“Início de ano! Preciso emagrecer. Agora vai, chega de emagrecer e engordar tudo de novo, dessa vez eu vou mudar de vez!” Que atire a primeira pedra o gordinho que nunca teve uma epifania, fez consigo mesmo um grande e definitivo acordo de emagrecimento, se matriculou na academia e foi correndo para o supermercado para abastecer a despensa com lanches light para emagrecer.

Sanduiche Lanches Light

Com a fobia da gordura saturada que se instaurou nos Estados Unidos nos anos 70 e 80 e se disseminou pelo resto do mundo, respaldada por pesquisas científicas conduzidas incorretamente (recomendo fortemente assistirem no You Tube o documentário Fat Head), a indústria alimentícia prontamente começou o desenvolvimento de um milhão de tranqueiras light, sem gordura.

Porém, retirada a gordura que dá sabor aos alimentos, precisa colocar algo no lugar, correto? Só que esse “algo” é sempre alguma forma de amido ou açúcar disfarçado, com nomes como amido modificado, maltodextrina, maltitol, sorbitol.

Recomendo a leitura desse excelente post do Dr. Souto, sobre adoçantes, extremamente didático e muito divertido de ler.

O que é pior é que em muitos casos são substâncias que tem quase o mesmo poder de elevar o açúcar no sangue do que o açúcar em si mas, pela “regra”, podem ser marketeados pelos fabricantes como produtos “zero açúcar”. Pior ainda é que toda essa tranqueira é recomendada para pessoas SERIAMENTE DOENTES, com diabetes avançado. Lamentável! Momento vergonha de ser marketeira.

Eu sempre fui partidária da ideia de que vale muito mais a pena promover as coisas que você gosta do que falar mal das coisas que você não gosta, mas nesse caso eu não consigo me segurar!

Então vamos analisar 5 clássicos lanchinhos light que estão presentes nas dietas e nos carrinhos de mercado de tanta gente (sim, eu tenho o dom de fazer uma detalhada análise do carrinho de estranhos em uma fração de segundos), que são listados pela mídia como sendo as melhores opções de comida para perder peso.

Lanches Light | Barrinha de cereal

Barrinha 3

Eu nunca fui de tentar dietas tipo comer só sopa ou só maçã ou só carne durante x dias, mas me lembro de uma vez na época da universidade ter feito um mega esforço para comer só uma refeição normal por dia (almoço) e no resto do dia eu comia só barrinha de cereal.

Nem lembro se perdi peso ou não, mas peguei um “ruim” gigantesco com barrinha de cereal para o resto dos meus dias, e barrinha de cereal virou uma das coisas que eu amo odiar, junto com Lenny Kravitz e Creedence.

Lista de ingredientes fica atrás da dobra da embalagem

Lista de ingredientes fica atrás da dobra da embalagem

Daí como o mercado de barrinhas super bombou, agora muitos fabricantes resolveram estender a linha de produtos com aberrações do tipo trufa de chocolate, brownie e bombom de morango. Tchê, come logo um brownie de verdade! São 18 gramas de carbos para uma barrinha de 22 gramas. Super negócio da China.

Lanches Light | Pão integral

Dietinha de 1.200 calorias com sanduba integral light de manhã e à noite, quem nunca?

Analisando sob a ótica low carb, 4 fatias de pão integral correspondem a incríveis 32 gramas de carbos livres (carbos totais menos as fibras).

Outro fato importante é que o índice glicêmico (potencial que determinado alimento tem de elevar o açúcar no sangue) do pão integral é o mesmo do pão branco (aproximadamente 70) e, pasme, é superior ao do açúcar de mesa!

Para a manutenção do nível do açúcar no sangue, é a mesma coisa que comer um Suflair de manhã e outro à noite!

pao foto 1 e 2

Eu volta e meia analiso os rótulos dos pães “14 grãos” ou coisa assim. Já vi uma marca em que na lista dos “grãos integrais” constavam milho e ervilha. Outra coisa que acho o fim da picada é que um saco de meio quilo de pão custa uns R$ 6, ou R$ 12 o quilo. Pego essa grana, compro um quilo de músculo e faço uma carne de panela da hora. Turminha da indústria deve dar muita risada com a margem de contribuição de um pão desses!

Lanches Light | Iogurte light

Iogurte light, o rei do frigobar nos escritórios mundo afora. Até que não são tantos carbos (entre 7 e 10 gramas por potinho) mas, vamos combinar, pra matar a fome não funciona muito bem. Daí para poder vender como zero açúcar e zero gordura, taca-se um amidozinho para dar uma engrossada. Amido = carbos = açúcar = engordar. E, retirada a gordura, saciedade zero e estômago roncando 1 hora depois. Mau negócio!

Fico imaginando o que é esse "creme" da lista de ingredientes.

Fico imaginando o que é esse “creme” da lista de ingredientes.

Eu até como iogurte de vez em quando para um café da manhã diferente, mas numa bela taça de morangos suculentos, mirtilos e farofinha de castanha. Gorduras, carbos saudáveis e muito sabor.

Lanches Light | Cookies integrais

Olha a minha sugestão de campanha de marketing para o fabricante: “Quer a sensação de mastigar um bloquinho de serragem? Hummmmm! Coma cookies integrais!”

Deliciosa sensação de morder uma chapa de compensado de madeira!

Deliciosa sensação de morder uma chapa de compensado de madeira!

Sabor zero, textura lamentável e uma bela dose de maltodextrina na veia.

Para quem não conhece, a maltodextrina é feita a partir do amido, e é um adoçante calórico largamente usado na indústria, principalmente em comidinhas clássicas de dietas de restrição calórica. Alguns produtos com maltodextrina na composição: Trident, Clight, granolas, hambúrguer, Ades (ewww) e por aí vai.

Só tem um pequeno detalhe: o índice glicêmico da maltodextrina é 130! Sim! Cento e trinta. Contra 68 do açúcar refinado. Mas como não pode ser chamado de açúcar, a indústria manda ver neles sem dó nem piedade.

O que me deixou mais triste, no caso dos cookies que eu analisei, é a chancela de uma instituição chamada ANAD – Associação Nacional de Assistência ao Diabético.

Lanches Light | Frutas desidratadas

Para que comer uma suculenta maçã geladinha quando você pode comer maçãs, ahm, MORTAS? Alguém por favor me explica a lógica de como maçãs desidratadas passaram a fazer parte de uma dieta dita saudável para muita gente?

Maca desidratada lanches light

R.I.P maçãs!

Um saquinho de 40 gramas de maçã morta tem inacreditáveis 27 gramas de carbos livres, enquanto uma maçã Fuji de 140 gramas tem 16 gramas. Sem mais.

Lanches Light | Torradas

Típico café da manhã de dietinha. Pode comer no máximo duas, com uma gota de requeijão light. E sentir fome tipo, 20 minutos depois. Mesmo assim, o setor de pão esturricado ocupa meio corredor do supermercado, perto de outras opções “saudáveis”. Vai entender!

Delicioso toque de farinha de soja!

Delicioso toque de farinha de soja!

Se quiser fazer um teste interessante, morda um grande naco de torradinha integral light e diga bem alto “Rafael falou com Felipe nas férias”. Ok, não faça. Mas seria divertido.

Coma comida de verdade! Sem ingredientes duvidosos e rótulos cheios de meias verdades. Comida de verdade sim é que nutre o corpo e a mente, com gosto, cheiro e sabor infinitamente melhores. Se joga!

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