Antes de começar, tenho que confessar que esse não é exatamente o assunto mais agradável sobre o qual já escrevi.
Porém o meu compromisso é trazer justamente as dúvidas mais comuns para quem está começando, então não teria como deixar esse assunto de fora:
como lidar com o intestino preso na dieta low carb? Que outras mudanças podem acontecer no funcionamento do intestino e como lidar com elas?
Em geral ao iniciar uma alimentação low carb a pessoa experimenta uma perda de peso sem sofrimento, com nenhum ou poucos efeitos colaterais em decorrência das mudanças na alimentação.
Porém algumas pessoas passam por alguns sintomas, além dos mais comuns já mencionados nesse post e que são característicos da adaptação do corpo ao uso da gordura como combustível.
Também são mencionados com alguma frequência problemas relacionados ao desempenho do intestino, que passa a se comportar de maneira diferente do que vinha ocorrendo antes do início da dieta.
O que esperar do funcionamento do intestino ao aderir a uma alimentação low carb?
O intestino pode prender.
Uma dieta com muitos carboidratos causa retenção de líquidos, então ao iniciar low carb é normal que os primeiros quilos perdidos sejam água, o que pode desidratar as fezes e tornar sua saída mais difícil.
Além disso muitas pessoas saem de uma alimentação com um grande volume de fibras vindas de alimentos como pão integral, granola e cereais e passam para uma alimentação com menos carboidratos muitas vezes buscando o estado de cetose, nesse caso podem faltar fibras para formar o bolo fecal, deixando o intestino preso.
O intestino pode soltar.
É menos comum, mas algumas pessoas também tem diarréia, que pode ser ocasionada pela inserção repentina na dieta de alimentos que a pessoa não costumava comer em maior quantidade, como queijos gordos ou da ingestão em uma só refeição de uma quantidade exagerada de gordura.
A aparência e volume das fezes podem mudar.
O intestino de algumas pessoas não prende ou solta, mas as fezes mudam de aparência e isso eventualmente gera preocupação. A aparência e o volume das fezes reflete o que entra, então ao promover alterações na dieta principalmente se você vinha de uma dieta com um alto consumo de carboidratos, é de se esperar alterações no visual das fezes.
As alterações são temporárias.
Assim como as dores de cabeça e os outros sintomas da lipólise, as alterações no funcionamento do intestino são temporárias na grande maioria dos casos. Em geral entre duas e três semanas o intestino volta a funcionar com a mesma frequência anterior.
Como lidar com o intestino preso na dieta low carb?
1. Coma muitos vegetais.
Já falei aqui sobre como low carb não é a dieta da proteína.
Low carb também não é uma dieta ZERO carboidrato, então para garantir a sua nutrição e também o material para fazer suas fezes, coma a maior variedade de vegetais low carb que conseguir.
Todos os vegetais são ricos em fibras, então varie bastante na sua alimentação os vegetais low carb como couve flor, espinafre, brócolis, abobrinha, berinjela.
Se você estiver comendo na faixa de 20 gramas de carboidratos e está tendo problema de intestino preso, passe a consumir os vegetais low carb sem limite, mesmo que isso represente um aumento no consumo de carboidratos, porque um intestino que funciona mal vai prejudicar seu processo de emagrecimento.
Não se preocupe porque isso não impedirá que os resultados aconteçam, afinal não é obrigatório estar em cetose para emagrecer com low carb.
Caso o almoço e o jantar não estejam sendo o suficiente para consumir uma grande variedade de vegetais, uma boa ideia para incrementar o consumo é mistura-los aos seus ovos no café da manhã.
2. Beba água.
Além das fibras a água também é essencial para fezes saudáveis. Já falamos sobre como ao começar uma alimentação low carb nos livramos de líquido retido, então garanta que o líquido perdido está sendo reposto.
Aumente um pouco o sal nos alimentos para reter o líquido no corpo. Aumentar o consumo de água e sal também contribui para aliviar os sintomas da cetose.
Leia aqui sobre o que beber na dieta low carb
3. Consuma as gorduras naturais sem medo.
A gordura natural dos alimentos também vai contribuir para o funcionamento do seu intestino.
Na alimentação low carb os carboidratos são substituídos pelas gorduras, que são mais calóricas. Por causa disso, um volume menor de comida provocará maior saciedade, então espere uma diminuição no volume das fezes.
Acesse aqui o Guia Definitivo da Gordura em uma dieta Low Carb
4. Coma frutas e oleaginosas.
O coco e o abacate vão trazer uma combinação de fibras e gordura capaz de ajudar bastante caso você esteja enfrentando dificuldades com o funcionamento do intestino.
As nozes e castanhas são boas opções de lanches low carb e também vão contribuir para a formação do bolo fecal com fibra e gordura.
5. Probióticos e prebióticos.
Se mesmo comendo uma boa quantidade de fibras e gorduras e com o consumo adequado de líquidos a situação não melhorar, pode ser uma boa ideia fazer experimentos com probióticos, como o kefir e o iogurte.
Probióticos são bactérias que vivem no nosso intestino e nos ajudam na digestão dos alimentos.
Iogurtes açucarados como o Activia e o Yakult não são low carb. Opções de alimentos probióticos low carb são o chucrute, os queijos, os picles e o vinho.
Quanto aos prebióticos (que são a comidinha para as bactérias que você tem no intestino), boas opções são o alho e a cebola, a chicória e os aspargos.
O amido resistente também é prebiótico, então dá para experimentar adicionar na dieta a banana verde crua, sem aquecer.
Leia as instruções do Dr Souto sobre como suplementar com amido resistente aqui
6. Ainda mais fibra.
Se você já tinha dificuldades com o intestino antes de começar e usa psyllium, linhaça ou chia para ajudar, pode continuar com o consumo desses alimentos na dieta low carb.
7. Gerencie o stress.
Não é fácil embarcar em um estilo de alimentação totalmente novo e o stress que isso causa pode piorar ainda mais o problema do intestino. Tente manter a calma e ocupar-se de outras coisas, não pensar na dieta o dia todo.
Veja aqui dicas para lidar com as pessoas à sua volta ao aderir a uma alimentação low carb
8. Aumente os carbos.
Por fim, se todas as tentativas fracassarem, aumentar o consumo de carboidratos pode ser a solução para os problemas de intestino. Experimente adicionar mandioca e batata doce nas suas refeições e veja como reagem o peso e o intestino.
Conclusões
Ao iniciar uma dieta low carb podem ocorrer problemas no funcionamento do intestino, o mais comum é o intestino travar.
Invista na comida de verdade para solucionar o problema, que é temporário na maior parte dos casos.
Se for necessário, esqueça a cetose e aumente os carbos dos vegetais para fazer o intestino funcionar.
Uma flora intestinal saudável contribui para a absorção correta dos nutrientes, além de prevenir a inflamação sistêmica e regular o peso.
Ao trocar o excesso de carbos pela gordura natural dos alimentos é normal que o volume das fezes diminuam, mas a frequência deve ser de no mínimo uma vez ao dia. Para avaliar pela aparência se suas fezes estão saudáveis, use a escala de Bristol.
Ok, eu sei que não é um assunto fácil de discutir, mas se tiver algo para contribuir ou alguma dica que funcionou para você, por favor compartilhe, não se acanhe!
Opa, bom que te ajudou. Sucesso!
Muito bom seu post… Esclarecedor! Obrigada!
Nossa…me ajudou mto. Iniciei esse domingo na low carb ciclica com carbo..e deu uma travada hahahha
Mas agr que vi que é “normal” já fico tranquila
Parabéns gostei muito das dicas ensinamentos maravilhosos. Bjs.
Esse artigo é um grande alívio… vou procurar seguir as dicas
Pode ser sim, se precisar aumente um pouco os carbos. Também com algumas semanas o problema tende a melhorar. Sucesso!
Estou tentando e infelizmente meu intestino ficou mais preso ainda. E na escala de Bristol é sempre o número 1. Só bolinhas com muito esforço. Acho que vou tentar a banana verde. Também não consegui perder peso, será por causa do intestino?
É low carb sim. Para saber os valores recomendo uma ferramenta como o FatSecret. Sucesso!
Olá Mari! Estou com dúvida se posso ou não consumir chia na dieta LC. Vi que tem bastante carboidratos… Mas vejo mtas pessoas dizendo q consomem! E ai, posso mesmo???
Opa, que bom que foi útil. Sucesso! Mariana
Comecei a fazer a dieta e sofri muito por conta do intestino. MUITO OBRIGADO PELO ARTIGO ! já comprei seu e-book 😉
Olá ! Obrigada pelas dicas, eu sofri muito com uma dieta que fiz há algum tempo , mas era quase zero carboidrato, meu intestino me fez sofrer demais (suava frio, se é que me entende rs…) Fiquei traumatizada e disse que não faria mais dieta nenhuma. Conclusão só ganhei peso. Mas descobri a dieta Low Carb e estou encantanda. Comecei ontem mas vou seguir suas dicas e sem medo de ser feliz vou eliminar meus 25quilos e com saúde. Muito obrigada mais uma vez!
Que bom, Giovana! Obrigada por ler!
Olá!! Amei esse texto…obgda!! Fã do blog!
Quem tem colite pode fazer a dieta cetogenica
E pra quem tem colite. Sabe me dizer se pode fazer a dieta cetogênica?
Oi Mariana!
O meu problema é o inverso, estou no 4° dia e estou com diarreia e muita ansia de vomito, será que é normal? O que posso fazer para melhorar?
A melhor coisa pra mim tem sido oleo de coco no cafe da manha,nao da gosto e hidrata as fezes bem.
Mariana, tenho tomdo whey protein de chocolate, mas o acho muito doce. Exsitem alternativas que nao sejam tão doces? Whey protein pode ser consumido nesta dieta? Faço academia 4 dias por semana e qdo volto, tomo glutamina para os musculos.
O côco funciona bem.Porém tem muitos carbos liquidos.
Boa noite ! Estou na low carb a 20 dias,porém estou com halitose muito forte,coisa que não tinha antes,como posso resolver esse problema.
Oi Mari, parabéns pelo site é ótimo! Comecei a dieta há uma semana por indicação médica, antes nem mesmo conhecia. O meu caso é o contrário, sempre tive intestino preso, de ficar dias sem ir ao banheiro, desde que comecei a low carb meu intestino soltou muito, tb tenho feito muito xixi, e por conta disso minha barriga até já murchou um pouco. É normal no começo essa mudança intestinal? Devo apenas aguardar o periodo de adaptaçao a dieta? Obrigada! Abraços!
Tem algum post q fale sobre o jejum intermitente ?
Olá! Sempre tomei água com beringela batida no liquidificador e ajudou muito meu intestino! Iniciei a Low Carb hoje, será que posso tomar ainda?
Oi Carol, não uso nenhum tipo de suplemento.
Os sintomas de transição quando iniciamos a dieta estão bem explicados nesse artigo, e não são falta de vitaminas http://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/02/como-evitar-o-mal-estar-em-low-carb-sal.html
Obrigada pela visita!
Boa noite, busquei em todo seu blog e não achei nada que fale da suplementação de vitaminas na dieta low-carb, vc já fez ou faz a utilização de vitaminas ou multivitaminicos com por exemplo Centrum de A a Z? Pois percebi que muitas vezes os efeitos colaterais são exatamente a falta de alguma vitamina ou nutriente … Obrigada!
Estou nesse estilo de vida a uns 45 dias e simplesmente meu intestino parou,to tendo que tomar aquele complexo homeopático 46 uma vez por semana.Mas fico preocupada…
Oi Marcia, minha nutri atende em Bsb. Paula Mello, envia um email para ela e marca( nutripaulamello@gmail.com) ela me ajudou muito nessa revoluçao intestinal e de mudança alimentar. Nao é saudavel fazer lavagem sempre que precisa ir no banheiro. Bjs e boa sorte
Oi Mariana! Curto muito seu site e adoro as dicas. Estou seguindo a dieta LCHF há mais ou menos um mês e tenho tido ótimos resultados. Tenho 32 anos e fui diagnosticada com endometriose… Vc sabe me dizer se a dieta LCHF ou mesmo o estado de cetose é prejudicial pra esse quadro? Vi alguns profissionais q não são adeptos ao low carb dizer que o excesso de gordura animal pode piorar o quadro, causando mais inflamação… Desde já agradeço! =)
Uso óleo de coco no café e ajudou bastante
Depois conta como foi. Um beijão!
oi mariana, linhaça tem alguma restrição?
pergunto porque tenho comido muito, faço pao, faço só a farinha torrada na manteiga tipo farofa e outras formas, as vezes, raro, faço um bolo mesma receita do pao sem o sal com adoçante e uma banana, mata a vontade de comer um doce.
Há algum problema no uso do farelo de trigo, não é low carb? Era o que eu pensava em usar, se precisasse, mas não foi mencionado.
Oi Mariana.
Eu faço cromoterapia em mim e meu intestino
passa a funcionar como um reloginho. Depois
de alinhar os chakras, aplico 15mim de cor laranja
no intestino. Faço isso 3 vezes por semana.
Abraços.
Simone
Olá. Estou tendo problemas de intestino preso, isso que tomo 2 litros de água, corro 40 minutos e ainda faço academia ,todos os dias. Notei que dei uma melhorada, tomando um copo de leite ao deitar. pois alface e tudo que é hortaliça, não estavam funcionando.
Abraços
Oi, Mari!
Concordo plenamente com tua resposta, mas o que aconteceu comigo é que fiquei me sentindo pesada, fiz jejum e sei lá, fiquei estranha, parecia que tinha algo pra sair e estava trancado…
Realmente quando agora fico um, dois dias sem fazer fico bem, não sinto desconforto… Mas como tu tens muito mais experiência do que eu, vou experimentar fazer jejum de novo, quem sabe agora sinto diferente… Tenho lido tanto que o jejum é super recomendável e que faz bem… Só estava com medo de tentar novamente, mas sua resposta me deu ânimo, esperança, vou tentar e depois te conto!!!
Mega beijo, tu és demais, guria!!! Te adoooroooo muitão!!!
Oi Renata, será que quando a gente põe menos coisa para dentro não seria esperado que menos coisa saísse?
Comida low carb é muito otimizada, rica em nutrientes. O corpo aproveita muito mais o combustível, sobra menos para o “descarte”. Um abraço de panda no urso polar! Beijos
Oi, Mari!
Bom, logo que comecei a low carb, fiz muito mais xixi e o número 2 continuou como sempre – todos os dias!
Após uns 45 dias, observei que comecei a não ir todos os dias ao banheiro, estranhei porque pra mim sempre foi muito normal e natural fazer nº 2 todo dia!
Como anoto em um caderno tudo o que consumo, observei que, meu intestino estava trancando exatamente no dia e nos dias subsequentes a eu ter feito jejum de 12 ou 14 horas… Pode até não ter sido esse o motivo, mas casualmente, quando fiz jejum, não fiz nº 2…
O que resolvi então? Não fazer mais jejum!! Não sei dizer se foi isso, mas todos os dias, por pouco que seja, sempre faço nº 2!
Bah… Realmente não é algo agradável de se dizer, mas como aqui também funciona para troca de experiências, comigo aconteceu assim – mas reitero que não sei se tem a ver o que escrevi, mas me observando, percebi isso…
Beijos e continue nos auxiliando!
Abraço de urso polar!!
Olá Mariana! Você teve alteração no seu ciclo menstrual? Estou seguindo a lowcarb há mais ou menos um mês e meio e meu ciclo diminuiu para cerca de 20 dias. Achei estranho, já que antes era 28 dias aproximadamente. Na próxima semana farei um exame de sangue para averiguar a situação.
Obrigada por todas as informações, você é muito clara e didática.
Tome 2 col de sp de óleo de coco todos os dias.
Para mim funciona tomar 2 c SP de óleo de coco todos os dias. Salvou minha vida.
Pedro, muito obrigada por compartilhar seus macetes!
Pra mim chimas e café soltam também. Sucesso!
Oi Frank, troque a tapioca e o arroz por ovos e vegetais low carb. Sucesso!
Tenho comido um pouco de arroz e tapioca com ovo no café. Usado adoçante e feito corridas e caminhadas. O que preciso para perder 6kgs o mais rápido possível?
Por muitos anos sofri de constipação. Na minha adolescência, chegava a ficar uma ou duas semanas sem ir aos pés. Minha mãe diz que é desde os meus dois anos que eu sofro desse problema, e todos os tratamentos que fiz surtiam efeito temporariamente.
Quando comecei a dieta paleo-low carb, no começo meu intestino “soltou”. Mas depois de algum tempo, “prendeu” novamente. Já tentei de tudo para resolver o problema. Há mais de um ano o que tem funcionado para mim (vou aos “pés” uma vez ao dia, sempre de manhã, e consigo evacuar até sentir meu intestino limpo, sendo raros os dias em que fico “trancado”) é a seguinte rotina:
– Dieta paleo-low carb com bastante vegetais crus (faço somente 3 refeições ao dia, sendo café da manhã, almoço e jantar – às vezes, como alguma “guloseima” low carb fora de horário;
– Acordo sempre cerca de uma hora antes de começar a me arrumar para o serviço, tomo em jejum 50 ml de cloreto de magnésio PA (diluído em água conforme a indicação da embalagem – compro os pacotinhos na farmácia de manipulação) e depois tomo cerca de 700 ml de chimarrão (NUNCA “pelando”, mas com a água apenas quente, e com pouca erva na cuia) com algum chá (chá verde ou oliveira – JAMAIS Sene, pois resseca o intestino), caminhando vagarosamente pela casa “beberico” o chima. A caminhada e o chimarrão ajudam a soltar o intestino. É tiro e queda. Antes de terminar a água da chaleira, tenho que ir ao banheiro. E me sinto muito bem depois, parece que realmente consigo esvaziar o intestino. Nos (raros) dias em que meu intestino teima em não funcionar, me sinto mal o dia inteiro;
– Depois de ir ao banheiro, faço o meu desjejum: suco verde (água, tres ou quatro folhas de couve, um limão, gengibre e alguma fruta low carb) + 3 ovos cozidos, uma pitada de sal e uma porção generosa de azeite de oliva.
Esse método foi o único que funcionou para mim.
Olá, Mariana,
O meu problema é o inverso. Já há algum tempo venho buscando uma alimentação mais páleo, tendendo ao Lowcarb, porém, o problema é meu intestino. Mesmo antes já tinha problema, era preso e tinha muitos gases; agora parece que piorou. Tudo me dá cólicas (intensas) e muitos episódios de diarréia, sem contar que não emagreço absolutamente nada. Cortei trigo, açúcar, leite (só consumo o fermentado, creme de leite, queijo e iogurte natural). Você por acaso, conhece alguém que era assim e melhorou? Conhece algum nutricionista aqui em Vitória/ES que seja lowcarb? Obrigada!
Castanha do Pará, azeite de oliva, banana, cloreto de magnésio, coco, abacate.
Ellen, talvez alguma coisa tenha sido diferente na hora de tirar as medidas, só isso. Se a balança mostrou e a roupa também, que bom! Parabéns pelos resultados, sucesso!
Obrigada pela visita, sucesso!
Olá, estou a 6 dias no “Low Carb” e desde o 4º dia já senti a mudança no meu intestino, mudou completamente meu relógio biológico, antes minha hora no banheiro era na parte da manha, desde o 4º dia mudou para o final do dia. Bom pelo menos ate agora não fiquei preso, apenas mudou o horário rsrsrs.
Enfim, muito bom suas dicas, obrigado. #lowcarbmudasuavida #vidasaudavel
Mariana, obrigada por tantas informações, que nos direcionam no dia a dia com a LowCarb. Minha dúvida é a seguinte, quero perder mais que 10 quilos e em 15 dias emagreci 3kilos. Tento manter a cota diária de 20g de carbs liq. no entanto não perdi medida na circunferência abdominal é comum? Sinto as roupas menos justas mas minha cintura não diminuiu nenhum centímetro. Aguardo , obrigada.
Renato, quais seriam as medidas do banquinho?!
Thais se sua nutricionista puder indicar alguém em Brasília te agradeço .
Estou direto em cetose e direto com intestino preso. Resultado na balança apenas menos 2.5 Kg em 1 mês. Já tentei quase tudo que falaram. Vou tentar o banquinho. Thais se sua nutricionista puder indicar alguém em Brasília agradeço muito. Minha meta é perder mais 14kg mas o intestino tem que colaborar pois ele ficou sem movimento com a dieta. Já procurei alguns proctologistas, fiz alguns exames e o resultado é que ele está são mas não quer trabalhar. Parou simplesmente. Estou tomando uma combinação de lactobacilos receitada pela minha clínica e usando enemas todos os dias e fazendo lavagens 1 vez por semana.
Acho o conceito da dieta o ideal para mim mas não posso ficar sem fazer cocô!
Algum outro HELP ?!
Mariana?!
Nossa Mari, se eu tivesse visto este post antes de entrar em Low Carb… sofri horrores com o intestino preso e desregulado e não sabia o que fazer, até parei pois a situação estava ficando séria.
Agora já posso voltar, pois embora o intestino estivesse desregulado, minha perda de peso havia sido excelente.
Enfim, parabéns pelo artigo, me ajudou muito! Beijos!
Oii Mari td bem? conheci seu blog faz pouco tempo, estou amando :). Aqui tem assuntos muiito esclarecedores, tinha várias dúvidas e a maioria tirei simplesmente lendo as respostas dos comentários qe vc explicava.. mas estou com uma duvida a respeito de celulite, flacidez e estrias.. como funciona a eliminação dessas consequencias do aumento de peso? obriigada desde já! Beiijos
Corrigindo LEITE D COCO não…. ÓLEO DE COCO…..
Gente, experimentem o leite de coco em jejum e antes de dormir. Uma colher de sopa, se estiver muito ruim, experimente duas colheres de sopa. Use por alguns dias, o resultado é garantido.
Mariana, eu vario a cada dia. Compro a semente inteira (não farinha) e deixo de molho por algumas horas. Geralmente ponho de manhã e tomo na hora do almoço (logo após, na verdade). Tomo tudo, inteira, com água e tudo. Fica uma gelatina gosmenta, rss. Aí tem dia que não tomo inteira. Pego essa gosma, bato no mixer (para soltar mais os nutrientes) e tomo. E vou variando entre inteira e batida. Minha filha de 9 anos que tem intestino preso, consome pura (ela adora), tenho que vigiar pra não comer o potinho todo e ter diarréia.
Nossa esse post serviu exatamente para mim hoje! Estou sofrendo com o intestino preso desde sábado. Muito obrigada, Mariana!
Obrigada por compartilhar! Parece que a chia e a linhaça são as campeãs do mundo mesmo.
Sucesso
Valeu o post, Mariana.
Algumas coisas que costumam funcionar pra mim é tacar por cima da omelete de todas as manhãs uma colher de farinha de linhaça com chia enquanto ela frita, e também tomar chá verde, chimarrão ou café após o almoço (super mão na roda: https://www.washingtonpost.com/news/speaking-of-science/wp/2015/08/10/why-does-coffee-make-you-poop/).
Mas se considerarmos a quantidade diária de fibras indicada (cerca de 20g), é mesmo preciso pensar com carinho nos carbos que ingerimos todos os dias. Procuro não desperdiçar com tapioca e arroz branco, que têm pouca fibra. E todo dia como algum alimento (próximo do horário do treino) como batata doce, aipim, feijão, lentilha… Não abro mão porque, como tu disse ali, não adianta regular a quantidade de carbos superbem e ter o intestino preso.
Esse negócio de não ir ao banheiro por constrangimento é engraçado, tenho uma amiga assim e me mato de rir. É o famoso problema de cu tímido. Não sofro desse mal!
Obrigada por compartilhar suas dicas e pelas palavras super legais sobre o meu trabalho.
Beijos
Alessandra, é low carb sim, dá para usar sem comprometer a cetose. Obrigada pela visita!
Olá Mariana, para mim a chia é um alimento excepcional quando o assunto é prisão de ventre, apesar de que meu intestino já está adaptado à dieta, quando fica meio preso faço uma couve refogada na manteiga, tomo bastante água e logo se resolve o problema. Mas voltando à chia, é possível utilizá -la em uma dieta cetogênica?
Oi Mariana, amey essa postagem, precisei muito dela há cerca de um ano atrás, hahaha, sorte que encontrei uma nutri paleo-lowcarb (sou paciente da Nanda Muller) e consegui com muito empenho e paciência solucionar isso!
A dica do banquinho ela me passou e foi realmente de muita ajuda, além da questão psicológica de dedicar um tempo a tentar, se necessário até colocar o alarme alguns minutos mais cedo (no caso da pessoa ser “matutina” hehehe), e também de não ignorar jamais uma possibilidade de ir ao banheiro por constrangimento.
Das três fibras mencionadas, o psyllium pessoalmente considerei o mais eficaz, mas deve ser pessoal! Também com ela testei a fécula de batata, que o dr. Souto menciona no post que você cita, e durante alguns meses usei tudo: fécula, kefir, sachês probióticos (da marca Essential Nutrition, de qualidade e menor grau de bruxarias) que vêm com menos cepas que o kefir mas não são perecíveis e por isso fica mais fácil transportar em viagens, além da banana verde. Não saberei jamais dizer qual dessas colunas sustentou o edifício inteiro, mas todo o trabalho casado levou meses e hoje é sucesso!
Aumentar as gorduras animais também de alguma forma me pareceu mais efetivo que o óleo de coco ou abacate, novamente pode ser apenas uma especificidade minha! Mas o caldo de carne, a pele do frango e a ghee me garantem quase que automaticamente uma boa digestão nesse sentido, talvez porque anteriormente me dava menos nojinho ir pelas gorduras não-animais, e aí, ao incluir todos os tipos, acabei aumentando a ingesta do macronutriente como um todo.
Não me canso de dar os parabéns ao seu blogue, acho um dos melhores do Brasil em conteúdo e aplicabilidade, um complemento perfeito ao embasamento científico do dr Souto. Beijos!
Obrigada Evilin, obrigada por compartilhar suas dicas!
Além da água, que por vezes, me policio para tomar ao menos 2 l por dia, tbm tenho feito uso de chás (hibisco, verde, sene, gengibre, etc) e tem me feito muito bem…
Também tenho consumido 3 colheres de óleo de côco todos os dias.
Claro não poderia deixar de te parabenizar pelo blog, e agradecer sua dedicação Mariana:)
Vc é minha inspiração s2
Pra mim, o que acho que acho que ajuda bastante é o prato de salada verde/tomate/cenoura crua ralada antes do prato quente. Couve refogada quase que diariamente e bastante agua durante o dia.
Um bom suco de couve no desjejum ajuda bastante. Para dar um sabor a mais, dá pra bater com suco de limão ou polpa de maracujá.
Bom dia! Creio que uma caminhada também ajude!
Oi Daniela, você consome como? Feito farinha ou inteira? Junto com algo ou puro? Obrigada por compartilhar!
Eu não funciono sem minha colher de linhaça diária, rss.
Oi Renato, obrigada por compartilhar, felicidades!
Banquinho ajuda tb!
Aloe e verá (babosa) e caldo de ossos ajudam muito pra quem sempre teve algum problema intestinal, principalmente inflamação, permeabilidade intestinal e qualquer outra disfunção por intolerâncias a comidas inflamatórias que nem sabia.