Quando eu era adolescente íamos muito a Garopaba, em Santa Catarina, passar uns dias de férias. Lá tinha esse restaurante, onde comíamos todos os anos o nosso tradicional camarão na moranga. Era um dos nossos rituais familiares.
Depois de uns anos sem ir pra lá, voltamos a Garopaba e fomos na maior animação procurar o tal restaurante que servia o nosso amado camarão. Chegando lá, procuramos e procuramos, rodamos a quadra achando que tínhamos errado a rua. Mas não. O restaurante estava fechado. Pra sempre.
Nesse mesmo dia acabamos indo parar em um outro restaurante onde a comida era só razoável e não chegava nem aos pés do nosso emblemático camarão na moranga. Grande trauma gastronômico do passado.
Aproveitando o final da época das morangas baratíssimas no mercado, resolvi reproduzir do meu jeito um camarão na moranga low carb, parecido com o do restaurante em Garopaba.
Ficou lindo e delicioso, e sem dúvida é uma bela opção para servir para convidados em casa sem precisar furar a dieta.
Camarão na moranga low carb | Ingredientes
1 abóbora moranga grande – a mesma usada nos enfeites de halloween
1 Kg de camarão médio descascado
1 bisnaga de catupiry
3 colheres de sopa de nata
3 colheres de sopa de molho de tomate
100 gramas queijo mussarela ralado
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de cebola picada
Cheiro verde a gosto
Sal e pimenta do reino
Azeite de oliva
Manteiga para fritar
Camarão na moranga | Passo a passo
1. Corte uma tampa na parte de cima da abóbora, para fazer tipo uma panelinha.
2. Com a ajuda de uma colher e um pouco de paciência, desconecte a tampa do resto da abóbora e retire as sementes.
3. Tempere a abóbora por dentro com azeite, sal e pimenta do reino. Lambusei com um pouco de azeite por fora também.
4. Cubra com papel alumínio e asse no forno a 200 graus, por 1 hora.
Nota: eu assei a abóbora com o buraco para cima, mas depois conversando com minha cunhada ela disse que é melhor assar com o buraco para baixo. Deve ser melhor mesmo, já que a minha acabou gerando uma água no fundo que depois eu dispensei com um pouco de trabalho. Acabou ficando meio cozida demais embaixo por causa da água, poderia ter furado mas deu certo.
5. Retire a abóbora do forno e retire o alumínio. Com uma colher retire 3 colheres de sopa de abóbora e faça um purê com a ajuda de um mixer ou processador.
6. Tempere o camarão com pimenta preta moída na hora e sal.
7. Em uma panela grande, frite os camarões. Divida os camarões em duas ou três “viagens” para não deixar soltar muita água. Reserve.
8. Na mesma panela em que fritou os camarões, frite o alho e a cebola com 1 colher de sopa de manteiga.
9. Adicione 3 colheres de sopa de molho de tomate (usei o da Hemmer, que embora não tenha açúcar na composição, infelizmente tem óleo vegetal). Se preferir use tomates de verdade e deixe reduzir bem.
10. Acrescente quase todo o catupiry (reserve umas duas colheres de sopa para depois), a nata, a mussarela ralada e o purê de abóbora.
11. Quando o molho tiver engrossado, volte os camarões para a panela e tempere com cheiro verde a vontade.
12. Coloque metade do molho e acrescente “bolotas” com o catupiry que sobrou. Coloque o resto do molho e sirva com salada verde.
Na foto eu usei um maçarico culinário para fazer um gratinadinho, mas se você não fizer isso o gosto será o mesmo.
Essa receita é tão gostosa que fica difícil evitar uma sensação de culpa depois de comer. Uma beleza poder comer uma super refeição dessa e ainda emagrecer!
Pode catupiry na indução?
Laura, a cabotiá tem mais carbos, é uma opção para quando estiver próxima do peso alvo. Obrigada pela visita!
Obrigada por compartilhar, vou experimentar! Beijos
Olá Mariana,
Faço muito abóbora recheada, tanto a moranga quanto a japonesa.
Agora ao invés de ir ao forno, embrulho a abóbora toda em papel filme e levo ao microondas por uns 10 min.
Cozinha da mesma forma e é mais prático 🙂
Obrigada por todas as receitas, adoro o site!
Moranga cabotiä pode? Qual a diferença da abóbora moranga e da abóbora menina??
Pode comer sim! Na alimentação low carb você deve contar apenas os carboidratos – não precisa contar proteína e gordura.
Conte só os carbos, o resto se ajusta naturalmente. Se gosta de carne, se jogue sem fazer contas, varie bastante os tipos e cortes.
Obrigada pela visita!
BOM DIA!!! MARIANA GOSTARIA DE SABER SE AQUELA GORDURINHA DA CARNE DO CHURRASCO SABE AQUELA QUE É UMA DELICIA ? ENTÃO ELA É UMA VILÃ OU AMIGA !! BJS
Oi Patrícia, sempre verifique a quantidade de carbos com a ajuda de uma ferramenta como o Fat Secret http://www.fatsecret.com.br. Nesse post você encontra a quantidade de carbos dos principais legumes e vegetais.
Quiabo é low carb sim. No caso da abóbora depende do tipo, as mais low carb são a abóbora moranga (a de halloween, que uso nessa receita). Abóbora menina e paulista também tem menos carboidratos. Não é um alimento para ser consumido em grande quantidade todos os dias, mas sem dúvida é uma excelente pedida no contexto de uma alimentação low carb.
Parabéns pelos resultados, sucesso!
Ola, estou fazendo a dieta exatos 5 semanas, consegui eliminar 4,500kg…Tive muitas duvidas, e sempre aparece uma outra, mas a minha maior duvida é se posso comer quiabo e abobora?
Olá, leite de soja não é low carb, além disso a soja é inflamatória. Se não der pra comer laticínios dá para fazer low carb mesmo assim, só o leite de soja acho uma tremenda roubada.
Sucesso!
Amei o site! Comecei a dieta low carb há 2 semanas e já perdi 1,5kg. Passei por um câncer na tireoide e durante o tratamento engordei 10,5kg. Isso abalou-me não só no corpo, mas na autoestima também. Difícil não ter uma calça jeans para vestir e não conseguir se olhar no espelho =( Após a alta e consulta com médicos especialistas, meu endocrinologista e minha nutricionista indicaram essa dieta como forma de ganho de massa muscular (pq perdi muito durante o tratamento) e perda de gordura visceral (pois foi a que mais ganhei). A parte mais difícil para mim é pq sou alérgica ao leite em seu estado natural (posso tomar whey e até alguns shakes protéicos, mas leite, queijo, manteiga nem pensar!). Tenho o substituído pelo leite de soja pq é a forma que estou encontrando para adaptar as receitas e estou amando… Evitei atividades físicas nessas duas semanas, mas comecei hj caminhada/corrida e passei super bem, nada de mal estar ou tontura. Daqui a alguns meses voltarei com um antes e depois =) Bjos e o site está de parabéns!
Olá Patrícia! Em relação a desinformação que existe na internet sobre pode/não pode, isso tudo não é importante. Você consegue emagrecer consumindo alimentos com poucos carboidratos, consumindo no máximo até uns 30 gramas de carbos líquidos (homens normalmente podem comer um pouco mais) por dia. Para saber quantos carbos os alimentos tem, recomendo abrir uma conta no FatSecret. Pronto, basta contar e garantir que não passa disso, por isso o pode/não pode não faz sentido. Imagina que você tem 30 reais para gastar todos os dias, você usa como quiser, se pode ou não pode é você quem decide. Daí com base nisso recomenda-se alguns alimentos, que é o que eu comento nesse post.
Dito isso, abóbora menina e abóbora moranga (aquela usada para o Halloween) são low carb sim, mas menos low carb do que alface, por exemplo. Por isso tem que contabilizar.
Sucesso, tudo de bom!
Oi marianna….
Gostaria de tirar uma duvida…. estou tentando a dieta low carb, mas li em outro grupo que nao podemos comer abobora ou moranga pelo alto indice glicemico. Pode ou nao pode?????
Patricia
Oi Carol! Que bom que gostou e quer tentar! Low carb é uma grande troca de foco, em vez de olhar as calorias passa-se a observar quantos gramas de carboidratos se come, para quem gosta de comer é uma excelente ideia, já que não se passa fome nenhuma, e come-se muito bem! Eu sou suspeita para falar, acho tudo de bom mesmo! Passe para contar como vai indo e qualquer dúvida, me procure, beijos!
Mariana,
eu estou no FatSecret e por um acaso eu vim parar aqui no seu site. Assim, de repente! Já tinha lido algumas coisas a respeito da dieta Low Carb, e confesso, sempre torci um pouco o nariz. Eu, quando criança, sofria muito “bullying” na escola e entre os primos por que era gordinha. Quando tinha 11 anos, após meu irmão mais velho (que também era gordinho) perder 40kg depois de ler um livro sobre reeducação alimentar e ter “bolado” uma dieta onde não misturava os carboidratos, eu resolvi seguir o “cardápio dele” e comecei meio que por conta própria a fazer a dieta. Cortei refrigerantes, doçuras (que eu amo), frituras, gorduras. Não deixei de comer pão, porém comia apenas integral, sempre acompanhado ou com queijo, ou presunto, jamais misturava os dois. Era bem simples e fácil de fazer, não passava fome e deu resultado. Comia muito tomate, alface e maçã (todos os dias). Minha mãe percebeu e começou a me ajudar, fazendo sempre comidas que eu podia comer… Resultado, família toda acabou emagrecendo. Tudo bem eu estava na fase de crescimento e isso ajudou, também tinha vida de exercícios muito agitada. Jogava handebol, futebol, vôlei e fazia atletismo. Resultado = 20kg a menos em menos de um ano. Uma vez por mês eu abria uma exceção para um pedaço de pizza, um pedaço de chocolate… e acredite aos domingos me permitia comer macarrão, churrasco e maionese . Eu mantive essa alimentação praticamente até os meus 19 anos e meu peso se manteve o mesmo por muito tempo, com pouca variação.. tive um ponto inclusive de ficar magra demais. Menos de 50Kg o que para minha altura é muito pouco. Bom, fato é que hoje não tenho mais 20 anos, e meu metabolismo já não é o mesmo… tenho 30 anos… e depois dos 26 anos, digamos, eu dei uma relaxada e parei totalmente com a minha “combinação alimentar”. E claro, comecei a andar mais de carro do que a pé, vendi a Bike e me tornei uma preguiçosa daquelas. Não obstante comecei a comer todas as porcarias das quais me privei por muitos anos. Refrigerantes, chocolates, batata frita… etc… resultado 10 quilos a mais. Tudo bem que foram 4 anos sem dieta e comendo bobagem. Acho ainda que meu metabolismo não está tão ruim assim, graças a Deus foram só 10 e não 20. A vida de casada faz a gente relaxar um pouco também…. Fato é que agora comecei a ler mais sobre dietas por que quero sim voltar aos meus 63… 64 kg que é o peso com o qual eu me sinto bem… e por incrível que pareça, após ler seu blog, foi a primeira vez que eu não torci o nariz para a tal “low carb”. Parece que comecei a gostar da ideia. Não sei direito por onde começar. Quer dizer acho que sei… E acho que vou começar a encarar essa ideia hoje mesmo. E espero poder vir aqui novamente para compartilhar com você o resultado. Ps: desculpa contar toda a minha história ai, mas acho bacana a gente compartilhar essas coisas. Abraços!!! Vou adicionar teu site nos meus favoritos!
Olá Valéria! Sim, a nata ou creme de leite fresco é vendido refrigerado no supermercado. As marcas variam entre estados, mas verifique na lista de ingredientes, algumas marcas como a Frimesa contém leite em pó e devem ser evitadas. A maioria, no entanto, contém apenas creme de leite fresco e algum espessante, como goma guar. Por tudo que tenho lido, a nata não afeta os intolerantes a lactose, porque no processo de fabricação dela a lactose desaparece naturalmente. Mesma coisa com a manteiga. Achei esse material do Hospital de Clínicas do RS muito interessante, dê uma olhada lá. Acho que super vale fazer uma experiência!
Um beijo, obrigada pelos elogios, fico muito feliz que está gostando do meu trabalho com o blog. Sucesso!
oi Mariana tdo bem?parabens pelo blog e pela sua dedicacao em compartilhar suas experiencias e conhecimentos!Gostaria de saber onde voce compra creme de leite fresco? é o do supermercado aquele que vem em potinhos que ficam refrigerados? tem alguma marca que vc indica?tenho intolerancia a lactose. fico com receio de usar creme de leite e nata mas quero fazer uma experiencia pra ver no que da!obrigada mais uma vez parabens!curto de montao seu blog!
Eu fiz!!adorei a receita! BJSS
olá Mariana, o seu café da manhã sempre é ovo?
Olá Lu! Come-se a abóbora sim, misturada no creme no molho de camarão e também dá para arrancar uns nacos de abóbora com a colher quando for servir. Um beijo!
Oi Edna! Uso salada, à vontade! Uma coisa boa de mudar os hábitos é que você já não fica na expectativa de um arroz, pão ou macarrão para acompanhar. Demora um tempo e precisa de alguma prática, mas uma hora você se habitua com a salada bem variada como acompanhamento principal. Além disso essa receita é mega intensa, não precisa mesmo! Mesmo falando em salada eu acompanho com só um verdinho básico, senão fica muita informação.
Um beijo, sucesso e tudo de bom!
Desculpe a ignorância, mas se come a abóbora tb?
Quais acompanhamentos vc usa para este prato, já que estão descartados o pão e o arroz??
Bão demais! Beijos
huuuummmmm que delícia!!!! Tá com uma cara ótima!!! Deu uma fome…kkkk