Encontrei uma massa de pizza low carb muito honestinha e preciso compartilhar 🙂

Já se vão mais de 4 anos desde que comecei na alimentação low carb, e nesse tempo eu passei por 3 estágios no meu relacionamento com preparações que imitam receitas com trigo.

Dá uma olhada e veja se você se identifica com algum:

ESTÁGIO 1: À PROCURA DA RECEITA PERFEITA

Tentativas desesperadas de achar uma receita de pão low carb, de bolo low carb, de massa de pizza low carb.

Resultado: muitas receitas ruins e muitas farinhas malucas estragando na despensa.

É um estágio em que ainda é muito forte e presente o apego ao hábito de comer carbos junto com todas as refeições.

Essa frustração com as receitas que nem de longe lembram as versões originais que você acabou de abandonar pode ser prejudicial pra você, dando aquela sensação de privação e de que as comidas em low carb são ruins.

A minha recomendação para quem está começando é abandonar não só o trigo, o arroz e o açúcar, mas também os CONCEITOS do macarrão, do biscoito, do bolo, do macarrão, da pizza.

Ao menos até você desapegar do hábito antigo e ir construindo aos poucos os seus hábitos low carb.

ESTÁGIO 2: PRA QUE PÃO?

Você já se habituou com a dieta. Comer low carb já virou natural e você não sente mais aquela vontade de pão no café da manhã, já come a carne de panela só com vegetais sem sentir falta do macarrão.

Talvez você já tenha atingido o seu peso alvo ou pode estar perto de atingir, e talvez tenha adotado uma estratégia de manutenção como a minha, que é a de comer poucos carbos durante a semana para comer alguma coisa fora da dieta nos finais de semana.

Nesse estágio você entende que o que te engordou no passado não foi aquele bolo numa festa de aniversário, nem aquelas idas eventuais numa hamburgueria que você gosta.

Você entendeu que o que você não dava conta era dos carbos do dia a dia SOMADOS a essas refeições especiais, e que mudando o que come no dia a dia, poderia ir de boas comer no seu sushi favorito de vez em quando, ou ir conhecer aquela pizzaria nova que abriu.

ESTÁGIO 3: RECEITINHAS LOW CARB DO CORAÇÃO

Você começa a reinserir algumas receitinhas que imitam receitas com carbos, como um bom bolinho de caneca de vez em quando, uma tortinha salgada com farinha de amêndoas.

E você começa a achar bom, muito bom! Gosta do sabor e de como as receitinhas low carb são tão menos “empanzinantes”, como elas destacam bem o sabor dos recheios.

Eu super cheguei nessa fase!

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Não é que vivo fazendo receitinhas, ainda priorizo o basicão mesmo.

Mas ao longo da estrada fui descobrindo algumas receitas que realmente valem a pena e substituem muito bem as versões originais. Já tenho a minha melhor receita de pão, já tenho a de bolinho doce e também essa receita de torta salgada que quebra um galhão na minha casa.

Mas de pizza eu não tinha nada além dessa receita que usa como “massa” um delicioso hamburgão de carne gigante.

Já tinha tentado fazer massa de pizza com couve flor mais de uma vez e todas foram um fiasco. E eu amo o sabor da couve flor cozida só no vapor, acho uma ofensa cozinhar horrores, moer e disfarçar ela com um monte de queijo. Então massa de couve flor, não.

Só nesse salgado que leva couve flor na massa e fica muito bom.

Mas agora eu descobri uma massa de pizza low carb, baseada em peito de frango cozido e desfiado, que fica muito legal, bem sequinha. Fica um disquinho numa consistência super boa, e a cara da pizza fica bonita pra caramba. Além disso, ela não cola no fundo da forma, nem absorve muito a umidade do recheio.

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Finalmente, vamos à receitinha:

Massa de pizza low carb | Ingredientes para a massa

1 xícara de frango desfiado bem compactada e cheia
50 gramas de queijo ralado (usei minas padrão mas um muçarela ou prato é ok também)
3 ovos
2 colheres de sopa bem cheias de azeite
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Orégano e pimenta
(Não usei sal porque já cozinhei o frango com sal e o queijo também vai salgar a massinha)

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Massa de pizza low carb | Opções de recheio

Para rechear a pizza use molho de tomate e o que mais quiser. Na que fiz para as fotos usei queijo, tomate, cebola e pimentão.

Gosto colocar bastante verdura em cima, porque acho que combina bem com a textura mais “carnudinha” da massa.

Deve ficar muito boa com um brócolis com requeijão, ou quem sabe umas tiras de abobrinha refogadas no alho.

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Massa de pizza Low Carb | Passo a Passo

1. Coloque todos os ingredientes da massa no processador (ou liquidificador) e bata até ficar homogêneo.
2. Despeje a massa em uma forma de pizza (usei uma com teflon) untada com azeite.
3. Abra a massa com a ajuda de uma espátula. Nessa hora fica parecendo que não vai dar certo, mas siga em frente.
4. Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos e depois de 10 minutos, verifique se já está douradinha por baixo. A minha assei mais ou menos a 180 graus.
5. Quando dourar por baixo use uma espátula para virar, asse por mais 10 minutos ou até que os dois lados estejam douradinhos.
6. Retire do forno, acrescente os recheios que você escolher e volte ao forno por mais dez minutos.
Se o seu forno tem aquele grill em serpentina na parte de cima, é uma boa hora para usar, assim apenas esquenta o recheio sem assar a massa por mais tempo.

Depois me conta nos comentários como ficou e que recheio você usou!

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