Eu sempre fui maluca por fricassé de frango, só que a receita tradicional leva milho batido e leite, o que resulta em uma montanha de carboidratos que eu dispenso.
A receita de hoje é um fricassé de frango low carb, que troca o milho pela moranga para recriar a receita em versão com menos carboidratos. Para um toque ogro, pedacinhos de bacon frito navegam em meio ao queijo derretido.
Fricassé de frango Low Carb | Ingredientes
600 gramas de peito de frango
100 gramas de bacon
1 colher de chá de mostarda Dijon (pode ser a convencional)
½ pote de requeijão tradicional sem amido – leia os rótulos
½ caixinha de creme de leite
1 xícara de purê de abóbora (abóbora moranga, aquela do Halloween ou a abóbora Paulista ou Menina)
3 rodelas de cebola
2 colheres de sopa de azeitonas picadas (usei ervilhas congeladas em pouca quantidade porque já estou em manutenção)
150 gramas de queijo ralado no ralo grosso (muçarela ou prato)
Orégano, sal e pimenta reino moída na hora, a gosto
Fricassé de frango Low Carb | Passo a passo
1. Utilize utilize a técnica ninja que está nessa receita para preparar e desfiar o frango. Reserve o caldo de frango do cozimento.
2. Frite o bacon na própria gordura até ficar bem douradinho.
3. Cozinhe a abóbora coberta com água e com sal e rodelas de cebola até ficar bem mole, escorra a água do cozimento e passe no processador.
4. Em uma panela, misture o frango desfiado, o purê de abóbora, a mostarda, o bacon, a azeitona, o creme de leite, o queijo ralado e o requeijão. Vá acrescentando com uma concha o caldo do cozimento do frango, para uma textura mais líquida.
5. Tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e orégano.
6. Gratine no forno a 200 graus por 30 minutos.
Sirva com a saladinha de sua preferência, como é uma receita bem pesada só algumas folhas verdes já são o acompanhamento perfeito para esse prato.
Fiz a receita e ficou maravilhosaaa…
Ta na lidta do “pode ter sempre em casa” que não tem como enjoar
Adorei o fricassê. Mas gostaria de saber como coloco ele no Fatsecret? item por item?
Olá, não, fica mais o sabor do queijo.
Boa tarde querida, so me explica uma coisa……fica gosto de abobora ou nao?!?!
Dá uma olhada nessas dicas https://www.vidalowcarb.com.br/cafe-da-manha-low-carb/
Obrigada pela visita!
Olá Mari, estou acompanhando o seu blog e estou amando suas receitas e dicas, tenho muita dificuldade no que comer no café da manhã poderia meda algumas dicas por favor, bjs!
Mariana, será q rola de congelar? o q você axa?
Olá, prejudica sim. Os primeiros itens a serem cortados (zerados) em low carb são açúcar de qualquer tipo e grãos. Veja nesse post os alimentos recomendados https://www.vidalowcarb.com.br/low-carb-alimentos-permitidos/
Obrigada pela visita!
Ppp olá, mariana parabéns pelo blog, não consigo me adaptar a nenhum adoçante, posso consumir apenas duas colheres (sopa) de açúcar demerara por dia sem prejudicar a perda de peso, obrigada
Aline, escolha qualquer uma que não levar amido, maltodextrina ou açúcar. Quanto menos ingredientes na lista, melhor. Sucesso!
desculpa me intrometer.. mas tal e qual é a base de maltodextrina que eleva muito a insulina por ele ser um amido adoçado.. nada recomendado.. melhor trocar por stevia..
Ola bom dia!!!!! O blog é maravilhosos e me ajuda muito, não só a perder uns quilos como levar uma alimentação saudável p minha familia.
Que marcas de requeijão vcs costumam usar? Já percebi que algumas não constam amido no rótulo mas tem sim.
BJ gde e obrigada 🙂
Acabei de fazer esse fricasse é hummmmm ficou uma delícia!!! Muito obrigada por compartilhar
Como eu amo salsinha coloquei um pouquinho bem picadinha no final antes de gratinar. Ficou divino!!
Acho que vai ficar muuitoooooo bom né!?
Vai ser minha primeira receitinha dessa nova vida… 😉
Seu blog é ótimooooooooo,e eu já li todos os posts e tratei de deixar as amigas super por dentro de tudo…hehe
bJuh
Olá, obrigada por comentar! Tente uma versão com purê de couve flor no lugar da abóbora.
Sucesso!
Oiiiii…
Meu primeiro comentário aquiii…porque já achei tudo maravilhoso. *.*
Eu não gosto de abóbora.Poderia substituir por um outro legume?
bJuh
Olá, abóbora e adoçante são ok! Sucesso
Falando em abóbora…
Faço (e como) doce de abóbora com adoçante (Tal e Qual) e canela.
Pode?
Olá, vai ao forno sim, já alterei o post, obrigada!
Nossa! Parece delicioso! Parabéns!!
Não vai ao forno?? Ele fica com uma aparência de que foi, mas não é mencionado! Também não estou entendendo como que depois de misturar tudo fica uma camada homogênea por cima!
Sálvia ou alecrim frescos (tenho hortinha) pimenta moída na hora e sal. Eventualmente uso alho esmagado. Obrigada pela visita!
Afff, Mariana!
Quero comer seu blog inteiro rsrs
Já estou anotando as receitas de frango. Quando você faz sobrecoxa o que usa de temperos além da manteiga para untar?
Obg, abs
Coca cola zero é permitido?
Ola Mariana
Eu ja tinha decidido por este estilo de vida a algumas semanas e entrei de cabeça, perdi medidas na sintura em uma semana de mudança más o que me desanimou é que não sabia o que fazer na cozinha e estava ficando cansada da falta de comida gostosa. Fuçando, encontrei o seu blog e me encontrei.
Renovei meu animo e vou seguir em frente. obrigada por compartilhar!
Abraço! !!
Meu pai do céu!!! Que delícia esse fricassé!!! Acabei de fazer. Ficou MARAVILHOSO!!!
Enviei no seu email, obrigada pela visita!
Obrigada pela resposta!
Na verdade arroz e feijão eu já havia cortado há algum tempo, pois fazia dieta acompanhada por nutricionista, e já tinha esta instrução.
O glúten tb já cortei a mais de um ano, porém fazia uso de outras farinhas, como a de arroz, polvilho e tapioca. Agora retirei estas tb.
A batata doce era meu pré-treino de manhã, estou diminuindo a quantidade, mas ainda estou com medo de passar mal durante os exercícios.
No mais diminui cenoura e beterraba das refeições. Está sendo mais fácil do que imaginava, pois já estava habituada a comer “saudável”.
A parte boa é a inclusão de queijos, manteiga, coco… Adorei isso!! rsrs
Seu blog foi um grande achado, não vou deixar de seguir nunca! Já indiquei para minha irmã e ela tb já está dentro desse novo estilo de vida!
Mais uma vez obrigada!
Olá Sandra, obrigada pela visita! Sem dúvida também dá para começar a dieta como você está fazendo: mais lentamente, reduzindo aos poucos a ingestão de carboidratos. Zere o açúcar e a farinha ao menos, mantendo arroz, feijão e lentilha, batata, batata doce, cenoura, beterraba e aipim, em quantidades menores. Quando estiver adaptada, corte o arroz e o feijão, depois batatas e aipim.
Não é difícil comer comida de verdade, na verdade é muito mais fácil do que ter que lembrar e contar as calorias de um monte de coisas industrializadas – digo isso porque antes eu sabia de cabeça as calorias de tudo e mesmo assim era gordinha.
Só cuidado para não ir devagar demais e acabar desistindo por não ver resultados ou ver resultados muito lentos.
Sucesso, tudo de bom!
Olá Mariana! Descobri o seu site e estou adorando! Ainda não entrei com tudo na lchf, mas já estou adaptando muita coisa ao meu dia a dia. Estou procurando ler e entender tudo certinho e seu blog é uma excelente fonte de informação! Obrigada por compartilhar dicar tão valiosas com a gnt!
Fiz o fricassê ontem para o jantar e o marido e cunhado adoraram!! Achei que fosse sobrar para o lanche hoje, mas acabou tudo!! rsrs
Oi Clarissa, qual livro? Requeijão não tem no livro original do Atkins, só cream cheese.
Em relação a desinformação que existe na internet sobre pode/não pode, isso tudo não é importante. Você consegue emagrecer consumindo alimentos com poucos carboidratos, consumindo 20 gramas de carbos líquidos por dia. Para saber quantos carbos os alimentos tem, recomendo abrir uma conta no FatSecret. Pronto, basta contar e garantir que não passa disso, por isso o pode/não pode não faz sentido. Imagina que você tem 20 reais para gastar todos os dias, você usa como quiser, se pode ou não pode é você quem decide. Daí com base nisso recomenda-se alguns alimentos saudáveis e com poucos carbos, que é o que eu comento nesse post.
Requeijão pode não ser o mais low carb dos queijos, mas ainda assim é low carb, prático, dura bem na geladeira e é uma delícia. Caso esteja com dificuldade em perder peso (pelo que eu vi não é o seu caso), daí sim você põe o requeijão na lista de suspeitos. Importante: leia sempre os rótulos, quanto menos ingredientes melhor. Fique atento porque existem marcas de requeijão que levam amido na composição.
Obrigada pela visita!
Amei seu blog! Já emagreci 8kg com a dieta e já estou decidida a manter como estilo de vida. Ás vezes vejo em alguns blogs e sites o uso do requeijão, mas na tabela do livro diz que não pode. Eu que ainda quero emagrecer, posso comer também, o sem amido? ou somente quem já esta no peso ideal? Ja pesquisei e o da marca Catupiry tambem nao tem amido, é isso mesmo? Outra coisa dúbia é a abóbora. Na tabela do Atkins Flex de “pode e não pode” tem abóbora moranga, mas já ouvi pessoa dizendo em outros lugares que ela tem alto índice glicêmico, portanto nao pode. Eu como ás vezes – fiz camarão na moranga no final de semana, e preparei em mini abóboras individuais sabe? Comi tranquila, mas sera que fiz certo? Usei uma colher de requeijão Catupiry para “forrar” as paredes da mini-abóbora. Amei essa receita de fricassee, e fiz hoje cedo o café cremoso gelado, com nata – ficou igualzinho ao do Starbucks! AMEIIIII!! Queria saber s eisso dificulta minha perda de peso, ou se posso tomar quando eu quiser – eu geralmente como ovos de manhã.
Obrigada! e Parabens pela conquista do peso ideal, equilíbrio na alimentação e pelo trabalho com o blog!
Boa tarde Mariana,
Não consigo baixar o ebook, você poderia, por gentileza, enviar para mim?
rafaela@petminato.com.br
Grata
Oi Carolina, só a abóbora tem carbos, e relativamente poucos para a “sustança” e sabor que dá. Não tenho como colocar as informações nutricionais das receitas por enquanto. Coloque o que comer no Fat Secret para contabilizar os carbos. Sucesso!
Olá, comecei a fazer dieta e comecei cortando a quantidade de carboidrato, ai pesquisando receitas vi o seu blog, mas me surgiu uma dúvida. Vendo essa receita, por exemplo, que leva bacon, queijo, abóbora… o carboidrato não está bastante presente? E gorduras, principalmente do bacon? Será que dava pra você colocar a quantidade de calorias, proteínas e carboidratos presentes na sua receita? Achei muito bacana seu blog! Parabéns!
ola mariana ! voce realmente emagreceu seguindo essas receitas. desculpe por perguntar, mas tenho medo de seguir esse tipo de dieta e engordar, ultimamente todas que faço nao estou tendo sucesso. quando vi essa dieta fiquei surpresa e contente,mas com um pouco de receio. me ajude por favor.
Mariana, vou experimentar essa receita. Sempre amei fricassê… Esse aí me deu água na boca. Abraços
Oi Estela, low carb high fat é excelente para diminuir a compulsão.
A nata ou creme de leite fresco é vendido refrigerado no supermercado. As marcas variam entre estados, mas verifique na lista de ingredientes, algumas marcas como a Frimesa contém leite em pó e devem ser evitadas. A maioria, no entanto, contém apenas creme de leite fresco e algum espessante, como goma guar ou gelatina. A nata é comum em apenas alguns estados do Brasil, principalmente no sul. Caso não encontre no seu estado use o creme de leite, principalmente o de latinha, já que o de caixinha tem uma textura mais leve, que é obtida com a adição de leite em pó, que tem carbos.
Beijos!
Oi Carla, obrigada pela dica. Arrumei o post, coloquei 1/2 caixinha de creme de leite. Beijos!
Oi Daniela! Sobre crianças eu não sou o melhor exemplo, tenho um baby de 3 anos e é uma super luta fazer ele aceitar comida saudável. Porém não dou trigo para ele, não compro pão, biscoito, macarrão e iogurtes, mas ele super come carbos porque faço purês de batata, batata doce e mandioquinha e também arroz e feijão. Doces não compro para casa, mas em passeios ele manda ver 🙂 Como nós comemos quantidades gigantes de comida saudável, fico na esperança que ele aprenda pelo exemplo! Na escola que é complicado, ele come pão, bolo e macarrão diariamente 🙁
Beijos!
Olá Jussara, que bom te ver por aqui. Eu tentaria a receita com um purê de couve flor, não posso garantir que funcione, mas deve ter um resultado parecido. Uma amiga comeu o fricassé e não percebeu que não era com milho, o gosto da abóbora dá uma sumida. Beijos!
Mariana, estou absolutamente encantada com seu blog! Leio, releio e não me canso!
Venho há alguns anos engordando, já procurei vários nutricionistas, contratei personal…perco 5 kg…e a compulsão me vence!
Achei coisa de Deus ter encontrado seu blog, bem na época do ano que o verão vem se aproximando e eu já estou sofrendo por estar acima do peso.
Sinto uma fome que não tem tamanho, simplesmente não tenho controle.
E agora lendo seus posts acredito que encontrei meu caminho e parei de achar que sou uma compulsiva louca e sem força de vontade!
Parabéns pela forma como você cuida do seu blog, meu parabéns!
E ah uma pergunta…como eu ‘acho” a nata existe no supermercado?
Um beijo! Estela
Mari, adorei a receita, parece deliciosa (e eu só como carne branca =D).
Será que posso usar outro alimento no lugar da abóbora? Confesso que não sou grande fã, apesar de comer de vez em quando.
Bjs.
PS: leio o blog pelo reader, e cada vez que entro aqui para comentar, me deparo com um visual ainda mais bonito. Parabéns!
Mariana, amo seu blog, se tivesse mais tempo passaria horas só lendo e aprendendo…A receita é fabulosa vou testar amanhã mesmo…Bem, eu li em algum lugar do seu site que vc tem filho, minha pergunta é vc também cuida da alimentação dele? pergunto isso porque sou mãe de dois e estou mudando a alimentação da casa toda, gostaria de saber com é sua experiência.
Super beijo…
Oi Mariana! Adorei a receita, porém na lista dos ingredientes não consta a quantidade de creme de leite, ele só é citado no fim da mesma. Devemos colocar na mesma proporção do requeijão? Desde já, obrigada.
Magda, o que eu disse é que só algumas folhas já são o suficientes para um bom acompanhamento, outro tipo de acompanhamento não faz falta na receita. Coma quanta salada couber na sua cota de carbos. Sucesso, tudo de bom!
Olá! não entendi porque colocar pouca folha verde, as folhas
não são liberadas?
Vou experimentar! Deve ficar show — abraços
Oi Luana, tenho comprado a marca Vigor que não tem amido. Beijos!
Olá Mari tudo bom? Você pode me passar qual marca de requeijão sem amido você usa? pq ja procurei algumas mas é difícil de achar uma que não tenha :/ Desde já agradeço pela ajuda!!! beijos e parabéns pela receita!!!