O fudge é um doce tradicional americano, que tem como base o açúcar e a manteiga. Essa versão low carb usa o adoçante e o whey de baunilha para substituir o sabor e a textura do açúcar. É uma receita bem gostosa e rápida de fazer, e que sem dúvida veio para ficar no meu cardápio de doces low carb.

Antes de começar, avisos sobre dois ingredientes polêmicos nessa receita:

Essa receita contém amendoim. Apesar de ser parecido com as nozes e castanhas, o amendoim é um legume, logo não se encaixa no conceito primal/paleo.

A parte ruim do amendoim é que ele é extremamente suscetível a um fungo que libera uma toxina chamada aflatoxina que é absorvida pelo fígado, e que em altas quantidades tem efeito cancerígeno.

A parte boa, no entanto, é que o processo de descascar, torrar e triturar o amendoim até transforma-lo em pasta reduz a aflatoxina em até 89%. Aqui o link com post e links para as pesquisas do blog do Mark Sisson.

Como o amendoim é gostoso, low carb e ainda por cima bem prático, não vejo problema algum no consumo dele como lanche em situações em que todo o resto é carboidrato da pior qualidade como um aeroporto ou estrada, ou para ingrediente de doces low carb como esse fudge delicinha.

doces_low_carb_2

Essa receita contém whey protein. O principal problema do whey é que ele passa longe – muito longe – de ser comida de verdade. Além disso ele é um produto de uma indústria gigantesca com valores gigantescos envolvidos, o que sempre me deixa com dois pés atrás.

É claro que a melhor maneira de consumir proteína é através de um belo e suculento bife, mas ao mesmo tempo o meu lado nerd gosta muito da ideia de existir algum tipo de comida de astronauta, um shot proteico que possa ser preparado e consumido em minutos em qualquer lugar, e ainda sem respingar o fogão de gordura.

Então também considero ok o consumo eventual e moderado do whey, assim como o do amendoim e do adoçante que fazem parte da receita.

O mesmo vale para receitas doces em geral: use com parcimônia, já que o ideal para um processo de reeducação alimentar de sucesso é passar a considerar o consumo de doce não como algo diário depois do almoço, mas como uma coisa eventual e que valha a pena, seja com açúcar ou adoçante.

Doces Low Carb | Ingredientes

1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1/2 xícara de manteiga de amendoim integral sem açúcar (usei Amendoíssimo, comprado em loja de coisas de confeitaria)

2 colheres de sopa de cream cheese tradicional em temperatura ambiente

2 medidas de whey sabor baunilha (use qualquer marca com poucos carbos e de preferência que não contenha maltodextrina)

1 xícara de adoçante culinário (usei sucralose em pó da marca Linea)

1/2 colher de café de essência de baunilha

Doces Low Carb | Passo a Passo

1. Em uma vasilha misture a manteiga na temperatura ambiente com a manteiga de amendoim até ficar bem incorporado

2. Adicione o cream cheese, a essência de baunilha e o whey e misture bem até ficar uma pasta grossa

3. Forre uma forma pequena ou pote plástico com papel alumínio. Deixe a parte brilhante voltada para cima

4. Despeje a mistura na forma e espalhe com a ajuda de uma colher

5. Leve a geladeira por 1 hora ou 15 minutos no congelador, se estiver com muita curiosidade para experimentar

6. Retire da geladeira e corte em cubos para servir

Se eu tivesse um chocolate amargo de qualidade em casa, seguramente teria feito uma camadinha de ganache para espalhar por cima, ou talvez só derretesse um pouco no micro-ondas para fazer uns efeites por cima do fudge. Fica a dica.

Faça em uma ocasião em que tenha mais gente presente para dividir – é fácil abusar!

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