Eu adoro refletir sobre os rumos que a alimentação saudável vem tomando e quero ver o que você acha de algo que eu reparei.
Você já deve ter buscado dicas para perder peso com um profissional de saúde ou em livros e sites especializados…
Se sim, já deve ter reparado que grande parte das conversas foca nos métodos, nas listas, nos cardápios prontos…
Nos detalhes científicos e nas divergências entre os estudos…
Nos achados sobre a eficiência de low carb para controle de doenças…
Em ingredientes complicados, mil tipos de farinhas, suplementos…
Todos esses assuntos são válidos, claro!
Mas o foco exagerado neles acaba criando uma atmosfera de complexidade e uma cultura de medicalização da alimentação…
A uma crença de que se não tiver o método, se não tiver o cardápio pronto, se não tiver o acompanhamento de uma pessoa com um jaleco branco te dizendo exatamente o que pode e o que não pode comer, não tem como fazer funcionar.
Veja, não estou desdenhando das vantagens de ter acompanhamento… O problema é que as soluções que nos apresentam não nos ajudam a criar autonomia e a escolher sem depender de ter sempre alguém nos dizendo o que fazer.
E será que o problema é falta de informação e orientação?
Um exercício que ajuda a responder isso é dar uma pesquisada na busca de imagens do Google por turmas de escolas e outros grupos em fotos da década de 50, 60, 70…
É raro encontrar pessoas gordas nos grupos!
E nessa época praticamente não havia nutricionistas e outros profissionais dedicados ao emagrecimento e um número bem menor de pessoas praticava esportes regularmente.
Mas dos anos 80 pra cá a situação se inverteu: aumenta o número de academias, mais profissionais de saúde disponíveis, aumenta (muito!) a oferta de alimentos ditos “saudáveis”…
E, mesmo assim, os números de obesidade seguem aumentando!
É como diz Michael Pollan em seu livro Em Defesa da Comida: Quanto mais a gente se preocupa com nutrição, menos saudável parece que a gente fica.
A confusão na cabeça das pessoas é lucrativa pra diversos setores!
Especialmente o dos alimentos processados, que se aproveita da preocupação das pessoas com a saúde pra estampar em seus rótulos palavras chamativas como “detox”, “light” e “gluten free” pra promover produtos que estão longe de serem saudáveis e nos afastam cada vez mais da comida de verdade.
Mas o que as pessoas que têm interesse em nos manter sempre cheios de dúvidas e dependentes de soluções externas NUNCA vão nos falar é que não existe método, não existe cardápio perfeito ou ingredientes milagrosos.
REALIDADE DURA DE ENGOLIR #1: O QUE EXISTE É A SUA POUCA TOLERÂNCIA AO CONSUMO EXAGERADO DE CARBOIDRATOS.
Se você tem bastante peso pra perder, são enormes as chances de você ter essa característica: seu corpo responde ao excesso de carbos engordando.
Também sou sócia desse clube das pessoas que parecem que engordam só de chegar perto da coisa. Complicado!
O legal é que experimentar low carb mesmo que por 15 ou 20 dias faz muita gente acordar pra essa realidade de que não era a gordura que te impedia de emagrecer e sim os carboidratos…
Até aquele pão 200 grãos caríssimo que você comprava achando que tava arrasando!
Chega a dar raiva de tanto tempo perdido regulando azeite, queijo ralado, creme de leite… Vai dizer?
Coisa boa que tudo isso é bem vindo na dieta low carb! E isso de poder comer quanta carne e ovos quiser pra manter a saciedade? É demais! Adeus, fome na dieta!
Então você está super feliz, com a faca e o queijo na mão: achou uma dieta saudável que não te faz passar fome.
Mas será que a partir daí o sucesso é garantido?
REALIDADE DURA DE ENGOLIR #2: NÃO É. NA VERDADE ESSE GANHO DE CONSCIÊNCIA É ALGO QUE ACONTECE RAPIDINHO.
E é assim que acontece com uma galera: começa, no início estranha comer as comidas que evitava antes, passa a gostar e achar super saciante, começa a ver o emagrecimento acontecer e até chegam a bons resultados.
Mas mesmo sabendo de cor e salteado o que fazer…
Mesmo tendo entendido perfeitamente que a comida de verdade sem todo o exagero de carboidratos é uma estratégia super eficiente pra controlar o peso e manter a saúde ao longo dos anos…
Mesmo assim, essa galera acaba largando a alimentação saudável e engordando novamente.
Isso acontece porque essas pessoas focam em detalhes e fecham os olhos para o mais importante que são coisas que você precisa se perguntar desde o começo do seu projeto de emagrecimento:
Como faço pra que esses resultados venham pra ficar?
O que faço pra não engordar tudo de novo?
Já entendi que priorizar comida de verdade e diminuir carbos emagrece mesmo, já entendi que é saudável…
Mas como eu, com a minha vida corrida de trabalho, de casa, de quem tem filhos, tenta ter uma vidinha social e ainda evoluir como pessoa…
Como consigo achar tempo pra me planejar, cuidar de mim? Sem jogar tudo pro alto mais uma vez?
REALIDADE DURA DE ENGOLIR #3: A SOLUÇÃO É COMPLEXA, NÃO É DEFINITIVA E ENVOLVE UM MONTÃO DE COISAS.
E que coisas são essas, como encontrar a solução?
A solução envolve se reconectar com a comida de verdade e realmente valorizar o que ela oferece, além do emagrecimento.
A solução envolve se organizar pra ter coisas pra comer e dedicar algum tempo, que não precisa ser muito, pra se planejar, comprar o que precisa e ter sempre alguma comidinha low carb na manga.
A solução envolve buscar fazer as pazes e aceitar o nosso corpo, por mais longe que ele esteja do peso considerado “ideal”. Isso é difícil de fazer, mas ajuda de verdade a manter a saúde em dia.
A solução envolve trabalhar nas nossas tretas emocionais, por mais duro que isso seja, já que em grande parte dos casos elas são a raiz da relação ruim com a comida e a balança. O custo pra nossa saúde que podem ter as palavras que deixamos de dizer, os sapos que engolimos!
Entre outras coisas, que pra você podem ser umas e pra mim, outras!
Nos anos à frente do site e vivendo a vida low carb eu percebi que as pessoas que emagrecem e conseguem aderir a um estilo de vida saudável sem tanto vai e volta NÃO SÃO as que têm acompanhamento do profissional mais top ou leram a maior quantidade de livros sobre o assunto…
Quem consegue fazer dar certo NÃO SÃO aquelas pessoas que pagam de perfeitinhas e se transformam nas chatas da dieta…
Em geral quem FAZ ACONTECER MESMO são aquelas pessoas que conseguem se alimentar dentro do planejado pelo menos a maior parte do tempo na loucura e correria que é a vida!
Lidando com os imprevistos, com as emoções, o cansaço, o stress, tropeçando e caindo sim, mas voltando a levantar e seguir… Sem neura, sem crise, sem proibição!
O jeito de fazer dar certo é se perceber uma pessoa NORMAL e IMPERFEITA, mas que faz o que pode com os recursos que tem à mão.
Porque atingir a perfeição é pra poucas pessoas – se é que elas existem. E essa busca pela perfeição pode cobrar o seu pedágio na saúde mental de uma pessoa.
Por isso acho importante falar dessas duras realidades: porque isso ajuda a gente a SE PERDOAR quando necessário, aprender com os erros e seguir sem mimimi.
Talvez eu tenha finalizado esse texto de um jeito meio pessimista, né?
Mas é que eu prefiro sempre tocar a real, falar o lado de quem sempre teve problemas com o peso, pra realmente ajudar quem quer emagrecer, além de só falar de cardápio e receitas.
Nos próximos dias vou falando um pouco mais sobre isso… Fique à vontade para responder compartilhando as suas impressões sobre essas duras realidades!
Oi Mariana Montenezzana, vc pode postar a receita da torta de atum ….uma das primeiras que foram o postadas no ebook que adquiri na época. E que agora não tenho mais acesso, por troca de celular
É verdade, é uma luta que a gente nunca pode dar totalmente por vencida. Sucesso!
OI mariana. Eu comecei a dieta low carb lendo seu blog e o do Dr Souto tambem em 2017. perdi 15 kg. sou do tipo musculoso com barriga e fiquei magro, perdendo massa muscular tambem. mantive o peso por quasse dois anos. Fiquei com a pale amarelada devido ao excesso de beta caroteno, especialmente da abobora cabotia, que eu usava quase que diariamente, em sopas e pures.
Como estava muito laranja, resolvi dar um tempo nos vegetais amarelos e vermelhos e introduzi um pouquinho de arroz e feijao na alimentacao. Como todo vicio, esse consumo de carboidrato foi aumentando, aumentando e quando me dei conta, estava assando bolos todo dia e comendo-os no cafe da tade, alem de sair no meio da noite para comprar uma bola de sorvete.
Ainda assim, nao comprava mais acucar, aliemntos industrializados e ganhei apenas 7 kg.
Ha uma semana, reiniciei a dieta e praticamente ja perdi 4 dos 7 kg que havia readquirido e o que tenho a dizer é: pra quem tem sensibilidade ao carboidrato, Low carb é a unica opcao. Nao da para comer somente um pouquonho de pao ou um pouquinho de macarrao.
Um dia de cada vez.
Beijos Mariana e obrigado pela seu papel social em ajudar pessoas.
Não achei pessimista não…achei realista. Nada melhor que jogar a real. Gente vendendo milagres não cola mais. Vou ler mais textos teus!
Oi Nathália! Ovos e carne não tem carbo, por isso não entram na cota. Ovos tem um pouquinho só, tão pouco que não se recomenda contabilizar. Sucesso!
Quer um empurrãozinho pra começar ou recomeçar low carb? Vem para o Desafio 21 Dias pelo WhatsApp! Mais infos e inscrições aqui https://www.vidalowcarb.com.br/desafio21dias
Marina,
Eu estou com uma dúvida, essa quantidade de 20 g de carboidratos liquidos ela corresponde até aos alimentos que podemos comer a vontade como ovo e carne?
Realmente é muito difícil mesmo, mais do que emagrecer. Lidar com essa realidade é importante para ter uma manutenção que dá certo. Veja as minhas dicas de manutenção aqui https://www.vidalowcarb.com.br/manutencao-da-perda-de-peso/ Sucesso!
A realidade é dura, mas necessária… Que bom que gostou! Sucesso no recomeço!
Uau, que transformação inspiradora! Arrasou. Obrigada pelas palavras. Parabéns, sigamos em frente!
Mariana
Opa, que bom que gostou! Obrigada pelas suas palavras!
Mariana
Amém! Só não sou Doutora de nada, sou só uma ex gorda que emagreceu e mantém com low carb. Sucesso!
Oi Vanessa,
3 Kg em um mês é ótimo, parabéns! Veja aqui minhas dicas pra seguir perdendo https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Sobre o FatSecret é um banco de dados colaborativo, não dá pra confiar 100%, por isso ele serve apenas para uma estimativa.
Mariana
Que bom que gostou, vou escrever mais sobre isso sim!
Mariana
Bom dia Mariana! Eu gostei muito do seu texto porque é bastante realista. Para mim, a dieta low carb é uma ferramenta que me direciona a alcançar o peso mais ideal possível e de forma menos traumática. Para o meu organismo funciona super bem, emagreço rápido e a minha fome diminui em mais de 50%. A minha dificuldade é em manter, pois, depois de um tempo, a vontade de comer carboidratos vem com força total e como driblar isso? Aguardo o seus próximos textos com a esperança de que tenham uma luz com relação a esse questão. Grata! Beijos
Mariana , sigo seus passos e ja comprei o ebook. Estou há 1 mês na vida lowcarb , com alguns pequenos e poucos deslizes nesse mês, fazendo jejum de 12h , comendo direitinho o que é orientado dentro de 20g de carbos. Mas só perdi 3kg e a balança travou. Será que são os mini pedacinhos de bolo lowcarb que tenho comido dentro dos meus carbos ? Outra coisa o FatSecret apresenta carboidratos diferentes pros mesmos alimentos, posso confiar ?
Olá Doutora,
Estou nesse dilema…
Seu texto, foi sincero.
Obrigado por contribuir conosco.
Estou fazendo uma evolução mental a cada dia, para que entre nesse ritmo de vida saudável.
Deus lhe abençoe!
Olá Mariana!
Olhar para “dentro da caixa”, entender e aceitar as nossas capacidades e limitações é o que traz independência emocional e te mantém focado no que realmente importa sem neuras e perda de tempo.
Parabéns pelo conteúdo!!
Olá, descobri a dieta low há 10 anos … sempre fiz dieta, mas nunca conseguia manter o corpo magro. A low entrou na minha vida e retirou me 43 kg … renasci! Não foi fácil na época não se falava muito sobre ela. Aprendi sozinho a me adaptar! Hoje, já existem vários recursos para receitas,dicas… muito feliz com seu blog… o mais sincero que já segui… posso dizer que essa dieta mudou minha vida, meu estilo de vida! A começar pela alimentação, disciplina atividades físicas, parei de fumar, entre outras opções que só ganhei!
Eu realmente estava precisando ler algo assim. Muito obrigada por me fazer despertar para recomeçar.
Boa tarde, tenho muita dificuldade de manter o peso depois da dieta.