Casos de sucesso emagrecimento | Atualização 2016:

O Cícero me mandou uma foto atualizada dele, pouco menos de dois anos depois da nossa entrevista. A diferença entre ele lá em Agosto de 2014 até agora é sensacional, veja na foto abaixo que ele está com mais de dez quilos a mais do que o peso mínimo que ele chegou, e obviamente todo o ganho de peso é músculo.

Cícero final

Pra quem pergunta se dá para ganhar massa muscular comendo low carb, o Cícero e a resposta!

Eu fico muito feliz de poder colocar essa atualização aqui, porque resume muito da filosofia que eu tento passar no meu trabalho aqui, desse low carb que é um estilo de vida e não uma dieta temporária.

Cícero, parabéns pela sua versão 4.0 – o Cícero é desenvolvedor web então isso é uma piada interna 🙂 Que venham mais realizações por todos os lados!

***

Abaixo a entrevista original de 2014:

Gostei muito da entrevista com o Cícero, dois pontos em especial me chamaram a atenção:

Ele é prova de que uma parte muito importante da aventura de tomar as rédeas da própria vida, emagrecer, conquistar um corpo forte (em resumo, evoluir) é transformar-se em cientista de si mesmo. Pesquisar sobre as coisas, entender como funcionam, medir, calcular, pesar, ler, se questionar. Dedicar um pouco do tempo que dedicamos tanto a séries de TV e futebol para ser seu próprio biohacker. Saiba mais sobre biohacking nesse podcast do Mojo Já.

Também é legal destacar a parte em que ele fala sobre como é importante acreditar em si mesmo. Muita gente perde peso, muda a vida pra bem melhor. Eu sempre digo que eu ficava muito brava comigo mesma, porque eu sempre fui feliz nas coisas que eu faço, mas me manter no peso certo nunca rolava. Eu pensava “poxa, será uma falha de caráter tão horrível que eu não consiga resolver?”. Hoje eu sei que eu só exagerava nos carboidratos, tinha muito açúcar correndo no sangue. Como diz o Felipe Barroso (que perdeu 23 quilos com uma alimentação Paleo) nessa entrevista para a TV Globo, eu só precisava encontrar “a dieta da minha vida” para fazer o negócio engrenar.

1) Casos de sucesso emagrecimento | Conte um pouco de você, fale sua idade e da sua história com a alimentação low carb. Qual foi o seu peso máximo, quanto perdeu e em quanto tempo?

Tenho 33 anos, e nunca fui de cuidar da minha alimentação. Porém, aos 22 anos, comecei a morar sozinho, e a necessidade de ter refeiçoes rápidas e que não dessem trabalho acabaram tornando-se algo rotineiro no meu dia a dia.

Para “ajudar” trabalhava em uma empresa onde não haviam restaurantes por perto, somente um Xis, ou seja, praticamente todo dia eu almoçava um Xis e a noite ou levava outro ou pegar alguma outra coisa em qualquer fast food, pastelaria, etc. Sempre fui fissurado por doces, e a noite após as vezes comer uma pizza grande inteira sozinho, ainda devorava cerca de 4 a 6 Danettes. Me acostumei a ir dormir com a sensação de estar “cheio” e isso virou um vicio.

Com 18 anos eu lembro que pesava cerca de 85Kg, usava calça 44, depois desse periodo o peso aumentou rapidamente e cheguei a pesar 133Kg. Comecei a fumar, e chegava a tomar 2lts. de refrigerante por dia, fora o café preto que eu bebia o tempo todo sempre mega adoçado.

Minha pressão chegou a medir 16/11, e eu vivia com dor de cabeça e suando, com o peso de 133Kg estava utilizando calça número 52 e camisa número 6. No dia 26/02/2013 tomando um café com o pessoal do trabalho, uma amiga viu minha identidade e elogiou minha foto de quando eu tinha 16 anos. Senti que queria voltar a me sentir como naquela época, e então no mesmo dia (sim, no mesmo dia) resolvi parar de fumar, e comecei a cortar do meu jeito uma série de porcarias que ingeria (refrigerantes, açucar em excesso, sal, gorduras, etc.).

Em um ano (fev/2013 até fev/2014) reduzi meu de peso de 127Kg para 71Kg (atualmente estou em processo de ganho de peso mas com massa magra – pesando 74Kg e com 8% de gordura corporal apenas).

2) Casos de sucesso emagrecimento | Como foi seu primeiro contato com a dieta low carb? Já tinha feito outras tentativas de perder peso antes?

Inicialmente eu fiz a dieta por minha conta, lendo artigos na internet e me conscientizando que o excesso de carboidratos junto de um baixo consumo de energia me faria engordar. Já havia feito outras tentativas, apenas adicionando exercício físico sem mudar muito a alimentação, cheguei a perder 10Kg em uma delas, mas recuperei o peso rapidamente.

3) Casos de sucesso emagrecimento | Você fez exercícios enquanto perdia peso? E hoje, pratica algum exercício?

Eu trabalhava no centro de Porto Alegre, próximo a Usina do Gasometro, então decidi ir caminhar todos os dias, tentei correr nas primeiras tentativas, mas ficava frustrado por não passar de 400mts. Porém sabia que caminhar ia me fazer perder peso, para poder no futuro correr e aumentar minha resistência. Com isso perdi 10Kg em 3 meses, e vendo que o resultado era positivo resolvi procurar ajuda de uma nutricionista para melhorar minha dieta.

Atualmente vou a academia todos os dias, contando sábados e domingos, prático aeróbico 5 vezes por semana e musculação diariamente. Virou um vicio 😀
casos-de-sucesso-emagrecimento-cicero1

4) Casos de sucesso emagrecimento | Como você fazia/faz com a contagem de carboidratos? Contou (anotando, em papel, site ou aplicativo) ou apenas escolhia/escolhe os alimentos com base nos alimentos permitidos?

Sempre adorei controlar as coisas que faço, tenho uma planilha onde está anotado o que como todo dia, em qual horário, quanto estou pesando, quanto tempo dormi e qual o grupo de exercícios e aeróbicos treinei naquele dia.

O consumo de carboidratos é controlado sobre a minha dieta, inicialmente reduzi o consumo de 5mil kcal por dia (que era o que comia quando obeso) para 2600, depois para 2000 e hoje estou em cerca de 3000Kcal por dia, só que consumindo outros alimentos logicamente.

5) Casos de sucesso emagrecimento | Para você, quais são os principais fatores de sucesso para quem quer perder peso com low carb? O que você considera essencial para chegar lá?

O primeiro passo é conhecer os alimentos, saber o que é bom e ruim. Não podemos cair na pegadinha de ver um rótulo escrito light, ou integral e sair comprando e consumindo. É essencial não ter pressa, tirar fotos diariamente é algo que surpreende, tenho fotos do meu rosto durante a dieta e você não nota só olhando no espelho, mas fotografando todo dia vai lhe mostrar o que seus olhos não vem quando está com pressa. E por fim é importante acreditar, já fomos magros um dia, existem pessoas que se cuidam e estão no peso ideal graças a persistência, e isso todos nós somos capazes.

6) Casos de sucesso emagrecimento |  Fora a mudança de peso (estética), que outros impactos o seu processo de emagrecimento teve na sua vida?

Muitos, minha auto estima mudou, o fato de não ter dificuldade em encontrar roupas, de ouvir piadas como “você não consegue nem amarrar o sapato, está caminhando de um jeito estranho, etc”. Mas o melhor de tudo foi parar de me sentir cansado, fadigado até quando acordava. Para um cara que não conseguia nem correr 300mts. e hoje faz provas de 5Km e já chegou a correr 10Km, me sinto muito feliz 😀

7) Casos de sucesso emagrecimento |   Descreva uma refeição low carb que deixa o seu estômago feliz 🙂

Adoro coisas simples, sou fã de Atum (em água, não óleo) com Queijo Cottage, acompanhado de uma bela salada crua.

Sashimi e panquecas de whey com mel também são umas das minhas refeições preferidas. Agora tenho mais opções seguindo o site do Vida Low Carb 😀

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

Pin It on Pinterest

Share This

SEU EBOOK DE RECEITAS GRÁTIS!

 
Cadastre-se GRÁTIS para receber por email um minicurso sobre Low Carb 
e também um ebook de receitas para emagrecer!

Obrigada por se cadastrar!