Estamos há menos de 15 dias do Natal, então é hora de dar sequência ao Especial Receitas de Natal Low Carb com a maravilhosa receita de salpicão da minha tia Suely, com algumas adaptações para cortar carbos. Essa receita virou tradição na minha casa, não tem como não fazer. A receita original leva batata palha e passa branca, que na versão para um natal low carb substituí por maçã verde e nozes.

Ingredientes

– Meia couve flor

– 250 gr de vagem holandesa (a outra também serve, mas essa é infinitamente mais gostosa)

– 1 maçã verde

– 100 gr de nozes

– Maionese paleo (se não tiver a maionese ou tiver preguiça de fazer, use a industrializada mesmo, eu não vou brigar com você)

– 4 colheres de sopa de creme de leite

– Meio peito de frango desfiado

– Meio limão

– Sal, pimenta, alho e azeite

Primeiro passo: desfiando o frango

Essa técnica mudou a minha vida! Antes eu só comia frango desfiado uma vez por ano, no salpicão de natal. Me lembro de vários anos desfiando frango durante hooooras na frente da TV no dia 24, enquanto um monte de outras coisas por fazer me esperavam na cozinha. Hoje eu sempre tenho frango desfiado congelado, fica ótimo para improvisar uma omelete ou para adicionar a um creme de brócolis, por exemplo.

1. Em uma panela de pressão, frite o peito de frango temperado com sal, pimenta e alho na manteiga, até ficar douradinho por todos os lados. Deixe o frango já bem limpinho. Na foto tem bastante frango porque eu já fiz a mais para congelar.

2. Cubra com água fervendo até cobrir os pedaços de frango.

3. Feche a panela e deixe cozinhar na pressão por uns 25 minutos.

4. Abra a panela e escorra o caldo. Guarde o caldo que fica uma delícia, você pode usá-lo para fazer uma sopa.

5. Feche a panela, envolva o cabo e o pegador do outro lado com um pano de prato.

6. Sacuda bem a panela, usando as duas mãos, durante uns 40 segundos.

Tchanan! Frango bem desfiadinho na mão!

Frango-Desfiado-Low-Carb

(Se você não sabia dessa dica, deve estar impressionado. Sim, é incrível. Sim, funciona)

Agora vamos ao salpicão!

Cozinhe a couve flor em pedaços grandes e a vagem inteira no vapor, POR MUITO POUCO TEMPO. Escrevi em caixa alta e negrito porque isso é crucial para o resultado final. Se você cozinha demais, fica tudo mole e com uma textura péssima. Se não tiver panelinha de vapor você vai mergulhar na água fervendo, deixar por menos de um minuto e tirar. É só para dar uma escaldada mesmo, é importante preservar a textura crocante dos dois ingredientes.

Corte a vagem em fatias bem fininhas. Reserve.

Desfie a couve flor em mini arvorezinhas (aoonn). Essa parte é bem chata. Superei a barreira do frango desfiado mas não a das micro árvores de couve flor, então pode colocar em um prato e ir assistir alguma coisinha na TV enquanto faz isso. Reserve.

Com um batedor de bife ou outra coisa parecida, esmague as nozes, sem deixar virar muito farinha. Reserve.

Faça um molho com o creme de leite, a maionese e o suco do limão. Tempere com sal e pimenta. Eu gosto com bastante molho, ajuste a quantidade para o quanto de ingredientes você tiver. Reserve.

Por último, pique a maçã verde com casca em quadradinhos bem pequenos. Deixe por último para não oxidar a maçã.

Salpicao-Low-Carb-2

Agora é só misturar tudo! É importante você misturar primeiro os ingredientes secos em uma tijela grande, senão fica difícil incorporar com o molho. Depois de tudo bem misturadinho, adicione o molho e muito azeite de oliva. Acerte o sal e a pimenta ao seu gosto.

É interessante não fazer a mistura dos ingredientes com o molho com muita antecedência, se possível deixe os ingredientes secos já misturados antes e adicione o molho perto da hora de servir.

Salpicao-Low-Carb-3

Bom apetite!

 

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

SEU EBOOK DE RECEITAS GRÁTIS!

 
Cadastre-se GRÁTIS para receber por email um minicurso sobre Low Carb 
e também um ebook de receitas para emagrecer!

Obrigada por se cadastrar!

Pin It on Pinterest

Share This