Seja você o rei da malhação ou mesmo se não estiver fazendo nada de exercícios, sempre dá para mudar alguns velhos hábitos para adicionar mais movimento ao seu dia. Não é porque a tecnologia está aí que a gente tem que se jogar no conforto e se movimentar pouco. Algumas dicas legais para se mexer mais:

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Estacione longe. Perto da entrada do mercado estão as vagas mais disputadas. Pessoas sem noção estacionando na vaga de deficientes para economizar 10 passos. Não seja um desses bocós! Estacione na última vaga do mercado e aproveite a caminhada até a porta. Na volta, dá até para voltar aos tempos de criança e brincar de skate com o carrinho. Só não vá fazer como essa turminha!

Suba escadas normais. Quer estar absolutamente sozinho em um shopping lotado? Use as escadas convencionais no lugar das escadas rolantes e elevadores. Em um shopping que eu frequento, o caminho para as escadas passa pela porta do elevador, então eu passo toda prosa pela fila de pessoas esperando para embarcar no elevador para subir UM andar. E o que é mais legal, SEMPRE vem um pessoal atrás de mim, quando percebem que dá pra usar as escadas.

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Abaixe-se corretamente. Esse é um hábito que eu mudei há mais de um ano atrás, e que já está super enraizado. Quando for pegar algo no chão ou em um armário baixo, em vez de arquear as costas, dobre os joelhos como nesse exemplo. Uma super mudança que vai deixar a sua postura mais bonita e de quebra contribuir para uma bunda mais firme. Yay!

Tensione seus músculos. Essa pode parecer boba, mas não é. Enquanto não estiver fazendo nada, por exemplo, sentado em uma reunião que não acaba nunca ou parado no trânsito, tensione os músculos do abdômen, glúteos, bíceps. Por exemplo: no caso do abdômen, você pode “apertar” a parte mais baixa por 3 segundos, depois a parte mais alta por 3 segundos, o mesmo para as laterais. É estranho no início e requer uma certa coordenação, mas fica bem legal com o tempo e ninguém percebe que você está no maior workout disfarçado. Mesma coisa com os glúteos: aperte um lado, segure por 5 segundos, depois o outro. Li essa dica em algum lugar, comecei aos poucos e hoje vivo “me apertando” por aí.

1, 2, 3 - solta

1, 2, 3 – solta

Carregue coisas pesadas. No mercado, levo aquelas sacolas retornáveis. Tento colocar tudo em duas sacolas, daí carrego uma em cada mão, tensionando os bíceps. Para quem tem cachorro grande como eu, não coloque a ração em potes menores, sirva direto do sacão de 15 quilos e aproveite para dar uma malhada. Jogue crianças para o alto (lembre-se de segura-las depois), mude os sofás de lugar, levante a sua mala nas viagens. Cuide bem da postura, colocando o esforço no abdômen e não nas costas.

Oi. Eu sou a Windy. Quer ser meu amigo?

Oi. Eu sou a Windy. Quer ser meu amigo?

Tem mais dicas de como adicionar exercícios na sua rotina diária? Comente por aqui e contribua com as suas ideias de como remar contra a maré em um mundo onde cada vez as pessoas se mexem menos!

 

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