Eu não sou muito de acumular objetos, sempre que penso em algo para facilitar minha vida na cozinha eu pesquiso muito antes de sair comprando. Tipo. CINCO ANOS PESQUISANDO, planilhas de excel com comparativo de preços, lendo reviews, opiniões em grupos. Principalmente quando quero compra utilidades domésticas – odeio cozinha entulhada de coisas que ninguém usa. Volta e meia me empolgo, pesquiso, desisto, volto a pesquisar e finalmente acabo comprando – ou não!

Cozinha boa é cozinha minimalista - saiba escolher bem as comprinhas

Cozinha boa é cozinha minimalista – saiba escolher bem as comprinhas

Comer comida de verdade requer um pouco mais de esforço e dedicação na cozinha do que simplesmente jogar uma bandeijinha de papel no micro-ondas, então qualquer pequeno detalhe fará uma grande diferença para deixar uma alimentação low carb mais tranquila e mais fácil de seguir. Além disso, sabemos que para chegar a um objetivo, é essencial estar bem municiado e saber fazer um bom planejamento.

Veja uma lista de utilidades domésticas que vão deixar sua cozinha e consequentemente a sua dieta a prova de falhas:

Processador de alimentos

Essencial para um purê de couve flor ou abóbora perfeito. A couve flor ficará muito pedaçuda de você não passar em um processador, a abóbora muito fiapenta. E isso é só a ponta do iceberg, você também pode comprar um enorme toco de carne quando achar um bom preço por aí, congelar em pedaços menores e moer sua própria carne, muito mais no detalhe do que o moço do açougue.

Hambúrguer de salmão. Ralar abobrinha para um crostini. Fazer um molho de tomate bem fininho.

E o recipiente do processador ainda alterna com um copo de liquidificador, para um fantástico creme de abacate matinal.

Eu quis um processador por muitos e muitos anos antes de comprar, porque ele vem com muitas pecinhas e eu ficava com medo de achar muito trambolhístico e acabar não usando. Ele realmente vem com vários disquinhos para cortes diferentes, mas no fim você acaba usando mais a lâmina principal, no máximo o disquinho de ralar.

A dica de ouro é passar uma água imediatamente após o uso, senão com cracas de carne ressecada realmente não ficará muito agradável de lavar e acabará desgastando a relação entre você e seu processador.

Panela de vapor

Dá para usar como panela normal, basta tirar a cestinha furada

Dá para usar como panela normal, basta tirar a cestinha furada

Basicamente é uma panela normal, com  uma cestinha entre a panela e a tampa para você cozinhar seus verdinhos sem assassiná-los queimados e desperdiçar a maior parte dos nutrientes na água que sobra do cozimento. Gosto muito de fazer camarões cozidos no vapor, depois dá para coloca-los na geladeira para ficarem bem firminhos, perfeitos para serem usados em um coquetel de camarão low carb ou em uma super saladinha reforçada.

Mini mixer

Investimento de menos de R$ 30, para um café super espumadinho delicioso - esse é o modelo que eu tenho

Investimento de menos de R$ 30, para um café super espumadinho delicioso – esse é o modelo que eu tenho

Quem fala que não troca o café com leite por nada no mundo não conhece o café com nata, que é uma versão do café com leite com upgrades, um incrível boost de gordura boa para te deixar sem fome até uma da tarde. Só que jogar a nata gelada no café quente não terá nem de longe o mesmo glamour do que aquecer a nata no micro-ondas, jogar o café recém passadinho por cima e depois bater com o mini-mixer, para um super efeito espumadinho maravilhoso. E aqui a imaginação é o limite: dá para bater café com nata, leite de coco ou de amêndoas, manteiga, óleo de coco. Canela, cacau. Inventar a sua própria variação de bulletproof coffee.

Micro-ondas

Tem uma senhora que eu conheço que dá curso de culinária no micro-ondas, e trocando uma ideia com ela há uns anos atrás ela me deu uma dica muito legal que eu uso muito: dá para cozinhar um monte de vegetais no micro-ondas muito rápido! Coloco brócolis, couve flor ou vagem em uma tijelinha de porcelana, um pratinho pequeno cobrindo e ponho no micro-ondas por no máximo 2 minutos. Não precisa colocar água, a água da lavação já é o suficiente.

microondas_low_carb

Fica com uma textura bem durinha do jeito que eu gosto, daí é só tirar do micro, temperar com muito azeite e sal e servir na própria tijelinha como acompanhamento para alguma carne. Menos louça e mais sabor? Queremos! Além disso o micro-ondas é onde toda a boia produzida na sua cozinha será requentada. Que chic!

Panela de pressão

panela_pressao_low_carb

No quesito sustança, nada supera um cozidão com tudo o que tiver na sua geladeira

Com o tempo e o traquejo na alimentação low carb, provavelmente você cairá de amores com as receitas brucutus, que são basicamente tudo o que você tem na geladeira com um pedaço de carne.

Um dos meus pratos low carb favoritos de todos os tempos é o cozido. Compro uma carne barata, tipo posta vermelha, corto em cubos, coloco um beiquinho frito e o que tiver de vegetais disponíveis (moranga, chuchu, batata doce, cenoura, vagem, cebola, tomate, pimentão), esqueço na pressão por uma hora e voilá – cozidão brucutu com muito queijo ralado, a refeição ideal para quem precisa erguer uma laje.

Afiador de facas

Quando tiver mais experiência com preparações low carb, você sairá um pouco do tradicional bife e avançará para novos métodos de preparar carnes. Ceviche, enroladinho de frango com bacon, sashimi. Para isso, você precisará de facas bem afiadinhas! Eu tinha bastante dificuldade de afiar as facas nas pedras ou na chaira, mas esse afiador de facas de rolinho é totalmente à prova de amadores.

O meu foi comprado na Multicoisas, bem baratinho

O meu foi comprado na Multicoisas, bem baratinho

Basta posicionar a faca em um ângulo de 45 graus e empurrar pra frente e para trás. E ainda é super baratinho.

Frigideira teflon

frigideira_teflon_low_carb
Tenho sempre uma frigideira com teflon tinindo de bom, para fazer ovos fritos impecáveis sem precisar fritar em imersão. Jogue umas duas colheres de azeite na frigideira, quebre os ovos, sal e pimenta, queijo colonial fatiadinho, vira com a espátula de plástico para evitar que a clara fique crua – odeio clara crua! e para o queijo ficar crocantinho. Meu café da manhã, umas cinco ou seis vezes por semana.

Panela de ferro

Receita para um bife frito à perfeição: aqueça uma panela de ferro no fogo alto, só a panela sem a gordura. Quando estiver saindo fumacinha, joque um toco de manteiga lá dentro e o bife recém temperado. Não fique virando loucamente, você vai deixar fritar bem e virar uma vez só. Frite no máximo dois bifes por vez em uma panela grande.

panela_ferro_low_carb

Que Le Creuset que nada, com uma super panela de ferro brucutu você estará muito bem armado para preparar uma boa carne em grande estilo. E ainda já li e ouvi algumas vezes que cozinhar em panela de ferro previne a anemia, porque ela transfere ferro para os alimentos – carece de comprovação científica.

Tem algum super instrumento que você não vive sem? Deixe nos comentários! Quem sabe daqui a cinco anos não será a minha próxima aquisição 🙂

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

CAFÉ DA MANHÃ: Receba GRÁTIS um ebook com opções Low Carb que emagrecem!

Você também vai receber dicas e novidades sobre o estilo de Vida Low Carb

Verifique o seu email!

Pin It on Pinterest

Share This