Este post é uma contribuição do Caio Fleury do site Primal Brasil e fala sobre jejum intermitente, que é um assunto que gera muita curiosidade em quem está buscando emagrecer com low carb.
Eu sempre digo por aqui que é bem importante dar uma boa estudada antes de partir para a prática do jejum, principalmente quando se está iniciando na alimentação low carb. O artigo do Caio reúne informações super relevantes para quem tem interesse na prática mas tem medo de perder massa muscular.
No Primal Brasil você também encontra muitos posts, podcasts e vídeos de assuntos relacionados ao mundo paleo/low carb.
No meu artigo anterior, “Deveríamos tomar o café da manhã?” abordei a questão de que se é saudável ou não tomar café da manhã e os benefícios decorrentes do jejum intermitente. Em geral, os leitores gostaram do post, mas muitos me mandaram mensagens, preocupados com uma possível perda de massa muscular com esta prática. Por isso escrevi este artigo que tem o propósito de analisar se o jejum causa ou não perda de massa muscular.
A ideia de que não é saudável fazer jejum, ou pular refeições provavelmente foi desenvolvida a partir da difusão cultural da crença de que se deixarmos de comer por muito tempo ficaremos desnutridos, pela comunidade de fisiculturistas pensarem que o seu corpo vai se utilizar dos tecidos musculares para obter energia, gerando assim perda de massa muscular, influenciada pelas pesquisas mais recentemente divulgadas pela mídia nacional e internacional de estudos inconclusivos e mal interpretados, alegando tendenciosamente que comer várias refeições no dia aumenta o metabolismo. Esses são exemplos de má interpretação de pesquisas provavelmente devido à tendências pessoais, ou pela complexidade das variáveis envolvidas.
Quando as pessoas escutam sobre o jejum intermitente, normalmente ficam espantadas, pois já foram advertidas por autoridades nutricionais e pela sabedoria popular que esta é uma prática nociva. É comum ler, ou escutar por aí que o jejum é uma prática nociva, prejudica o metabolismo, gera perda muscular, é pior para saúde física e mental. O fato é que todos os estudos demonstram exatamente o oposto! E a propósito, é bem comum de encontrar fatos científicos contradizendo a sabedoria popular. Artigos científicos são difíceis de serem interpretados para a maioria das pessoas, e o fato da maioria deles estarem disponíveis somente em inglês dificulta mais ainda. Autores que tem bom conhecimento sobre nutrição são difíceis de serem encontrados no Brasil, em grande parte devido ao fato do “vírus da gordura”, lipofobia ou medo de gordura, ter sido disseminado no Brasil com grande influência das autoridades de saúde internacionais, que incentivaram o governo norte americano a multiplicar o subsídio da agricultura, principalmente o milho (para fazer xarope de glicose, similar ao açúcar) e o trigo.
Existem forças comercias moldando o comportamento das pessoas para o consumo de grãos integrais, que são abundantes no supermercado e em lojas de suplementos alimentares, ou barrinhas de cereais, e no meio da atividade física, as famosas barrinhas de proteína altamente processadas, normalmente ricas em açúcar, leite em pó desnatado, soja, amendoim e grãos. A indústria de cereais e grãos se beneficia ao divulgar os benefícios de comer entre as refeições e de tomar café da manhã para acelerar o metabolismo, saúde e perda de peso, pois não há incentivo comercial em dizer às pessoas que elas podem se beneficiar mais fazendo jejum intermitente, não comer grãos no café da manhã, ou fazer menos refeições por dia. Já que ninguém vai fazer uma refeição, de fato, entre as refeições, é muito mais fácil para elas consumirem barrinhas de cereais e de proteína, ou shakes milagrosos, o que significa lucro para a indústria de alimentos “naturais”. Para a população mais carente, um pão de queijo, ou um misto quente acompanhado de um cafezinho cheio de açúcar ou adoçante serve como lanche. O típico nutricionista, personal trainer e celebridades são modelos de um padrão a ser seguido pelas pessoas, mas infelizmente eles normalmente são tão desinformados quanto o público sobre nutrição, apenas são mais preocupados com a saúde e a forma física.
Jejum intermitente | Jejum e perda de massa muscular
A perda muscular é resultado de diversos fatores, incluindo a atrofia que ocorre quando o indivíduo não faz atividades físicas regularmente, tendo assim um hábito sedentário e também por meio do processo catabólico gerado pela falta de proteína, que resulta em um processo de canibalização muscular, quando o corpo usa os aminoácidos do tecido muscular como fonte de energia.
Para não entrar em processo catabólico é preciso consumir fontes de proteína que possuem os nove aminoácidos essenciais, ou seja, a proteína animal, ovos, carnes, peixes e laticínios. Fontes de proteína vegetais são fontes insuficientes de aminoácidos essenciais.
Existem alguns estudos que têm examinado os efeitos do jejum intermitente em regular a retenção muscular, porém eles não são abundantes. Nenhum conseguiu comprovar que jejuns curtos, de menos de 12 horas, causam perda muscular, dado que os indivíduos sejam alimentados com quantidades suficientes de proteína animal antes do período de jejum. Somente jejuns longos causam perda de massa muscular, de modo a gerar catabolismo das proteínas, quando reservas de glicogênio do fígado se esgotam, de maneira a obrigar que a proteína do músculo seja convertida em aminoácidos para manter os níveis de glicose sanguínea suficientes para suprir a demanda energética dos órgãos.
Em um estudo de quatro semanas feito com jogadores de rúgbi que se submeteram ao jejum intermitente, a massa corporal diminuiu significantemente e progressivamente no período de quatro semanas e apesar de haver uma perda de gordura corporal a massa magra (músculo) foi conservada. Houve também aumento nos níveis de colesterol “bom” HDL e da lipólise (decomposição dos tecidos de gordura, que envolvem a conversão de triglicérides em ácidos graxos para serem usados como energia).
É difícil encontrar estudos que comprovem que um período de jejum de cerca de 24h ou menos (em meio a diversos estudos que mostram o oposto) é suficiente para levar a perda de massa muscular e em que os participantes não façam exercícios (o que aumenta o consumo de glicogênio durante o período de jejum).
Em um estudo famoso feito com boxeadores foi constatada uma perda de massa muscular no grupo de boxeadores que fizeram duas refeições ao dia, quando comparados aos que fizeram várias refeições ao dia.
No entanto, este estudo obteve conclusões errôneas e tem sido criticado por muitos pesquisadores, pois não consideraram o fato dos participantes estarem consumindo proteínas somente em forma líquida, como whey protein, que são absorvidos mais rapidamente pelo organismo. 30g de whey protein são absorvidas em torno de 3 a 4 horas, o que significa que há uma perda muscular se consumirmos apenas proteína líquida durante as refeições, o que na prática nunca acontece com as pessoas que seguem a dieta Primal, ou low carb, que no dia a dia consomem uma refeição variada, rica em gordura, proteína animal e um pouco de carboidrato, o que pode fazer com que o tempo de absorção da proteína leve mais de 10 horas para ser concluído. O jejum intermitente, além de preservar a massa muscular, traz diversos benefícios para o cérebro e queima de gordura corporal.
Além destes estudos, existem estudos que demonstram a taxa de absorção de proteína dos alimentos. Em geral, a proteína é absorvida muito lentamente. Após uma refeição rica em proteína, são necessárias várias horas para que os aminoácidos entrem na corrente sanguínea, podendo chegar a mais de 10 horas. Um almoço caprichado com mais de 60 gramas de proteína provavelmente ainda estaria fornecendo aminoácidos por mais de 10 horas, ou seja, até o treino do final de tarde, ou da noite.
Com base em alguns estudos e de acordo com a experiência prática de body builders proeminentes que fazem ou fizeram jejum regularmente é possível afirmar que fazer jejum por menos de 10 a 12 horas para quem faz musculação, ou esportes em geral- o que gera um aumento na demanda do corpo por glicogênio – não irá fazer com que o corpo entre em estado catabólico muscular, ou seja, que o corpo tenha que usar a proteína muscular como fonte de energia.
Jejum intermitente | Perda de massa muscular em jejum de longos períodos
Em jejuns prolongados a perda de massa muscular depende do nível de gordura corporal do indivíduo e da quantidade de massa muscular anterior ao início do jejum, de acordo com alguns estudos como estes, (1,2,3) que mostram que há uma perda muscular menor em ratos obesos do que nos ratos magros, em jejuns longos, devido ao fato da síntese da proteína muscular diminuir mais lentamente em ratos com maiores níveis de gordura corporal e devido a taxa de degradação da proteína muscular aumentar em ratos magros e diminuir em ratos com maiores níveis de gordura corporal. Ratos magros tem uma necessidade de manutenção maior, por isso apresentam um declínio metabólico mais rápido que os ratos gordos. Os ratos obesos perderam um quinto, ou 20%, da proteína que os ratos magros perderam.
Isso não significa que você tem que estar acima do peso para fazer jejuns longos, mas significa que se você tem um nível de gordura corporal baixo, não é aconselhável fazer jejuns longos com o objetivo de preservar massa muscular, junto com a perda de gordura corporal, neste caso, faça um jejum mais curto. Muitos benefícios podem ser alcançados com os jejuns longos, apesar da perda de massa magra, no entanto, essa prática deve ser feita com o acompanhamento de um profissional e o indivíduo já deve estar acostumado com uma dieta low-carb cetogênica, ou o jejum intermitente, para não correr o risco de esgotar as reservas de glicogênio.
O jejum intermitente pode gerar efeitos colaterais caso você não esteja acostumado com a dieta Primal ou low-carb ou caso seja diabético, efeitos como tonturas, fraquezas, náusea e dores de cabeça, decorrentes da diminuição dos níveis de glicose sanguíneas que estes indivíduos são mais suscetíveis a terem. Os níveis de açúcar no sangue seguem o padrão de alimentação que as pessoas estão acostumadas a consumir. Nós evoluímos como espécie para aumentarmos nossa capacidade de sobrevivência, de maneira a nosso organismo poder se autorregular, se adaptando a falta de alimento, para que os níveis de açúcar sanguíneos não diminuam a ponto de comprometer as funções cognitivas e as funções dos órgãos.
Ao contrário do que muitos pensam, o jejum longo de mais de 24 horas não afeta negativamente nosso estado de saúde mental se estivermos adaptados a uma dieta low-carb cetogênica, restrição calórica ou jejum intermitente. Dadas essas condições iniciais dos indivíduos,estudos (1,2) mostram que eles levariam mais de três dias para alcançar um nível de glicose sanguínea baixo o suficiente para causar um impacto negativo na cognição, mas somente por um período curto, até que o cérebro se adapte a produzir corpos cetônicos suficientes para lidar com a demanda energética do cérebro.
Nenhum estudo foi capaz de demonstrar uma redução da taxa metabólica estatisticamente significativa durante períodos de jejum curtos. A redução da taxa metabólica existe somente em jejuns longos de mais de três dias, não em jejuns intermitentes. Se ocorrerem variações no metabolismo em jejuns intermitentes, é mais provável que haja um aumento, ao invés de diminuição.
Jejum intermitente | Treinos de resistência (musculação) e jejum
A atrofia muscular ocorre quando a taxa de degradação de componentes intracelulares do músculo é maior do que a taxa de síntese. Em outras palavra, o crescimento do músculo ocorre quando há um equilíbrio positivo entre a quebra de proteína nos músculos (processo catabólico) e a síntese de proteína do músculo (processo anabólico) que ocorre após o treino, ou o equilíbrio entre a degradação e a síntese é o que determina o tamanho total do músculo. É preciso ativar as reações químicas anabólicas para que haja crescimento muscular.
Quando fazemos jejuns prolongados ou desenvolvemos doenças como a diabetes e o câncer, o músculo entra em processo catabólico, favorecendo a degradação dos componentes intracelulares e a quebra da proteína nos músculos.
Segundo John Kiefer pesquisador e body builder profissional, o corpo começa a perder massa muscular a partir de 12 horas de jejum aproximadamente, quando sinais supressores da síntese de proteína começam rapidamente a se desencadear. Segundo ele isso ocorre por diversos motivos. Após 12 horas de jejum o corpo ajusta rapidamente diversos reguladores do crescimento, muitos dos quais agem para desligar as reações químicas responsáveis pelo processo anabólico e a síntese de proteína.
As pesquisas são unanimemente a favor do consumo de proteína pré e pós-treino para melhorar a síntese protéica. Consuma 2 ou 3 cápsulas de BCAA antes dos treinos se for fazer jejum, ou até mesmo durante o jejum, pois assim você continua em jejum obtendo seus benefícios anabólicos pós treino, impede a quebra das proteínas musculares, caso não tenha consumido proteína suficiente antes do período de jejum, e melhora a síntese protéica.
Treinos de resistência feitos em jejum são beneficiais de diversas maneiras. Jejuns longos são anabólicos, eles impedem o crescimento muscular. Pular o café da manhã não se enquadra nessa categoria. Muitos body builders profissionais estão comendo a primeira refeição 3 horas após acordar e estão atingindo resultados ótimos em termos de perda de gordura, sem prejudicar o ganho de massa muscular e muitos tem alegado sofrer perda de massa muscular quando passam o dia todo sem comer.
Como já eu já disse no meu artigo anterior sobre o café da manhã, a prática de jejum traz diversos benefícios a saúde e para quem faz musculação existem algumas vantagens em fazer um treino em jejum segundo alguns estudos, que mostram que o jejum estimula as respostas anabólicas intramoleculares em resposta ao consumo de whey protein aminoácidos pós treino, além de um transporte mais rápido de aminoácidos para dentro das membranas das células musculares.
O aumento da produção de cortisol durante o período de jejum também gera benefícios para o ganho de massa muscular. O cortisol é um hormônio tipicamente conhecido como o hormônio do estresse, por causar estresse físico e mental em grandes quantidades. No entanto, em quantidades moderadas ele é benéfico, sendo responsável por melhoras na cognição, atenção, memória e percepção sensorial, entre outros benefícios.
O aumento dos níveis de cortisol gera uma melhora no metabolismo muscular e da glicose, aumenta a tolerância à dor, diminui a fadiga e aumenta a motivação durante o treino de musculação. Graças a ele é possível agüentar os treinos por períodos mais longos, tendo mais motivação, resistência à dor e a fadiga.
Níveis de cortisol mais altos fazem com que o pâncreas responda mais rápido para produzir insulina após o consumo de alimentos, o que significa que quando você comer whey protein, ou uma refeição após o treino de musculação em jejum, sua produção de insulina será maior, assim otimizando o crescimento muscular.
Jejum intermintente | Comer de 3 em 3 horas
Não precisamos comer de 3 em 3 horas, o metabolismo não é acelerado e não obtemos nenhum benefício com essa prática. Este argumento não tem embasamento e científico e evolucionário. Não poderíamos sobreviver como espécie se isso fosse verdade, já que períodos regulares de jejum eram uma parte natural do nosso passado durante períodos de escassez. A grande maioria dos estudos estão a favor de um consumo menos frequente de alimentos
Alguns estudos (1,2,3) sugerem que comer de 3 em 3 horas não necessariamente ajuda a controlar o apetite, já que comer menos frequentemente torna mais fácil o controle/redução de calorias e comer lanches cheios de carboidratos de alta carga glicêmica como os grãos, agem como um opióide no cérebro (efeito vicioso como o da cocaína) que desregulam hormônios que controlam o apetite como a leptina, tornando as pessoas mais suscetíveis a consumir mais.
Até mesmo o famoso jornal americano New York Times recentemente publicou um artigo condenando as pesquisas que alegam que o consumo de varias pequenas refeições ao dia geram aumento no metabolismo. Esse artigo cita alguns estudos que negam a premissa de que o aumento da frequência das refeições gera uma melhor regulação do apetite no curto prazo e o aumento da saciedade, assim fazendo com que a saúde da flora intestinal fosse beneficiada como resultado da diminuição do consumo de alimentos, o que os pesquisadores acreditavam antes da pesquisa ser conduzida
Muita atenção é dada pela mídia ao argumento do café da manhã, o consumo freqüente de alimentos e a recriminação do jejum intermitente, apesar de muitos dos estudos terem sido inconclusivos e erroneamente interpretados, muito devido ao fato de que alguns estudos tem demonstrado que não consumir o café ganha leva ao ganho de peso, o que muitas vezes é verdade, mas como citei no artigo sobre o café da manhã, muito do que se ganha é massa muscular e a gordura corporal, que pesa menos, é mantida. Muitos pesquisadores interpretam os estudos como se perda de peso fosse sempre bom, sem analisar a composição corporal, o que é no mínimo simplista e um tanto absurdo! Independente de qual seja o motivo da má interpretação, seja por maior publicidade e aceitação da mídia, por motivos comerciais de venda de produtos, ou por generalizações grotescas temos que ser muito céticos quando escutarmos ou lermos notícias recriminando o jejum.
Esta é uma prática que além de ser ótima para a saúde física e mental pode trazer mudanças extremamente valiosas para nossas vidas. Fazer jejum intermitente, para mim, trouxe a sensação de ter aprendido algo novo e motivador, que possibilitou alcançar resultados inacreditáveis em termos de ganho de energia, perda de gordura corporal, performance física e mental.
E você se sentiu assim também? Me conte sobre sua experiência com jejum!
Referências:
Soeters MR, Sauerwein HP, Dubbelhuis PF, Groener JE, Ackermans MT, Fliers E, Aerts JM, Serlie MJ. Muscle adaptation to short-term fasting in healthy lean humans. J Clin Endocrinol Metab. 2008 Jul;93(7):2900-3.
Liu Y, Dentin R, Chen D, Hedrick S, Ravnskjaer K, Schenk S, Milne J, Meyers DJ, Cole P, Yates J 3rd, Olefsky J, Guarente L, Montminy M. A fasting inducible switch modulates gluconeogenesis via activator/coactivator exchange. Nature. 2008 Nov 13;456(7219):269-73.
Natalucci G, Riedl S, Gleiss A, Zidek T, Frisch H. Spontaneous 24-h ghrelin secretion pattern in fasting subjects: maintenance of a meal-related pattern. Eur J Endocrinol. 2005 Jun;152(6):845-50.
Salgin B, Marcovecchio ML, Humphreys SM, Hill N, Chassin LJ, Lunn DJ, Hovorka R, Dunger DB. Effects of prolonged fasting and sustained lipolysis on insulin secretion and insulin sensitivity in normal subjects. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2009 Mar;296(3):E454-61
Li, J. B., Higgins, J. E. & Jefferson, L. S. (1979). Changes in protein turnover in skeletal muscle in response to fasting. Am. J. Physiol. 236, E222-E228
Millward, D. J. (1970) Protein turnover in skeletal muscle. II. The effect of starvation and a proteinfree diet on the synthesis and catabolism of skeletal muscle proteins in comparison to liver. Clin. Sci. 39, 591-603.
Waterlow, J. C., Garlick, P. J. & Millward, D. J. (1978) The effects of nutrition and hormones on protein turnover in muscle. In: Protein Turnover in Mammalian Tissues and in the Whole Body, pp. 625-695, Elsevier/North-Holland Biomedicai Press, Amsterdam
Millward, D. J. & Waterlow, J. C. (1978) Effect of nutrition on protein turnover in skeletal muscle. Fed. Proc. 37, 2283-2290.
Garlick, P. J., Millward, D. J., James, W. P. T. & Waterlow, J. C. (1975) The effect of protein de privation and starvation on the rate of protein synthesis in tissues of the rat. Biochim. Biophys. Acta 414, 71-84.
Goodman, M. N., Larson, P. R., Kaplan, M. M.; Aoki, T. T., Young, U. R. & Ruderman, N. B. (1980) Starvation in the rat. II. Effect of age and obesity on protein sparing and fuel metabolism. Am. J. Physol. 239, E277-E286.
http://link.springer.com/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.plosone.org/
http://jn.nutrition.org/content/112/10/1862.full.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8263048
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2405701
http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00421-009-1289-x
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19164831
Bellisle F et. al. Meal frequency and energy balance. Br J Nutr. (1997) 77 (Suppl 1):S57-70.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20339363
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9155494
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19943985?ordinalpos=&itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.SmartSearch&log$=citationsensor
Faço mas quando não tenho tempo ou vontade de comer, sem seguir protocolos ou hora marcada.
Nesse aqui falo mais https://www.vidalowcarb.com.br/jejum-intermitente-na-dieta-low-carb/
Obrigada pela visita!
Mari, li o artigo porem não entendi muito. Você fez jejum intermitente??? Indica ele???
Sim dessa forma vc ja está fazendo o jejum 16/8
Sim. Muita gente não toma café da manhã (mesmo não fazendo low carb) fazendo um jejum de 16 horas.
Sucesso!
Posso fazer o Jejum todos os dias??
Olá, Posso fazer o jejum intermitente todos os dias??
Oi Juliana, nem o remédio nem a stévia vão quebrar o jejum. A não ser que o remédio seja um xarope cheio de açúcar. Sucesso!
Eu tenho uma dúvida… Em jejum qdo se toma algum remédio ele é quebrado? E é possível adoçar com stevia o cafe? Ou quebro o jejum fazendo isso?
Adoreiii o texto! super esclarecedor….a minha nutricionista não deixa eu fazer o JI pq alega que vou perder massa magra….agora sim entendi por aqui…obgdaaa..=-)))
Mariana
Adorei suas dicas. Obrigada!!
Por favor, quantas horas de jejum você costuma fazer?
Que horas é ideal para fazer a última refeição antes do jejum?
Obrigada
Oi Mariana, tudo bem?
Estava a pesquisar sobre o JI e encontrei a sua página. Após ler o conteúdo fiquei com uma dúvida. Afinal, para se ter o melhor resultado em termos de pouquissima ou nenhuma perda de massa magra e ainda beneficiar-se dos efeitos do JI, qual seria o melhor intervalo para o jejum, 10-12 horas ou 16horas? Conheço o protocolo 16/08 do sueco Martin, mas segundo o fisiculturista que você citou, após 10 horas de jejum o corpo deixa de anabolizar e começa a catabolizar. Seria isso realmente assim?
Mari, estou na low carb a 28 dias, gostaria de saber se assim, eu janto geralmente umas 20:30 e depois nao como mais nda, acordo cedo tomo café sem açucar apenas e depois volto a comer somente meio dia , isso pode ser considerado jejum ?
Pode sim. Obrigada pela visita!
Chimarrão não pode então?
Sim, não seria jejum porque o limão tem calorias. Jejum mesmo é só coisas não calóricas, água, chá, café.
Olá Mariana,
Muito bom seu blog. Sempre que posso leio suas postagens e gosto muito também dos comentários. Parabéns pelo incentivo.
Minha pergunta é se o suco do limão (somente com água) prejudica o jejum intermitente?
Grata pela atenção.
Olá, não precisa fazer jejum pra emagrecer, basta fazer low carb.
Segue abaixo links para o blog onde explico os principais aspectos da dieta.
Nesse post você entende como contar carboidratos
https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Aqui dou dicas para montar o seu cardápio low carb
https://www.vidalowcarb.com.br/cardapio-low-carb/
Nesse post os alimentos recomendados na dieta low carb
https://www.vidalowcarb.com.br/low-carb-alimentos-permitidos/
O que beber na dieta low carb
https://www.vidalowcarb.com.br/o-que-beber-na-dieta-low-carb/
Dicas de café da manhã
https://www.vidalowcarb.com.br/cafe-da-manha-low-carb/
Dicas de lanches
https://www.vidalowcarb.com.br/lanches-low-carb/
Receitas
https://www.vidalowcarb.com.br/category/receitas/
Dicas de como se preparar para iniciar a dieta
https://www.vidalowcarb.com.br/7-passos-antes-de-iniciar-uma-dieta-low-carb/
Conheça o ebook LOW CARB SEM MISTÉRIOS https://www.vidalowcarb.com.br/ebook-low-carb-sem-misterios/
Daí você pesquisa as receitas que mais gostar e monta o seu próprio cardápio a partir disso. Sucesso!
Obrigada Mariana por ter respondido, voubfazer e depois vou dando os resultados
Beijossss
Oi Cris, pode fazer se quiser sim, eu hoje em dia faço umas duas vezes por semana. Em geral se recomenda o JI para quem já está bem adaptado à dieta (mais de 2 meses), mesmo assim tem que achar que é uma boa ideia, tem que ser confortável.
Eu gosto do JI porque deixa a minha vida mais prática também, bem isso que você diz, sobre os potinhos e ter que parar pra comer toda hora. Ganha-se em liberdade.
Resumo, se quiser pode sim, mas não é obrigatório fazer JI para emagrecer. Eu mesma demorei mais de ano e já tava no peso que queria quando me interessei por experimentar.
Sucesso
Oi Mariana Td bem!!
Sinceramente estou cansada de fazer dietas e não obter resultados , essas dietas de de 3 em 3 horas tem resultado temporário depois cansa porque não é sempre que temos lanches certos para comer toda hora, e ficar levando potinhos para todo lugar é muito chato. Queria saber melhor sobre essa dieta Low Carb para fazer JI ou se posso ir fazendo um ou dois dias na semana
Estou muito confusa tenho 1,58 e peso agora 73 K tenho 43 anos , se puder me ajudar agradeço desde já . Beijosss
Oi td bem….estou com duvidas sobre eata dieta….gostaria de começa, mais nao entendi a parte depois das 16 hrs de jejum…o k devo comer?
Olá, pretendo começar essa mudança em minha dieta, fazendo o jejum intermitente. Pretendo treinar/fazer exercícios em torno das 18hs, qual seria o melhor modelo de horários para mim?
Oi Elis, leia esse artigo https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Sucesso!
Mari, boa tarde! Estou há 1 mês fazendo Low carb, perdi 6kg… mas estacionei tem 15 dias… como posso voltar a perder?
Obrigada!! E parabéns pelo site, me ajuda MUITOOOOO!!!!
Esqueci d dizer que faço musculação á tarde e uma caminhada na parte da manha.
Comecei há dois dias o JI, estou fazendo 16h de jejum, o que não é dificil, nas 8 horas de alimentação (das 12h ás 20h) faço 3 refeiçoes: almoço: 200g de arroz, salada e 200g de peito de frango, lanche da tarde: Uma tapioca de 100g, com 2 fatias de presunto, 02 fatias de queijo prato e 3 claras de ovos mais um ovo inteiro e 40g de whey universal, no jantar 200g de arroz branco, 200g de peito de frango e salada, pegunta se o cardápio tá bom, porque ele tem 2.200kg em média?
Adorei! Mas todos exemplos que vejo, são pra quem treina de manhã, mas pra quem treina de noite? Como faz?
Estou lendo vários artigos e comentários sobre JI, no entanto você sabe me dizer quantos dias pode ser feito? 2 dias de jejum e 5 normal. 7 dias de jejum…?
Olá, adorei o artigo! Há pouquissima informação sobre o jejum, e as pessoas demonizam quem fica mais de 3 horas sem comer. Faço Leangains, que é o JI de 16 horas,e a janela de alimentação tem dias low carb e e é tudo contado a quantidade de gramas que seu corpo precisa. Nas duas primeiras semanas foi dificil, até porque meu corpo estava acostumado a eu ter sempre estoque alto de glicogênio, mas com o tempo comecei a me sentir melhor que nunca. Sem falar que meu fisico, não na balança, melhorou muito.
Parabéns, é ótimo ter acesso a esse tipo de informação que foge da cultura de massa que tentam nos impor.
Oi Cristina, parabéns pelos resultados, obrigada por compartilhar!
Fico feliz que está se acertando com low carb!
Sucesso
Bom dia Mariana! Primeiramente gostaria de te desejar um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.
Conheci seu trabalho recentemente, e à cerca de 10 dias modifiquei minha alimentação para low carb, e venho aqui para comentar…estou impressionada com as mudanças, e como foram rápidas! Minha energia aumentou, eliminei 4 quilos, estou mais atenta, sofria dores de cabeça terríveis que desapareceram, e estou confiante que vou entrar em 2016 com as melhores expectativas possíveis de melhorar minha saúde! Agradeço seu engajamento, seus posts são muito interessantes, e com certeza estou encarando o low carb como estratégia de mudança de paradigmas! Muito obrigado!
Seus resultados são ótimos, parabéns!
Leia esse post:
https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Já estou na dieta e a 15 dias e so perdi 2 k. Qual será o motivo. Estou seguindo a risca.
E ai cara blz ? Eu nunca fiz esse tipo de dieta to fazendo pesquisas e ajustando algumas coisas pra eu começar , VC disse q ta indo muito bem na sua queria saber como VC ta fazendo
Olá, estou com uma dúvida de como fazer o jejum, qual a hora certa para fazer, treino de tarde umas 17hrs, devo fazer o jejum logo depois do pós treino e fico até o almoço?
Pois é. Foi a única parte do artigo que não curti.
Estou tentando deixar de comer carne (já aboli carne vermelha) e pesquisei muito sobre proteína vegetal. Além das que vc citou, Beni, temos a “ora pró nobis”, um alimento sensacional e que já foi considerado “a carne dos pobres”, tamanha a quantidade de proteína.
Aposto que é um profissional que não é ser humano, digo so pensa em dinheiro, se a pessoa pos em pratica, tem varios artigos defendendo então é eficaz a porra do Jejum Intermitente.
Agradeça aos seus ancestrais, homenSapiens que ficava ate dias sem consumir suas proteinas e gorduras( suas caças) e quase nada de carboidratos, e vivia varias e varias decadas ou ate seculo.
Olá
Você poderia me dizer por favor de quantas horas são o seu jejum?
obrigado
Ainda não está lipoadaptado: teu corpo ainda não utiliza gordura como combustível.
Pode sim. O que não pode é ultrapassar as 72h – há aumento da taxa metabólica basal até aí.
O GH aumenta muito também. O ‘EatStopEat’ do Brad Pilon detalha mais e cita referências.
Pode sim. Esse esquema é a famosa ‘Dieta do Guerreiro’.
Você tem um JI de 20h e uma janela de alimentação – à noite – de 4h.
Isabella, até onde eu sei não há estudos sobre jejum na amamentação ou na gravidez.
Sendo assim, recomendo tanto para amamentação quanto gravidez uma dieta de manutenção, baseada em comida de verdade. Falo mais sobre o assunto nesse post https://www.vidalowcarb.com.br/dieta-low-carb-na-gravidez/
Sucesso!
Olá,
Procurei em diversos lugares e infelizmente não encontrei nenhum artigo referente ao JI durante a amamentação, apenas em relação a gravidez.
Uma vez que não apenas a alimentação, mas sobretudo o consumo de liquidos é o que colabora na produção do leite.
Você tem algum artigo ou opinião a respeito?
Obrigada
Eu nunca li tanta besteira num comentário só’.
Você procurou se informar? Leu artigos sobre o assunto pra dizer que é tudo besteira?
Procure se informar um pouquinho mais antes de sair falando qualquer coisa…
Se quiser aprender um pouco, foca a dica: http://www.duduhaluch.com.br/jejum-intermitente-dudu/
E procure outros artigos!
Cientificamente? Sinceramente, não sei. Preciso ler o livro Eat, stop, eat que traz estudos sobre isso, está na lista.
O que eu acho? Que não tem problema se for assim que a sua fome (natural, não a gerada por consumo excessivo de carbos) mandar.
A única preocupação é se você vai conseguir comer toda a cota de carbos saudáveis que você precisa para estar nutrido. Se quiser fazer mesmo assim, pesquise vegetais que sejam as melhores opções em densidade nutricional, e coma no mínimo 20-30 gramas de carbos muito saudáveis na sua refeição. Eu também escolheria carnes mais gordas para garantir um bom consumo de calorias também.
Obrigada pela visita
Eu fazia sem saber JI e realmente nunca tive problemas nos treinos, aliás qdo eu começava a fazer alguma dieta os resultados não eram tão bons, qto ao q eu costumava fazer inconscientemente. É bom ler o artigo, pois agora tenho consciência e posso melhorar meus resultados.
Eu fazia JI sem saber, nunca tive problema algum, aliás como eu fazia sem saber
Oi, se eu fizer somente uma refeição ao dia, a janta! tem algum problema???
Joia! Muito legal seu depoimento, obrigada por compartilhar. Eu também treino perna com força total em jejum, de boa. Ás vezes tomo café com ovos antes, tento identificar alguma diferença na performance, mas aparentemente não há. Felicidades!
Adorei o post ! Parabéns!!
Treino desde os 16 e enho 35 agora,estou fazendo jejum intermitente aliado com uma dieta focada na perda de gordura e controlando o máximo da perda de massa magra,estou treinando em jejum e não me sinto sem forças,treino pernas com o mesmo afinco de antes do jejum,sei que com meu treino e minha dieta e o jejum estou tendo ganhos absurdos,iniciei a 1 mês e meio,biceps subiu 42 para 43 cm ,cintura de 96 para 94 ,aumentei a definição e se continuar vou chegar aonde quero!! Vamos que vamos ! Não existe fórmula mágica e arregaçar as mangas e enfrentar!
PS: tudo isso sem passar fome!
Joia, obrigada por compartilhar sua experiência! Muito legal.
Mariana, excelente post. Prático jejum intermitente à 2 anos, sou professor de educação física e sempre me alimentei de 3 em 3 horas, morria de medo do Catabolismo. Hoje treino em jejum, inclusive aeróbico. Minha força e desempenho físico não diminuiu, muito pelo contrário. E estou com o melhor shape da minha vida, com 41 anos. Detalhe que treino desde os 13, e sempre fui atlético. Jamais me alimentarei de outra forma. Nota 1000 para o jejum intermitente.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, so rindo mesmo! Eu amo JI, melhor coisa que ja fiz.
– teclado desconfigurado
Sebastião, parabéns pela mudança e vou ponderar algumas coisas:
A glicose de 93 não é tão boa assim, tente chegar próxima de 75 em jejum e com relação a insulina, ela tem uma resposta direta com o exercício, aconselho a prática de atividade física regular com acompanhamento profissional.
Os treinos aeróbicos longos e intensos tem benefícios sobre a insulina, aliada a uma alimentação balanceada com a suas necessidades e uma boa noite de sono, tenho certeza que e, 2 meses esses números vão estar bem diferentes.
Em jejum não, limão tem calorias por isso teoricamente não é jejum. Mas se está emagrecendo com o limão, vá em frete e seja feliz com ele.
Sucesso!
Boa noite Mariana, muito bom o seu blog, o melhor, Parabéns.
Uma dúvida, estou tomando ao acordar um copo de água morna com suco de um limão e tenho percebido que fico sem fome e vou até o horário do almoço (13:00 h.) tranquilo. Estou em jejum ou esta bebida pelo fato de ter o suco da fruta interrompeu?
Abraço
nutricionistas se ofendem com facilidade, né?
Oi Isabel! Calorias não são um problema em low carb, pode comer até estar saciada.
5 dias é pouco, o ideal é avaliar após 15 dias de dieta.
Dê uma olhada nesse post https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Olá. Estou com muita dúvida sobre a dieta. Estou fazendo ha cinco dias, mas não perdi um grama sequer. Será porque? To comendo porçoes grandes.
Eu nunca li tanta besteira num artigo só!! Apesar das inúmeras referências, é burrice incentivar o jejum e desencorajar o hábito de comer de 3 em 3 horas. A pessoa que escreve não é médica, não é nutricionista ou nada do tipo e por isso não tem embasamento algum pra escrever sobre o assunto.
“Perdi 30 kgs em 12 meses sem exercícios e sem passar fome” Claro. É possível. Mas no primeiro almoço em família que você exagerar um pouquinho seu corpo ganha 1 kg fácil. Vida saudável não é por aí… Não existem milagres. É treinar forte e se alimentar bem!
Nem todas os vegetais são incompletos em termos dos aminoácidos essencias. A quinoa, por exemplo, os tem todos. Soja, também. Por mais que existam muitas inverdades sobre a gordura, ajudar a propagar mentiras sobre proteínas vegetais faz desse artigo suspeito e não confiável.
Oi Karina, que bom que está gostando!
Que legal saber de nutris recomendando JI!
Sucesso e obrigada pela visita
Parabéns pelo post !!!Estou em low carbo paleolitica há quase 01 ano , adoro o estilo de vida , estou bem e muito mais disposta . não voltei a engordar como em outras dietas tentadas antes, estou no jejum intermitente há 01 semana e estou adorando os resultados ( apenas 01 refeição por dia conforme orientação da minha nutri ) . treino em jejum ( funcional 2x e musculação 2X ) . Abraços
Pode ser resistência a insulina …deveria fazer um teste de tolerância a glicose ou pelo menos ver a hemoglobina glicada. Redução do peso da uma boa ajuda pra melhorar isso, mas as vezes precisa de mais coisas….consulta o seu medico.
Bom alertar o pessoal com tendência a ter gastrite, que esse tipo de dieta não é boa. De resto tive bons resultados
Felipe, como não sou médica, prefiro ouvir o que diz o Dr Souto: que até 24 horas de jejum não compromete massa muscular. Sobre refeições pré e pós treino só posso compartilhar o que eu faço, que é comer normalmente 3 x por dia sem diferenciar dia de treino ou dia de folga. Se sinto fome como algum lanche low carb. Sucesso!
Olá Mari, uma das regras do low carb assim como o paleo e comer sem te quando sentir fome, eu faço academia, treino forte e curtos para ganho de força, caso acorde sem fome ou mesmo no finzinho da tarde esteja sem fome posso fazer tranquilo esse treino em jejum? Ou preciso fazer um pré e pós treino de proteína para maximizar meus ganhos e evitar perdas ? Desde já obrigado
ESTOU NO MEU 14ª DIA DE ALIMENTAÇÃO LOWCARB. JA PERDI 6KG. ESTA TUDO BEM E ME SENTINDO BEM MELHOR. TENHO SOBREPESO E PERCENTUAL DE CORDURA DE 30%. HOJE FIZ JEJUM DE 12 HS PARA FINS DE EXAME O QUAL CONSTATOU UMA CURIOSIDADE. MINHA GLICOSE ESTA 93 (ÓTIMA) E MINHA INSULINA 14(ALTA). O QUE PODE ESTA ACONTECENDO?PODE SER EM FUNÇÃO DO JEJUM? DESDE JÁ AGRADEÇO
OLÁ MARIANA, ESTOU NO MEU 14ª DIA DE ALIMENTAÇÃO LOWCARB. JA PERDI 6KG. ESTA TUDO BEM E ME SENTINDO BEM MELHOR. TENHO SOBREPESO E PERCENTUAL DE CORDURA DE 30%. HOJE FIZ JEJUM DE 12 HS PARA FINS DE EXAME O QUAL CONSTATOU UMA CURIOSIDADE. MINHA GLICOSE ESTA 93 (ÓTIMA) E MINHA INSULINA 14(ALTA). O QUE PODE ESTA ACONTECENDO?PODE SER EM FUNÇÃO DO JEJUM? DESDE JÁ AGRADEÇO
Olá, lendo o post e comentarios, concluo: estou nesse estilo de vida ha 20 meses, pratico atividade fisica juntamente no mesmo periodo, faço jejun todos os dias a cerca de um ano faço duas refeições diarias o cafe da manha e almoço e depois ja era…. pratico musculação e meu desempenho só não é igual aos mais jovens. rs faço 50 anos em agosto, e me sinto uma menina, o Jejun foi excencial na queima de gordura corporal, e sequei literalmente, indice de 14% avaliada semana passada, desde o ultimo no ano passado que encontrava me com 16%, isso graças a alimentação e porque não o JI. o Meu tem coomo base liquidos caloricos… abraços
Olá, pode sim, sucesso!
Hola Mariana,
Adorei seu poste. Durante o jerjum se pode tomar agua? Jerjum intermitente significa dias alternados?
Muito obrigada.
Olá Mariana
Fikei um pouco confusa com o texto
Esta bem explicado, com exemplos
Porém existem diversas versões sobre o JI
Acabei d ler o texto do
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html?m=1
q fala totalmente contrário em relação a perda de massa muscular e metabolismo
Estou confusa?
Olá, poderia me dizer se o período de jejum é somente para comidas sólidas? No caso a água, chás e cafés também ficam de fora ou podem ser consumidos?
Se minha última refeição for às 7 horas da noite, qual o melhor horário para fazer a quebra do jejum no outro dia?
Durante o jejum posso tomar café com adoçante?
Ola Mariana,estou indo bem a 3 semanas,uma mistura de Barriga de trigo e acrescentei algo de Paleo, retirei por completo a 3 dias um pouco de arroz e feijao do almoço que ja comia e aumentei verduras,tambem diminui bem frutas,uma ao dia e nao muito doce,mas percebi que começou uma diarreia nestes dias,pela manha,e tambem dor de cabeça e fraqueza,nao consumo mais açucar a 2 semanas,teria alguma sugestao de onde posso tirar mais açucar e o que posso substituir o arroz com feijao? como bastante carne,verduras,legumes,ovo ,queijo…estou no caminho certo…mas deu este inconveniente como mencionei o que pode ser? Obrigado.
Ótimo texto! Eu faço Jejum Intermitente há mais de 06 meses e foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos. A força que eu tenho pra treinar é impressionante. Levanto mais peso que alguns homens na academia e to definindo muito rápido. Virei uma máquina de treinar! SUPER RECOMENDO. No meu blog, conto um pouquinho da minhas impressões com a LCHF: http://www.reflexoeslchf.blogspot.com! Parabéns pelo seu blog!
Oi Márcia, que legal, obrigada por compartilhar.
Realmente a sensação do jejum é muito boa, comigo rola uma sensação de clareza mental e “espoletice” bem intensa.
Obrigada pela visita!
Desde que comecei a lowcarb – em janeiro deste ano – faço jejuns de 16-17h. Sempre me senti Ok. Mas esta semana finalmente consegui fazer o de 24h. Que experiencia corporal! Qnd bateram 18h eu pensei em fraquejar . Mas segui firme. Bebia água e seguia. Depois , 22h também balancei. Mas segui. Qnd finalmente completaram as 24h, que felicidade. O melhor: sem compulsão. Qnd fui comer eu estava muito mais consciente em relação aos alimentos e nao senti tanta fome. É impressionante como a consciência alimentar muda. Uma boa experiencia. Aconselho. Ah, detalhe. Neste dia fiz musculação e a sensação era que meu corpo estava se alimentando das minhas gorduras.
Olá, sem dúvida o problema é a torradinha e não o jejum! Obrigada pela visita
Olá!
Eu costumo fazer minha última refeição 16:30, pois durmo cedo, e a noite não tenho fome, como moro sozinha, se da fome a preguiça de cozinhar é maior e eu acabo não comendo, sendo assim só vou comer as 8:30 do dia seguinte, mas eu não emagreço com isso, o que ta errado? É pelo fato de ingerir carboidrato após o jejum?
Quero tentar este estilo de vida, mas ficar sem a torradinha de manhã ta sendo difícil
Olá
Gostei muito do texto!
Embora tenha dúvidas
Atualmente estou com 87% massa muscular e tenho feito jejum intermitente de 16 horas mas pratico musculacao intensa, eu como por volta das 18:30 e treino as 7:00 do dia seguinte, tomo Bcaa pre treino e só como no fim do treino 10:30.
Deveria diminuir o jejum e comer antes do treino pra não perder massa muscular?
Me responda porfavor.
Que meigo a minha pergunta sem resposta, logo eu, que esperava 100% da sua opinião.
Não precisa aceitar ou responder a este comentário. Mantenho o respeito e admiração por ti. Via longa e próspera ao blog.
Felicidades.
Olá, normal sim, grande parte dos primeiros quilos perdidos é água retida. Em breve seu corpo se ajusta. Sucesso!
Olá, provavelmente sairá sim, mas muita gente perde peso mesmo não estando exatamente em cetose. Obrigada pela visita, tudo de bom!
Oi Mariana, tudo bem?
Faço a dieta há 60 dias e me já me sinto cetoadaptada. Se eu fizer uma refeição livre ao fds meu corpo já sai da cetose?
Obrigada, sou sua fã!
Oi Luã.
Respondendo suas perguntas: feijão é uma leguminosa, e leguminosa não é low carb, deixe-o fora de sua dieta.
Coma sempre que tiver fome, as regras da low carb é você quem faz. Eu por exemplo como das 08:00 as 16:00 e faço jejum no resto do tempo. Faço de duas a tres refeições nete período. Como o que eu quero, desde que seja comida de verdade.
Na minha humilde opinião é melhor passar um pouco de fome a comer carbos. Tente programar suas refeições para evitar sentir fome na rua. Nozes e castanhas eu consumo, mas sempre leio que é bom evitar se voçê tem muito peso a perder.
Uma dica valiosa é: coma comida de verdade, priorize os alimentos frescos que são vendidos sem embalagem, no mercado vá direto ao Hortifrut. Eu costumo ir ao mercado uma vez na semana, compro o que preciso, congelo e tenho tudo sempre a mão. Morar sozinho não é desculpa pra comer errado viu? rsrsrsrsrs
Boa sorte!
Oi! Adoro seu blogue! Acho bem legal a sua forma simples e clara de abordar as coisas sem deixar de lado o embasamento científico. Preciso perder 40 kg. Tive câncer de tireoide, por isso perdi a glândula, além de ter perdido quase todos os linfonodos do meu pescoço. Com isso sofro com dores e inchaço. Engordei muito. Agora estou muito preocupada porque minha insulina está 10. Preciso emagrecer pra não ficar diabética. Vc já leu algo sobre lowcarb e ausência de tireoide? Outro problema eh relação a aceitação das pessoas em relação a lowcarb. Minha mãe por exemplo, não entende… Não aceita… Minha dúvida tb eh em relação ao horário das refeições. Pode me ajudar? Muito obrigada!
.
Mari, falando em café da manhã (não encontro nata, no caso usaria creme de leite, mas tenho evitado leite de vaca, queijos, devido a síndrome dos ovários policísticos)
Gostaria de saber se o café preto com um pouco de leite de coco afetaria a dieta low carb, se vale como uma opção ao jejum intermitente? Se eu tomar o café preto com leite de coco vai fazer o mesmo efeito do café com nata faz pra ti.
Toda vez que penso em desistir, me lembro de ter lido aqui ”Vontade de transar zero. Fui mãe, embaranguei, vou ter que comprar roupa plus size, era o que eu pensava.”
E o estímulo volta, porque li de igual pra igual, de alguém que se sentiu como eu me sinto agora, meu muito obrigada!
Se for usar termogênicos o melhor é que sejam naturais Julio.
Abuse dos temperos que tenha esta qualidade: Curry, pimentas, gengibre, canela, alho, etc.
#ficadica
abs
Tury
Ótima postagem sobre o assunto!
Parabéns pelo Blog Mariana! Está lindo!
Forte abraço
Tury
Oii Mariana!!! Super legal este artigo! Parabéns pelo trabalho!
Oi. Estou há 5 dias fazendo low carb, tenho uma duvida, pesquisei mas nao encontrei. Desde que começei a dieta estou urinando com bastante frequencia. Isso é normal? Pq acontece isso? obrigada e parabens pelo blog.
Mariana, como vc conseguiu emagrecer bem no finalzinho perto da sua meta de peso. Vi no seu gráfico de evolução que deu uma boa enxugada de 58 p/ 55 nesse momento vc fez algo diferente como jejum ou exercícios? Estou praticamente estacionada nos 59 a perda tem sido de 100 ou 200 g no máximo por semana. Abraços!
Olá, dá para consumir sim, não atrapalha. Minha opinião, no entanto, é que é bem desnecessário, low carb queima gordura como nada, e você ainda economiza sua grana. Obrigada pela visita!
Olá, Mariana!
Estou na dieta faz 35 dias e 12 quilos já se foram. Mas tenho uma dúvida.
O consumo de termogênicos, pode ser feito nessa dieta, uma vez que são à base de cafeína?
Oi Alex
É possível usar o BCAA sim, porém eu (eu) não consumo suplementos de nenhum tipo, salvo proteína em pó quando não há tempo para comer. Desconfio da indústria de suplementos e questiono a diferença no ganho muscular com e sem eles.
Sucesso
Oi Vanessa
Sobre frutas e low carb, leia esse post.
Inhame e tapioca não são low carb, consulte as informações nutricionais com a ajuda do Fat Secret http://www.fatsecret.com.br.
Refrigerante Zero é zero carbo, porém é feito com os adoçantes mais químicos e baratos do mercado. Se puder, evite, tente acabar com o hábito de ter que sempre tomar refri com as refeições, tente deixar a Coca Zero para um consumo eventual.
Sucesso
Para quem vai embarcar neste estilo de vida low carb é altamente normal algumas dúvidas, como por exemplo… A alimentação low carb deve ser regrada? ou eu posso comer no momento que der fome/vontade?
O feijão é um carbo que deve ser eliminado da alimentação? ou ele pode?
nozes e castanhas, todas estão liberadas ou há alguma exceção?
O que é melhor, passar um pouco de fome e comer quando chegar em casa, ou comer um carbo?
Eu estou iniciando minha vida low carb, tenho muita dificuldade em continuar meus projetos, desisto fácil das coisas, preciso continuar, estou engordando pois minha alimentação está ruim, e eu moro só, fica muito complicado para regular uma alimentação. Já li alguns posts do blog, mas você teria alguma dica essencial para quem está iniciando o low carb?
Se quiser deixar umas dicas mais aprofundadas, adoraria receber um contato seu por e-mail! Abraços
Oi Mari sou Vanessa e já perdi em dois meses 10 kg estava com gordura no fígado e iniciando Diabetes….Estou muito satisfeita, ainda que muitos não entendem criticam rsrs mas estou amando de verdade… A dúvida é sobre as frutas, inhame,tapioca,o Limoneto,h20,refrigerantes zero,quando é quanto posso ingerir??? a minha meta é perder mais 20 kg… Obrigada bjssss
Com certeza já passei sim, volta e meia enjôo das comidas de sempre, daí saio um pouco da dieta nos finais de semana – mas eu já estou em manutenção. Sucesso!
Oi Vanessa, o enjôo não é pela comida em si, é um sintoma de cetose – bom pra você, sinal que está queimando gordura.
Para amamentar, o ideal seria não fazer tão low carb a ponto de entrar em cetose – como os carbos são limitados até 20 gramas de carbos líquidos por dia, pode acabar faltando nutrição para você e o bebê.
Mais sobre o assunto nesse post https://www.vidalowcarb.com.br/dieta-low-carb-na-gravidez/
Sucesso!
Esqueci de concluir: Você também passou por isso, sentiu enjoo, nojo da comida?? Me dê uma dica, por favor. Todo dia leio sua história para me motivar. beijo
Oi Mariana. Primeiramente tenho que lhe dizer o quanto admiro a sua força de vontade para conseguir emagrecer 30 Kg, o que imagino não ter sido tão fácil. Eu estou pesando atualmente 68 Kg. Estou na fase de indução da dieta, comecei com 71 Kg. Estava tudo muito bem, apetite controlado, boa energia nos treinos de musculação que faço 3 vezes na semana. Mas comecei a sentir enjoo da comida. Tô tentando variar, mas como boa baiana, estou sentindo falta de uma farofinha como acompanhamento, ou um feijãozinho, algum carboidrato que seja, rs Às vezes me dá nojo comer a carne só com salada, ainda mais que sou eu quem cozinho, aí que perde a graça mesmo. Meu objetivo é perder 10 Kg, para ficar como o mesmo peso que eu tinha há alguns anos atrás. Detalhe: tenho uma filha de 7 meses, e pretendo continuar amamentando até os 2 anos, vc acha que o emagrecimento pode atrapalhar meus planos? Amo amamentar minha filha… beijos
Ola Mariana, Boa Tarde!!!
Por gentileza, vc poderia me esclarecer 2 dúvidas?
1) É interessante o uso de BCAAs em uma dieta cetogênica?
2) No meu caso, seria bom ir treinar em jejum, porém, tomando BCAAs pré-treino, e somente após o treino se alimentar nornalmente (dentro da dieta é claro)?
Fazerjejum sem musculacao prejudica o desempenho em termos de emagrecimento faço apenas com treinos inrervalados (corrida) e jejum de 14/15 e ate 20h..qual seria o tempo ideal para melhorar minha saude e sobre jejum para mulheres nao ser bom..o q vc acha?.grata.