Ter dicas culinárias low carb ajudam, e muito, na hora que começamos a mudar nosso estilo de vida e passamos a cozinhar mais que desembalar refeições prontas.

Quais ingredientes usar? Como fazer substituições nas receitas? É possível criar novas versões de receitas que já existem, sem usar farinha branca ou açúcar?

São várias as dúvidas e algumas delas eu tiro aqui, junto às minhas 5 dicas especiais para quem quer se dar bem na cozinha low carb!

1# Dicas Culinárias Low Carb

A farinha de amêndoas é sua amiga!

 

Quando a gente se acostuma a cozinhar só com farinha branca, fica difícil imaginar que existam tantas outras farinhas que não só ela, né?

Explico melhor aqui sobre várias delas que são baixas em carboidrato.

Mas também é fácil se perder na quantidade de alimentos low carb que podem e que são utilizados para fazer farinha: linhaça, coco, castanhas diversas…

Contudo, nenhuma bate o sabor e a praticidade da farinha de amêndoas. Neutra, pode ser usada em receitas doces ou salgadas sem deixar resquícios do seu próprio sabor (como ocorre com a farinha de amendoim, por exemplo).

Se está em dúvida de qual farinha comprar para as suas receitas, tenha em mente essa dica!

Já fiz massas salgadas maravilhosas com ela, como na minha receita do empadão low carb. Assim como já fiz doces muito gostosos, como o brownie low carb.

2# Dicas Culinárias Low Carb

Deixe os ingredientes em temperatura ambiente

 

Nas receitas low carb usamos muitos ingredientes que, se não forem refrigerados, estragam facilmente.

Cream cheese, manteiga e creme de leite fresco são alguns exemplos deles.

Se você está na correria e ainda sim quer fazer uma receita deliciosa, nunca deixe de manter, um tempo antes de começar o preparo, os ingredientes que for usar em temperatura ambiente.

Não tem nada pior que tentar bater, mesmo na batedeira, uma manteiga em bloco ao invés de uma mais derretida.

Essa dica é super válida para quem for testar minha receita de cheesecake low carb de mirtilos, onde eu uso a manteiga para unificar a farinha e os demais ingredientes da massa.

3# Dicas Culinárias Low Carb

Use e abuse dos leites vegetais e creme de leite/nata!

 

Se a receita pede leite ou variações que não sejam low carb, não pense duas vezes em usar leites vegetais ou creme de leite/nata (creme de leite fresco).

Admito que no início achei que não dariam certo algumas receitas com essa substituição, mas me enganei profundamente!

Para receitas que devam ser mais leves e menos encorpadas, leites vegetais são ótimos. Mas quando quiser algo mais encorpado, seja na finalização de molhos ou mesmo como ingrediente principal da receita, creme de leite, fresco ou não, é a melhor opção.

Uma das minhas receitas que mostra a versatilidade e potência do uso do creme de leite é o meu brigadeiro low carb. Fica tão cremoso quanto o original e, deixando algumas horas na geladeira, dá até para enrolar na hora de servir!

4# Dicas Culinárias Low Carb

Não deixe de untar as formas sempre

 

Diferente das massas que fazemos com farinha de trigo, que são super leves e maleáveis, as massas doces ou salgadas low carb costumam ser mais pesadas e grossas que as tradicionais.

Já perdi muita massa de pizza e outras receitas que normalmente a gente não fica untando a forma que vai usar por conta de achar que, assim como as massas com farinha branca, ela não vai ficar inteira grudada no fundo (ó, doce ilusão).

Por isso, nunca esqueça de passar uma boa quantidade de manteiga nas suas formas ou, ainda, usar o papel manteiga para cobrir a área que vai despejar a massa que você fez.

Sempre que tenho em casa do papel manteiga, uso ele, mas a manteiga sem sal serve igualmente para untar as minhas formas de bolo inglês, que uso para fazer os pães low carb, assim como bolos muito gostosos como o meu de chocolate com cobertura de chocolate.

5# Dicas Culinárias Low Carb

Dê asas à sua imaginação

 

Que tal começar a criar versões low carb de receitas ricas em carbos?

Eu, no início, ficava receosa de gastar tempo e dinheiro inventando novas receitas, mas ficar sem algumas comidinhas era difícil pra mim.

Uma delas é o caldo verde. Aqui no sul do Brasil faz um frio intenso em várias épocas do ano e uma sopinha é tudo o que eu mais quero nessas horas.

Foi por conta dessa minha paixão que criei uma versão low carb dela, sem batatas ou outros ingredientes ricos em carboidratos. Bora testar as suas versões também!

Espero que essas dicas culinárias te deem mais vontade ainda de estar na cozinha, em contato com comida de verdade.

Vai que, dessa forma, você faz com que as pessoas à sua volta tenham vontade de terem uma vida mais saudável, como você?

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