Saber como começar uma dieta low carb pode ser a principal inquietação de quem quer ter uma vida mais saudável, mas ainda não sabe o que fazer.

Aqui, quero deixar algumas dicas simples para quem não sabe por onde começar e como mudar os hábitos alimentares para ter um estilo de vida que realmente faça emagrecer sem passar fome.

Para ter acesso à um passo a passo completo sobre o Low Carb, veja meu Guia para Iniciantes Low Carb.

 

1. Como Começar uma dieta Low Carb?

Informação é tudo

 

Não tem como começar nada novo sem conhecimento. Entender do que se trata uma alimentação low carb é base para qualquer coisa, mesmo para saber se é esse tipo de estratégia alimentar que não só vai te ajudar a perder peso, mas te manter saudável e feliz, comendo o que gosta e do jeito que gosta.

Para ter uma base completa sobre a dieta, além de consultar o Guia para Iniciantes Low Carb que já citei acima, busque ficar de olho em gente que entende do assunto de verdade.

Médicos como o Dr. Souto ou sites completos como o Diet Doctor são ótimos neste sentido, pois trazem conteúdo aprofundado e baseado em estudos científicos.

Não caia na conversa de notícias sensacionalistas e conteúdos rasos que não explicam nada direito e costumam generalizar demais qualquer assunto relacionado ao Low Carb.

 

2. Como Começar uma dieta Low Carb?

Não ligue para o que os outros vão dizer

 

Mais que a força de vontade de começar, é necessário a paciência para aguentar todas as asneiras e desmotivações que poderão vir dessa mudança.

Seja na família, no trabalho ou entre amigos, sempre vai ter aquele que vai reagir à notícia da sua mudança alimentar lhe dizendo que:

  • essa dieta não vai funcionar
  • precisamos de carboidratos para nos manter vivos
  • sem arroz e feijão, vai comer o que?
  • (e o mais dramático de todos, claro) dieta assim vai te fazer morrer.

Essa é a hora que você respira fundo. Sorria e acene. Agora e quando estiver com o metabolismo em dia, super animada e feliz depois de deixar de lado tudo o que eles consideram realmente saudável.

Não, não vai ser fácil ouvir essas coisas, mas quebrar com um padrão de gerações nunca é fácil. Deixar de lado as massas, pães e doces que fazem parte do ritual social ao comer é difícil sim.

Mas te dou um spoiler do futuro: vale (muito) a pena!

 

3. Como Começar uma dieta Low Carb?

Trace metas e objetivos

 

Não sei você, mas eu sempre ando com um caderninho para anotar minhas metas. Quando não é ele, é o Evernote aberto no tablet ou celular.

Traçar essas metas e objetivos faz toda a diferença para o início, não só de uma mudança alimentar, mas de qualquer mudança na sua vida.

É legal até mesmo para conferir depois de um tempo o que foi proposto e o quanto você conseguiu progredir até então. É um lembrete para se manter firme com o trato que fizer com você mesmo.

 

4. Como Começar uma dieta Low Carb?

Exames são importantes

 

Assim como ter perspectiva das suas metas e objetivos, manter os exames em dia é super importante. Eles podem até entrar como anotações junto às metas, que tal?

Claro que fazer esses exames não é obrigatório para começar ou não a mudar a sua alimentação, ok? Não use isso como desculpa para não dar o primeiro passo.

No início da minha mudança alimentar acabei fazendo exames só depois de quatro meses de dieta e acho que seria melhor se tivesse feito antes para ter uma comparação de antes e depois.

Aconselho a fazer um check up completo antes de começar o Low Carb e definir de quanto em quanto tempo irá voltar ao médico para fazer novos exames.

A análise da glicose, colesterol e demais taxas faz a diferença nas comparações, em especial do antes e depois do início da estratégia alimentar de baixo carboidrato.

Com certeza, seguindo corretamente essa mudança, os resultados serão visíveis no acompanhamento desses exames.

 

5. Como Começar uma dieta Low Carb?

Limpe a despensa

 

É possível sim, ir mudando a alimentação aos poucos enquanto as coisas que já estão na despensa não acabam, mas o melhor seria doar o que tiver e não for usar mais.

Há coisas que tudo bem se desfazer e jogar fora, mas sou totalmente contra jogar alimento fora, especialmente se ainda estiver embalado. Claro que não se desfazer não deve servir como desculpa para não seguir em frente, estou de olho!

A ideia de limpar a despensa é a de ter um espaço pronto para o início de novos tipos de refeições. Com muita comida de verdade e menos embalados, possivelmente.

Nesse momento é possível se desfazer de farinhas ricas em carboidratos, como a farinha branca, o açúcar e todos os seus tipos (tirando os já citados nos adoçantes), processados de quase todos os tipos (dos miojos aos temperos com amido).

Ah, mas Mariana, o que vai sobrar pra eu comer daí? É sobre isso que falo a seguir.

 

 

6. Como Começar uma dieta Low Carb?

Faça sua lista de compras

 

Mais que tirar tudo o que é melhor não ter em casa, saber o que colocar no espaço vazio que ficou na despensa e geladeira depois dessa “limpa” é essencial.

Aqui, diferente do que muitos dizem, não entra uma alimentação à base de ovos ou carnes só, até porque não estou falando de uma dieta da proteína, mas sim em uma de baixo carboidrato.

Falo sobre todos os alimentos permitidos em uma alimentação Low Carb aqui.

Dentre eles entram uma variedade imensa de vegetais, algumas frutas, sementes e oleaginosas, farinhas com menos carboidratos, alguns laticínios, carnes, ovos e diversas gorduras naturais como o azeite de oliva e o óleo de côco.

É tanta coisa que às vezes é até difícil pensar em como montar um cardápio sem cair na mesmice, né? Por isso dei algumas dicas para fazer o cardápio aqui, aproveite!

 

7. Como Começar uma dieta Low Carb?

Cuidado com os títulos dos produtos

Viu que tem poucos carboidratos na embalagem e foi logo comprando? Olhe duas vezes.

Muitos produtos escondem diversos ingredientes nada low carb em suas fórmulas, por isso bato na tecla de uma alimentação simples e vá contra a corrente desses produtos que têm valores nutricionais nas embalagens e tudo. Por uma vida mais natural e simples, por favor.

Nessas embalagens você encontra informações como “light”, “gourmet”, “diet”, “fit” e assim por diante. No fundo é normalmente uma enrolação das indústrias para continuar te vendendo produtos industrializados e ricos em carbos, mas com uma nova roupagem.

Leia atentamente o que há nos produtos e desconfie de alguns que parecem ser zero carbo por não terem essa informação na tabela nutricional, como cervejas feitas com cereais que normalmente tem 14g de carboidratos líquidos por lata, ou seja, são ricas em carboidratos. Cuidado!

 

8. Como Começar uma dieta Low Carb?

Coma quando tiver fome

 

Para muita gente essa é uma das dicas mais difíceis, mas entenda: é tudo parte de um inconsciente coletivo do que é ou não saudável. Até sua avó deve ficar comendo de três em três horas, porque todo mundo sempre disse pra ela que isso era o certo.

Claro que isso pode parecer certo quando estamos saturados de açúcar e amido por dentro, o que leva à uma insaciedade o tempo todo.

Agora, consumindo mais gorduras naturais, proteínas e a parcela de carboidratos com vegetais, frutas e assim por diante, você estará disposto e – alguém ouviu um aleluia? – sem fome.

Por isso falo: coma quando tiver fome e não de três em três horas como muitos colocam como regra nutricional. Os momentos de jejum, mesmo curtos, são saudáveis para o corpo.

 

9. Como Começar uma dieta Low Carb?

Substituições não são o mesmo que as comidas de antes

 

Achei importante colocar essa dica-choque de realidade aqui porque muita gente já veio me dizer que o arroz low carb não é igual ao arroz branco ou que o pão low carb não é o mesmo que o pão francês de antigamente.

A resposta é um grande SIM. As substituições servem para que entremos em contato com alimentos saudáveis que imitam as receitas tradicionais e nos deixam mais à vontade com o novo cardápio.

Elas normalmente não terão o mesmo gosto ou textura das receitas cheias de carbos, até porque alguns ingredientes usados neles fazem toda a diferença, como é o caso da maciez trazida pela farinha branca, e tudo bem.

A ideia não é manter antigos hábitos e criar novas bengalas para compulsões alimentares e preenchimento emocional, mas fazer com que o caminho vá de encontro ao simples e saudável.

Ééé, isso mesmo que já falei mais acima. As receitinhas são ótimas ocasionalmente, mas se manter com o que é rápido e prático é o melhor meio de emagrecer com saúde. É só dar uma olhada nas minhas refeições no Instagram para ter certeza do que eu estou falando.

 

10. Como Começar uma dieta Low Carb?

Repense outros aspectos da vida

 

Mudar a alimentação pode e deve ser o primeiro passo para repensar outras áreas da vida. Claro que esse trabalho é algo constante e, digo por mim, é uma das melhores coisas a se fazer!

Pensar sobre os nossos sentimentos, sobre como damos ou não atenção às pessoas que amamos, repensar aqueles exercícios que deixamos de lado e nunca mais fizemos ou algum projeto que ficou no papel, mas que você sempre quis materializar…

A lista é infinita e só tende a crescer a cada pausa que fizermos para entender o mundo à nossa volta e, o mais importante, à nós mesmos!

A alimentação faz parte, ao meu ver, do autoconhecimento e amor próprio também. O que tem tudo a ver com essa dica, né?

 

Espero que tenha gostado dessas dicas para começar a sua mudança alimentar com o Low Carb e que elas te sirvam para seguir, firme e forte, seus objetivos!

Se lembrou de outra dica legal que não citei? Me avisa nos comentários.

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