Você já deve ter ouvido falar do HIIT (High-Intensity Interval Training ou treinamento intervalado de alta intensidade), mas o que ele significa? HIIT e dieta low carb podem ser combinados para acelerar um processo de emagrecimento?

Antes de mais nada quero deixar claro que é possível emagrecer sem fazer HIIT ou outro tipo de exercício, como já havia explicado.

Acho importante dizer isso porque muita gente que me procura não pode fazer exercícios, se sente muito desconfortável, está sem tempo ou simplesmente detesta. Para esses casos, é importante ressaltar que low carb trará resultados, mesmo sem exercícios.

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Vamos adiante...

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Preguiça pra treinar? Sem problemas: foque na comida de verdade!

Exercícios fazem bem para a saúde, porque nos deixam mais fortes, mais dispostos, mais envolvidos em uma atmosfera de cuidados com o corpo.

Mas o que realmente vai fazer a diferença nos resultados é a dieta: com uma alimentação saudável, com comida de verdade sem medo das gorduras naturais dos alimentos, você consegue manter o peso sob controle para finalmente olhar para os exercícios com o olhar que eles merecem, sem tanta pressão por resultados na balança.

HIIT e Dieta Low Carb: O que é e porque funciona

Agora, voltando ao assunto: o HIIT ficou conhecido mundialmente pelo protocolo Tabata, criado pelo professor japonês Izumi Tabata, que consiste em exercícios aeróbicos feitos em pouco tempo e com máxima intensidade, aumentando a frequência cardíaca. Normalmente são feitas séries de 20 segundos de atividade intensa com 10 segundos de descanso.

O agradecimento especial para que consigamos potencializar a queima das gordurinhas em tão pouco tempo vai para o EPOC (Excess Post Exercise Oxygen Consumption) ou consumo excessivo de oxigênio após o exercício. É através do funcionamento dele que o metabolismo se mantém ativo mesmo horas após o treino.

HIIT e Dieta Low Carb: Sem desculpas!

Agora você não pode mais jogar a culpa na falta de tempo para se exercitar, porque o HIIT pode ser feito em 4 minutos (isso mesmo!). Se você (como eu!) tem calafrios só de pensar na ideia de passar mais do que dez minutos andando em uma esteira, o HIIT pode ser o exercício perfeito para você.

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Dá pra cronometrar, são 4 minutos mesmo!

Outro empecilho para muitos é não ter condições financeiras para comprar equipamentos para se exercitar ou para uma academia, o que não é problema no HIIT, já que ele pode ser feito apenas com o peso do próprio corpo, na rua na frente de casa, ou até dentro de casa mesmo!

HIIT e Dieta Low Carb: Saia da monotonia!

Pular corda, subir e descer escadas, corridas (disparos/sprints e caminhadas intercaladas), polichinelos, flexões, agachamentos e quaisquer outros exercícios que sejam de alta intensidade entram na série usada no HIIT.

Por se tratar de um exercício versátil é possível mudar as atividades das séries, assim a rotina de exercícios nunca ficará monótona.

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Alterne as atividades e saia da monotonia!

Benefícios: Além de ajudar no emagrecimento, o HIIT melhora a capacidade cardiorrespiratória, assim como auxilia no desenvolvimento muscular com poucos minutos de exercícios de alta intensidade.

CUIDADO! Não é todo mundo que pode fazer esse tipo de exercício, já que a alta intensidade dos movimentos exige cuidado cardiovascular e ortopédico antes de qualquer coisa. Consulte um especialista para saber se está tudo ok antes de fazer o HIIT.

HIIT e Dieta Low Carb: O que comer antes/depois do HIIT?

Muitas pessoas perguntam o que comer antes e depois do treino. Essa é uma discussão que não acaba nunca nos sites especializados.

Para um atleta de ponta para o qual qualquer pequena alteração pode fazer a diferença no resultado, o que você come antes e depois do treino pode ser significativo.

Porém para a maioria de nós, meros mortais, o mais sensato é montarmos um esquema que facilite a manutenção do hábito do exercício, sem deixar tudo muito complexo de colocar em prática.

Especialmente para quem não está fazendo nada e quer começar, foque primeiro em algo realizável para você: exercícios próximo do seu trabalho ou da sua casa ou até mesmo dentro da sua casa.

Em relação a comida, apenas toque a sua dieta normalmente comendo quando tem fome, sem se sentir na obrigação de comer só porque vai fazer exercícios.

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Pré e pós treino: que tal uma saladinha completa?

Dependendo da sua rotina, um lanchinho low carb pode ser bem vindo, então vou deixar algumas sugestões.

  • Ovos cozidos;
  • Mix de castanhas;
  • Frango, carne, atum ou outra fonte de proteína animal (sozinha ou em uma saladinha caprichada com bastante azeite de oliva);
  • Café com óleo de côco;
  • Pasta de amendoim;
  • Smoothie com leites vegetais

Se você acabou de começar a dieta low carb e não está fazendo exercícios, vale a pena esperar 2 a 3 semanas para que o seu corpo se adapte ao consumo de gordura como combustível, para daí começar um treino.

Tem mais dúvidas sobre o Low Carb aliado aos exercícios? Veja se não encontra sua resposta aqui!

E você, já fez ou faz HIIT? O que acha desse tipo de exercício? Dê sua opinião nos comentários!

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