“Não consigo emagrecer com Low Carb!”, é o que muita gente me fala ao pedir dicas para sair do efeito platô (quando a balança não se mexe) ou para acelerar o emagrecimento.

O que muitas dessas pessoas não percebem é que as razões para que isso aconteça podem ser simples e fáceis de serem contornadas. Por isso, nada de desespero, dá uma olhada nas 17 razões que podem fazer com que você não emagreça:

 

1# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Auto Sabotagem

 

Mulher pegando doces na geladeira

 

Antes de qualquer reclamação, você já pôs a mão na consciência – e no FatSecret – para analisar se realmente está seguindo uma alimentação saudável à risca?

Será que aquele “dia do lixo” não está virando uma semana ou mês de comer bobagens sem parar? Ou rola um almoço low carb e uma janta rica em carboidratos todo dia? Seja sincero com você mesmo aqui, não há a quem enganar.

A única pessoa que sai perdendo ao não admitir que não está contando os carboidratos e se mantém comendo processados e alimentos cheios de carbos é você.

 

2# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Coma comida de verdade!

 

Mulher na seção de hortifruti

 

Ainda relacionado à auto sabotagem, não adianta nada dizer que está seguindo a dieta low carb certinho, enquanto vive de processados low carb!

Quando falo de se alimentar de maneira saudável, estou falando de comida de verdade: carnes, ovos, vegetais, frutas, castanhas, gorduras boas do azeite de oliva, óleo de coco…

Bolachinhas, pãezinhos, massas low carb e outros produtos milagrosos que a indústria passou a vender para ganhar às custas de quem busca uma alimentação realmente saudável não são para consumo diário!

 

3# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Diminua (realmente) a quantidade de carboidratos

 

Homem digitando em calculadora

 

Já expliquei certinho aqui o quanto de carboidratos líquidos (carboidratos totais menos fibras) é interessante usar como base para cada objetivo, mas sempre é bom relembrar isso.

Se realmente quer resultados rápidos, procure realmente cortar a quantidade de carbos até mesmo dos carboidratos do bem: batatas, grãos e demais alimentos que aumentem sua faixa diária de carbos.

 

 

4# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Cuidado com os laticínios e castanhas

 

Recipiente com castanhas

 

Mas Mariana, queijos amarelos e castanhas não são totalmente liberados no Low Carb? Não!

Uma coisa é o alimento ter menos carbos e entrar na lista de alimentos low carb, outra é comer sem parar esses alimentos. Equilíbrio é fundamental, sempre.

Muitas vezes acreditamos que estamos no caminho certo, mas podemos estar trocando aquele pacotão de salgadinho por um de castanhas ou um monte de queijos ou iogurte de kefir.

Confira quais laticínios são low carb aqui.

 

5# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Como andam suas expectativas?

 

Mulher magra usando calça maior

 

Assim como muitas pessoas começam a mudar a alimentação sem criar expectativas, por muitas vezes já terem se frustrado com outras dietas, outras levam as suas idealizações a um grau inalcançável.

Perder 10kg ou mais em uma semana, emagrecer rapidamente já no primeiro dia, chegar à meta até o dia X. O mundo está cheio de expectativas irreais, é só escolher a sua!

Primeiro, respire. Calma, tudo tem seu tempo e o da sua saúde chegou. Se não levou uma semana para você ganhar 10kg, não vai ser em uma semana que vai perder eles, ok?

 

6# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Paciência é a chave

 

Além de alinhar suas expectativas à realidade, é necessário ter paciência. De nada vai adiantar ficar a todo momento subindo na balança do banheiro.

Mantenha um dia na semana fixo para isso, assim você consegue relaxar e não se frustrar com relação ao peso.

Mais pra frente explico melhor essa ideia que fazem em volta do peso e que é extremamente errada, mas aqui quero deixar claro que sem paciência nada vai pra frente.

 

 

7# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Peso ou gordura?

 

 

Um monte de gente focada na perda de peso ali na balança, mas sem ver que a possibilidade de ter perdido gordura não está só ali naqueles números.

Faça um exame de bioimpedância, analise a porcentagem de gordura presente do corpo. A balança é ótima no dia a dia, mas não é e nem deve ser um método para se usar sozinho na hora de ver o quanto se emagreceu.

Por isso também sempre aconselho o uso da fita métrica para cuidar como as medidas do corpo vão diminuindo. Se quiser simplificar, é só colocar uma roupa e notar como ela vai ficando larga com o passar do tempo.

 

8# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Cuide do seu Emocional

 

Mulher com os braços abertos

 

Não adianta mudar a alimentação e até fazer exercícios se você não está de bem com você mesmo. Se amar e se cuidar é fundamental para chegar nos objetivos que são traçados ao iniciar uma alimentação low carb.

Sim, há conexão entre o que se come e o que se sente (e vice versa). Cuidar com o stress diário e os sentimentos à nossa volta faz parte dessa mudança de vida saudável.

Por isso, bata um papo com você mesmo, entenda porquê alguns sentimentos insistem em se prender no peito e faça as pazes com aquilo que você foi e é para conseguir chegar a ser aquilo que você quer ser.

Se o seu emocional não está sendo cuidado, nem low carb e nem outra dieta jamais vai funcionar definitivamente. Fica a dica!

 

9# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Veja o lado bom!

 

Mulher confiante sorrindo

 

O seu objetivo pode não ter sido alcançado ainda, mas já olhou pra trás e viu todos os passos que deu pra chegar aqui?

Mudar o estilo de vida foi uma virada no jogo! Não há nada melhor que ver as roupas mais largas, aquelas acnes desaparecerem e uma energia tomar conta do corpo.

Olhar de forma positiva por tudo o que aconteceu até aqui só te dará mais força e determinação para chegar no que você traçou.

 

10# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Comer de 3 em 3 horas

 

Mudar para uma estratégia alimentar low carb também significa parar de pensar em dietas tradicionais que falam sobre comer de 3 em 3 horas.

Com o consumo de gorduras boas do azeite de oliva, castanhas, abacate e afins nas refeições fica difícil comer várias vezes ao dia de pouquinho em pouquinho.

Mas caso você realmente ache que fica um “vazio” no estômago e que precisa comer sim a cada poucas horas, pode ser que uma outra razão esteja fazendo com que seu peso não mude ou aumente…

 

11# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

A tal Compulsão Alimentar

 

Comer mesmo sem fome pode ser um problema e deve ser tratado junto à ajuda especializada de um médico.

Muita gente confunde a fome com a vontade e, sinceramente, não me canso de divulgar as diferenças dos dois aqui embaixo:

 

Quadro comparando fome e vontade

 

Dando uma olhada nessa diferenciação, procure entender se o que você está sentindo não se trata de uma compulsão alimentar.

 

 

12# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Não se limite a cardápios

 

Sou super contra a ideia de seguir cardápios prontos e até por isso só escrevi até agora algumas dicas de como montar o cardápio, mas sem ser taxativa sobre o que pode ou não em um dia comum de dieta.

Os cardápios prontos te forçam a comer as mesmas coisas, nos mesmos horários e muitas vezes das mesmas formas de sempre.

Fica impossível não passar a odiar um tipo de alimentação que não consegue ser renovada diariamente, não é mesmo?

Por isso tente ver outras maneiras de preparar as carnes, ovos, vegetais e assim por diante, isso com certeza vai ajudar a manter o foco no seu objetivo.

 

13# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Menos adoçante

 

Adoçante em pó em recipiente

 

Mudar do açúcar para o adoçante pode ser um problema, porque muitos acham que o fato dele ser permitido no low carb significa que é possível fazer uso exagerado dele.

Eu mesma demorei a acostumar a tomar café e chás sem adoçante ou tentar usar menos, mas hoje já é um hábito para mim.

Saiba quais adoçantes usar na estratégia alimentar low carb.

 

14# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Trocar carboidratos pela gordura

 

Começar uma alimentação low carb não é trocar todo o consumo de carboidratos que será restrito para colocar gorduras no lugar.

Tentar a todo custo deixar o consumo de gorduras super elevado, como ao comer bacon com ovos e queijo, tomando café com nata ou creme de leite e óleo de coco junto pela manhã, é um erro.

Sim, a alimentação low carb tem um consumo maior de gorduras, mas elas vem de forma natural através do que antes era retirado do prato por ser considerado pouco saudável: na pele crocante de algumas carnes daquela churrascaria, por exemplo.

Saturar as refeições com gordura fará com que o seu corpo não consiga acessar os depósitos de gordura excedentes nas suas pochetes, já que a gordura que você está comendo em exagero é suficiente para o corpo usar como combustível.

 

15# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Problemas de saúde

 

Médico mostrando exames para senhora

 

Se as razões trazidas aqui até então não estão dentro do que você está passando, chegou a hora de analisar isso junto à um especialista.

Exames de sangue e hormonais poderão dizer se há desordens no seu corpo para que o emagrecimento não ocorra apenas com a mudança alimentar.

Não, isso não significa que uma alimentação baixa em carboidratos não possa ser boa para você também, mas que ela precisará ser feita junto ao acompanhamento médico e, quem sabe, o uso de determinados remédios.

 

16# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Mais simplicidade

 

Mulher cortando vegetais

 

Eu sei como é ótimo conhecer novas receitinhas doces e salgadas. Dá vontade de testar todas o tempo todo, mas muitas vezes acabamos comendo demais delas e aumentando o consumo de carboidratos diários.

Manter a alimentação o mais simples possível evita que esses excessos ocorram, por isso até hoje, mesmo já em manutenção de peso, busco focar nos vegetais preparados de diversas formas e acompanhados de um bifão, por exemplo. Difícil de errar.

 

17# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Proteína demais

 

 

Assim como o consumo exagerado de gorduras, comer proteínas demais também pode dificultar o seu emagrecimento, sabia?

Já expliquei que a dieta low carb não é uma dieta da proteína, mas vale relembrar isso aqui. Se o consumo de proteínas exceder o necessário, o seu fígado fará esse excesso virar glicose no corpo e ela virará gordura armazenada, no final das contas.

Portanto, tente trocar aquele monte de peito de frango ou outros cortes magros por alguns com um pouco mais de gordura, assim haverá equilíbrio no consumo dessa proteína (como já acontece quando consumimos ovos, por exemplo).

 

18# Não Consigo Emagrecer com Low Carb

Dieta ou estilo de vida?

 

É o momento de refletir se você enxerga a sua alimentação apenas como algo passageiro ou como um estilo de vida realmente.

Isso faz toda a diferença para entender o que está acontecendo, porque não adiantará mudar a alimentação por um período e depois voltar a consumir os mesmos processados de antigamente.

 

Marmita com carne e vegetais

É uma mudança alimentar para a vida toda, por isso pense se realmente gosta dela e se mantenha focado. Pra te ajudar nisso, tenho várias dicas para montar suas marmitas durante a semana, que tal?

 

Sente que a razão para que o seu emagrecimento tenha parado ou não esteja acelerado como gostaria é outro? Me explica aqui nos comentários, assim você me ajuda a complementar esse conteúdo.

 

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

CAFÉ DA MANHÃ: Receba GRÁTIS um ebook com opções Low Carb que emagrecem!

Você também vai receber dicas e novidades sobre o estilo de Vida Low Carb

Verifique o seu email!

Pin It on Pinterest

Share This