Ansiedade low carb é um dos temas mais pesquisados por quem já conhece um pouco a alimentação low carb ou sofre de compulsões alimentares e pretende ter um estilo de vida low carb.

Sim, é natural um pouco de ansiedade com tudo que é novo e muda nossos hábitos, o problema é a quantidade de tempo que vivemos neste estado. Se manter ansiosa o tempo todo é prejudicial à saúde e, sim, à sua alimentação!

Comer demais, comer rápido demais, sentir dores estomacais sempre: são algumas questões que uma pessoa ansiosa pode apresentar e devem ser trabalhadas tirando os nós da ansiedade, respirando fundo e relaxando. Vamos relaxar?

 

Ansiedade Low Carb

1# Dica para Relaxar

 

Invista em chás calmantes!

Não precisa ser só na hora de dormir, chás que acalmem são ótimos para relaxar o corpo e, consequentemente, a mente.

Nada de chá verde, preto, branco ou outro que contenha no seu composto cafeína. É hora de desacelerar!

Entre os chás que são ótimos neste momento, entram o chá de camomila, erva doce ou melissa, capim cidreira, passiflora (flor do maracujá), lavanda (feito com as flores dela) ou de hortelã.

Chá ou mesmo o suco feito com o maracujá é extremamente relaxante também. Lembrando que adoçar, só se for com adoçante e ainda sim não aconselho. Se trata de um remédio natural, então é bom manter as propriedades dele sem nenhum tipo de açúcar.

 

Ansiedade Low Carb

2# Dica para Relaxar

 

Alimentos calmantes? Eles existem!

Pode parecer que não, mas os alimentos têm mais que nutrientes, vitaminas e minerais para nos dar. Muitos deles podem servir como calmantes!

O mais famoso é o maracujá, que pode ser usado em sucos como já comentei, mousses, bolos e assim por diante.

A lista dos demais alimentos já é mais curiosa e diferente. Você sabia que no talo da alface há uma propriedade chamada lactucina que é calmante? Consumir diariamente salada com alface é uma boa ideia para relaxar.

Outro alimento ótimo para acalmar são as castanhas, sejam elas nozes, amêndoas, castanhas do pará ou outras oleaginosas com menos carboidratos. Elas fornecem vitaminas que auxiliam a diminuir o estresse e gerar o relaxamento que os ansiosos tanto precisam.

O chocolate 70% cacau ou mais não serve só para aqueles momentos de TPM, ele realmente é um ótimo aliado contra a ansiedade e o stress: é rico em magnésio e outras propriedades calmantes! Claro, sempre é bom cuidar a quantidade consumida dentro do consumo de carboidratos líquidos permitida.

Outro alimento que contém magnésio e ajuda a relaxar é o abacate, uma das frutas mais low carb que existem. Além do magnésio, ele contém uma substância chamada beta sistoterol, que regula os níveis de cortisol, hormônio responsável pelas taxas de estresse no corpo.

Para quem gosta de frutos do mar, precisa saber que as ostras entram na lista dos alimentos que nos acalmam: são ricas em zinco, mineral que auxilia nessa questão.

 

Ansiedade Low Carb

3# Dica para Relaxar

 

Mindful eating

Já ouviu falar em mindful eating? Bem, se trata de um método que nos leva à um estado de relaxamento e entrega ao ato de comer que pode auxiliar na ansiedade e nas questões que envolvem beliscar comidas o tempo todo ou comer compulsivamente.

Através dele, entendemos a importância de se desconectar de celulares, TVs ou outros aparelhos eletrônicos ao comer e realmente prestar atenção ao que estamos consumindo.

A palestra abaixo, comandada por um endocrinologista explica como se dá esse processo. É só pra te dar um gostinho de como é interessante pôr em prática essa técnica:

 

Ansiedade Low Carb

4# Dica para Relaxar

 

Ponha seu corpo em movimento

Ah, a endorfina! Não há jeito melhor de relaxar que fazer ela circular no nosso corpo através dos exercícios. E isso não se trata de fazer academia, musculação ou algo mais pesado.

Pode ser fazer yoga, caminhadas diárias de curta distância ou mesmo tai chi chuan: manter o corpo em movimento é o que importa.

Tem dúvidas sobre exercícios e a dieta low carb? Respondo tudo sobre o assunto aqui!

 

Ansiedade Low Carb

5# Dica para Relaxar

 

Fique ao ar livre

Escolha um lugar, um banco, uma árvore, um ponto perto de um lago, rio, riacho… respire fundo, olhe para o céu, note o movimento das árvores e dos pássaros, das nuvens no céu…

Tire um tempo para se conectar com a natureza e o ar puro, a calma e o silêncio que você não encontra no dia a dia.

Se desligue da correria diária e foque na sua respiração, limpando seus pensamentos. Pode ter certeza que essa é uma ótima dica para realmente relaxar.

 

Ansiedade Low Carb

6# Dica para Relaxar

 

Medite!

Comece a tomar mais consciência do seu corpo e dos seus sentimentos, a meditação nos guia e abre portas para o relaxamento.

Assim como o mindful eating, a meditação em geral é importante para trabalharmos a sensibilidade e, dessa forma, conseguirmos entender o que o nosso corpo diz antes de ficarmos ansiosos em crise.

Este é o momento para esvaziar a cabeça dos pensamentos futuros, focando no presente e, de preferência, no passo que já demos em favor da nossa saúde e bem estar.

 

Ansiedade Low Carb

7# Dica para Relaxar

 

Desconecte-se

Estamos acostumados e, por vezes, viciados em olhar as telinhas que nos acompanham diariamente. Nossa ansiedade também está ligada à isso!

É redes sociais, aplicativos de todos os tipos apitando a todo momento e o fato de não conseguirmos acompanhar tudo ou de utilizarmos esse meio para nos compararmos com as demais pessoas, como nas redes sociais, complica tudo.

Tire algumas horas do dia para simplesmente desligar seus aparelhos ou deixá-los longe de você. Leia um livro, vá passear, reveja seus hobbies, utilize seu tempo de forma saudável!

 

Ansiedade Low Carb

8# Dica para Relaxar

 

O que eu quero dizer é…

Em tempos solitários, onde praticamente toda interação ocorre pela Internet, é difícil se abrir e conversar sobre o que sentimos ou deixamos de sentir…

Às vezes há aquele parente, amigo ou colega de trabalho que nos ouve, mas essa não é a realidade de todo mundo, não é mesmo?

Por isso minha dica é todo dia tirar um momento para escrever como você anda se sentindo, o que você faz quanto ao que sente, como você se vê, conquistas, desafios e assim por diante.

Escrever é uma forma de espairecer a mente e, dessa forma, o corpo também!

 

Ansiedade Low Carb

9# Dica para Relaxar

 

Venham a mim, boas companhias!

Encontrar pessoas que estão com os mesmos planos que você é muito gratificante e, sim, relaxante! Pessoas que te entendam e te ponham pra cima são as melhores companhias nessa hora.

Procure por grupos on-line ou off-line de pessoas que também estejam mudando seu estilo de alimentação para o low carb.

Troque ideias, informações, receitas e muita motivação, vai ser bom para você para todos que fazem parte desse círculo.

 

Ansiedade Low Carb

10# Dica para Relaxar

 

Palavras positivas se tornam ações positivas

Procure listar e entrar em contato com conteúdos em vídeo e livros que tratem de assuntos positivos e, de preferência, que possam agregar ao seu crescimento.

Acessar informações positivas geram ações positivas em favor do nosso próprio bem estar e saúde física e mental. Vamos nos ligar ao que é positivo?

Gostou das dicas? Qual outra dica você usa para relaxar? Me conta nos comentários!

Pin It on Pinterest

Share This