São vários os alimentos low carb para vegetarianos, mas antes de falar deles acho importante explicar sobre vegetarianismo e outros diferentes tipos de alimentação que muitos acabam confundindo.

Há pessoas que não comem carne, mas comem ovos e laticínios. Estes são chamados ovo-lacto-vegetarianos e são o tipo mais comum de vegetariano.

Quem não consome ovos, mas apenas laticínios, são lacto-vegetarianos e, além deles, temos os veganos, que não consomem ou usam nada que tenha origem animal.

No caso dos vegetarianos em geral, que consomem laticínios e/ou ovos, é mais fácil mudar para uma estratégia alimentar low carb pensando que a quantidade de proteínas e gorduras necessárias virá desses alimentos também.

Para veganos será mais interessante um acompanhamento médico que indica o uso ou não de suplementos e demais nutrientes e vitaminas que não sejam encontradas apenas nos vegetais, frutas, leguminosas e algumas fontes de gorduras naturais que o vegano consome.

Mesmo assim posso dizer com toda a certeza que não é necessário consumir um monte de carne, assim como trigo e derivados, para ter uma vida saudável e, sim, sem carboidratos em excesso.

 

 

Listei aqui embaixo alguns alimentos-chave a serem consumidos em uma alimentação low carb vegetariana:

 

Alimentos Low Carb para Vegetarianos | Ovos

 

Ovos em uma cesta

 

Sim, os ovos são demais! Fonte de proteínas, gorduras boas e tantas outras coisas, eles podem ser fritos no azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco, mexidos, cozidos ou utilizados das mais diversas maneiras em receitas.

Se você não é vegano ou lacto-vegetariano, vale a pena incluir os ovos no cardápio diário porque além de ser um alimento versátil e prático, supre as proteínas que não são consumidas através da carne.

 

Alimentos Low Carb para Vegetarianos | Laticínios

 

Queijos em uma tábua

 

Nesta lista entram o iogurte de kefir, manteiga e queijos mais amarelos, como provolone, parmesão, muçarela e prato.

Os queijos, assim como os ovos, são fonte de vitamina B12, o que pode precisar ser suplementado no caso dos veganos, que não consomem nenhum alimento de origem animal.

Ainda tem dúvidas sobre os laticínios na alimentação low carb? Explico tudo detalhadinho aqui.

 

Alimentos Low Carb para Vegetarianos | Frutas

 

Frutas vermelhas

 

A ideia de restringir as frutas mais doces, ricas em frutose e carboidratos, continua a mesma aqui.

Seja para vegetarianos ou veganos, as frutas com menos carbos são a melhor pedida.

Quer saber mais quais frutas são ou não são low carb? Clique aqui!

Frutas vermelhas como morangos, amoras e mirtilos entram na lista, assim como frutas ricas em gorduras boas: abacate e coco, por exemplo.

 

 

Alimentos Low Carb para Vegetarianos | Vegetais e legumes

 

Vegetais e temperos sobre mesa

 

Tirando os vegetais que nascem embaixo da terra e são ricos em amido (e carboidratos), como as batatas, há vários que podem ser consumidos no dia a dia: tomates, cebola, folhas verdes em geral, couve-flor, berinjela, pimentão… a lista vai longe!

Veja a quantidade de carboidrato nos vegetais e legumes low carb.

Seria mais fácil dizer o que não pode consumir do que o que pode, quando falamos de vegetais e legumes. Por isso mesmo dá pra variar o cardápio tranquilamente.

Uma receita ótima usando um dos vegetais queridinhos low carb, a berinjela, é a de mini pizza! Tenho ela aqui, é só trocar o recheio de atum por um com queijos, se você consome laticínios, ou só molho de tomate.

 

Alimentos Low Carb para Vegetarianos | Leguminosas

 

Vagens descascadas

 

Para quem é vegetariano ou vegano, boa parte do suprimento de proteínas virá do feijão, lentilha, grão de bico e vários outras leguminosas que são carbos do bem e podem substituir os nutrientes e vitaminas que são encontrados nas carnes e afins.

Claro que se você comer ovos, melhor ainda somar eles às leguminosas no seu cardápio para manter a porcentagem de proteínas em dia sem ter que comer um monte de grãos.

 

Alimentos Low Carb para Vegetarianos | Oleaginosas

 

Recipiente com mix de oleaginosas

 

Amêndoas, nozes, castanhas, macadâmias e demais oleaginosas são ótima fonte de boas gorduras. Além delas em si, é possível usar elas para fazer leite vegetal!

É uma delícia tanto para tomar puro ou em smoothies como para usar em receitas que normalmente usam o leite de vaca e afins.

Ensino a fazer o leite vegetal de castanha e o de amêndoas aqui.

O legal de fazer os leites vegetais em casa é usar o bagaço para fazer farinhas fresquinhas e, sim, low carb! Tenho vários exemplos de farinhas low carb aqui.

 

Alimentos Low Carb para Vegetarianos | Gorduras naturais

 

Azeite de oliva com azeitonas em volta

 

Todos os alimentos que já falamos podem e devem vir acompanhados das gorduras naturais.

Elas podem vir do azeite de oliva, óleo de coco e tantas outras fontes de boas gorduras, contanto que estejam presentes no dia a dia.

Como já falei em outros conteúdos, são as gorduras que entram como fonte de energia no lugar dos carboidratos na estratégia alimentar low carb, então não adianta cortar as massas, pães e doces, comer mais vegetais e não usar as gorduras nas refeições, ok?

Ainda sobre os alimentos-chave, fontes de proteínas alternativas, como o tofu e tempeh, também são bem vindas nos cardápios vegetarianos e veganos.

Para quem procura receitinhas vegetarianas low carb, tenho uma deliciosa de bolinho de brócolis com sour cream (creme azedo) aqui!

Usa de algum outro alimento low carb e vegetariano ou vegano que não falei aqui? Me fala nos comentários!

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