Já comentei sobre a minha visita a Grécia, nesse post com essa simples e deliciosa receita de salada grega com queijo feta. Outro prato clássico da Grécia é a Moussaka, que pode facilmente ser adaptado para uma versão de lasanha low carb. Esse era um prato que eu já fazia com bastante frequência mesmo antes de aderir a alimentação low carb. Mesmo quem não é adepto da dieta vai gostar muito desse prato, sem sentir falta da massa!
Quem me acompanha por aqui sabe que as minhas receitas favoritas são aquelas mais simples, com menos ingredientes e com menor potencial de acúmulo de louça. Essa lasanha low carb dá um pouco de trabalho e requer um pouco de traquejo na cozinha, mas acredite, vai valer cada minuto do seu tempo! Faça uma porção bem grande, daí sobra para a próxima refeição.

A receita tradicional da Moussaka leva carneiro moído, batatas e molho bechamel – Santorini, Maio 2009
Lasanha low carb | Ingredientes
3 berinjelas médias (pode usar uma abobrinha também)
600 gramas de carne moída
2 tomates maduros
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de requeijão tradicional
250 gramas de queijo mussarela ralado no ralo grosso
50 gramas de queijo parmesão ralado
½ cebola
2 dentes de alho
Cheiro verde a gosto
Manteiga para fritar
Sal e pimenta a gosto
Lasanha low carb | Passo a Passo
1. Lave as berinjelas e corte em fatias laterais de 1 centímetro de espessura. Usar uma faca bem afiada vai deixar a tarefa bem mais fácil!
2. Em uma bacia plástica grande, deixe as fatias de molho em água com 1 colher de sopa de sal por 1 hora (o sal vai desidratar um pouco a berinjela, evitando que a sua moussaka fique aguada). Já deixei de fazer esse passo e já deixei na água por menos de 1 hora, a diferença é pouca, então não esquente se não puder ou não quiser fazer.
3. Em uma panela, aqueça uma colher de sopa de manteiga e refoque a carne moída. Tempere com sal e pimenta e adicione o alho e a cebola. Refogue mais um pouco e adicione o tomate picado (melhor sem pele) e o extrato de tomate. No final, adicione o cheiro verde picado.
4. Em uma frigideira grande, frite em um pouco de manteiga as fatias de berinjela até ficarem bem douradinhas. Use a maior frigideira que tiver, assim cabem mais fatias por vez. Vá adicionando mais manteiga se necessário.
5. Para fazer o molho branco, misture em uma panela o creme de leite e o requeijão. Quando faço alguma receita que leva molho branco, simplesmente pego uma caixinha de creme de leite e misturo com qualquer coisa que tiver na geladeira, uma colherada de maionese, ou cream chesse, ou requeijão, dá para colocar uma colher de parmesão também. Enfim, sempre uso o que tenho estocado (a maionese deixa o molho muito gostoso!)
6. Monte a lasanha low carb em um refratário, colocando primeiramente uma camada de molho, depois uma de berinjela, depois outra do molho de carne, depois uma farta camada de queijo e molho branco. Monte mais uma camada de berinjela e depois mais uma com o restante da carne e do molho branco. Finalize com o queijo ralado para dar aquele efeito gratinhadinho – delícia.
Sirva com salada verde. Na foto eu servi com um pouco de cenoura, porque eu gosto muito e acho que super combina com essa lasanha low carb. Note, no entanto, que já estou no meu peso e consumo em pouca quantidade (essa que está na foto, não repito). Caso tenha muito peso para perder, é melhor evitar a cenoura e qualquer outro legume que cresça abaixo da terra.
Mas qual a quantia de lasanha que posso comer, pedaço grande, pequeno, tipo quantos gramas?
Em low carb não precisa pesar nada, a ideia é contar os gramas de carboidratos de tudo o que você come ao longo do dia. Nesse post eu ensino como https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Sucesso
posso fazer essa receita na dieta cetogênica?
Olá Mariana.
Essa receita parece deliciosa e quero muito fazer. Estou fazendo low carb há pouco mais de uma semana, e seus pots sem dúvida contribuem muito para persistirmos no foco, principalmente no início onde há necessidade de muitas adaptações.
Uma dúvida sobre a receita e sobre o uso do creme de leite em geral. Observei que o creme de leite de caixinha possui carbo e o de lata não. Acabei consumindo somente o de lata. Porém, para colocar na comida achei ele um pouco forte, parece que não caiu bem, existe alguma restrição por utilizar o creme de leite de caixinha (na verdade não sei qual é a diferença, além do sabor e textura, porém no de caixinha há carbo). Obrigada!
Oi Marcela, eu sempre usei o de caixinha e nunca me atrapalhou, mas acontece com algumas pessoas. Precisa testar como será contigo. Sucesso!
Olá Mariana, pode maionese e requeijão na low carb? Mesmo na fase de emagrecimento???
Adoro seu blog, grande beijo
Ana, requeijão pode sim, com moderação porque tem mais carbos do queijos amarelos e duros.
Maioneses industrializadas são feitas com óleo vegetal refinado. Evite, porém é low carb.
Procure no google maionese paleo, tem boas receitas.
Sucesso!