Escolha uma Página

Hummm eu amo batata e amo qualquer coisa feita de batata! É super comida de verdade, mas entrega uma generosa quantidade de carbos! Um dos meus pratos favoritos com batata é a batata suíça, então pensei… Por que não uma abóbora suíça?

O que é legal dessa receita é que dá pra rechear do jeito que quiser, com o que tiver em casa.

A primeira que fiz recheei com queijo muçarela, bacon, cebolinha, cebola e pimenta malagueta, mas na minha cabeça já pintaram várias ideias de recheio, brócolis com catupiry, frango com tomate e queijo… Versões vegetarianas são totalmente possíveis também!

Vamos à receita?

Ingredientes Abóbora Suíça

  • 1/4 de uma abóbora paulista grande ralada
  • 100 gr de queijo muçarela ralado
  • 50 gr de bacon em cubos frito (reserve a gordura para a abóbora)
  • Cebolinha picada
  • 1 pimenta dedo de moça picadinha
  • 1/2 cebola picadinha
  • Pimenta do reino e sal a gosto

Passo a Passo

  1. Frite os cubinhos de bacon em uma frigideira pequena com antiaderente (será a mesma onde você vai fritar a abóbora) e quando estiverem douradinhos acrescente o resto dos recheios que vai usar e frite até dourar. A frigideira que usei deve ter por volta de 18 cm de diâmetro.
  2. Retire os recheios com um garfo, deixe a gordura da fritura no fundo da frigideira. Se for usar um recheio sem bacon pode usar azeite de oliva ou se sobrar pouca gordura complemente com azeite.
  3. Em uma tigela, rale a abóbora no ralo grosso. Tempere com sal e pimenta e misture. Passe uma linha no meio com o dedo, dividindo a quantidade em duas metades.
  4. Forre o fundo da frigideira com a metade da abóbora, apertando com os dedos para compactar a abóbora.
  5. Distribua o recheio por igual tomando cuidado para manter a abóbora compactada no fundo.
  6. Disponha o resto da abóbora ralada por cima do recheio, compactando para formar um disco.
  7. Ligue o fogo baixo e frite a parte de baixo. Use uma espátula para ir moldando no formato redondinho.
  8. Agora vem a parte complicadinha, precisa tomar cuidado para não se queimar. Passe a abóbora para um prato com cuidado, coloque a frigideira com o fundo voltado pra cima por cima da abóbora que está no prato.
  9. Com cuidado mas ao mesmo tempo sem enrolação, vire o prato e a frigideira. O fundo da abóbora suíça já fritinho fica pra cima e a parte ainda não frita fica para baixo.
  10. Deixe dourar a parte de baixo, vá moldando com a espátula para garantir o formato redondinho.
  11. Os torradinhos ficam o ponto alto, muito crocantes e deliciosos.

Amei! Seria legal se os restaurantes de batata suíça incluíssem essa opção com menos carboidratos no cardápio.

Registro também que a abóbora suíça é criação original dessa que vos fala hein! Ainda procurei no Google e não vi alguém que tenha tido uma ideia nessa linha. Amo criatividade na cozinha!

Se você como eu ama abóbora, quer mais dicas de receita com essa maravilha super saciante e nutritiva? Veja essas opções!

Caçarola de frango com espinafre

Escondidinho Low Carb

Fricassê Low Carb

Camarão na moranga Low Carb

Conta nos comentários o que achou da abóbora suíça? Eu adorei e achei mega ultra saciante, comi só a metade no jantar com saladinha e deixei a outra pra marmita do dia seguinte com mais saladinha verde.