Zero carbo, a manteiga ghee low carb não tem os resquícios dos sólidos do leite, água e outras toxinas, além de ser muito mais cremosa que a manteiga em si.

Uma variação dela é a manteiga clarificada, que consiste em retirar os sólidos do leite antes de evaporar toda a água. Tanto a ghee como a manteiga clarificada são somente a gordura pura do leite e são muito utilizadas na culinária.

Se engana quem pensa que a ghee, essa maravilha dourada, sirva apenas para cozinhar. Na medicina indiana ou Ayurvédica, ela também serve como base para remédios e massagens, tratando até mesmo queimaduras e ferimentos em geral.

 

Benefícios sem fim! Além de ser uma ótima opção para intolerantes a lactose, a manteiga ghee não precisa ser refrigerada, realça o sabor dos alimentos e não forma fumaça quando aquecida para cozinhar, ou seja: é uma gordura natural perfeita para substituir os óleos vegetais.

Economia em casa. Um pote pequeno de manteiga ghee custa normalmente cerca de R$20,00 e, fazendo ela em casa, esse valor pula para cerca de R$7,00 (por um tablete de manteiga sem sal)!

 

A manteiga ghee é diferente da brasileira manteiga de garrafa, tanto no jeito de ser feita como no sabor, que é levemente rançoso. A manteiga de garrafa é feita se cozinhando a nata do leite até que a água dela se evapore e fique apenas os sólidos do leite e a gordura.

 

Para fazer a manteiga ghee low carb você vai precisar de:

  • Uma panela com o fundo mais grosso
  • Recipiente de vidro para armazenar a ghee pronta
  • 200g de manteiga sem sal
  • Peneira ou coador de pano

 

Acho importante frisar que se utilize uma panela média evitando as de alumínio, para que a manteiga ghee não fique com gosto metálico.

 

Manteiga Ghee Low Carb | Preparo

 

panela inox para ferver manteiga

Usei uma de inox, para aguentar o tempo de fogo sem soltar nada nocivo no produto final.

 

O segredo desta receita é o fogo baixo e a paciência. Coloque o tablete de manteiga na panela, inteiro ou picado em cubos, e deixe derreter lentamente.

É bom dar uma mexida por cima, de vez em quando. Lembrando que queremos que se forme uma espuma por cima, então não se preocupe quando ver ela subindo e crescendo.

 

manteiga derretendo na panela

Sem se apavorar: a espuma sobre mesmo, mas é normal!

 

Esta espuma é parte das impurezas que estamos retirando e, quando ela se formar, haverão duas opções:

 

  • Retirar esta espuma com uma escumadeira logo que ela sobe, desligando assim que possível o fogo. Dá trabalho, mas você consegue retirar praticamente tudo.
    Essa técnica gera a chamada manteiga clarificada.

 

  • Deixar ela evaporar até o fim (em fogo baixo!). Aos poucos, a espuma se torna bolhas, como se estivesse fervendo. Assim que isso ocorrer, desligue.

 

manteiga ghee quase pronta

As bolhas aumentam e o fundo da panela fica visível: é hora de desligar!

 

Este método é o mais comum para fazer o ghee indiano, a manteiga fica com um gosto suave de castanhas.

O importante aqui é nunca deixar a manteiga queimar!

Depois de desligar o fogo coe a ghee rapidamente, antes que ela comece a endurecer novamente.

 

manteiga ghee após ser coada

Tanto uma peneira como um coador de pano podem ser utilizados nesse processo.

 

Eu comecei usando uma peneira fina, mas hoje em dia uso um filtro de café de pano mesmo. Ao fazer esse processo a manteiga fica transparente e completamente limpa.

Nesse momento, a única coisa que você vai precisar usar é um lenço: para secar as lágrimas de emoção por essa maravilha. O cheiro desse líquido dourado fica por toda a casa, todo mundo vai amar!

 

manteiga ghee pronta

Douradinha e sem qualquer parte dos sólidos do leite, deliciosa!

 

Como já havia citado entre os benefícios, a manteiga ghee é melhor para se refogar ou fritar, pois ela possui um ponto de queima (de fumaça, como chamam) mais alto do que a manteiga normal ou o azeite de oliva.

Ela dura cerca de quatro meses fora da geladeira e seis meses na geladeira, se usada com cuidado (nada de usar talher sujo para pegar) e armazenada corretamente.

Eu prefiro usar ela para colocar no café pela manhã, quando faço o bullet proof coffee, mas admito que ela muda o preparo de qualquer prato!

Que tal um pão low carb com essa belezinha de manteiga?

E você, já usou a manteiga ghee? Costuma utilizar ela como? Me fala nos comentários!

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

CAFÉ DA MANHÃ: Receba GRÁTIS um ebook com opções Low Carb que emagrecem!

Você também vai receber dicas e novidades sobre o estilo de Vida Low Carb

Verifique o seu email!

Pin It on Pinterest

Share This