É bem possível que uma pessoa que está começando low carb venha de um cenário em que rola uma vontade de doce quase todo o santo dia, especialmente depois do almoço.

Nem que seja aquele bombonzinho pequeno na hora de pagar no caixa, ou aquele potinho de sobremesa no refeitório da empresa, ou aquele chocolate que se compra para comer quando bate aquela vontadinha lá pelas quatro da tarde.

Nas dietas de baixas calorias, sempre tem um espaço para um docinho, né? Nem que seja uma barrinha de cereal com aquela casquinha parafinada sabor chocolate.

Mas em low carb é importante fazer um detox de todos os tipos de açúcar, e é normal essa sensação de horror ao saber que o primeiríssimo item a ser não só cortado como absolutamente zerado é o açúcar.

E isso é importante porque um dos principais objetivos da alimentação low carb é tirar você desse círculo vicioso que fez você ganhar o peso que quer perder, e fazer você redefinir a sua relação com doce.

Nunca é demais explicar o que acontece quando comemos carboidratos em excesso: o corpo passa por picos de produção de insulina e quando esses picos acabam, você precisa de mais e mais. Esse é o círculo vicioso.

vontade-de-doce-na-dieta-16

Por isso nos primeiros dias você precisa ajudar o seu corpo a sair dessa, cortando totalmente o açúcar, restringindo a sua alimentação exclusivamente aos carboidratos que acontecem naturalmente nos alimentos.

Eu te prometo: se você realmente gosta de doce, vai levar o seu amor para outro nível quando passar a valorizar e melhorar a qualidade do seu consumo de doces.

Mas antes disso, pode ser que você passe um pouco de perrengue. Escrevi esse artigo para compartilhar dicas de como fazer para lidar com a vontade de doces na dieta low carb. Vamos às dicas!

No começo, corte mesmo.

Muita gente me procura perguntando se dá para manter ao menos o açúcar para adoçar o café. A verdade é que se você fizer o resto todo low carb, deve perder peso mesmo assim, especialmente se tem bastante para perder.

Mas te garanto que se você cortar já, com o passar do tempo na dieta você vai entender que carboidratos são como dinheiro, e que é possível investir esse açúcar em coisas bem mais interessantes do que naquele café aguado que servem no seu trabalho.

Para adoçar o café, você pode escolher um adoçante ou… Quem sabe tentar mudar o hábito e tomar café sem açúcar?

Veja aqui como escolher o melhor adoçante

Sim eu sei que isso parece absurdo e pra mim soou absurdo até bem pouco tempo atrás, quando eu assumi o compromisso de tentar, por no mínimo 10 dias. Curiosamente comecei a gostar já no final do primeiro copo e já estou mantendo o hábito há quase 1 mês.

Female hands holding cup of coffee on wooden background

Para deixar de adoçar o café uma dica é misturar com nata ou creme de leite, óleo de coco, canela em pó e cacau em pó. Leites vegetais também ficam muito bons com café.

Veja aqui como fazer leites vegetais

Me arrependo de não ter tentado mudar esse hábito antes!

Fique longe dos doces. Ao menos por uns dias.

Essa é bem óbvia. Os primeiros dias não serão fáceis e você pode passar por uma crise de abstinência. Quanto mais exposto você estiver aos doces, mais difícil vai ser. Pra mim é difícil até hoje!

E eu mudo de lugar mesmo: nas festinhas do escritório eu canto parabéns, dou um beijo no aniversariante e vou ficar de boas na minha mesa, pego um café pra desopilar. No início era sofrido, hoje é bem indolor.

Então o melhor é limpar o seu armário de doces. Se tiver gente que come doce em casa peça para esconderem. Nem entre na loja de conveniência do posto. Não fique parado do lado da máquina de vendas de chocolate no trabalho. Evite a padaria. Bem, você entendeu.

Veja aqui dicas para lidar com as pessoas que convivem com você ao começar low carb

Declining Cake

Trate sabor doce como uma coisa só, independente da fonte.

Fazer low carb não quer dizer nunca mais comer doces, se quiser manter o peso perdido. Significa melhorar a sua relação com o doce e investir em doces que valham muito a pena.

Um ajuste de mentalidade que faz muita diferença é tratar todos os sabores doces do mesmo jeito, para desacostumar e refinar o paladar.

Existem poucas pesquisas sobre o uso de adoçantes, então por via das dúvidas tenha como objetivo consumir menos doce, independente da fonte, mesmo que seja dos adoçantes.

Os doces dos adoçantes vão ser uma baita mão na roda para ajudar você a passar por um período de desapego ao sabor doce. E tudo bem se esse período demorar muito ou nunca vier, mas tente ir melhorando aos poucos, é isso que importa.

Eu, por exemplo, quando comecei e um bom tempo depois, matava a vontade de comer açúcar mascando um pacote inteiro de Trident, ou bebendo Coca Zero, ou um Red Bull sem açúcar.

Sempre funcionou bem, mas a evolução natural da minha jornada foi largar os chicletinhos, depois diminuir muito as bebidas zero (hoje em dia consumo só para misturar com destilados quando quero um drink).

Veja aqui sobre o que beber na dieta low carb

Chocolate bars stack and mint leaf

A força do hábito.

Eu sei que tudo eu falo que é força do hábito, e é mesmo. Nós somos seres de hábitos e conseguimos alcançar muito na vida usando a construção de hábitos a nosso favor.

Então entenda que pegar um doce no caixa do restaurante é um hábito automatizado. Precisa de um esforço da sua parte mas quanto mais você vai tentando, mais funciona e aos poucos você vai desconstruindo aquela vontade automática.

Para quem consome muitos carbos e tem a insulina sempre alta é bem mais difícil largar o hábito do doce porque o corpo pede, e pede com força.

Mas para quem está fazendo low carb é muito mais fácil, já que essa pessoa já está com o açúcar no sangue sob controle e consegue tomar decisões mais racionais.

Engorde suas refeições.

Não é muito óbvio, mas se mesmo passados alguns dias de low carb você ainda estiver sentindo muita vontade de doce, pode ser que você esteja consumindo pouca gordura na dieta, ou pode ser que esteja simplesmente com fome.

Como já sabemos em low carb não é necessário forçar a barra para inserir mais gordura na dieta, basta comer sem medo da gordura natural dos alimentos e tudo se ajusta perfeitamente. Também não precisa comer menos calorias, coma quantas forem necessárias para acabar com a sua fome.

Veja aqui sobre o papel da gordura na dieta low carb

Mediterranean salad with gorgonzola and olive oil

Mas se a vontade de doce persistir, analise suas refeições e veja se não estão muito focadas em carnes magras, um pouco mais de gordura boa pode ser o que realmente está fazendo falta.

Olhe pra dentro.

Muito açúcar no sangue não é o único motivo pelo qual queremos comer doces.

Queremos comer doce porque os doces são gostosos, e tem o poder de nos confortar, mesmo que temporariamente. É totalmente humano querer afogar mágoas, escapar de problemas e nos punir por erros usando o doce como refúgio.

Eu mesmo depois de anos de low carb e consumindo bem menos doces, ainda sinto vontade de doce quando algum aspecto da minha vida está desalinhado, quando estou muito cansada, irritada.

O que eu aprendi foi a olhar para dentro, analisar o que eu estou sentindo, aceitar e tentar resolver o que está acontecendo. Nem sempre funciona, mas é um grande avanço.

Woman Meditating In Lotus Pose On The Beach At Sunset

Não deixe a represa estourar.

Como eu já falei, o desapego do doce pode demorar, ou nunca vir. O que não pode acontecer é você jogar todo o esquema low carb para o alto só porque não deu conta de passar sem doce.

Se todas as dicas acima falharem, coma doce, mate a vontade. Depois volte a comer low carb.

Quando tiver momentos de consumo exagerado de doces, procure analisar o que aconteceu, o que estava sentindo, aproveite para aprender com os erros. É bem importante saber que comidas, situações e sentimentos são os nossos gatilhos para comer muitos doces.

Veja aqui dicas para evitar as jacadas e como fazer para recuperar-se delas

Trate as frutas como sobremesa.

Num passado distante, as pessoas consumiam frutas como sobremesa, consumiam quando estavam na época. E elas eram menos doces.

Em algum momento na história recente se criou a noção de que frutas precisam ser consumidas um monte de vezes por dia, que beber suco no lugar de água é ok.

Hoje em dia é possível cruzar a fruta mais doce com a fruta mais doce e criar uma fruta ainda mais doce. A maioria das frutas estão disponíveis para venda o ano todo.

Então vamos resgatar a maneira como nossos ancestrais consumiam frutas, ao menos onde é possível.

Fruit Snack

Leia aqui sobre como escolher as melhores frutas para atingir seus objetivos

Coma frutas e pedaços pequenos, coma com menos frequência enquanto ainda perde peso, mas não deixe de comer aquelas frutas que você mais ama.

As frutas são um carboidrato do bem – nesse artigo falo mais sobre os carboidratos do bem

Prepare algo para o final de semana.

Durante a semana não é difícil excluir o doce na rotina, mas aos finais de semana muita gente fica mais em casa e é normal bater aquela vontade de doce. Diminua as chances de erros no início preparando de antemão alguma opção de doce low carb.

Algumas ideias para matar a vontade de doce na dieta low carb:

Frutas

Morangos picados ou abacate batido com nata ou creme de leite e algumas gotas de adoçante. Pedaços de coco também são naturalmente docinhos e saciam muito.

Strawberry cream

 

Chocolate com mais cacau

O cacau é bem low carb, mas infelizmente a esmagadora maioria dos ditos “chocolates” à venda tem do cacau apenas uma vaga lembrança. Porém existem algumas marcas que vendem chocolate com mais de 70% cacau.

Os importados são bem caros, mas no Brasil já encontrei marcas com mais cacau, como esse da Arcor com 70% esse da Neugebauer com 70%.

Preste atenção na quantidade: eu tenho bastante dificuldade de comer pouco chocolate, se compro essa barra de 70% da Neugebauer que é a minha favorita mesmo entre as gringas eu chego a comer meia barra, daí já dá uma quantidade maior de carbos.

Gelatina

Gelatina sem açúcar pura ou misturada com nata ou creme de leite. Procure marcas de gelatina sem maltodextrina, que é um adoçante que eleva o nível de açúcar no sangue e pode atrapalhar a dieta.

Prepare a gelatina com um pouco menos de água, bata no liquidificador com o creme de leite e coloque para endurecer na geladeira.

berry fruit jelly with fresh berries - summer dessert

Café turbinado

Com nata ou creme de leite, leite de coco, cacau, canela e adoçante. Se tiver um chocolate com mais de 70% cacau também dá para colocar. Coloco o chocolate e creme de leite no micro-ondas por uns 30 segundos, depois coloco o café quente por cima e uso um mini mixer para incorporar os ingredientes.

Milk coffee in glass cup and spoon on grey table

 

Ganache de chocolate

Embora os chocolates 70% cacau não sejam lotados de carbos, eles tem uma quantidade significativa de açúcar.

Uma maneira legal de suavizar o impacto dos carbos é preparar uma ganache, derretendo o chocolate no banho maria ou micro ondas e misturando uma lata de creme de leite.

Se estiver usando um chocolate com mais cacau tipo 85%, pode ser uma boa ideia adicionar umas gotinhas de adoçante 🙂

Também dá para misturar nozes trituradas e coco ralado, embolar e fazer trufinhas.

Healthy chocolate truffles with nuts and dates

Manteiga de amendoim

Por ser um legume o amendoim não é paleo, mas é low carb. Dá para misturar a manteiga de amendoim com um pouco de adoçante e salpicar com coco seco ralado sem açúcar.

Veja essa receita de fudge low carb com manteiga de amendoim

Creamy peanut butter in spoon, isolated on white

Shakes de leites vegetais

Leites vegetais são naturalmente adocicados e ficam maravilhosos batidos com frutas.

Outra ideia que eu amo é fazer um shake com leite de castanhas, duas colheradas de manteiga de amendoim, chocolate 70% em pó (ou cacau em pó) e um pouco de adoçante.

Glass of fresh avocado smoothie and avocado fruit isolated on wh

Bolinhos de caneca

Deixei por último a mais maravilhosa maneira low carb de matar a vontade de doce. Dá para testar bolinhos low carb testando um monte de ingredientes.

Eu parto sempre de uma base batendo um ovo e duas colheres de creme de leite sem soro ou nata. Aqui já coloco umas gotas de adoçante (15 para o meu paladar) e a partir daí coloco os sólidos.

Normalmente uso duas ou três colheres de coco ralado sem açúcar, uma colher de chocolate em pó 70% (uso esse do Dr Oetker mas pode ser cacau em pó).

Se tenho farinha de amêndoas, troco uma das colheres do coco ralado pela farinha. Pode ser outra farinha low carb conforme o seu paladar, eu uso só a de amêndoas porque uso só eventualmente, todas as outras que eu já experimentei não me agradaram.

Mug cake isolated on white

Pra crescer coloco uma colher de sobremesa de fermento químico em pó, e asso no micro ondas por 2:30 (tempo varia muito conforme o micro ondas). Também dá para assar no forno convencional se preferir.

Eu sei que o nome é bolo de caneca, mas é melhor usar um pote de porcelana um pouco maior do que uma caneca, assim não suja o seu micro ondas se transbordar e você pode aumentar a receita se quiser.

O golpe de mestre pra matar a vontade de doce com muita classe com esse bolinho é fazer uma calda, derretendo 4 quadradinhos de chocolate com mais de 70% cacau e misturando duas colheradas de nata ou creme de leite.

Eu às vezes corto o bolo ao meio na horizontal e recheio ele com esse chocolate, daí coloco como cobertura também.

Se tiver uma dica para matar a vontade de doce na dieta low carb que não esteja listada aqui, compartilhe nos comentários!

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someoneCompartilhe!

SEU EBOOK DE RECEITAS GRÁTIS!

 
Cadastre-se GRÁTIS para receber por email um minicurso sobre Low Carb 
e também um ebook de receitas para emagrecer!

Obrigada por se cadastrar!

Pin It on Pinterest

Share This