Para emagrecer e manter o peso sob controle com a alimentação low carb é essencial priorizar a comida de verdade, alimentos in natura com baixo ou nenhum processamento industrial. Diminuir os códigos de barras, desembalar menos e descascar mais.

Ao adotar um estilo de vida que prioriza a comida de verdade é natural que a gente passe a preparar mais as refeições em casa – é mais saudável, mais barato e ainda diminui as chances de sairmos da nossa dieta habitual.

Porém, em tempos em que a maioria das pessoas trabalha ou estuda o dia todo, fica um tempão se deslocando e ainda viaja com mais frequência, comer em restaurantes é muito mais comum hoje em dia do que há poucas décadas atrás.

Restaurantes são práticos e, quem estiver bem preparado e sem dúvidas, consegue emagrecer com low carb sem abrir mão da conveniência dos restaurantes.

Por enquanto ainda não existe um restaurante com proposta exclusivamente low carb – não que eu já tenha visto pelo Brasil, mas é bem provável que pinte algo por aí. Nos Estados Unidos o Mark Sisson, criador da dieta Primal, abriu restaurantes Paleo em sistema de franquia. Tomara que essa moda pegue por aqui!

Escrevi esse artigo para passar as minhas principais dicas para navegar nesse universo de restaurantes low carb.

 

Restaurantes Low Carb 1#

Mantenha um registro dos restaurantes low carb perto de você

 

Mulher anotando no computador

 

Já gravei um vídeo ensinando a usar o Evernote, um aplicativo gratuito que sincroniza notas com as suas informações em todos os seus dispositivos (computador, celular). Use o Evernote para fazer uma nota com todos os restaurantes low carb que você for conhecendo, dá para anotar o nome do restaurante e o que você pediu.

Quando mais de uma pessoa quer sair para comer é super comum a indecisão sobre onde ir, normalmente dentro de um carro procurando um lugar, e isso aumenta as chances de você acabar comendo qualquer coisa só para resolver logo a polêmica.

Nesses momentos em que não dá para gastar muito tempo pensando, facilita ter uma lista de restaurantes low carb já pronta e disponível no seu celular, daí é só consultar e ver qual apela mais para o seu estômago.

Dá para criar outras categorias também! Eu tenho filhos pequenos, então tem aqueles restaurantes que acabamos indo com mais frequência por servirem opções low carb e ainda ter espaço infantil para as crianças brincarem.

E o legal é que o aplicativo salva tudo na nuvem, ou seja, na Internet e não no seu computador ou smartphone, daí você corre menos riscos de perder a informação e consegue guardar por muitos anos.

 

Restaurantes Low Carb 2#

Verifique o menu com antecedência

 

Se você tem dúvidas se o restaurante vai oferecer boas opções low carb, uma dica é pesquisar antes de sair de casa. Muitos restaurantes tem um menu que pode ser consultado no site, daí você pode sair de casa com essa decisão tomada.

 

Restaurantes Low Carb 3#

Coma alguma coisa antes de sair de casa

 

Punhado de frutas vermelhas

Petiscos ou frutas vermelhas são uma boa pedida.

 

Principalmente nos finais de semana em que costumamos almoçar mais tarde, se estou com bastante fome antes do almoço gosto de comer alguma coisa antes de sair – um pedaço de queijo, ovinhos de codorna ou algumas azeitonas.

Eu não sei você, mas eu não sou exatamente a pessoa mais racional do mundo quando estou com fome, então estar alimentada ajuda a ter calma e refletir sobre as escolhas.

Aqui mostro algumas opções de lanchinhos low carb.

 

 

Restaurantes Low Carb 4#

Negocie com o garçom antes de fazer o pedido

 

Não espere desconto, é melhor pedir mais vegetais. Eu peço para completar o prato com vegetais. Isso é cada vez mais comum, como me falou uma moça que é dona de um restaurante. Perguntar se vem pão e pedir para não vir.

 

Omelete em um prato branco

Omelete lindona de um restaurante: pedido simples e certeiro!

 

Evite os grandes gatilhos: pizzaria e lugares de massa, especialmente no começo. No início escolha os lugares que vão colaborar com o seu projeto. Carnes e vegetais são fáceis de encontrar em qualquer lugar, pequeno ou grande.

 

Restaurantes Low Carb 5#

A la carte

 

Se permita pensar e analisar o cardápio com calma, sempre vai ter algo que possa ser adaptado!

Não tenha vergonha de pedir algo diferente do que todos que estão comendo, mas se prepare para olhares curiosos.

Por vezes esses olhares curiosos passarão para perguntas constrangedoras, do tipo “mas você não come isso ou aquilo?”, mas não se deixe abalar e fique firme nas suas escolhas. Pedindo com cordialidade, tudo se resolve.

Outra boa dica é tentar fazer o seu pedido antes de todo mundo. Se todo mundo pede algo cheio de carboidratos, você não se influencia e ainda pode gerar uma influência positiva nos outros.

E antes que você possa dizer que nunca acha nenhum restaurante com boas opções, tenho uma dica exclusiva para te passar: que tal pedir uma salada + um petisco separado para misturar nela?

Sim, essa é uma carta na manga que sempre tenho comigo quando vou em lugares desconhecidos. Camarão ou mignon em cubos são petiscos fáceis de achar mesmo em barzinhos pequenos, vale o investimento!

 

Restaurantes Low Carb 6#

Saladas

 

É difícil achar um restaurante que não faça saladas muito boas ou pelo menos tenha variedade de vegetais nas suas opções.

Usando gorduras naturais como a do azeite de oliva para dar uma engordada na salada, ela pode virar uma baita refeição! Quer mais dicas para fazer da salada a refeição principal? Veja aqui.

 

Salada de restaurante

 

Só tome cuidado com os molhinhos oferecidos nos restaurantes, sua maioria é rica em açúcar. Prefira o azeite de oliva, sempre lembrando de pedir as saladas prontas sem o crouton.

Isso não significa que a sua salada deva ser sem graça, só com alface americana e meia dúzia de tomatinhos. Queijos, carnes, ovinhos de codorna e afins podem dar um toque especial à ela.

Alguns dos lugares com saladas incríveis são o Outback, Applebee’s (tem em SP e RS) e Fifties. Há também restaurantes especializados em salada, o que é uma boa pedida quando não se tem muito tempo na escolha do que comer.

 

Restaurantes Low Carb 7#

O Tal do Fast Food

 

Já vi e ouvi muita gente demonizando o fast food, o que em parte faz sentido: comida ultraprocessada e praticamente fria não é comida realmente, né? Mas há, sim, salvações mesmo nessas redes de comida.

Posso falar por mim mesma, que já fui salva pela saladinha do Mc Donald’s muitas vezes indo ou voltando de viagem.

 

Salada de Fast Food

Sim, existe opção de salada no Mc Donalds!

 

Um lanche sem o pão, só com carne, queijo e vegetais é low carb e se encontra em qualquer rede de Fast Food.

 

 

Restaurantes Low Carb 8#

Buffet por quilo

 

Buffet por quilo

 

Um dos salvadores da pátria é o buffet por quilo. Poder montar o seu prato com uma diversidade maior de carnes e vegetais pode salvar o almoço ou jantar de qualquer um.

A dica nesses lugares é cuidar com as carnes empanadas que com certeza não usam farinhas low carb e os engrossadores de molho. Quanto mais grosso e brilhante o molho, pode ter certeza que colocaram um monte de farinha branca ou amido para ficar assim. Fuja!

 

Restaurantes Low Carb 9#

Churrascaria

 

Para quem já me conhece, sabe que eu me sinto no paraíso quando vou em churrascarias. Dá pra se empanturrar muito bem sem se preocupar com o que pedir, não tem erro.

Juntando toda a variedade de carnes com uma diversidade de vegetais que normalmente tem no cardápio das churrascarias o prato fica completo e delicioso.

Ainda com medo das gordurinhas das carnes? Leia o que escrevi sobre gorduras naturais e se tranquilize!

 

Restaurantes Low Carb 10#

Super prático

 

Marmita low carb

 

Não tem tempo para se deslocar até algum lugar para comer? Que tal se organizar e montar suas próprias marmitas?

Se mesmo a organização para criar suas marmitas não dará certo, sempre haverá o amigo ou colega de um colega que conhece alguém que faça as famosas marmitex. Aqui entra a mesma dica dos pedidos em restaurantes: com pequenas adaptações tudo fica bem.

Pedir para trocar o arroz e feijão ou massas em geral por uma variedade maior de vegetais ou mesmo de carnes, é uma boa troca.

Há vários lugares com churrasco por peso que rolam recarregar a marmita diária, porque não testar uma dessas opções?

 

Restaurantes Low Carb 11#

Food Truck

 

Quando vou passear com meus filhos às vezes acabamos parando para comer algo no que tem por perto e como hoje em dia tem food truck brotando em tudo que é lugar o mais certeiro é passar em um.

Ainda acho limitadas as opções de comidas oferecidas neles no Brasil, quando comparadas a outras partes do mundo. Falta uns food trucks com saladas, petiscos com menos carboidratos… Tem muito a evoluir, mas dá pra tentar aproveitar o que eles oferecem.

 

 

Petisco low carb de food truck

 

Hamburguer

 

Pedir um hambúrguer sem pão ou mesmo porções são uma ótima pedida neste caso.

 

Restaurantes Low Carb 12#

Restaurante de beira de estrada

 

Já perdi a conta de quantos restaurantes de beira de estrada que já encontrei comida boa e barata. Aqui tem que deixar o preconceito de lado, porque não é todo lugar que é como aqueles mostrados nos filmes de sessão da tarde.

É bem melhor comer uma comidinha caseira e bem feita que um saco de amendoins de um posto de gasolina que você encontrou no meio do caminho.

Bife com queijo, salada e tomate: quer refeição mais gostosa? É possível encontrar isso no Graal, aqui para o Sul do país, e com certeza em muitos outros lugares.

 

Restaurantes Low Carb 13#

Ah, a Comida Japonesa!

 

Vou usar esse tipo de comida como exemplo, mas serve para qualquer estilo de comida que realmente te deixe fora de controle. Simplesmente não vá onde ela se encontra, ponto.

Uma coisa é pedir um pouco de sashimi (só o peixe cru) por meio de algum aplicativo de entrega, mas porquê ir em um restaurante repleto do que você ama e não deve comer? (no meu caso, o danado do sushi).

 

Restaurantes Low Carb 14#

Aqueles que você realmente curte

 

Ok, não precisa forçar tanto a barra também. Dá para comer o que a gente gosta e tem mais carboidratos de vez em quando, é só não fazer disso algo habitual.

Se é algo que você vai fazer poucas vezes no ano ao invés de todo o domingo, como comer um baita pastel de feira com caldo de cana na feira, sem problemas.

Você vai ter os seus momentos, mas para mim é difícil fazer low carb no japonês (amo sushi, amo mesmo), como já falei acima, e na pizzaria não me sinto bem descartando as massas. Prefiro comer com menos frequência, mas comer normalmente.

Veja minhas 15 dicas exclusivas para evitar as jacadas e o que fazer para sair delas.

 

Restaurantes Low Carb 15#

Exemplos de pratos low carb que eu como em restaurantes

 

Aqui vai uma pequena lista do que mais peço nos lugares que frequento quando não como em casa:

  • Omelete
  • Salada de frango sem crouton
  • No almoço por quilo, duas opções de carne e toda a variedade de vegetais possível
  • Cremes
  • Temaki sem arroz
  • Frango xadrez nos restaurantes chineses
  • Fajitas sem tortilla no restaurante mexicano
  • Carne e vegetais (salmão grelhado com tomate e rúcula)

 

 

Restaurantes Low Carb 16#

Bebidas com e sem álcool

 

Caipirinha de lima com manjericão

Caipirinha de lima com manjericão que provei em BH: uma delícia!

 

São várias as opções de bebidas alcoólicas ou não que podem ser consumidas em uma estratégia alimentar Low Carb. Ainda não sabe quais são elas? Calma que te explico tudo no conteúdo sobre bebidas alcoólicas low carb e no de bebidas low carb.

 

Restaurantes Low Carb 17#

Sobremesa: Precisa mesmo?

 

É natural ir em um restaurante e, na hora de pagar, acabar se rendendo a um chocolatinho ou bala que sempre deixam nos caixas, mas será que realmente precisamos disso?

Depois de muito ler sobre o mal que o açúcar faz, percebi que tudo se trata de um hábito. É como se estivéssemos nos presenteando com aquele sabor doce depois de comer algo, saudável ou não, salgado.

Quer dicas para driblar a vontade por doces? Dá uma olhada aqui.

 

Cold coffee

 

Trocar aquela bala por um belo café pode muitas vezes ser uma substituição que vale a pena a longo prazo, já pensou? E se, realmente, a vontade por um doce for grande, compre, mas divida com outras pessoas!

 

Restaurantes Low Carb 18#

O aspecto social da comida

 

Muito das nossas trocas com outros seres humanos parte diretamente de uma mesa cheia de comida, portanto não deixe de participar das coisas por causa da dieta.

Os amigos vão ficar de papo em uma pizzaria? Tire um dia para acompanhar eles. Não, não vai ser um dia fora da dieta que vai te fazer engordar. Sempre lembre do tempo que levou para ganhar todo o peso de agora, com certeza ele não veio de bandeja em um dia.

E você, percebeu que os restaurantes estão com mais e mais opções low carb? O que você costuma pedir?

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

CAFÉ DA MANHÃ: Receba GRÁTIS um ebook com opções Low Carb que emagrecem!

Você também vai receber dicas e novidades sobre o estilo de Vida Low Carb

Verifique o seu email!

Pin It on Pinterest

Share This