Kefir Dieta Low Carb – Muito se fala do kefir, seja ele de água ou leite, tanto que já apareceu até mesmo em programas de TV, mas você sabe o que é ele?
Olha, eu também não sabia ao certo até pouco tempo atrás, quando ganhei uma “muda”, por assim dizer, de kefir de leite das queridas cozinheiras especialistas em Low Carb da ALECA, Gládis e Vanessa Leal.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o kefir, respondi aqui embaixo algumas perguntas junto elas, que já usam o kefir em suas receitas há muito tempo:

 

Kefir Dieta Low Carb | O que é o kefir?

É um probiótico gerado por uma colônia de microorganismos que ajudam a regular o intestino.

Sabe aquelas bebidas fermentadas com lactobacilos vivos? Então: o kefir é isso só que muito melhor, pois não contém apenas um tipo de microorganismo, mas sim vários que auxiliam na saúde.
Esse probiótico pode ser feito com leite de origem animal (kefir de leite) ou água com açúcar (kefir de água), mas o mais usado é o kefir de leite. Dele se originam iogurtes, patês, cream cheese e muito mais.
É importante esclarecer que não se devem misturar o kefir de leite ao de água e vice-versa. Por exemplo, se a sua doação foi do kefir de leite, é necessário manter a fermentação com o leite.

 

Kefir Dieta Low Carb | Onde conseguir o kefir?

Como essa colônia de microorganismos se desenvolve rapidamente, há diversos canais online de doação em todo o Brasil. Tem que procurar na Internet, mas não é difícil de achar, conforme a região.
Quem ganha o kefir, o multiplica e doa também e assim por diante, criando um círculo de doadores. Legal, né?

 

Kefir Dieta Low Carb | Recipientes certos para o cultivo

Muito se fala de usar apenas de colheres de plástico ou madeira para mexer no kefir, mas é um mito não poder utilizar talheres de aço inox para isso também.

Lembrando que aço inoxidável (stainless steel) não é a mesma coisa que alumínio ou outros metais que, em contato com a acidez do kefir, são corroídos.
A possibilidade de contaminação do kefir com um talher de madeira é muito maior que os de plástico ou inox, já que ele pode conter fungos e outras bactérias que podem entrar em contato com a colônia do kefir, então é melhor não fazer uso dele.
Sobre o recipiente para deixar ele fermentando, o melhor é que seja um feito de vidro.

Kefir Dieta Low Carb | Como fazer o kefir de leite ou água?

Para o kefir de leite:

  • Adicione cerca de 2 a 4 colheres de sopa de grãos de kefir em um recipiente de vidro, para cada litro de leite integral em temperatura ambiente.
  • Não vede a embalagem utilizada, mas cubra com um pano de algodão, papel toalha ou outro material que deixe a mistura “respirar”. Prenda o bocal do recipiente com um elástico.
  • A fermentação pode ocorrer nas primeiras 12 horas até 72 horas, conforme o calor. Lembrando que, quanto mais tempo você deixar fermentando, menos lactose e mais ácido o seu kefir ficará.
  • Quando chegar no ponto de fermentação desejado, use um coador para separar a mistura final dos grãos de kefir, lavando o recipiente de vidro, colocando os grãos de volta nele e repetindo o processo. A mistura deve ser consumida em 3 dias, mantendo armazenada na geladeira.
  • Muitos falam sobre lavar os grãos de kefir antes de colocar mais leite integral, mas como a água tem cloro e demais substâncias que podem afetar ele, preferimos não fazer isso.
  • Quer um whey protein natural? Ao invés do coador, use um voal ou outro material que deixe passar apenas o soro do kefir fermentado. O que passar pelo voal é um whey protein em soro que pode ser colocada em smoothies ou outros alimentos.

Para o kefir de água:

  • Adicione cerca de 2 a 4 colheres de sopa de grãos de kefir em um recipiente de vidro, para cada litro de água filtrada ou mineral em temperatura ambiente.
  • Coloque 3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou refinado na mistura, repetindo o mesmo processo realizado para o kefir de leite.

Kefir de água

  • A fermentação do kefir de água segue o mesmo padrão do kefir de leite, entre 24 horas e 72 horas, deixando a água num tom caramelo e com um cheiro de fermento de pão.
  • Após coar o líquido já fermentado é possível consumir ele com sachês de chás, suco de frutas ou aromatizadores dentro de 2 a 3 semanas (na geladeira), 3 a 4 dias (temperatura ambiente) ou mesmo 3 meses (congelado).

 

Kefir Dieta Low Carb | Quais os benefícios do kefir?

  • Entre os benefícios encontrados no kefir, podemos citar:
  • Auxílio na redução de acidez estomacal excessiva, o que é ótimo para quem tem úlceras, gastrites e afins;
  • Reduz a produção de bílis pelo fígado, auxiliando no tratamento de hepatite;
  • O cálcio presente no kefir ajuda nos problemas articulares, além de reduzir o risco de osteoporose;
  • Fortalece o sistema imunológico contra alergias e doenças geradas pelo desequilíbrio na imunidade, como a candidíase;
  • É rico em proteínas, o que ajuda na musculatura e no rendimento físico;
  • Os lactobacilos, leveduras e demais bactérias que fazem parte do kefir regulam o sistema intestinal, ajudando no emagrecimento;
  • Ainda sobre o emagrecimento, como o kefir se alimenta do açúcar – seja da lactose (leite) ou sacarose (água com açúcar) -, os produtos finais feitos dele contém poucos carboidratos;
  • Você tem uma intolerância leve à lactose? Que tal deixar o kefir fermentando por mais tempo (até 72 horas) e passar a consumir iogurtes e até mesmo cream cheeses com quase 0 lactose? Vale a pena testar!
  • Há estudos testados em camundongos indicando até mesmo a inibição no crescimento de câncer de mama pelo uso do kefir!

Kefir Dieta Low Carb | Temperatura certa para o kefir

Ele fermenta mais rapidamente em locais quentes, entre 25 e 35°C, que em frios.
Isso não significa que ele não possa ser cultivado em locais frios, mas apenas que o tempo que ele fermentaria em um lugar quente será menor que em um lugar frio.

 

Kefir Dieta Low Carb | Como doar e transportar o kefir?

Nós, da ALECA, sempre fazemos a doação “em mãos” durante as oficinas… e nesse caso ele está em temperatura ambiente. Basta separar uma pequena quantidade, equivalente a uma colher de chá em quantidade mínima de leite num copinho descartável.
A pessoa que recebe, assim que chegue em casa, deve transferir ele para um recipiente maior, de vidro e completar com mais leite (aproximadamente 250ml) e assim inicia a sua cultura.
Em poucos dias ele dobra de tamanho.
Da mesma forma, é possível congelar essas pequenas porções para seu próprio backup ou futuras doações.

 

Kefir Dieta Low Carb | Como fazer o kefir se reproduzir?

Basta deixá-lo em temperatura ambiente, no leite integral. Naturalmente ele se reproduz e a colônia vai dobrando de tamanho.

A velocidade desse processo vai depender da temperatura ambiente. No verão ou em ambientes quentes acontece mais rápido.

 

Kefir Dieta Low Carb | Leite ideal para fazer o kefir de leite

Se você tem a possibilidade de ter o leite de origem animal direto da fonte, pra quem mora em ambiente rural, melhor! Mas como a maioria não tem essa possibilidade, pode usar o leite UHT integral mesmo.

Não há marcas melhores ou piores, neste caso.

 

 

Com já vimos, é possível fazer mil e uma receitas usando o kefir como base! Abaixo deixo uma receita maravilhosa das cozinheiras da ALECA: um iogurte grego feito de kefir e, se quiser algo para acompanhar ele, veja aqui uma granola low carb para acompanhar essa delícia:

 

Grego de Kefir

Iogurte grego de kefir

Ingredientes
Leite kefirado
Extrato de baunilha
Xylitol

Modo de fazer
Deixe o leite kefirado coando por 8 a 12 horas em um filtro de papel ou voal.
Junte à parte sólida que ficou no filtro o extrato de baunilha e o xylitol a gosto.

 

Já testou outras receitas com o kefir de água ou leite e gostou? Não deixa de compartilhar elas comigo nos comentários!

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