uma fruta com poucos carbos, rica em fibras e gordura boa, e ainda por cima super gostosa e saciante.

Meio abacate tem 9 gramas de carbo, porém desse total 7 gramas são fibras, que são carbos que não impactam no nível de açúcar no sangue. Logo, meio abacate terá menos de 2 gramas de carbos líquidos, o que faz dele uma excelente opção de café da manhã low carb.

Fresh avocado smoothie isolated on white

No liquificador, bata meio abacate com uma colher de nata ou creme de leite, óleo de coco ou leite de coco. Adicione adoçante a gosto. Adicione uma ou duas colheres de sopa de suco de limão para adicionar um pouco mais de frutas na sua dieta.

Nesse post falo sobre o consumo de frutas na dieta Low Carb

4. Café da manhã low carb | CAFÉ COM NATA OU CREME DE LEITE

Se você é fã de café com leite, prepare-se para conhecer uma versão com upgrades, o café com nata! Ele ganha em sabor e sacia muito pelo alto teor de gordura boa.

Volta e meia quando não tenho tempo ou quando estou com preguiça de fazer ovos ficamos só no café batido com bastante nata.

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Em uma caneca, coloque duas colheres de sopa de nata ou creme de leite e aqueça no micro ondas por 30 segundos, só para não deixar o seu café gelado.

Dá para variar muito aqui: cacau em pó, canela em pó, óleo de coco, leites vegetais como o de coco…

Retire do micro ondas e complete com o seu café passadinho, adicione sucralose a gosto e bata com o mini mixer (esse é o que eu uso).

Dúvidas sobre nata, creme de leite, creme de leite fresco, iogurte, requeijão, leite? Veja esse guia completo sobre os laticínios na dieta low carb

5. Café da manhã low carb | PROVOCHIPS COM PEITO DE PERU E REQUEIJÃO

Chips de provolone podem ser encontrados nesses tipos de loja que vendem nozes, azeitonas e queijos e são caríssimos (aqui em Curitiba custa R$ 12 o saquinho com 100 gramas).

Os chips também podem ser feitos em casa, basta colocar fatias de uns 2 milímetros de provolone em formato cilindro diretamente no prato do micro ondas por 3 minutos (fique de olho porque o tempo varia muito de modelo para modelo). Deixar esfriar até endurecer.

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Você pode comer com requeijão e peito de peru, e também pode bolar um patêzinho que leve alguma coisa bem fresquinha como pepino com casca cortado bem pequeno ou tomates.

Umas quatro torradinhas bem recheadas com uma boa xícara de chá preto fazem um belo café da manhã low carb!

6. Café da manhã low carb | MISTO QUENTE LOW CARB

Em um pote, bata duas colheres de requeijão com um ovo e uma colher de chá de fermento em pó. Gosto de temperar a massinha com um pouco de orégano.

Coloque a mistura em um pote de vidro com uns 15 cm de largura (melhor passar um guardanapo lambuzado de azeite antes para não grudar) e leve ao micro ondas por 3 minutos. Retire e desenforme a massinha.

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Corte a massinha pela metade e recheie com o que quiser, adoro com mussarela, peito de peru e fatias fininhas de tomate.

Coloque em uma sanduicheira para dourar por fora. Fica com um gosto de massa de crepe, ideal para os dias em que bate aquela saudadinha do misto quente do passado 🙂

Essa preparação também pode ser simplificada: dá para fazer a massinha e frita-la direto na frigideira bem untada com azeite, daí deixa fritar um lado e na metade vira. Coloca os ingredientes dentro e dobra. Aperte com uma espátula e retire.

Quer economizar seu tempo e aprender tudo o que é necessário para emagrecer com low carb de uma maneira rápida e super prática? Conheça o Programa Low Carb na Prática!

7. Café da manhã low carb | BOLO LOW CARB

O coco, além de delicioso, é uma fruta fonte de gorduras e fibras. Aliado a nata e ao óleo de coco, esse bolinho vai te manter saciado por muito tempo.

Combina com um café da manhã ou lanche da tarde diferente em um final de semana e também é uma boa opção para ser transportado para o trabalho ou levado numa viagem.

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Em um recipiente de vidro ou porcelana (maior do que uma caneca) misture 3 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar, 2 colheres de sopa de leite de coco, 1 ovo, 2 colheres de sopa de nata ou creme de leite sem soro, 1 colher de chá de óleo de coco, 25 gotas de sucralose e 1 colher de chá de fermento.

Misture bem os ingredientes líquidos, depois o coco ralado e o fermento. Leve o pote ao micro-ondas por 2 minutos e 45 segundos. Desenforme e polvilhe com canela em pó.

Fica a dica, não abuse das opções que levam adoçante, para maneirar no consumo deles.

Nesse artigo outra variação desse bolinho low carb + dicas para lidar com a vontade de doce

8. Café da manhã low carb | ROLINHO DE PRESUNTO E QUEIJO

Esse é o café da manhã da catástrofe. Não deu tempo de comer em casa? Está na rua morrendo de fome e tudo o que você vê ao redor para vender são esfihas e coxinhas? Nem tudo está perdido!

Pare na próxima padoca e peça 3 fatias de queijo e 3 de presunto ou peito de peru, enrole bem gostosinho e mande ver! Ok, não é a coisa mais delícia do mundo, mas sacia e você não sai da dieta!

Lembrando que sempre é importante dar preferência para as carnes in natura na alimentação, já que coisas como presunto, peito de peru e salame levam açúcar na composição, além de outras “bruxarias”.

9. Café da manhã low carb | LEITES VEGETAIS

Fiz esse post onde ensino a fazer leite de castanhas e amêndoas, que podem ser batidos com frutas para um smoothie de café da manhã, dá uma olhada e experimente fazer em casa.

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10. Café da manhã low carb | PÃO LOW CARB

Essa receita de pão leva farinha de amêndoas, fica salgadinha por causa do queijo ralado. Fica legal para fazer na chapa com queijo e presunto, tipo o misto quente ou comer só com manteiga sem sal.

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11. Café da manhã low carb | TORTINHA SALGADA

Para quem não toma café em casa e quer preparar algo delicioso com antecedência para levar, essa tortinha salgada é uma opção bem prática.

A massa leva uma xícara de farinha de amêndoas e rende uma torta bem grande, dá para variar muito os recheios.

Para mim, o prêmio de melhor café da manhã low carb vai para o ovo frito! Nota dez nos quesitos nutrição, sabor, praticidade e ainda por cima sem adoçantes 🙂

Sobre CREPIOCA e TAPIOCA

Como muita gente pergunta, vou colocar por aqui: TAPIOCA não é low carb! Mas é comida de verdade e uma opção ok para um consumo eventual para quem já está próximo do seu peso alvo ou em manutenção.

A CREPIOCA leva polvilho que é feito de mandioca por isso também não é low carb. Terá menos carbos do que a tapioca, mas ainda assim o bom e velho ovo gemudo e gosto fará muito mais sucesso se você quer perder peso.

Nesse artigo falo sobre os carboidratos do bem

Nesse artigo opções de bebidas para acompanhar o café da manhã

Qual é o seu café da manhã low carb favorito? Compartilhe suas dicas nos comentários, vou ficar super feliz em testa-las e acrescenta-las ao post 🙂

 

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