Já comentei sobre a minha visita a Grécia, nesse post com essa simples e deliciosa receita de salada grega com queijo feta. Outro prato clássico da Grécia é a Moussaka, que pode facilmente ser adaptado para uma versão de lasanha low carb. Esse era um prato que eu já fazia com bastante frequência mesmo antes de aderir a alimentação low carb. Mesmo quem não é adepto da dieta vai gostar muito desse prato, sem sentir falta da massa!

lasanha-low-carb-1

Quem me acompanha por aqui sabe que as minhas receitas favoritas são aquelas mais simples, com menos ingredientes e com menor potencial de acúmulo de louça. Essa lasanha low carb dá um pouco de trabalho e requer um pouco de traquejo na cozinha, mas acredite, vai valer cada minuto do seu tempo! Faça uma porção bem grande, daí sobra para a próxima refeição.

A receita tradicional da Moussaka leva carneiro moído, batatas e molho bechamel - Santorini, Maio 2009

A receita tradicional da Moussaka leva carneiro moído, batatas e molho bechamel – Santorini, Maio 2009

Lasanha low carb | Ingredientes

3 berinjelas médias (pode usar uma abobrinha também)

600 gramas de carne moída

2 tomates maduros

2 colheres de sopa de extrato de tomate

1 caixinha de creme de leite

2 colheres de requeijão tradicional

250 gramas de queijo mussarela ralado no ralo grosso

50 gramas de queijo parmesão ralado

½ cebola

2 dentes de alho

Cheiro verde a gosto

Manteiga para fritar

Sal e pimenta a gosto

Lasanha low carb | Passo a Passo

1. Lave as berinjelas e corte em fatias laterais de 1 centímetro de espessura. Usar uma faca bem afiada vai deixar a tarefa bem mais fácil!

2. Em uma bacia plástica grande, deixe as fatias de molho em água com 1 colher de sopa de sal por 1 hora (o sal vai desidratar um pouco a berinjela, evitando que a sua moussaka fique aguada). Já deixei de fazer esse passo e já deixei na água por menos de 1 hora, a diferença é pouca, então não esquente se não puder ou não quiser fazer.

3. Em uma panela, aqueça uma colher de sopa de manteiga e refoque a carne moída. Tempere com sal e pimenta e adicione o alho e a cebola. Refogue mais um pouco e adicione o tomate picado (melhor sem pele) e o extrato de tomate. No final, adicione o cheiro verde picado.

4. Em uma frigideira grande, frite em um pouco de manteiga as fatias de berinjela até ficarem bem douradinhas. Use a maior frigideira que tiver, assim cabem mais fatias por vez. Vá adicionando mais manteiga se necessário.

lasanha-low-carb-2

5. Para fazer o molho branco, misture em uma panela o creme de leite e o requeijão. Quando faço alguma receita que leva molho branco, simplesmente pego uma caixinha de creme de leite e misturo com qualquer coisa que tiver na geladeira, uma colherada de maionese, ou cream chesse, ou requeijão, dá para colocar uma colher de parmesão também. Enfim, sempre uso o que tenho estocado (a maionese deixa o molho muito gostoso!)

6. Monte a lasanha low carb em um refratário, colocando primeiramente uma camada de molho, depois uma de berinjela, depois outra do molho de carne, depois uma farta camada de queijo e molho branco. Monte mais uma camada de berinjela e depois mais uma com o restante da carne e do molho branco. Finalize com o queijo ralado para dar aquele efeito gratinhadinho – delícia.

Sirva com salada verde. Na foto eu servi com um pouco de cenoura, porque eu gosto muito e acho que super combina com essa lasanha low carb. Note, no entanto, que já estou no meu peso e consumo em pouca quantidade (essa que está na foto, não repito). Caso tenha muito peso para perder, é melhor evitar a cenoura e qualquer outro legume que cresça abaixo da terra.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

Pin It on Pinterest

Share This

SEU EBOOK DE RECEITAS GRÁTIS!

 
Cadastre-se GRÁTIS para receber por email um minicurso sobre Low Carb 
e também um ebook de receitas para emagrecer!

Obrigada por se cadastrar!