Dieta Low Carb Funciona? – Quando algo foge do senso comum é realmente difícil dar o braço a torcer, abrindo mão de crenças que nos acompanham há décadas.
Porém um número cada vez maior de pesquisas científicas comprovam que a alimentação low carb é mais eficiente para emagrecimento do que as dietas de restrição calórica, fica difícil negar as evidências.
Mas ainda circulam por aí mitos que precisam ser quebrados para mostrar que a dieta low carb funciona bem e é uma ótima estratégia de controle do peso no longo prazo. Nesse artigo eu listo os 10 mitos mais comuns sobre a dieta Low Carb:
É difícil se manter em dietas Low Carb
Muitos acreditam que excluir alguns tipos de alimentos que uma alimentação Low Carb restringe é extremo e insustentável. Aqui, faço uma pausa dramática para refletir: mas qual estratégia alimentar não faz isso?
Sempre fiz dietas e, ao longo dos anos, restringi muitos alimentos: doces, frituras, laticínios e assim por diante… isso quando não se tratava de comer SÓ um tipo de alimento (loucura total!).
Se emagreci? A curto prazo, talvez… mas estava sempre com fome e querendo matar o primeiro que aparecesse pela frente!
Consumindo gorduras naturais, proteínas e poucos carboidratos pude sentir mudanças a longo prazo, podendo comer até estar saciada e, o melhor de tudo, sem fome enquanto alcançava meu objetivo de peso.
E outra coisa: fazer low carb não quer dizer que você nunca mais vai comer algumas coisas que gosta e que são ricas em carboidratos. Com a estratégia certa você pode continuar comendo comidinhas que ama sem perder o controle do seu peso – nesse artigo explico como lidar com as saídas da dieta sem prejudicar o emagrecimento.
Dietas Low Carb excluem grupos alimentares essenciais em qualquer dieta
Para se ter todos os benefícios de uma alimentação Low Carb é importante, sim, excluir alguns alimentos. Em especial os ricos em açúcar e amido, normalmente processados.
Grãos, legumes e frutas mais doces também entram nessa, geralmente na fase de perda de peso e para quem quer se manter em cetose.
Se formos ver, os homens passaram a consumir coisas como os grãos há cerca de 10 mil anos atrás, o que é pouco tempo considerando que o homem surgiu por volta de 300 mil anos atrás.
Com certeza, antes disso, ele se alimentava de outra forma que não com esse tipo de alimento. E, vejam só, evoluímos!
Sobre os alimentos ricos em açúcar, não há o que se comentar: não tem nutrientes neles que não se encontre em produtos animais ou vegetais. E a variedade de vegetais é enorme!
Lembrando que Low Carb significa baixo carboidrato e não ZERO, o que significa que dá pra se alimentar muito bem comendo poucos carbos.
Dietas Low Carb levam ao estado de cetose, o que é prejudicial à saúde
Muita gente confunde o estado de cetose ao da cetoacidose. Ambas condições são relacionadas ao metabolismo e ao açúcar no sangue, mas só nisso se parecem.
Enquanto a cetose ocorre na maioria das pessoas, tornando a gordura o combustível principal do corpo ao invés do carboidrato, a cetoacidose é perigosa porque acontece com quem tem diabetes e, consequentemente, não produz insulina.
A produção de corpos cetônicos pode aumentar absurdamente em diabéticos (do tipo I, em especial), gerando a cetoacidose, porque o corpo não consegue metabolizar todo o açúcar que é acumulado e tenta equilibrar isso criando mais e mais cetonas.
Esse estado, sim, pode levar ao coma e até mesmo à morte de uma pessoa com o problema citado acima, diferente da cetose para as demais, que auxilia na perda de peso e saúde.
Low Carb é rica em gorduras saturadas e, por isso, são perigosas
Já falei bastante sobre essa ideia aqui, mas é sempre bom frisar que a demonização da gordura natural dos alimentos não tem nenhum cabimento.
Comer carne e ovos pode, sim, aumentar os níveis de colesterol para algumas pessoas com tendência a ter colesterol mais elevado, mas isso não será uma indicação para problemas cardíacos e afins, como muitos apontam. Sugiro à todos lerem os artigos do Dr. Souto relacionados ao assunto, são extremamente esclarecedores. (1)
Gorduras saturadas aumentam os níveis de HDL (colesterol bom) e, no final das contas, servem como combustível para o corpo (no lugar dos carboidratos), além de nos deixarem mais saciados. Além disso o nosso corpo produz o colesterol de forma natural, quando comemos alimentos com mais colesterol o corpo se equilibra produzindo menos.
Dietas Low Carb não são seguras a longo prazo
Muita gente acredita que é perigoso manter uma alimentação baixa em carboidratos a longo prazo por não haver provas e estudos com relação à isso.
Mas há sim estudos como este aqui que analisou a alimentação low carb por pelo menos dois anos e não notou efeitos nocivos, bem pelo contrário!
Além deles, vemos populações que viveram e continuam a viver com poucos carboidratos na dieta em várias partes do mundo, como os esquimós que se alimentam de poucos vegetais, incomuns na região. Estão todos bem e saudáveis, então porquê temer comer alimentos de verdade, sem tanto processamento e com boas gorduras?
E depois, não precisa ficar em cetose para o resto da vida: à medida em que o resultado vai aparecendo, você ajusta o seu consumo de carboidratos, sendo que não é obrigatório estar em cetose para emagrecer.
A maior parte da perda de peso em uma dieta Low Carb é da retenção de líquidos
É verdade que nas primeiras semanas da mudança na alimentação haja perda de peso pela retenção de líquidos.
O glicogênio armazenado nos músculos e no fígado baixa e, com ele, a água que costuma estar ali, mas depois dessa perda inicial o que é perdido se trata de gordura corporal, tão e somente.
É possível comprovar essa informação em estudos como esse e este aqui, que comprovam a perda de gordura corporal, especialmente a abdominal (xô, pochetinha!).
Dietas Low Carb levam à deficiência de nutrientes essenciais
Perdi a conta das vezes que vieram com esse papinho pra cima de mim. Ele normalmente vem de pessoas que acham que low carb se resume a ovos e bacon…
Bem, low carb é muito mais do que ovos e bacon, com variedade de vegetais, proteínas e boas gorduras, e o fato de restringir farináceos e açúcares não muda em nada isso! Eu sem dúvida como muito mais vegetais do que comia antes de começar low carb, e olha que eu já comia uma boa quantidade.
Ou você acha que comer um monte de grãos faz um bem danado para o corpo? A maioria deles é rico em ácido fítico, que dificulta a absorção de ferro, cálcio e zinco na dieta.
Dietas Low Carb não suprem a quantidade de carboidratos que precisamos para o cérebro funcionar
Muitos acreditam que o cérebro humano só tem combustível ao consumir glicose. Por isso, assumem que a quantidade de carboidratos que normalmente se consome na dieta low carb é pouca para suprir o funcionamento cerebral.
Bem, nosso cérebro realmente precisa de glicose para funcionar, mas não da maneira que acham ser necessária, já que nosso corpo produz glicose mesmo quando não há ingestão de carboidratos.
Ou seja, mesmo em dietas com restrição total de carboidratos o corpo consegue manter a produção de glicose transformando as proteínas e gorduras em glicose por meio da gliconeogênese. É importante lembrar que não é necessário zerar o consumo dos carboidratos, e sim restringi-lo. A restrição é maior apenas quando se tem mais peso a perder.
Dietas Low Carb aumentam os riscos de problemas cardíacos
Já tratei desse assunto aqui, mas sempre é bom falar sobre isso. Se não houvessem comprovações científicas, até entenderia o estardalhaço com relação à isso, mas não é o caso.
Depois de todos esses anos em que a indústria alimentícia demonizou a gordura como a grande vilã, nada mais libertador que a ciência passar a comprovar o que nossos avós e bisavós, que comiam banha sem preocupações no café da manhã, já sabiam.
A comparação de dietas com mais ou menos gorduras no cardápio não deixa mentir: dietas low carb aumentam o HDL (colesterol bom), reduzem a gordura corporal e com certeza não tem relação com o aumento de doenças cardiovasculares.
Não há comprovações de que uma Dieta Low Carb funcione
Com certeza quem acredita nisso nunca leu alguma coisa do que Mark Sisson ou mesmo o doutor José Carlos Souto publicou. Tudo baseado em fatos científicos, com estudos sérios por trás.
Concordaria com essa afirmação se as comprovações viessem das redes sociais ou de achismos, mas falo com a maior tranquilidade do mundo que não é este o caso.
Comer bem e emagrecer de forma saudável sem passar fome? A ciência comprova! (2, 3, 4)
Gostou de desvendar todos esses mitos? Lembra de mais algum que não citei? Conta pra mim nos comentários!
Opa, ótimos resultados! Parabéns!
Estou conhecendo a low carb a pouco tempo em 7 dias já perdi 5 kg bastante retenção porém é algo gratificante, tudo sobre low consigo pesquisar por aqui e isso é incrível.
obrigada você é demais!! <3
Carol, tenta focar no bicho e planta e largar das receitinhas por um tempo.
Quanto mais simples for tua alimentação, melhor será pra sair do platô.
Mariana , bom dia! Não sei onde escrever, então peguei esse gancho aqui. Puxa vida ,estou fazendo tuuuudooo certo, mostrei meus diários pro meu endocrinologista, estou na quantidade certa de gorduras, proteínas e carboidratos não passam de 30. Faço exercícios, todos os dias. Não como receitinhas, como de verdade. Enfim, faz uma semana que não perco peso, só medidas. Pô, estou triste…. Não quero ter 70 kg! Já li tudo sobre o efeito platô que vc escreveu… Gosto de ser low carbono, amo as comidas que comemos…. O que está acontecendo, como posso destravar isso, pois já fiz tudo que vc ensina para acabar com o platô….
Isso mesmo, Amanda, marco tudo. Sucesso!
Boa tarde, Mariana tudo bem?
Me tira uma dúvida, por favor, quando vc usa o app fatsecret, vc costuma marcar tudo inclusive os alimentos permitidos?
Marina, fico feliz com teus resultados até aqui, parabéns! 🙂
Com relação à tua dúvida, não tive alterações, mas muito se fala que uma alimentação rica em proteínas pode adiantar o fluxo sim.
O certo a se lembrar é que uma alimentação low carb não é feita só de proteínas, mas rica em gorduras boas, moderada em proteínas e baixa em carboidratos. Seguindo a alimentação corretamente, de forma variada sem ficar no bacon e ovos (como muitos pregam ser o correto), essas alterações não são sentidas.
Caso sinta necessidade, faça um acompanhamento individual com relação à alimentação para regular este quadro que tu comentou.
Beijo!
Oi Mariana!
Sou de Belo Horizonte\ Minas gerais, sigo seu blog e faço Low Carb há 2 meses e meio, e já eliminei 11kg em uma jornada leve e sem grandes sacrifícios. É impressionante o que o Low carb tem feito por mim, me sinto mudada desde o modo de pensar até o modo de comer! Mais disposta para praticar esportes e me alimento muitíssimo melhor! Muito obrigada pela inspiração!
Tenho uma curiosidade… Desculpe se estiver sendo indiscreta! Mas… depois que você começou a fazer Low Carb, você notou alguma diferença em seu ciclo menstrual?
Tenho notado meu fluxo menstrual maior, e minha menstruação tem chegado mais cedo que antigamente, quando comia mais carbos. Talvez seja só coincidência! Você já ouviu falar algo sobre isso?
Muito obrigada!
Olá, Lilian! Infelizmente não achei pesquisas abrangentes com relação à conexão entre o ciclo hormonal e a baixa ingestão de carboidratos… caso encontre material falando a respeito, adoraria que compartilhasse comigo 🙂
Mariana, estou acompanhando seu site, já fazem uns 15 dias que estou na low carb (sem querer acabei entrando na cetogênica). Mas tive um efeito colateral referente ao meu ciclo menstrual. Minha menstruação adiantou alguns dias, pra quem toma pílula, esse efeito é bem anormal. Gostaria que vc falasse mais sobre a low carb e o ciclo menstrual da mulher, pois pelo que andei lendo, acho que vou ter aumentar um pouco de carbo para regular meus hormônios e consequentemente regular a menstruação.
Parabéns pela trajetória e pelo seu trabalho!
Obrigada pelo carinho, Mike!
Parabéns pelos resultados até aqui e sucesso no teu objetivo 🙂
Ola bom dia Mariana tudo bom, primeiramente deixa eu me apresentar; meu nome é Mike, moro em Sinop no Mato grosso,sou casado tenho 26 anos, no dia 09 de janeiro, desse ano eu resolvi emagrecer, um casal de amigos meus estava fazendo dieta e me falaram da dieta low carb, fui pesquisar mais a afundo sobre essa dieta e de diversos sites que pesquisei o seu foi o mais interessante de todos, o mais explicativo e completo que pude encontrar, e então comecei essa “batalha” no começo foi muito dificil, umas das primeiras coisas que eu eliminei foi a minha sagrada cerveja, e qualquer outro tipo de bebida alcoolica, quando comecei a dieta eu estava pesando 126kg e hj dia 24/04/18 estou pesando 110kg ainda tenho uma grande batalha pela frente quero chegar aos 90kg, a um grande detalhe nisso tudo eu nao fiz nenhum tipo de exercicio, semana que vem quero começar a ir na academia, querro agradecer muito a vc, vc tem papel importante nessa minha vitória, lhe desejo tudo de bom, logo mais quando eu alcançar meu objetivo volto para lhe contar, tenha um otimo dia, SUCESSO!!!!
Olá, Eliane!
Tenho dicas para sair do efeito platô aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Sucesso
Bom dia, comecei a dieta no dia 19/03, e nos primeiros 10 dias perdi 3,5 quilos ( tenho 1,5 m , 52 anos e pesava 68,8kg ), porém, mesmo controlando a quantidade de carboidratos , estacionei nos 65 kg, estou fazendo caminhada e seguindo direitinho, o unico excesso que cometo é tomar um copo de leite de manhã, mas nao passo de 30 cb por dia.
Voce pode me disser o que posso fazer para emagrecer?
Onde estou errando?
Que bom que gostou do webnário! 🙂
Coloco qualquer um dos dois, Mario. A nata é mais conhecida no Sul do Brasil, é o creme de leite fresco, praticamente só a gordura do leite, entende?
Mas o creme de leite de lata também é válido neste caso.
Não adoço mais, mas antes usava adoçante. Falo deles aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/adocantes-dieta-low-carb/
Sucesso!
Obrigado por responder meu comentário senhora Mariana, elucidou algumas coisas mas ainda permaneço em dúvida no que concerne à nata e ao creme de leite. Fui em alguns supermercados aqui do Rio de Janeiro e não achei em nenhum deles nata à venda, eu nem sabia que se vendia nata. Quando a senhora escreve que coloca no café refere-se ao creme de leite ou a nata? E adoça de alguma forma? Muito grato e parabéns pelo webnário, foi ótimo!
Olá, Ligia! Infelizmente não tenho contato de médicos em SP, mas pelo Google acredito que seja fácil de encontrar. Sucesso!
Olá, Mario! Obrigada pelo carinho 🙂
A nata ou creme de leite refrigerados são “bons” processados, por assim dizer. Pode comprar os que vendem em supermercado, só aconselho a tomar cuidado com o iogurte que tem mais carboidratos que a nata ou creme de leite. Podendo, faça o iogurte de kefir em casa, pois tem menos carboidratos mesmo que os iogurtes naturais de mercado.
Sucesso!
Olá Sra. Mariana, estou iniciando na dieta low carb paleo, e descobri seu site, o qual tenho considerado um dos melhores em língua portuguesa. A forma como escreve é bastante didática, agradável e cômica até (no bom sentido) quando refere-se às gorduras. Tenho procurado ler bastante sobre o tema tanto em sites em inglês quanto em português. Estou implementando aos poucos a dieta, apesar de que já nem estou comendo carboidratos com exceção de verduras e legumes, as frutas ainda estou meio “pisando em ovos”. Minha dúvida é: Tenho sentido muita falta, principalmente quando a senhora escreve aqui a respeito (me saliva a boca rs), dos laticínios como iogurte, nata e creme de leite. As expressão usadas nos sites em inglês são: full-fat cream e full-fat yoghurt, é enfatizado também a importância de serem orgânicos. A senhora aqui diz que no supermercado vende refrigerado, mas estes não seriam artificiais ou processados? Onde posso comprar creme de leite “gordo”, nata, iogurte “gordo” natural? Ou tem que fazer em casa? Ou esses que vendem no supermercado também servem? Grato pelo site e informações!
Olá, vc poderia me indicar um médico em são paulo ou ABC da linha lowcarb? obrigada
Olá, Cecília!
Só quem vai poder te dizer isso é um especialista. Te aconselho a fazer o acompanhamento com um.
Sucesso
Bom dia Mariana! Sou pós bariátrica há 8 anos e recebi indicações desse tipo de dieta até dos médicos que me acompanham no pós cirúrgico. Mas, minha maior dúvida e medo é o fato que a minha cirurgia foi a que eles chama de Capela (nela o corpo já não absorve os nutrientes como deveria) e por conta disso eu adquiri algumas deficiências de vitamina e uma anemia que controlo com medicações e alimentos. Será que o risco de a minha anemia “descontrolar” novamente é grande? De todas as deficiências, a anemia é a que mais me preocupa.
Parabéns pelos resultados, Giselle! 🙂
Gostaria de agradecer todas as dicas do seu blog. Tenho 53 anos, estou no climatério, tenho hipotireoidismo e ainda assim consegui perder 15 quilos em seis meses. Na verdade nem me preocupo mais com receitas, procuro fazer refeições práticas e variadas à base de verduras e proteínas. Continuo sem frutas (numa boa) e minha meta é perder pelo menos mais 10 quilos. No começo da dieta pesava 95,3 e hoje estou com 80,3. Espero chegar nos 70 kg. Pessoal, a palavra é DISCIPLINA! Sucesso a todos!
Com certeza o consumo excessivo de laticínios influencia e, o mais importante, a falta de contar os carboidratos: https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Sucesso!
Oi Mariana, venho seguindo low carb certinhho a umas 3 semanas, e não notei diferença alguma, na verdade estou me sentindo mais inchada. Como muito queijo, será esse o problema? Devo diminuir o consumo de mais alguma coisa low carb para emagrecer realmente?
Não influenciam, conte os carboidratos e não as calorias: https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Sucesso
Bom dia. Em termos de EMAGRECIMENTO, se eu só estiver consumindo alimentos low carb, as calorias influenciam (quantidade e tipo dos alimentos)?
Com certeza está certo, não sentir fome é uma das melhores coisas que a low carb nos proporciona 🙂
Olá Marina. Comecei a pesquisar sobre low c arb e encontrei seu blog. Me esclarece uma dúvida por favor. É á primeira vez que não sinto fome na dieta e não como mini porções de coisas que nem gosto tem. É este o caminho? Pq não me sinto fazendo dieta embora na contagem de calorias estou na meta. Tá certo Isso? Abraços
Olá Mariana
Não tenho palavras, para sua excelência, em todo o artigo. Parabéns!!!
Estou seguindo este novo estilo de vida, há sete meses, fora o jejum intermitente do dr Juliano Pimentel. Só gratidão.Mas, como você disse: Não será fácil para a maioria deixar os hábitos arcaicos que a indústria, personalizou, e pior ainda nas faculdades de Nutrição.
Obrigada pelo carinho, Jeann! 🙂
Oi Mariana!
Adorei esse seu artigo sobre a low carb.
Conheci esse estilo por meio de indicação de uma conhecida. Passei um Mês lendo seu site e estudei bastante. Achei que tinha tudo a ver comigo. Precisava perder 10 kg e após cinco meses de muita disciplina eu consegui. Depois continuei emagrecendo e ainda perdi mais dois kilos, mas queria só dez. Daí estou hoje, após um ano, mantendo meu peso e comendo comida boa e sem passar fome. Estou muito feliz e agradeço, pois seu trabalho me ajudou após várias outras tentativas. Sigo seu site, recebo seus emails e repito as receitinhas.
Um abraço
Aveia não é low carb, Juliana.. tente trocar por alguma farinha low carb: https://www.vidalowcarb.com.br/farinhas-low-carb/
Sobre as frutas, falo aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/frutas-low-carb/
Sucesso
olá Mariana, pãozinho com ovo, aveia e fermento é law carb? poderia nos dizer quais frutas podem ser consumidas na fase da dieta?
É natural sim, Daiane, assim como foi natural ter esses sintomas no início da mudança alimentar para uma alimentação de baixo carboidrato 😉
olá Mariana, comecei a low carb a 5 meses e estou adorando. só que hoje, quando como qualquer coisa que tenha algum carboidrato a mais, já me permito uma ou outra escapada, tenho muita dor de cabeça, isso é uma reação normal do corpo?
Falo sobre isso aqui, Caroline: https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Sucesso
Olá, Fernanda!
Fazendo exercícios muito do que é peso no teu corpo se deve à massa magra e músculo e não necessariamente à gordura, isso pode ter relação com tu achar que perdeu pouco peso (fazer a bioimpedância nesse processo, vez que outra, é interessante nesses casos). Tenho dicas para acelerar o emagrecimento aqui, mas acho que o que te falei antes é o mais certo: https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Sucesso
Estou impressionada pelo conteúdo de seu site, parabéns! Gostaria de uma opinião. Tenho 37 anos, 1,67m e consigo manter meus 60 kg sem oscilações significativas há mais de 15 anos inclusive após 3 filhos. Sou grata por isso, principalmente por ser completamente sedentária, no entanto apesar de ser extremamente magra, tenho muita gordura localizada e muita flacidez na região abdominal, o me impede de colocar um biquíni há anos. Apesar disso sempre ter me incomodado, tenho que confessar nunca me dediquei o suficiente para eliminar esse excesso de gordura. Minha alimentação é baseada em comida de verdade, como você chama aqui, no entanto me permito comer de tudo sem exageros mas também sem restrições. O fato é que estou decidida a correr atrás deste desleixo e há duas semanas iniciei este processo de incluir a alimentação low carb na minha vida. Tem sido muito fácil devido ao meu costume de uma alimentação saudável. Mas o que me assustou é que mesmo seguindo religiosamente a contagem de carboidratos para não ultrapassar os 20g consegui no final das duas semanas reduzir apenas 1kg mesmo tendo inserido atividades físicas na minha rotina. Confesso que estou um pouco decepcionada lendo os depoimentos das pessoas com a rápida diminuição de peso e um pouco chocada com outros que relatam ganhar até 2 kg em uma escapulida (nem varias semanas de pé na jaca me fazem engordar isso!). Minha grande dúvida é se uma restrição de carboidrato irá mudar meu metabolismo a ponto de, quando eu reinserí-los na alimentação correr o risco de ganhar peso com mais facilidade? Agradeço.
Estou amando conhecer esse mundo low, mas ainda aprendendo. Queria saber as qtdes q eu posso comer! Como dividir isso nas
Minhas refeições.
Lidiane, há muita confusão com relação à dieta low carb ser uma dieta da proteína quando não é. Aconselho a ler meu artigo sobre isso: https://www.vidalowcarb.com.br/dieta-da-proteina/
Sucesso!
O equilíbrio é a chave do sucesso mesmo, Luciene. Parabéns pelos resultados e sucesso sempre!
Que bom que gostou, Mel! 🙂
Tenho dicas para montar o cardápio aqui, Vanessa: https://www.vidalowcarb.com.br/cardapio-low-carb/
Sucesso
Bom dia! Estou iniciando a dieta Low, mas vieram me falar que ela sobre carrega o sistema renal. Fiquei preocupada.
Muito legal! Parabéns!
Comecei a fazer low carb em Maio do ano passado. Perdi 15 kg, meu esposo 40 kg. Hoje mantenho minha alimentação , me permito às vezes comer um alimento que não pertence a lista dos low carb, cervejinha, no fim de semana, mas sem exagerar nos alimentos com alto carboidrato. Peso atualmente 61 kg, e tenho 1,60 m; não saio mais desse peso.
Ótimas informações!
Olá, boa tarde. Existe um cardápio a seguir?
Também amei essa matéria… Vou compartilhar para os leigos que não procuram se informar….
De nada, Cibele! 🙂
Não conheço nenhum estudo que ligue uma coisa à outra, Priscila. Se soube de algo, me repasse, pois também tenho interesse em saber. Sucesso!
Fernanda, para dar certo é necessário contar os carbos: https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Tenho dicas para acelerar o emagrecimento aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Sucesso
De nada, Cátia! 🙂
Falo sobre essa ideia de se tratar de uma alimentação à base de proteína aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/dieta-da-proteina/
Sucesso
Olá, Zelia! Veja se está consumindo a quantidade certa de gorduras naturais (azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, abacate, castanhas e afins), são elas que te darão energia e te manterão saciada ao invés dos carboidratos.
Tenho mais dicas para perder peso rápido aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Sucesso
Que bom, Clarisse! 🙂
Obrigada pela opinião, Elzire! 🙂
De nada, Sueli!
Olá, Neuza!
Tenho dicas para acelerar a perda de peso aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Sucesso
Olá, Marjorie!
Dê uma olhada nas dicas que dou para sair do efeito platô: https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Sucesso
Odorei as informações. Muito obrigada.
eu estou fazendo low carb + ji e nao consigo emagrecer. faço exercicios de segunda a sexta (muay thai), meus netcarbs sempre são por volta de 20g (maximo 22g) e minhas calorias nao passam de 1200 diarias (controlo pelo fatsecret). Comecei dia 02 de janeiro, e nao pisei fora da linha nenhum dia se quer 🙁 e so perdi 3 kg.
o que eu posso estar fzd errado? :'( vontade de desistir ta grande.
Adorei! Vou salvar nos meus favoritos pra compartilhar com quem me fala tudo isso rsrss
Estou fazendo lowcarb desde dia 23/11 2017 eliminei 6kg e agora estacionei será que poque estou na menopausa .
Faço exercicios jamp funcional e musculação
Grata
Show de explicação. Não consegui ainda aderir de forma continuada a dieta, pois ainda não pude adquirir o livro de receitas. Mas das poucas receitas que pude provar, amei. Senti de fato alimentada e muito leve. Creio que pessoas esclarecidas sabem sim da importância desta dieta. Obrigada por esse artigo bem elaborado e de fácil entendimento. Sucesso.
Faço a dieta low carb há um ano e estou muito satisfeita. Adorei seu artigo mas se me permite ser sincera, foi muito difícil me concentrar com essas figuras se movendo enquanto eu lia.
Eu faço uma alimentação low carb faz 1 ano, emagreci 7 kilos, era o que eu precisava. Estou muito bem de saúde e feliz ?
Sempre que começo a dieta low carb, já estou na terceira semana, me sinto imensamente fraca e sem energia. Ainda não emagreci nada. Seria meu metabolismo?
Por ser uma dieta rica em proteínas não favorece o aparecimento da gota?
Olá! Fiz 3 semanas de dieta low carb, e só emagreci 1,400kg nos primeiros dias, depois estacionou e não perdi mais uma graminha… que será que aconteceu? No desespero mudei para a dieta Dukan, mas é mais restritiva ainda, queria voltar para a low carb mas estou com medo de continuar sem emagrecer… que será que eu fiz de errado?
Posso desenvolver a síndrome de Hashimoto por conta da restrição de carboidratos?
Olá!
Tenho feito lowcarb a 7 meses e perdi 12 kg. Tenho 57 anos e estou na menopausa o que acho q dificulta uma perda maior de peso. Fiz bem certinho os 4 primeiros meses e como a perda estava bem lenta resolvi q nos finais de semana podia pelo menos sair com as amigas e beber chopp ou caipiroscas! Eu mesma faço 80% das minhas comidas, bolo e biscoito sempre seguindo receitas low carb, com farinha de amendoas, beringela, etc.
Li MUITO sobre lowcarb!!
Pretendo perder mais 13 kg e vou procurar uma nutricionista para me ajudar, pois me adaptei muito bem.
Obrigada pelo blog!
Cibele