Se ao pensar em dieta vem à sua cabeça a imagem de um peito de frango preparado com uma gota de óleo e duas folhas de alface com gotículas de azeite, aposto que ainda não conhece a alimentação low carb!

As saladas low carb podem ser deliciosas, saciantes e valer por uma refeição completíssima.

Nesse artigo dou dicas de itens para as saladas low carb que vão acrescentar gordura saudável, muito sabor e muitos nutrientes na sua alimentação.

Saladas Low Carb | Castanhas

Salada low carb com castanhas

Se você adora aquele crocante do crouton as castanhas picadinhas na salada são uma ótima – e saudável – substituição.

Aqui vale de tudo: castanha do pará, de caju, nozes, amêndoas, pistache, macadâmias… Qualquer castanha cai super bem na saladinha.

Ao usá-las nas suas saladas low carb, verifique antes se a quantidade que vai picar pra usar se encaixa na cota de carboidratos líquidos que você estabeleceu para perder o peso que quer.

Para saber a quantidade de carboidratos em algumas das castanhas citadas, clique aqui.

Uma dica legal é dar uma sapecada nas castanhas em uma frigideira anti aderente antes de adicionar à salada, isso vai deixá-las especialmente crocantes 🙂

Saladas Low Carb | Queijos

Salada low carb com queijo

Muçarela, provolone, parmesão, prato: quanto mais amarelinho, melhor (e com menos carbos)!

Dá pra ralar em cima da salada, cortar em tirinhas ou cubos, derreter junto dos legumes e verduras refogados, deixar crocante na chapa e usar como crouton, são muitas as opções para usar os queijos.

O que mais mais faço é ralar o queijo na hora mesmo, seja ele qual for, é mais prático do que fritar pra deixar crocante, por exemplo (se for pra fritar, prefiro uns cubinhos de bacon – puro amor!), e fica muito bom em cima de qualquer salada.

Para saber mais sobre o consumo dos queijos e outros laticínios na dieta Low Carb, clique aqui.

Como em low carb as calorias são irrelevantes, aproveite para incrementar usando queijos diferentes que vão trazer muito sabor, como o gorgonzola, brie e um parmesão raladinho na hora.

Saladas Low Carb | Proteína

Nada melhor do que juntar as verduras e legumes com as proteínas. Isso é o que eu chamo de uma verdadeira salada-refeição!

E, felicidade suprema, as saladas low carb não se resumem a peito de frango: tem um universo de opções de proteína para enriquecer a salada e, o que é melhor, dá para colocar à vontade, já que carnes são zero carboidrato. Oba!

Peixes

Salada low carb com peixes

O peixe pode ser usado como complemento, no caso da sardinha em lata  ou atum, assim como pode virar o centro das atenções, como em uma salada de salmão defumado, por exemplo.

A variedade é grande e aberta a todos os gostos: atum, linguado, salmão, tilápia, sardinha e tantos outros peixes entram na lista dos que podem ser usados para tornar sua salada ainda mais gostosa.

Ao invés de tomar suplementos caros com ômega-3, que tal experimentar passar a comer vez que outra uma salada com peixe? É o “comprimido” delicioso de ômega-3 que a natureza nos deu!

Dica: Salada de couve-flor com salmão grelhado ou salada de bacalhau com abacate e bacon.

Frutos do Mar

Salada low carb com frutos do mar

Uma boa opção, além do peixe, são os frutos do mar. Mariscos, camarão, lula, polvo ou lagosta ficam ótimos em saladas mais frescas, acompanhando tomates-cereja e alface americana.

São ricos em ômega 3 e boas gorduras, saciam pra caramba também. Temperando com sal e limão, fica uma salada de verão maravilhosa.

Não costumo comer sempre porque não moro em região litorânea, onde é mais fácil e barato de achar frutos do mar, mas toda vez que vou pra praia não posso ficar sem comer uma saladinha com eles.

Uma das minhas saladas mais favoritíssimas da vida é com camarão cozido no bafo, abacate em cubos e cebola roxa. Opa, salivei aqui.

Frango

Salada low carb com frango

Tudo bem que o peito de frango é um clássico do mundo das baixas calorias, que já não nos pertence mais. Mas não quer dizer que não seja uma baita opção para manter no cardápio!

Acho o frango bem prático e versátil. Fica bom em saladas clássicas como a Caesar, feita com frango grelhado, alface americana e tomate cereja, ou outras invencionices quando temos meia dúzia de verduras ou legumes na geladeira e sobra aquele franguinho do almoço ou jantar.

Ele é meu aliado, junto ao ovo, na hora de deixar minhas saladas mais gordinhas. Gosto de pegar o caldinho que fica na hora de grelhar o frango e temperar a salada, fica muito bom!

Isso é uma coisa que não falta no meu congelador: pedaços de peito de frango cru já embalados em porções menores para um descongelamento a jato e também potinhos com frango cozido desfiado.

Uma receita bem gostosa é a de salpicão de frango, tenho ela no meu livro de receitas para o Fim de Ano, baixe o livro com essa e outras receitas aqui.

Carne Bovina

Salada low carb com carne bovina

Usar pedaços da carne que sobrou do churrasco ou até mesmo aquela carne desfiada de panela é uma ótima estratégia para engordar a salada.

Claro que também é bom demais fazer umas tirinhas de carne na chapa ou frigideira pra colocar na salada na hora, mas eu sou do time “praticidade na vida”.

Quando acho um filé mignon a um preço camarada sempre compro a peça e separo em pedaços pequenos, e um dos pratos que sempre sai é uma salada de cubos de mignon e queijo gorgonzola.

Essa opção fica bem acompanhando tanto folhas verdes como legumes: beterraba, rabanete, tomate, pimentão e o que mais a sua imaginação (e geladeira) tragam à tona!

Carne de Porco

Salada low carb com carne de porco

De fatias de pernil e lombo ao bacon, qualquer parte do porco vai bem como acompanhamento de saladas, enriquecendo o seu prato com boas gorduras e proteínas.

Eu adoro salpicar o bacon por tudo, dá um crocante gostoso (que pode substituir as castanhas) e tempera a salada ao mesmo tempo.

Um pernil desfiado no meio das verduras e legumes é uma delícia também, regado com azeite de oliva pra deixar mais molhadinho, é melhor ainda!

Ovos

Salada low carb com ovos

Quando falam que o ovo vai bem com tudo, é verdade! Adoro usar ele nas minhas saladas, dá aquela engordada no prato e sempre me deixa super saciada.

Rico em proteínas, é uma boa opção quando for trocar a carne por outro alimento na salada ou adicionar mais uma dose proteica nela, se ela já tiver carne.

Gosto dele cozido e picadinho no meio dos legumes e verduras, mas dá pra usar pedaços dele frito também.

Uma opção interessante que tenho sempre para emergência são ovinhos de codorna em conserva, vão bem simplesmente para petiscar e são uma ótima opção para as saladas low carb também.

Saladas Low Carb | Cogumelos

Salada low carb com cogumelos

Um complemento diferente e gostoso para as saladas são os cogumelos. Cogumelos tem alguma proteína e são cheios de nutrientes.

Um dos que uso muito é do tipo Paris, que pode ser usado tanto fresco como cozido, mas você pode usar outros tipos também, como o Shitake, Shimeji ou o Funghi.

Os que podem ser consumidos frescos duram até cinco dias (ou dez dias, se guardados na geladeira).

Dica: Acelga com shitake. Coloque o shitake cozido e temperado como um recheio, com outras verduras e legumes, dentro da folha de acelga. É um aperitivo bem gostoso.

Saladas Low Carb | Frutas

Salada low carb com frutas

Em épocas de muito calor não há nada melhor que uma salada colorida e fresca, não é mesmo? Para fazer uma salada assim, nada melhor que picar frutas como o abacate ou o morango para complementar o seu prato de verduras.

O brasileiro tem o costume de comer abacate com açúcar, mas no mundo inteiro o abacate é mais consumido salgado, especialmente em saladas. Fica muuuuito bom e traz muita saciedade.

Frutas combinam muito bem com saladas verdes, de alface, acelga, espinafre, agrião e outras folhas.

O legal é misturar vários tipos de folhas junto com as frutas, gosto de usar folhas mais amarguinhas, como as do espinafre e agrião, pra misturar com o doce dos morangos.

Para saber a quantidade de carboidratos nas frutas, clique aqui.

Saladas Low Carb | Legumes

Salada low carb com legumes

É ótima uma saladinha gelada, mas já pensou em fazer uma com legumes refogados e quentes?

Seja em dias frios ou como complemento dos meus ovos mexidos, adoro refogar brócolis, couve de bruxelas, couve-flor… colocando um muçarela ralado por cima regado com azeite de oliva, hmmm, é de dar água na boca, vai dizer?

Dica: Salada morna de abóbora, cogumelo shitake e linhaça (colocada por cima) ou couve de bruxelas com cebola roxa e bacon picadinho em cima, é maravilhoso!

Para saber a quantidade de carboidratos em legumes e verduras, clique aqui.

Saladas Low Carb | Saladas no Pote

Salada no pote low carb

A melhor dica que posso dar pra quem não tem muito tempo pra fazer as opções de salada que dei aqui, é deixar meio montada sua salada em potes, já pensando naquela marmitinha nossa de cada dia.

Não esqueça de sempre deixar os alimentos com bastante água, como o tomate e o pepino, pra cortar e colocar na hora que for tirar da refrigeração, já que na geladeira é fácil deles congelarem depois de estarem cortados.

As carnes podem ser guardadas já grelhadas, assadas ou fritas no pote, em camadas junto aos legumes ou verduras (o mesmo serve para os ovos ou cogumelos), e, por último, é possível colocar as castanhas quebradinhas ou aquele baconzinho frito pra dar o crocante.

Os ingredientes mais pesados devem ser colocados primeiro no pote, e por último as folhas verdes que são mais leves. O molho é melhor colocar em um potinho separado para misturar na hora de servir.

Saladas Low Carb | Molhos e Temperos

Que passado triste esse de medir a dose do azeite em colheres de sopa no tempero da salada para controlar as calorias.

Hoje eu sinto até uma certa vergonha nos restaurantes de salada, já que eu dou o maior preju colocando aquela farta cachoeira de azeite na salada.

Além do azeite, sal e vinagre (ou limão), dá para preparar alguns molhinhos. Algumas sugestões que já usei:

  • Mostarda sem açúcar, suco de limão, pimenta do reino moída na hora e azeite
  • Iogurte natural batido com hortelã
  • Abacate batido com limão, sal, pimenta do reino moída na hora e azeite
  • Creme de leite com gorgonzola (derreta levemente em uma frigideira e deixe amornar antes de incorporar à salada)

Tem outras dicas para engordar a salada? Outros ingredientes ou temperos que usa? Compartilha nos comentários!

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