Cresci sabendo duas coisas que pareciam verdades escritas em pedra sobre abacate: que ele é consumido doce e que devemos come-lo em pouca quantidade por ter muitas calorias. Hoje eu sei que as duas coisas são puro mito da sabedoria convencional. Descobri que apenas no Brasil é mais comum o abacate ser consumido com açúcar, em muitos outros países o uso mais comum do abacate é em pratos salgados, principalmente em saladas, como a guacamole dos mexicanos, ou cortado em fatias com folhas verdes.

Hoje o abacate virou um ingrediente altamente estratégico aqui em casa, volta e meia faço guacamole para comer com carne moída, queijo cheddar e creme azedo, ou bato no liquidificador com nata e adoçante quando quero um docinho gordurento com poder super ultra de saciedade.

O abacate é incrivelmente low carb, um inteiro tem 17 gramas de carbo. Pode parecer muito, só que 13 desses 17 gramas são de fibras, que são carboidratos que não impactam no nível de açúcar no sangue, então são apenas 4 gramas de carbos líquidos para um abacate inteirinho! Pense numa relação nutrientes x quantidade de carbos perfeita 🙂

Já tinha visto essa receita no blog americano Civilized Caveman Cooking e estava há tempos querendo tentar, parecia dar um trabalho enorme mas é bem fácil de fazer, e fica fantástico acompanhado de uma saladinha.

Receitas low carb com abacate | Ingredientes

Meio abacate grande madurinho

700 gramas de carne

1 ovo

cheiro verde picado

2 dentes de alho

1 colher de sopa de cebola picada

1 colher de sopa de tomate picado (escorra bem a água)

Sal e pimenta do reino

receitas_low_carb_com_abacate_1

Receitas low carb com abacate | Passo a Passo

1. Com uma colher, retire a polpa do abacate e amasse com o garfo. Não precisa amassar demais, tanto no guacamole quanto nessa receita fica bem gostoso deixar uns pedacinhos maiores.

2. Acrescente a cebola, o cheiro verde e o tomate picado e tempere com sal e pimenta . Cubra e deixe na geladeira enquanto prepara a carne, para pegar o sabor.

3. Triture a carne no processador de alimentos. Caso não tenha compre a carne já moída.

4. Acrescente o ovo, sal, pimenta e os dois dentes de alho esmagados. Misture até ficar bem incorporado.

3. Divida a carne em 4 partes iguais e molde hamburguers grandes e o mais finos o possível, já que você depois vai montar um em cima do outro.

4. Em um prato, coloque um hamburguer, duas colheres do abacate temperado e por cima outro hamburguer. É importante selar bem as laterais, para o seu hamburguer não se abrir enquanto você grelha.

5. Pronto! É só grelhar na churrasqueira ou na frigideira mesmo com manteiga. Como fiz esses na churrasqueira, aproveitei e grelhei rodelas de abobrinha, com uma lasquinha de queijo colonial derretido.

Como com qualquer outra carne, não precisa ficar virando muito! Deixe uns 5-6 minutos de cada lado e está pronto 🙂

 

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!
E-book Dieta Low Carb Sem Mistérios - Vida Low Carb - Mariana Montezzana

SEU EBOOK DE RECEITAS GRÁTIS!

 
Cadastre-se GRÁTIS para receber por email um minicurso sobre Low Carb 
e também um ebook de receitas para emagrecer!

Obrigada por se cadastrar!