Em 2006 eu e o Thiago passamos 4 meses em Barcelona, dando um tempo da nossa vida no Brasil e livin’ la vida loca. Durante o tempo que estivemos lá, para pagar os custos da viagem, o Thiago deu aulas de kitesurf e eu fui trabalhar na cozinha de um dos restaurantes mais bacanas da cidade.

Com a turminha da cozinha

Com a turminha da cozinha

Eu achava que o trabalho em uma cozinha profissional seria muito chic e que eu sairia de lá transformada em uma super chef de cuisine, mas a verdade é que tinha uma dose imensa de trabalho bem pesado e incluía atividades nada glamourosas como descabeçar 5 quilos de camarão por noite.

Descabeçando camarão like a boss

Descabeçando camarão like a boss

Ao invés de montar um menu do início ao fim como nos programas de TV, em uma cozinha de restaurante grande cada um fica responsável por uma parte pequena do processo. Minha parte do trabalho era tocar o que eles chamam de cuarto frío, que é de onde são feitas as saladas, as sobremesas e os petiscos.

Ensalada de pato com espinafre e lascas de parmesão

Ensalada de pato com espinafre e lascas de parmesão

Na Espanha é super comum servirem nos restaurantes as tapas, que são os petiscos deles. Na maioria dos casos é uma fatia fina de pão coberto com o que a imaginação conseguir bolar, mas também tem muitas variações que são petiscos low carb, sem pão.

O Jamon Ibérico é o petisco dos petiscos espanhóis - e totalmente low carb

O Jamon Ibérico é o petisco dos petiscos espanhóis – e totalmente low carb

Para um evento especial no restaurante, um dia o chef pediu que eu montasse um petisco que nada mais era do que um quadradinho de queijo branco marinado no mel com especiarias, uma folha de manjericão fresco e meio tomatinho cereja, espetados em um palitinho. A princípio parece sem graça, mas pela simplicidade e pelo sabor maravilhoso, foi um dos melhores petiscos da minha vida.

No último dia 9 de Abril foi meu aniversário de 34 anos e decidi comemorar em casa mesmo com o Thiago com uma noite de tapas espanholas, mas com petiscos low carb. Queria preparar algo bem especial, mas diferente do que faço sempre.

Bolei algumas combinações na minha cabeça e fui ao Mercado Municipal em busca dos meus ingredientinhos. Embora tenha saído caro, os ingredientes podem ser substituídos para baratear a receita, a imaginação é o limite. Na verdade não é bem uma receita, mas sim mais uma ideia de como dá pra comer incrivelmente bem sem engordar.

Comemos tudo acompanhado de uma garrafa de vinho branco, que é uma ótima opção de bebida alcoólica low carb. Ficou uma delícia!

Petiscos Low carb | Ingredientes

250 gramas de camarão médio sem casca
30 gramas de pimenta biquinho
5 talos de aspargo
Queijo colonial
Queijo minas frescal
1 pote de cream cheese tradicional
Presunto defumado em fatias
Folhas de manjericão fresco
Tomates cereja ou coquetel
1 pepino japonês fresco
Pimenta do reino

Petiscos_low_carb_1a

Petiscos Low carb | Passo a passo

1. Cozinhe o camarão no bafo por uns 10 minutos (até ficar firminho). Usei a panelinha de vapor que está nesse post. Tempere com azeite, sal e pimenta do reino moída na hora. Reservar na geladeira.
2. Faça um patê com o cream cheese (deixe pra fora da geladeira antes de começar a receita pra amolecer um pouco) e a pimenta biquinho sem sementes picada bem miudinha.
3. Também na panelinha de vapor cozinhe o aspargo até ficar levemente cozido mas durinho no meio. Corte em pedaços de 3 centímetros e tempere com azeite de oliva, pimenta moída na hora e sal. Reserve.
4. Corte o queijo colonial e minas frescal em cubinhos e tempere com azeite e temperos que quiser. Se quiser corte ainda mais carbos trocando o queijo frescal pela versão amarela. Eu não escolhi o queijo branquinho pela quantidade de carbos, mas porque eu sou muito fã de queijo branco e como já estou no peso que quero, não me preocupo e como o tipo de queijo que for o melhor custo x benefício do mercado.
5. Corte os tomates pela metade. Tempere com sal e reserve.
6. Corte os pepinos com casca e tudo em rodelas fininhas. Elas substituirão com muitas vantagens as torradinhas.

As combinações que eu fiz:

Queijo branco + folha de manjericão fresco + tomatinho
Queijo branco + aspargo + tomatinho
Queijo colonial + camarão
Queijo colonial + camarão + tomatinho
Aspargo + camarão
Aspargo enroladinho na fatia de presunto defumado
Fatia de pepino com patê de cream cheese e pimenta biquinho

Para quem curte estatística é um prato cheio - muitas combinações possíveis

Para quem curte estatística é um prato cheio – muitas combinações possíveis

Eu não tive paciência de espetar tudo, daí montei as primeiras combinações e depois deixei os potinhos na mesa para irmos fazendo na hora.

 

 

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

Pin It on Pinterest

Share This

SEU EBOOK DE RECEITAS GRÁTIS!

 
Cadastre-se GRÁTIS para receber por email um minicurso sobre Low Carb 
e também um ebook de receitas para emagrecer!

Obrigada por se cadastrar!