Escolha uma Página

As pessoas na internet estão super divididas: metade das pessoas falando mal de quem quer emagrecer na quarentena e metade falando mal de quem quer parar tudo e viver o bode existencial do coronavírus.

É o velho costume humano de se preocupar demais com a vida alheia… Não é mais fácil cada um fazer o que quer, dar uma desestressada comendo mais ou manter o plano de comer saudável?

O fato é que muita gente que vinha tendo resultados com low carb agora está comendo mais por causa do tempo em casa… E tá tudo bem engordar na quarentena! Isso tudo está muito pesado mesmo e é natural que a gente queira lidar comendo mais.

Por isso eu sempre reforço que é essencial aprender a lidar com questões emocionais sem comer em exagero (ao menos não sempre)… 

Porque quando não é o Coronavírus, outras crises de diferentes proporções vão acontecer… Algum problema de relacionamento, um problema de saúde na família, uma troca de emprego, questão financeira… 

emagrecer na quarentena bolo de chocolate

Aprender a lidar com as emoções boas e ruins sem apelar para válvulas de escape é uma habilidade importante não só para controlar o peso mas também para evoluir em outros aspectos importantes.

Eu estou ficando tranquila, comendo comida de verdade na maior parte do tempo sem me preocupar com emagrecimento… Se preocupar e se culpar se estiver ganhando peso só aumenta o stress!

Nesses dias tô fazendo mais ainda de uma coisa que eu já faço muito na vida: curtir minha casa, trabalhar e fazer comida! Cozinhar é ótimo para aplacar a ansiedade e ainda ter coisinhas saudáveis pra comer… Uma pena é o tanto de louça que gera!

Se você quer emagrecer na quarentena ou só se alimentar bem sem se preocupar tanto, veja essas dicas:

1) Receitas de 30 minutos para emagrecer na quarentena

Aqui em casa a louça tá demais! Com as crianças em casa tem um volume muito maior. Por isso sempre é bom ter ideias de receitas rápidas para preparar em 30 minutos sem gerar tanta louça e sem passar muito tempo na cozinha.

Uma dica muito rápida é assar no forno fatias de berinjela ou abobrinha temperadas até murcharem bem, depois retirar pra colocar os recheios que preferir e voltar para assar.

Eu sempre gosto de ter molho bolonhesa congelado, daí dá para montar estilo lasanha com carne e queijo, fica uma delícia.

emagrecer na quarentena legumes gratinados

Versões com presunto e queijo, vegetariana com queijo gorgonzola, lasanha individual com tiras de abobrinha e carne moída e a minha favorita, com atum.

Aqui você encontra a receitinha completa

2) Preparar e cozinhar pra mais

Algumas coisas que você pode preparar a mais para ter em potinhos na geladeira ou congelador pra montar uma infinidade de receitas.

  • Frango desfiado
  • Molho bolonhesa
  • Folhas verdes lavadas
  • Legumes (brócolis, abobrinha, vagem) cozidos de leve no vapor

Na despensa é ótimo ter itens que duram como uma farinha low carb, latas de atum, molho de tomate e creme de leite. Com poucos itens dá para bolar muitas ideias!

Algumas receitas podem ser preparadas em travessas grandes para renderem duas ou três refeições. Algumas que faço bastante:

  • Essa lasanha de berinjela rende uma travessa enorme e fica com um sabor ainda melhor no dia seguinte;
  • Essa torta salgada é um clássico e a variedade de recheios não tem fim.
emagrecer na quarentena torta salgada

Pode ter certeza que vai ser bem mais fácil emagrecer na quarentena se você se preparar para os momentos de preguiça na cozinha, porque eles virão!

3) Frutas

Fiz uma pesquisa com os seguidores do Instagram na semana passada e quase 80% das pessoas afirma que está sentindo mais vontade de comer doces na quarentena. Me identifiquei muito!

E se você como a maioria também está sentindo mais vontade de doce, que tal aproveitar frutas que gosta sem se preocupar tanto com os carboidratos?

Eu geralmente não faço lanchinhos, mas trabalhando de casa dá uma vontade de dar uma pausinha pelas 4 da tarde… Nessa hora comer uma fruta é uma excelente ideia!

É normal que em low carb a gente redefina a relação com as frutas, deixando de comer várias todos os dias pra comer porções menores com mais critério…

Pra quem já está nesse momento, a sensação de comer uma fruta super docinha é tão ou mais saborosa do que uma sobremesa com açúcar e são baixas as chances das frutas te impedirem de emagrecer na quarentena.

bowl de frutas

Procure variar bastante e comer em menor quantidade as mais doces. Aqui tem uma guia completo das frutas na dieta low carb.

4) Sobremesas para emagrecer na quarentena

Vai ter vezes que a fruta não vai acalmar a formiguinha que vive dentro de você, nesse caso uma ideia são bolinhos individuais que você pode fazer caprichando na cobertura.

  • Esse cupcake de nozes é incrivelmente delicioso e essa cobertura mata muito a vontade de doce.
  • Esse muffin de banana é simplesmente incrível e perfeito para aproveitar aquela banana ultra madura que sobrou em casa. Banana não é low carb, mas essa receita usa uma banana madurinha para seis bolinhos. Diluir carboidratos é uma super estratégia!
cupcake de nozes

5) Assar pães

Em inglês existe uma expressão bem interessante: anxiety baking. A ideia é que assar pães seja terapêutico para relaxar quando a ansiedade bate.

Além do processo de assar um pão quentinho, ter um pãozinho low carb é uma ótima ideia para comer com frios num sanduíche com fatias de tomate e folhas, ou num misto quente, com aquele cafezinho da tarde.

emagrecer na quarentena pão low carb

Gostou das ideias? Que tal compartilhar alguma coisa low carb que você tem preparado para comer nesses dias para inspirar quem quer emagrecer na quarentena?