Quando iniciei minha vida low carb, me lembro bem que uma das coisas que mais me fascinou não foi a possibilidade de comer bacon, manteiga e carne à vontade, mas sim a ideia de comer queijo sem neurar com as calorias!

Sim, o queijo! Aquela coisa deliciosa, salgadinha, melequenta e macia da qual eu tanto fugia, me restringindo aos queijinhos sem gosto clássicos das dietas de baixa caloria, agora era totalmente bem vinda para perder o peso que eu queria!

Aqui no blog eu recebo várias perguntas sobre queijos e laticínios que mais combinam com a alimentação low carb/paleo. A ideia desse post é consolidar as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Queijos Dieta Low Carb | Que tipo de queijos são os melhores no contexto de uma dieta low carb?

A ótima notícia é que a maioria dos queijos é low carb. A regra geral é que quanto maior o tempo de maturação, menos lactose. Isso porque durante o processo de fermentação as bactérias se alimentam da lactose, que é o açúcar do leite, e a transformam em ácido lático. Alguns queijos mais maturados chegam a ter virtualmente zero carboidrato.

Os queijos com menos carboidratos mais comumente encontrados no Brasil são o provolone, parmesão, muçarela (sim, muçarela é com cedilha) e prato. Fora esses existem outros muitos tipos de queijo, todos eles com alguma quantidade de carbo.

Para ajudar a escolher leve em consideração a cor, quanto mais amarelo e duro, melhor. Fique de olho na lista de ingredientes, já que muitos queijos, principalmente os mais baratos do supermercado, levam urucum na composição para aumentar o efeito da cor amarela.

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Queijos Dieta Low Carb | Existe limite de consumo de queijos?

Não é necessário ser tão meticuloso a ponto de pesquisar a quantidade de carbos de todos os milhões de tipos de queijo, já que a maioria dos queijos amarelos tem entre 0,5 e 0,8 gramas de carbo por porção 30 gramas (uma fatia).

Apesar de ser bem pouco carboidrato, o queijo desperta compulsão em muitas pessoas, principalmente quando é muito usado como petisco ou lanche, então é interessante estabelecer um limite no consumo, especialmente para quem tem muito peso para perder.

O limite de consumo estipulado pelo Dr Atkins para quem tem mais peso a perder é de 115 gramas por dia, o que é mais do que o suficiente para dar aquele toque de “sustança” na comida ou para um belo lanchinho da tarde.

Queijos Dieta Low Carb | Que tipos de queijos devo evitar em uma alimentação low carb?

Evite os queijos “de passar” como o requeijão e aqueles patezinhos de queijo temperado do supermercado. Evite também os queijos processados, que são os polenguinhos em quadradinhos ou aquelas fatias de queijo mole que vem separadas em plásticos.

Os queijos processados ainda são opções low carb, mas nem tanto, já que a lista de ingredientes já é bem maior, com ingredientes que devemos evitar em uma alimentação low carb.

Mas nós todos somos seres humanos e não dá para ser perfeito o tempo todo, então se estocar uns polenguinhos na gaveta do escritório vai evitar que você aceite aquele biscoito recheado do colega ao lado, que seja!

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Antes polenguinho do que biscoito!

Queijos como a ricota, queijo minas frescal e cottage são os queijos mais populares para quem quer cortar calorias, mas em low carb esse não é o caso.

Esses queijos são mais frescos (menos curados) e contêm mais lactose. Dá para comer porque ainda são opções low carb, mas enquanto tiver mais peso para perder prefira os queijos mais curados.

Queijos Dieta Low Carb | E o requeijão, pode?

O requeijão é outro que é processado e tem mais carboidratos, mas é um ingrediente incrivelmente gostoso e prático, então eu sempre tenho um pote na geladeira para dar uma incrementada em alguma receita. O mesmo vale para o cream cheese.

Se quiser usar o requeijão eventualmente, uma dica importante é ficar muito atento à lista de ingredientes, já que algumas marcas usam amido, açúcar e maltodextrina (pra que, Senhor?) enquanto outras tem uma lista de ingredientes bem mais curta e sem bruxarias.

O pior é que na tabela nutricional dessa marca que pesquisei e que tem todas essas bruxarias ainda diz que é zero carboidrato!

Isso vale para tudo que tiver um código de barras: não leia só a quantidade de carbos, leia a lista de ingredientes também! Rapidinho você vira um ninja na análise de rótulos e está manjando tudo de espessantes, estabilizantes, corantes, adoçantes e afins.

Sempre escolha as versões tradicionais do requeijão e cream cheese, nada de produtos light!

Queijos Dieta Low Carb | Laticínios são paleo?

Não. A introdução dos laticínios na dieta humana aconteceu próxima ao desenvolvimento da agricultura, com a domesticação dos animais, há mais ou menos 10 mil anos atrás. Antes disso, o homem vivia do que caçava e coletava.

Ou seja, dava para sobreviver encurralando e matando um búfalo selvagem para alimentar o pessoal, mas daí a fazer a búfala ficar boazinha e ordenha-la, já eram outros quinhentos 🙂

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Boa menina… Vem cá, vem!

Então se a sua ideia é ser paleo restrito e seguir os conceitos da Dieta Paleo do Loren Cordain, fique longe de qualquer laticínio. Porém em muitos dos grandes blogs americanos sobre a dieta paleo é possível encontrar receitas com queijo e principalmente com manteiga.

Por aqui no Brasil também, nos grupos de dieta Paleo o queijo e a manteiga são comuns nas receitas. Porque as pessoas querem ser felizes, saudáveis e magrinhas, e não reproduzir exatamente a dieta dos nossos antepassados.

Queijos Dieta Low Carb | E a nata/creme de leite, pode ser consumida em low carb?

A nata ou creme de leite fresco é vendido refrigerado no supermercado. As marcas variam entre estados, mas verifique na lista de ingredientes, algumas marcas contém leite em pó e devem ser evitadas. A maioria, no entanto, contém apenas creme de leite fresco e algum espessante, como goma guar ou gelatina.

A nata é comum em apenas alguns estados do Brasil, principalmente no sul. Caso não encontre no seu estado use o creme de leite, principalmente o de latinha, já que o de caixinha tem uma textura mais leve, que é obtida com a adição de leite em pó, que tem carbos.

Morangos com nata, excelência em sobremesa low carb

Morangos com nata, excelência em sobremesa low carb

Queijos Dieta Low Carb | Minha perda de peso estagnou. Pode ser o queijo?

Eu sou um exemplo clássico: se tem queijinho picado eu vou comendo até ele sumir, me sinto um pouco compulsiva e acabo sempre comendo além da conta. Não ganho peso por comer queijo demais, mas algumas pessoas não tem a mesma sorte, e o queijo em excesso acaba travando.

Se está fazendo tudo certinho e mesmo assim parou de perder peso, analise o seu consumo de queijos e laticínios e experimente diminuir as doses para ver o que acontece.

Queijos Dieta Low Carb | Leite é low carb?

Um copo de 200 ml de qualquer tipo de leite tem um pouco mais de 9 gramas de carbos, um investimento bem alto para quem quer perder bastante peso.

Se você ama café com leite, experimente o café com nata/creme de leite. Nesse artigo explico como fazer.

Queijos Dieta Low Carb | Já que a lactose, o açúcar do leite, é responsável pelos carbos do leite, posso tomar leite e iogurte sem lactose à vontade?

A lógica faz sentido, mas não procede. Se você comparar a quantidade de carboidratos de uma xícara de leite nas versões integral, desnatada e zero lactose, verá que todas elas tem mais ou menos a mesma quantidade de carbos.

O que acontece é que no processo de produção dos itens sem lactose é adicionada a lactase, uma enzima – aquela que os intolerantes à lactose não produzem.

A lactase então transforma a lactose em glicose e galactose, duas formas de açúcar. Por isso o leite sem lactose tem um sabor mais adocicado do que o leite tradicional. O mesmo vale para o iogurte.

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Leite sem lactose: vai-se a lactose, ficam os carbos

Queijos Dieta Low Carb | Pode comer iogurte na alimentação low carb?

Deixa eu aproveitar para comentar que não existe pode/não pode em uma alimentação low carb. Imagine que você tem 30 reais para gastar todos os dias com comida, você usa como quiser, se pode ou não pode é você quem decide consultando a quantidade de carbos dos alimentos.

Você pode gastar toda a sua cota de carbos comendo 2 fatias de pão, mas isso é uma péssima ideia. Use a sua cota com alimentos que tenham a melhor relação nutrientes x carboidratos. Se você tem menos peso a perder ou já está em manutenção poderá comer mais carboidratos, mas mesmo assim buscando sempre os alimentos com mais nutrientes.

Dito isso, eu acho muito mais negócio comer uma suculenta goiaba branca ou uma tangerina todos os dias do que um iogurte azedinho, mas se você curte e se na sua cota de carbos, além de muitos vegetais ainda cabem os 9 gramas de carbo de um pote de iogurte, tudo bem!

Se gosta de iogurte e quer mante-lo na dieta, considere a ideia de faze-lo você mesmo, para cortar mais um item industrializado da sua vida. É uma boa opção para as crianças, batido com frutas e adoçado com mel.

E você, inclui queijos e laticínios em sua alimentação? Quais são seus favoritos?

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