Apesar de uma alimentação low carb/paleo ser infinitamente mais efetiva na perda e manutenção de peso, mais saudável e muito mais fácil de seguir a longo prazo do que uma dieta de restrição calórica, restringir carboidratos significa que você vai deixar de comer a grande maioria das opções de comida disponíveis por aí hoje.

Isso pode deixar você com a sensação de que está seguindo um regime alimentar muito restrito, ou pode trazer uma carga de ansiedade desnecessária para quem neurar muito buscando a perfeição. Para conseguir manter o foco sem ficar maluca, eu sigo a regra Paleo 80 20 da dieta Primal do Mark Sisson.

A ideia dessa regra da dieta primal é que, se você se ativer a alimentação paleo 80% do tempo, terá o sucesso e a saúde que deseja, tendo 20% do tempo para exceções que nós sabemos que acontecem.

Porém é muito importante não encarar isso como um passe livre para sair comendo toda a porcaria que encontrar por aí.

Reforçando. Não encare isso como um passe para fazer 20% da sua alimentação ser de torta de chocolate.

Para que serve então? Para manter a sanidade. Não é fácil mudar radicalmente uma alimentação de uma vida inteira de consumo de alimentos processados, como se fosse um interruptor de luz.

Para ter sucesso na sua mudança, você precisa querer ser saudável 100% do tempo, tomar uma boa ação depois da outra e aos poucos ir promovendo mudanças positivas e definitivas nos seus hábitos.

paleo_80_20_1

Você não pode jogar tudo para o alto só porque deu uma escorregada, porque não está fazendo perfeito. É para isso que a regra serve. E quando escorregar, soe o seu alerta vermelho interior, ele é essencial para o sucesso.

A boa notícia é que com o passar do tempo, os 20% tendem a diminuir porque, acredite, as porcarias perdem muito da graça que elas tinham antes, já que você não é mais um ser dominado pelo quantidade de açúcar que corre no seu sangue.

Você é adulto e tem total responsabilidade pelas suas ações, mas ocasionalmente vai se ver em situações que não permitem 100% de alinhamento com a alimentação que você objetiva, como uma viagem, ou qualquer evento extraordinário que tome muito do seu tempo (se alimentar bem requer esforço, planejamento, tempo e dedicação).

Nessas horas, é essencial que você tenha um plano e que conheça bem os alimentos para poder fazer as melhores escolhas.

Essa regra é muito útil para quem está iniciando mudanças na alimentação. Uma vez que a alimentação paleo/low carb estiver mais “firme” na sua vida, tenho certeza que você vai querer cada vez mais ter uma vida saudável 100% do tempo. Boa sorte e faça o seu melhor, mesmo que o seu melhor não seja perfeito.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

Pin It on Pinterest

Share This

SEU EBOOK DE RECEITAS GRÁTIS!

 
Cadastre-se GRÁTIS para receber por email um minicurso sobre Low Carb 
e também um ebook de receitas para emagrecer!

Obrigada por se cadastrar!