Já comentei sobre a minha visita a Grécia, nesse post com essa simples e deliciosa receita de salada grega com queijo feta. Outro prato clássico da Grécia é a Moussaka, que pode facilmente ser adaptado para uma versão de lasanha low carb. Esse era um prato que eu já fazia com bastante frequência mesmo antes de aderir a alimentação low carb. Mesmo quem não é adepto da dieta vai gostar muito desse prato, sem sentir falta da massa!
Quem me acompanha por aqui sabe que as minhas receitas favoritas são aquelas mais simples, com menos ingredientes e com menor potencial de acúmulo de louça. Essa lasanha low carb dá um pouco de trabalho e requer um pouco de traquejo na cozinha, mas acredite, vai valer cada minuto do seu tempo! Faça uma porção bem grande, daí sobra para a próxima refeição.

A receita tradicional da Moussaka leva carneiro moído, batatas e molho bechamel – Santorini, Maio 2009
Lasanha low carb | Ingredientes
3 berinjelas médias (pode usar uma abobrinha também)
600 gramas de carne moída
2 tomates maduros
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de requeijão tradicional
250 gramas de queijo mussarela ralado no ralo grosso
50 gramas de queijo parmesão ralado
½ cebola
2 dentes de alho
Cheiro verde a gosto
Manteiga para fritar
Sal e pimenta a gosto
Lasanha low carb | Passo a Passo
1. Lave as berinjelas e corte em fatias laterais de 1 centímetro de espessura. Usar uma faca bem afiada vai deixar a tarefa bem mais fácil!
2. Em uma bacia plástica grande, deixe as fatias de molho em água com 1 colher de sopa de sal por 1 hora (o sal vai desidratar um pouco a berinjela, evitando que a sua moussaka fique aguada). Já deixei de fazer esse passo e já deixei na água por menos de 1 hora, a diferença é pouca, então não esquente se não puder ou não quiser fazer.
3. Em uma panela, aqueça uma colher de sopa de manteiga e refoque a carne moída. Tempere com sal e pimenta e adicione o alho e a cebola. Refogue mais um pouco e adicione o tomate picado (melhor sem pele) e o extrato de tomate. No final, adicione o cheiro verde picado.
4. Em uma frigideira grande, frite em um pouco de manteiga as fatias de berinjela até ficarem bem douradinhas. Use a maior frigideira que tiver, assim cabem mais fatias por vez. Vá adicionando mais manteiga se necessário.
5. Para fazer o molho branco, misture em uma panela o creme de leite e o requeijão. Quando faço alguma receita que leva molho branco, simplesmente pego uma caixinha de creme de leite e misturo com qualquer coisa que tiver na geladeira, uma colherada de maionese, ou cream chesse, ou requeijão, dá para colocar uma colher de parmesão também. Enfim, sempre uso o que tenho estocado (a maionese deixa o molho muito gostoso!)
6. Monte a lasanha low carb em um refratário, colocando primeiramente uma camada de molho, depois uma de berinjela, depois outra do molho de carne, depois uma farta camada de queijo e molho branco. Monte mais uma camada de berinjela e depois mais uma com o restante da carne e do molho branco. Finalize com o queijo ralado para dar aquele efeito gratinhadinho – delícia.
Sirva com salada verde. Na foto eu servi com um pouco de cenoura, porque eu gosto muito e acho que super combina com essa lasanha low carb. Note, no entanto, que já estou no meu peso e consumo em pouca quantidade (essa que está na foto, não repito). Caso tenha muito peso para perder, é melhor evitar a cenoura e qualquer outro legume que cresça abaixo da terra.
Olá Michele!
Pode usar sim, depois me conte como ficou a receita.
Sucesso!
Mariana, se eu usar o creme de leite leve é melhor? Assim como o requeijão light? Pois o Catupiry Light e o requeijão Tirolez light são zero carbo.
Em low carb não precisa pesar nada, a ideia é contar os gramas de carboidratos de tudo o que você come ao longo do dia. Nesse post eu ensino como https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Sucesso
Mas qual a quantia de lasanha que posso comer, pedaço grande, pequeno, tipo quantos gramas?
posso fazer essa receita na dieta cetogênica?
Ana, requeijão pode sim, com moderação porque tem mais carbos do queijos amarelos e duros.
Maioneses industrializadas são feitas com óleo vegetal refinado. Evite, porém é low carb.
Procure no google maionese paleo, tem boas receitas.
Sucesso!
Olá Mariana, pode maionese e requeijão na low carb? Mesmo na fase de emagrecimento???
Adoro seu blog, grande beijo
Oi Marcela, eu sempre usei o de caixinha e nunca me atrapalhou, mas acontece com algumas pessoas. Precisa testar como será contigo. Sucesso!
Olá Mariana.
Essa receita parece deliciosa e quero muito fazer. Estou fazendo low carb há pouco mais de uma semana, e seus pots sem dúvida contribuem muito para persistirmos no foco, principalmente no início onde há necessidade de muitas adaptações.
Uma dúvida sobre a receita e sobre o uso do creme de leite em geral. Observei que o creme de leite de caixinha possui carbo e o de lata não. Acabei consumindo somente o de lata. Porém, para colocar na comida achei ele um pouco forte, parece que não caiu bem, existe alguma restrição por utilizar o creme de leite de caixinha (na verdade não sei qual é a diferença, além do sabor e textura, porém no de caixinha há carbo). Obrigada!
Oi Lilian, pode ser sim o comprado no supermercado, procure marcas sem leite em pó.
Extrato de tomate ok também, procure marcas sem açúcar na lista de ingredientes.
Obrigada pela visita!
O creme de leite pode ser aquele industrializado mesmo? E o extrato de tomate tbm?
Sim, mas pão é o primeiro alimento a ser eliminado. A cota de 20 gramas precisa ser consumida com vegetais low carb. Leia esse post sobre como escolher o que comer https://www.vidalowcarb.com.br/cardapio-low-carb/
Olá Mariana, comecei a seguir a low carb a cinco dias, preciso perder 20 quilos. Estou com menos fome e já comecei a perder peso. Gostaria que VC me ajudasse a esclarecer um ponto, se no café da manhã como uma fatia de pão integral com 10 g de carbo e 2 g de fibra, por exemplo, contabilizou 8 g de carbo ninha cota diária? Obrigada.
Kamila, uso industrializada, marca Hemmer. Por ser industrializada e feita com óleo vegetal, consumo em poucas receitas, no geral evito. Obrigada pela visita!
Olá Mari,
Você pode me tirar uma dúvida??
Você usa maionese caseira ou industrializada? Caso seja a industrializada tem alguma marca pra indicar??
Obrigada =*
Obrigada pela dica!
Rafaela, na próxima frite bem a berinjela em frigideira anti-aderente com um pouco de manteiga, até ficar bem douradinha. Use uma espátula e vá apertando as fatias para tirar o excesso de água. Eu sempre cuido também para que o molho bolonhesa não fique muito líquido. Obrigada pela visita, tudo de bom!
Olá!!!
Meu marido fez ontem e adoramos, juntou um pouco de água, mas não atrapalhou em nada o sabor!!!!
Estamos nessa nova vida de Paleo, à 3 semanas e seu blog está contribuindo muito para essa nova fase, que acreditamos será levada por toda vida!
Obrigada!
Giovana, dá para fazer sim, apenas contabilize os carbos.
Obrigada pela visita!
Olá Mariana, quem esta começando a dieta, na fase de indução, pode usar essa receita?
E quanto a abóbora? É permitida nessa fase inicial também?
Muito obrigada, no inicio são muitas as dúvidas! ;**
Oi Julice, evito qualquer tipo de pão, mesmo low carb. Minha dica é tentar manter a dieta o mais simples possível, evitando receitas com farinhas low carb, que deixam a gente muito apegado aos conceitos do pão e macarrão, o melhor é se desligar de comer esse tipo de alimento e criar novas formas de preparar a comida.
O coleslaw faço cada vez de um jeito, mas é basicamente repolho verde e roxo picado em tirinhas muito miúdas, se tiver menos de 10 quilos para perder dá para colocar um pouco de cenoura ralada. Já fiz com nozes picadinhas, fica muito bom. Daí faço um molho com maionese, um pouco de creme de leite, azeite, pimenta, sal, um pouco de água (umas 4 colheres de sopa) e suco de limão.
Obrigada pela visita!
Oi Mariana, vc tem a receita do coleslaw e de algum pao low carb ?
Oi Sandro, é 1 cm mesmo, ela encolhe quando frita e depois assando também. Obrigada pela visita!
É espessura de 1 cm mesmo? Ou seria 1 mm? Eta, 1 cm me parece grossa demais e 1 mm me parece fina demais, hahaiuhaiu… Me ajude!
Oie
Fiz a lasanha ontem!!!
Adorei!!
Super aprovado!!!
Obrigada por compartilhar suas receitas
Bju
Andréia
OI, fiz a lazanha, mas ao inves de fritar a beringela, coloquei no grill. Ficou otima. Tbem faço sanduiches substituindo o pao pela beringela.É o que me ajuda quando da vontade de comer pao.bj
Olá, pode comer ovos à vontade. Sucesso, tudo de bom!
Eu fiz essa semana e ameeeeeii!!! Nem acreditei que tava comendo uma lasanha sem massa, é muito parecida com a lasanha normal, fiquei tão feliz! Agora vou fazer sempre! Obrigado por compartilhar a receita!
Olá Mariana…td bem? Adorei seu site…queria saber quantos ovos por dia podemos comer na dieta? eu gosto muito…srssrsr
Obrigada Mariana!
Oi Veri! Maionese é um assunto delicado! Eu já tentei fazer maionese com azeite de oliva, gastei uma baba num azeite de abacate… Ficou horrível! Daí se é pra fazer com óleo de canola ou outro óleo vegetal prefiro comer Hellmans mesmo que é mais prático! Quase não consumo óleo vegetal, então a Hellmans que eu consumo de vez em quando é a minha cota de gordura ruim. Daí eu evito mesmo, tenho em casa só para usar quando faço hambúrguer ou cole slaw, que eu amo. Essa de kefir não sei o que vai na receita, mas o kefir é ok na dieta sim! Beijos e sucesso, obrigada pela visita!
Mariana, uma perguntinha!
A maionesa é voce que faz ou compra feita? nao gosto muito da maionesa de ovos feita em casa…… Mas as vezas faço e outras faço de leite sem lactosa ….. sera que se pode fazer de leite kerfirada?
bjos
Hum..parece delicioso!! vou experimentar com certeza! 🙂 obrigada por toda a partilha *
Oi Ana, que legal que fez a receita! Beijos
Olá Alexsandra, pelo que sei o hipotireoidismo pode prejudicar a velocidade do emagrecimento, mas como você falou em 4 quilos, achei bom, não sei em quanto tempo perdeu. Você começou há poucos dias, seja paciente que os resultados chegam se se mantiver na linha. Sucesso, beijos!
Fiz a lasanha low carb, acrescentei alguns temperos, alterei os queijos pois não tinha todos os incluídos na receita e ficou muito bom mesmo. Obrigada pela sugestão.
Ana Miranda
Bacon na carne moída… Hummm que delícia! Que bom que gostou da receita 🙂 Beijos
Mari, ontem à noite fiz essa receita…. Meu marido adorou!
Para acompanhar fiz salada de repolho com cenouras raladas.
Acrescentei bacon na carne moída e umas azeitonas.
Já o molho branco eu fiz com a maionese e realmente ficou saboroso demais…
Aprovadíssimo 🙂
Bom dia…gostaria de saber se você tem alguma informação sobre hipotiroidismo, e se uma alimentação low carb ajuda….. Passei por uma cirurgia para retirada do útero a três meses de lá pra cá vinha fazendo reeducação alimentar, sem sucesso fiz a dieta cetônica (já tinha feito a 2 anos e emagrecia normal) agora só perdi 4 quilos. Faz uma semana que voltei para a academia, no mesmo dia em que comecei a low carb…. me pesei ontem e nada….nem uma grama a menos. Há ia esquecendo, tenho alergia ao leite e ao glúten, portanto já não consumia esses alimentos. Obrigada…..
Olá Rafaela, adorei o seu comentário! Que demais! Agradeço de coração todos os elogios, te desejo muito sucesso na sua jornada rumo aos 70 quilos. Você está indo super bem, perdeu dez quilos em super pouco tempo! E sobre estagnação, nem sempre acontece! Comigo nunca aconteceu, fazendo tudo certinho sempre perdi e ainda perco bem com low carb. Um beijão, volte para contar mais resultados!
Hummmm adorei a ideia do repolho, estou há tempos pra testar uns charutinhos tipo aqueles árabes só que sem arroz mas ainda não saiu! Um beijo!
Oi, Mariana, bom dia!
Estou aqui pensando no que escrever para que este comentário não fique enorme, rs. Vamos lá:
comecei minha vida lowcarb em 22/04/2014 depois de muito ler a respeito, em especial o blog do José Carlos Souto, que sei que você conhece. Fiquei encantada, curiosa, confusa, decidida – “tudo ao mesmo tempo agora” – e cada vez mais ávida por conhecimento sobre o tema. Em minhas andanças digitais, encontrei sua página e, confesso: morro de medo de abrir meu computador e não conseguir acessar.
Sua linguagem é extremamente acessível, sua disponibilidade e gentileza em partilhar a informação, suas experiências, receitas, suas respostas à cada uma das muitas perguntas e comentários, tudo isso “me prende” ao seu cantinho.
Muito obrigada, de coração!
Ah, em tempo: pesava 111kg ao começar, tenho 36 anos e um filho lindo, Douglas, de 9 anos. Consegui eliminar 10kg, sendo que minha meta é emagrecer mais 30, chegando então aos 70kg, que é um peso que me deixa extremamente bem em todos os sentidos, Lembrar como era minha vida pesando 70kg é meu grande estímulo.
Sei que a caminhada é longa, sei também que pode haver períodos em que o peso da aquela estagnada que quase faz as madeixas caírem, mas……………
Um beijo grande, saúde, sucesso e tudo mais de melhor para você e família.
Rafaela
Olá, eu adoro esta lasanha ,só que faço com repolho também é uma delicia!!! Adorei seu site!!
Oi Carla! Maionese é um assunto delicado! Eu já tentei fazer maionese com azeite de oliva, gastei uma baba num azeite de abacate… Ficou horrível! Daí se é pra fazer com óleo de canola ou outro óleo vegetal prefiro comer Hellmans mesmo! Quase não consumo óleo vegetal ou comida industrializada, então a Hellmans que eu consumo de vez em quando é a minha cota de gordura ruim. Daí eu evito mesmo, tenho em casa só para usar quando faço hambúrguer, cole slaw ou para usar em pouca quantidade em receitas como essa (uma colher de sopa para uma receita que rende 4 fartas porções). Obrigada pela visita, um beijão!
Olá Mariana!
Muito legal esta receita, somente fiquei curiosa com relação a maionese, tu usas maionese industrializada ou fazes em casa. Caso uses comprada, qual seria a marca que tu recomendas. Desde já, obrigada.