Fim de semana low carb, é possível?

Se tem uma coisa que eu já ouvi muuuitas vezes é “faço tudo certo durante a semana, mas no fim de semana vai tudo por água abaixo!”

Se você se identifica com isso, saiba que você não está só.

É normal querer comer coisinhas diferentes, tomar uma bebida, comer docinhos, almoçar em família, matar uma vontade de doce que surge do nada…

Muitas pessoas tem muito resultado saindo de vez e quando do esquema low carb – dá para fazer algumas exceções bem escolhidas mesmo durante o processo de emagrecimento!

Eu mesma fiz em média uma refeição livre por semana no meu emagrecimento e mesmo assim tô aqui firmona vários anos depois. Só não pode se vender barato!

Eu sempre falo que com carboidratos é do mesmo jeito que é com o dinheiro:

Se você quer sair de um aperto financeiro ou economizar pra algo, tem que apertar o orçamento, cortar coisas que não precisa. Quando a situação normalizar você volta a gastar…

Só que dessa vez de um jeito mais sábio, investindo seu rico dinheirinho em coisas que valham cada centavo (ou cada grama de carboidrato, trazendo de volta para a dieta).

Nesse artigo falo mais sobre as saídas da dieta

Então até rola de sair de vez em quando do esquema e ainda emagrecer…

O que não dá é pra dar um duro danado durante a semana pra acabar ficando no zero a zero no fim de semana!

E o que é pior, começando a semana na segunda-feira super ansiosa e com vibes de falha… pra mais uma vez embarcar na ciranda da dieta temporária.

Não estou dizendo que precisa ser perfeito e impecável pra dar certo, também não tô dizendo que precisa marcar dia da semana pra sair da dieta.

Marcar um dia certo pra sair da dieta funciona mais pra manter o peso depois do emagrecimento e mesmo assim…

Fazer essa divisão entre comida de fim de semana e de dia da semana nunca vai permitir que você ressignifique de verdade a sua alimentação.

Sempre vai ter a comida da semana que é sofrimento e a comida de fim de semana que é recompensa.

É como eu sempre falo: low carb emagrece super, com comida gostosa e sem fome. Mas o que vai fazer diferença pra dar certo no longo prazo (não voltar a engordar) é o jogo da mentalidade.

Conselho de amiga: se você está fazendo low carb feliz da vida e tá dando certo, comece AGORA a se preocupar com uma mentalidade pra segurar seus resultados.

Uma vez entendido que não é só porquê você faz algumas exceções que você vai se JOGAR COM OS DOIS PÉS E O RESTO DO CORPO NA JACA e ficar lá nadando de braçada até as 23:59 de domingo…

Eu quero que você saiba que tem comidinhas low carb que ornam MUITO com fim de semana.

Então hoje eu separei algumas ideias deliciosas super especiais, porque o lindo de low carb é que a comida não é mirrada e sem graça…

Então super rola super de você se manter o mais low carb possível no fim de semana, comendo super bem.

E tô falando do pacote completo, hein?

Desde a pizza de sexta à noite até aquele lanchinho com bolo no meio de uma tarde sem programação. Vamos lá?

1) A pizza de sexta à noite

Essa pizza low carb leva frango cozido na massa (sim, na massa, e fica uma delícia!) e dá pra montar com os mais variados recheios.

Como já leva frango na massa, eu costumo usar recheios mais vegetais tipo cogumelos, abobrinhas douradas com alho na manteiga, brócolis com catupiry…

Mas também dá para colocar uma linguicinha frita ou bacon, pra mim combina super com o franguinho na massa.

Clique aqui para ver a receita da pizza

Para uma opção vegetariana dessa receita é só trocar a mesma quantidade de frango por couve flor cozida molinho, bem escorrida e triturada.

Essa receita é um dos motivos pelos quais eu SEMPRE tenho frango desfiado e congelado em casa.

Ela mesma pode ser feita a mais pra congelar. Já pensou que beleza ter uma massinha de pizza pronta esperando no congelador?

2) Um pãozinho pra variar o café da manhã

Muita gente escolhe os ovos e um café com creme de leite para o café durante a semana, mas no fim de semana é uma boa variar, né?

Essa receitinha de pão é um clássico e você pode variar colocando sementinhas de girassol e chia para um sanduíche ou para acompanhar ovos mexidos.

3) Os petisquinhos em família antes do almoço de sábado

Tem gente que tem o costume de almoçar bem tarde no final de semana e até a hora do almoço vai petiscando bebendo alguma coisa, o que seria um atentado violento ao modelo tradicional de dieta de baixas calorias.

Mas em low carb tem bebida e petisco que super fecha para a sua meta de emagrecer.

Alguns dos meus petiscos favoritos:
Queijo em cubinhos de qualquer tipo com azeite e orégano
Amendoim, castanha de caju ou amêndoas salgadas ou não
Chips de provolone com patê de berinjela assada no forno + azeite e temperos
Espetinhos de cubinhos de queijo + folha de manjericão + tomate cereja

Aqui mais algumas ideias altamente petiscáveis

4) Um drink para acompanhar

O gin é uma bebida zero carboidrato, mas isso não quer dizer que os drinks com gin por aí sejam low carb (a maioria leva licores que são adoçados).

Pra resolver esse problema, conheça o Drink Vida Low Carb, que é uma super opção gostosa.

Totalmente zero carbo tem a vodka com coca zero (super opção de baladinha também).

Aos poucos vão aparecendo opções de cervejas low carb, mas ainda com preços caros. Algumas no mercado dependendo de onde você mora…

Mas muitas precisam ser compradas pela internet e acaba saindo ainda mais caro com frete, sem contar todo o lixo a mais.

Eu amo cerveja e posso dizer que em nenhum momento eu deixei de beber, mas com certeza substituí muito pelas opções com destilados no meu processo de emagrecimento.

Mais sobre bebidas alcoólicas na dieta low carb

5) Almocinho em família

A ideia aqui é fazer o pessoal na mesa falar que aquela comida nem parece comida de quem quer emagrecer.

Pra isso, a dica é fazer pratos de travessa, bem molhudos e queijudos. Assim você faz um arroz à parte e uma super salada bem colorida e monta o seu prato sem o arroz.

Camarão na moranga já era uma das minhas comidas favoritas antes de low carb, vem ver que delícia a minha versão.

Esse fricassê de frango também leva abóbora e pra mim é uma das top receitas low carb da vida, especialmente com bacon frito por cima e azeitonas picadinhas.

Que tal almôndegas com um molho de tomates caseiro? Veja essas duas ideias, uma convencional com macarrão de abobrinha, e essa outra recheada com queijo.

A clássica lasanha de berinjela é um clássico low carb perfeito para um almoço de domingo.

6) Aquele churrasquinho para um fim de semana low carb

Churrasco já é por natureza um dos maiores prazeres de viver low carb.

Num churrasco numa dieta convencional, normalmente no segundo pedacinho de carne você já passou sua cota, se for tomar um drink então…

Mas no mundo low carb você pode ir pro churrasco e comer até cansar, desde que escolhendo as coisas certas.

É claro que nesse caso o resultado é o consumo de calorias que quando em excesso vão prejudicar o emagrecimento, mas você não vai em churras todos os dias, né?

Eu sou gaúcha e praticamente me criei à base de churrasco todo domingo… Só que no Rio Grande do Sul sempre tem acompanhamentos muito carboidratísticos… Arroz, farinha de mandioca e pão com alho sempre.

Com o tempo fui incorporando acompanhamentos low carb incríveis no meu churrasco! Algumas ideias:

Ovos no pimentão

Corta um pimentão de qualquer cor (o vermelho fica perfeito) de ladinho em duas metades, com cuidado para fazer a borda ficar reta.

Tira o miolinho com cuidado e joga lá dentro um queijinho ralado, um pouco de azeite e sal.

Joga um ou dois ovos (depende do tamanho do pimentão), finaliza com mais sal e tomilho fresco e põe na grelha. Demora uns 20 minutos pra ficar pronto.

Vinagrete

Tomate sem água e sementes, pimentão verde e cebola em cubinhos. Muita cebolinha cortada e azeite, vinagre, pimenta, sal e orégano. Esse não falha em UM churrasco meu!

Salada de couve-flor com maionese

Cozinhe floretes de couve-flor macios, temperinhos tipo salsinha, cenoura ralada, sal e joga por cima essa maravilhosa maionese low carb.

Abobrinha na brasa com queijo

Corto a abobrinha em fatias de 1 centímetro mais ou menos… Tempero com sal, azeite, orégano e pimenta do reino.

Jogo na grelha e deixo dourar os dois lados, depois jogo uma fatia de queijo de qualquer tipo e espera derreter.

Brócolis inteiro

Se você curte brócolis e não conhece essa ideia, vai se impressionar com a textura crocantinha que o brócolis assado na grelha tem.

É só temperar com azeite e sal e jogar a cabeça inteira na grelha, daí à medida que ele vai ficando tostadinho por fora você tira, serve e volta pra grelha pra dourar mais.

Aqui onde moro os aspargos custam UM RIM, então uso muito raramente… Mas ficam com uma textura sensacional temperados do mesmo jeito e assados na grelha.

Espetinho de queijo coalho

Para quem quer ficar low carb na beira da praia essa é sempre uma carta na manga, e fica uma delícia pra acompanhar o churrasco em casa também.

Mais ideias de acompanhamento para um fim de semana low carb para o churrasco aqui

7) Sobremesas para compartilhar

Essa quiche de mirtilos é uma das minhas sobremesas low carb favoritas desde sempre, tenho feito mais porque o preço dos mirtilos tá cada vez mais acessível (oba!).

O momento em que os mirtilinhos assados na torta explodem na boca é algo realmente memorável ❤️

Se você é do time dos chocólatras, faça essa mousse de chocolate que fica com uma textura incrível.

8) SOS fome da tarde

Meus filhos comem banana e volta e meia sobra uma bem madura, que eu deixo uns dias na geladeira pra fazer esse muffin de banana.

Banana não é low carb mas é comida de verdade, e uma banana dividida em 5 ou 6 bolinhos que a receita rende é um ótimo negócio.

Esse bolinho de chocolate com cobertura é uma delícia e você pode adaptar as quantidades dos ingredientes para uma versão bem rápida de caneca feita no micro-ondas.

9) Jantares rápidos e fáceis para um fim de semana low carb

Muita gente come um super almoção e depois quer jantar algo mais leve… Comigo é assim também.

Duas ideias levinhas para as suas noites de sábado e domingo:

Berinjelas com molho de tomate, queijo e atum – esse prato fica pronto rapidíssimo.

Esse canelone de abobrinha de ser recheado de várias formas e também fica pronto bem rápido.

Muitas vezes acontece de sobrar carninha do churras… Nesse caso, a minha tradição gaúcha grita “CARRETEIRO!!” e eu obedeço!

Veja a minha versão low carb do carreteiro gaúcho

10) Autoperdão

Se você comer fora do que planejou, ficar se maltratando em pensamentos não vai ser muito útil.

Nessa hora se trate como o seu melhor amigo ou amiga te trataria, com palavras de compreensão, perdão e votos de bola pra frente!

Lembre-se: mudanças de hábitos saudáveis acontecem de dentro pra fora e as emoções têm um papel importantíssimo nesse projeto (mais do que ter cardápio e receitas!).

Então cuide do seu jogo interno buscando ter disciplina, mas o autoperdão é indispensável pra sacudir a poeira, dar a volta por cima e voltar ao foco na próxima refeição.

Gostou das ideias de fim de semana? O fim de semana costuma ser complicado pra você manter a alimentação mais saudável? Vamos trocar ideias nos comentários!