Quando começamos low carb bate aquela sensação de vazio: nada de macarrão vá lá, nada de arroz também, mas o pão… O pão é um problema pra muuuita gente, por isso é tão grande o número de dúvidas sobre opções de farinhas low carb.

Em resumo, é o seguinte: o ingrediente do qual a farinha é feita é low carb? É comida de verdade? Então é ok.

Mas antes de sair comprando todas as farinhas da lista em busca do pão low carb que seja idêntico ao pão francês, deixa eu ser a pessoa desagradável para te dar uma péssima notícia: pão low carb é bom, mas não tem nada a ver com a textura do pão de farinha de trigo.

Pão low carb é diferente de pão de trigo

Pão low carb é diferente de pão de trigo

Eu falo em quase todos os artigos desse blog do poder do hábito, e como comer pão é algo que fazemos automaticamente durante décadas da vida todo o santo dia, então mudar isso não é fácil, mas é possível.

Uma vez que você entende que o que fazemos no dia a dia é força do hábito e que é possível ao menos tomar consciência e buscar melhorar, um novo caminho se abre, um em que você aprende a ser comandante na sua vida.

Entendendo isso fica mais fácil perceber os hábitos que não fecham com as coisas que você acredita, entender quais são os gatilhos para esses hábitos e ter ideias para lidar com isso do seu jeito.

Dia desses fui em um armazém e notei que hoje em dia você pode fazer farinha de praticamente tudo – sério, tudo! Mas o que você faz na hora de escolher entre esta ou aquela farinha?

Praticamente tudo é "farinhável"

Praticamente tudo é “farinhável”

Nesse tempo acompanhando o pessoal fazendo low carb, uma coisa dá para perceber claramente: o paladar para as farinhas low carb varia muito. As duas que eu acho mais intragáveis, que são a farinha de coco e a de linhaça, são as mais usadas.

Por isso a dica (depois de desapegar um pouco do conceito de pão) é comprar em pouca quantidade, experimentar e ver o que mais agrada.

Para um pão low carb, dá para usar como ponto de partida essa receita de pão low carb que leva farinha de amêndoas, substituindo por uma das farinhas listadas ou uma mistura de várias delas.

Pra começar, é importante falar sobre as farinhas que não são low carb:

Farinha de trigo

Farinha de rosca

Farinha de mandioca

Fécula de batata

Farinha de arroz

Farinha de aveia

Farinha de grão de bico

+ qualquer outra que contenha glúten e amido

Uma nota sobre o PIS, a proteína isolada de soja: ela é low carb, porém como é derivada da soja que tem potencial inflamatório e antinutrientes que impedem a absorção dos nutrientes dos alimentos, não recomendo o consumo.

TIPOS DE FARINHA LOW CARB

amendoas

Farinhas Low Carb: Amêndoas

Minha favorita entre as farinhas low carb, a de amêndoas, é ótima para receitas que precisem de uma farinha mais úmida, como a de pão low carb, cupcakes salgados e doces ou de bolinhos em geral.

Tenho uma receita de torta salgada delícia em que uso essa farinha, olha ela aqui.

A farinha de amêndoas é também a farinha low carb mais cara, o preço do quilo varia mais ou menos entre R$ 60 e R$ 110.

Um saída para baratear é fazer em casa: mergulhe as amêndoas em água quente por uns 5 minutos e, quando tirar elas da água, esprema uma a uma para retirar a pele. Coloque elas em uma assadeira e leve ao forno baixo por cerca de 10 minutos.

Lembra só que as amêndoas devem ficar secas, não queimadas, hein! Quando ver que secaram, retire do forno e triture no processador ou liquidificador e pronto: você terá uma das farinhas low carb mais gostosas.

amendoim

Farinhas Low Carb: Amendoim

O amendoim não é paleo porque é um legume, mas é low carb, gostoso e barato, então super rola um espaço na minha vida para ele.

Esses dias fiz um pão low carb com metade dessa farinha e metade da de amêndoas, ficou ótimo! Ela é maravilhosa pra receitas que você queira que tenham o gosto predominante do amendoim.

Dá para comprar já moída ou fazer em casa. Pra fazer a farinha, use o amendoim sem casca ou sal. Coloque a quantidade que queira em uma assadeira e leve ao forno alto por 10 minutos, retire do forno e triture no processador ou liquidificador até virar farinha e pronto!

nozes

Farinhas Low Carb: Nozes

Para quem quer uma receita com uma textura mais grossa e úmida, as nozes e nozes pecã são ótimas. Eu, pelo menos, adoro uma massinha mais fofinha e uso sempre esse tipo de farinha nas receitas.

Retire as nozes da casca e moa no liquidificador ou processador até se transformar em farinha. É possível usar este tipo de farinha tanto crua como assada (só retirando a umidade da noz, do mesmo jeito da farinha de amêndoas).

linhaca

Farinhas Low Carb: Linhaça

Não é minha farinha favorita, não gosto do jeito que as receitas ficam com ela, mas gosto é gosto, né? Ela pode ser uma boa opção pra misturar com outras farinhas ao fazer pães low carb ou pra colocar no iogurte ou em frutas. 

Para quem tem problemas com intestino preso no início da dieta, a linhaça é uma maneira de trazer mas fibras para amenizar o problema.

Veja aqui opções low carb para o café da manhã

coco

Farinhas Low Carb: Coco

É uma ótima opção pra sobremesas que necessitem de um ingrediente mais seco, a farinha de coco é fácil de ser encontrada em lojas de produtos naturais e armazéns. 

Para fazer a farinha em casa, quebre o coco, retire a amêndoa dele (parte branquinha) pra moer no processador ou liquidificador.

Após isso, coloque água quente (não fervendo, só quente) nesse coco triturado (cada xícara de coco moído equivale a 3/4 de xícara de água quente) e deixe descansar por 20 minutos.

Derrame a mistura sobre um pano e o torça. Se você achar que não vai ter força pra torcer o pano, coloque ele sobre um coador e espere todo o líquido sair (demora cerca de 5 horas pra secar).

Espalhe a mistura que ficar em uma assadeira e leve ao forno baixo até ficar amarelado (vá mexendo o coco triturado de vez em quando para secar de todos os lados).

Depois é só levar a mistura seca para o liquidificador mais algumas vezes, até ficar só o pó mesmo e voilà: temos farinha de coco!

Farinhas Low Carb: Coco seco ralado

Eu não faço a farinha de coco em casa e nem gosto da comprada.

Mas tem uma opção que gosto muito é do coco seco ralado, que dá para comprar em pacotinho no supermercado, sem açúcar. Fica muito bom para um bolinho de caneca, muito melhor do que a farinha de coco.

castanhascaju

Farinhas Low Carb: Castanha do pará ou de caju

Assim como a farinha de coco, o melhor é fazer o leite vegetal das castanhas do pará ou caju e com o que restar ao escorrer fazer a farinha.

Nesse artigo ensino como fazer leites vegetais

No caso das castanhas do pará e caju, deixe o quanto for usar pra farinha de molho por 12 horas, depois escorra a água e bata as castanhas no liquidificador com água (para cada xícara de castanhas, use 4 de água).

Em um pano, você escorre o que foi triturado até sobrar apenas o que será usado na farinha.

Aí é só colocar essa “papinha” que fica do leite vegetal numa assadeira e deixar em forno baixo por, no máximo, 4 horas.

Pra deixar a textura das castanhas como a de farinha, triture o que ficar no forno no liquidificador. São duas das farinhas que mais gosto de usar depois da de amêndoas.

abobora

Farinhas Low Carb: Semente de abóbora

A farinha de abóbora é uma boa opção na hora de fazer bolos, biscoitos, tortas ou simplesmente complementar um smoothie de frutas.

Super simples de fazer: deixe as sementes da abóbora de molho por algumas horas, escorra a água e pode levar elas pro forno até que fiquem douradas. Depois, triture elas em um processador ou liquidificador até virarem farinha.

girassol

Farinhas Low Carb: Semente de girassol

Compre as sementes já descascadas ou, caso só encontre com casca, bata por alguns segundos elas no processador ou liquidificador e coloque em um recipiente com água fria para as cascas sairem e você ficar apenas com as sementes.

Escorra a água, retirando as cascas e, depois, deixe elas secando numa assadeira. Depois pode moer no processador ou liquidificador pra fazer a farinha.

bananaverde

Farinhas Low Carb: Banana verde

A banana ideal para fazer essa farinha é a banana prata verde, mas pode ser feita com outros tipos de banana também.

Muita gente procura a farinha de banana verde para fazer suplementação com amido resistente, porém nesse caso não é possível usar a farinha de banana verde em receitas, já que passando por temperatura alta ela passa a ser amido comum. O mesmo vale para a biomassa.

Pra produzir ela, mergulhe a quantidade de bananas que você for usar em água fervente, com casca e tudo, por uns dois minutos. Em seguida tire elas da água, retirando com cuidado a casca e cortando a banana em tiras pelo comprimento.

Leve as tiras em uma assadeira para o forno baixo, cuidando até que elas estejam sequinhas (meio quebradiças) e douradas. Depois é só tirar do forno e triturar com um processador ou liquidificador até ter a sua farinha.

berinjela

Farinhas Low Carb: Berinjela

Essa farinha pode ser adicionada em iogurtes, sopas, saladas e outros pratos, é uma opção Low Carb.

Simples e rápida de fazer: pegue algumas berinjelas, corte – com casca e tudo – em tirar finas e leve ao forno médio até que elas estejam bem secas e crocantes. Tire do forno e triture elas em um processador ou liquidificador até formar a farinha.

maracuja

Farinhas Low Carb: Maracujá

Serve pra ser batida com frutas, dissolvida em sucos e iogurtes ou usada em receitas que não vão ao forno (ainda não foi testado o que ocorre com as propriedade dessa farinha em altas temperaturas).

Pra fazer ela, retire a polpa do maracujá e separe a parte branca da casca da fruta. Corte em fatias a parte branca e leve ao forno médio por 30 minutos. Retire do forno e triture a parte branca do maracujá no processador ou liquidificador para obter a sua farinha.

frango

Farinhas Low Carb: Frango

Isso mesmo, você não leu errado, é farinha de frango mesmo! Cozinhe e desfie o frango antes de bater no processador ou liquidificador e secar o pó que ficar no forno baixo. É ótima pra empanados!

Como você deve ter percebido, se é low carb, pode virar farinha e entrar nas receitas do seu cardápio sim!

E você, qual das farinhas low carb é a sua favorita? Que tipo de receita você faz com ela? Compartilha comigo!

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