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Está em dúvida sobre o que beber na dieta low carb para ter resultados? Nesse artigo eu falo sobre as bebidas mais indicadas para acompanhar suas comidinhas low carb.

Ainda não sabe o que comer? Veja esse cardápio completíssimo com todas as receitas

Algumas opções de bebidas desse artigo são processadas, usam adoçantes e fogem da proposta comida de verdade, mas são zero ou low carb e quebram um tremendo galho quando dá aquela vontade de beber algo que não é água.

A água obviamente é sempre o mais recomendado. Precisamos voltar aos hábitos de antigamente, como beber água do filtro… Assim economizamos nossa grana, geramos menos lixo, ganhamos mais saúde e deixamos as empresas (um pouco) menos bilionárias.

Mas para as horas que dá vontade de beber algo diferente, veja essas opções de bebidas low carb:

O que Beber na Dieta Low Carb

Água normal, água com gás ou água saborizada

  • Água com ou sem gás com limão espremido ou saborizado com hortelã, cravo, alecrim, gengibre, pepinos, morangos etc
  • Águas saborizadas industrializadas como H2O e Aquarius

Refrigerantes sem açúcar

  • Coca-Cola/Pepsi, guaraná, refrigerantes de fruta como fanta ou soda limonada na versão sem açúcar (light/diet/zero)
  • Água tônica Diet/Light
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Energético e isotônicos

As maiores marcas de energético vendidas no Brasil como Red Bull e Monster tem versão sem açúcar/sugar free/low carb, o que faz deles uma boa opção para sair da rotina bebendo puro ou misturado com bebidas destiladas (siga lendo para saber mais sobre as bebidas alcoólicas).

Já os isotônicos não são low carb (a marca mais famosa, o Gatorade, não tem versão sem açúcar).

PONTO DE ATENÇÃO:

Refrigerantes zero, light e demais bebidas industrializadas sem açúcar como águas saborizadas e chás são zero carbo? Siiim! E por isso são uma opção saudável? Nãããão!

É basicamente isso: dá para perder peso bebendo refrigerante zero. Nesse meu tempo de estrada low carb vi zero relatos de pessoas que destravaram a perda de peso ou passaram a emagrecer mais rápido após cortar o refrigerante zero. 

Eu mesma perdi todo o peso que precisava completamente viciada em Coca Zero. Hoje consumo só eventualmente.

Café

  • Café puro (pode ser estilo Nescafé)
  • Cafezinho misturado com uma colherzinha de creme de leite fresco (excelente substituto para o café com leite). Também dá para usar leites vegetais como o de coco. Para um toque espumadinho, compre um mini mixer para bebidas movido a pilha, fica excelente.
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Chás

  • Chás de ervas ou flores desidratadas de todos os tipos (hortelã, chá preto, carqueja, chá mate, hibisco, verde, cidreira, chimarrão etc). Todos apenas as flores ou folhas.
  • De ervas ou flores desidratadas de todos os tipos saborizados com essências (tipo abacaxi, morango etc)
  • Chás líquidos como Feel Good, Lipton, Mate Leão, sempre nas versões sem açúcar

PONTO DE ATENÇÃO:

  1. Não existe chá milagroso, desincha, seca barriga, emagrecedor! Existe fazer o que se pode todos os dias ao longo da vida inteira pra se alimentar bem.
  2. Consulte sempre a lista de ingredientes na embalagem para assegurar de que o chá é feito apenas das folhas ou flores maceradas.
  3. Pós à base de café como misturas para capuccino não são nada low carb, em geral o primeiro ingrediente da lista é o açúcar.
  4. Cuidado com chás em pó. Os chás de hibisco vendidos em lojas de produtos naturais contém em sua maioria maltodextrina (um adoçante que eleva o nível do açúcar no sangue e pode atrapalhar o emagrecimento), polpa de frutas e corantes.

Sucos

Em algum momento da história recente, as propagandas de TV nos fizeram acreditar, mesmo que inconscientemente, que sucos de frutas são uma opção mais saudável de bebida do que a água.

Frutas são saudáveis, comida de verdade. Mas elas contém açúcar (algumas bastante!) e seu consumo não deve ser indiscriminado, mesmo que você não precise emagrecer.

No preparo do suco, normalmente as fibras são descartadas, sobrando em grande parte a água e o açúcar. E para fazer um copo de suco vai uma quantidade considerável de fruta.

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Mas para quem ama um suco geladinho para variar da água, sucos de frutas low carb podem ser boas pedidas.

  • Suco de limão com ou sem adoçante
  • De frutas vermelhas como morango, amora, framboesa, ou um mix
  • Suco de acerola

Nesse post falo sobre o consumo de frutas na alimentação low carb

Sobre quantidade de suco das frutas low carb: em low carb não existe uma quantidade recomendada de cada receita ou alimento e sim uma cota diária de carboidratos totais em gramas, mantendo-se na cota você terá resultado.

Aqui nesse artigo explico como contar os carboidratos na dieta

Taí uma coisa que jamais pensei gostar e hoje adoro: limonada sem açúcar nem adoçante. Já experimentou? 

Suco Verde/Suco Detox

Me perguntam muito por aqui sobre suco verde e sucos detox: se os ingredientes forem low carb tudo bem. Se não forem low carb, então o suco não será low carb.

Mas deixa eu perguntar uma coisa: o que você acha que um suco detox vai fazer pela pessoa? Nós já temos uma super máquina chamada rim para fazer o papel de eliminar toxinas.

Não esqueça: se alimentar saudável é sobre o que se deixa de comer, não sobre algo milagroso que compense escolhas alimentares mal feitas ao longo do tempo.

PONTO DE ATENÇÃO: Sempre desconsidere alegações de marketing nas embalagens de bebidas industrializadas como uma muito usada nas bebidas, “sem açúcar adicionado”. Isso nem de longe quer dizer low carb, já que em geral os sucos com essa alegação são de frutas super doces por si só.

Leites Vegetais

A maioria dos leites vegetais são low carb e podem ser usados nas receitas e também misturados ao café ou batidos com frutas. Algumas opções low carb deliciosas:

  • De coco
  • Leite de castanha de caju
  • De amêndoas
  • De macadâmia
  • Leite de amendoim

Nesse post ensino a fazer leites vegetais de castanhas e amêndoas

O leite de soja não deve ser consumido assim como qualquer alimento industrializado derivado da soja, devido aos antinutrientes que a soja possui. 

Kombucha

A kombucha é uma bebida probiótica (regula flora intestinal) à base de chá preto ou chá verde. Assim como o kefir, a fermentação desse chá ocorre através de um conjunto de mais de 30 bactérias e leveduras.

Entre os diversos benefícios do consumo dessa bebida estão o auxílio no sistema digestivo através dos antioxidantes presentes no chá fermentado, assim como a preservação do colágeno através de uma substância gerada na fermentação chamada glucosamina.

Saiba mais sobre o Kombucha na Dieta Low Carb nesse Artigo

Kefir

É um probiótico gerado por uma colônia de microorganismos que ajudam a regular o intestino.

Esse probiótico pode ser feito com leite de origem animal (kefir de leite) ou água com açúcar (kefir de água), mas o mais usado é o kefir de leite. Dá para bater com frutas ou fazer iogurtes, patês, cream cheese e muito mais.

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Nesse artigo falo mais sobre o Kefir na Dieta Low Carb

Whey Protein

O whey protein é uma opção interessante para bater com água ou com leites vegetais e frutas, especialmente para aquelas pessoas que não costumam comer muita carne.

Assim como outros produtos industrializados, sempre leia o rótulo dos produtos e verifique a quantidade de carbos por porção e também a lista de ingredientes, muitas marcas levam maltodextrina que é um adoçante com efeitos parecidos com os do açúcar.

O que Beber na Dieta Low Carb – Bebidas Alcoólicas

Ao contrário da abordagem de restrição calórica, low carb conta com uma vasta seleção de drinks para você fazer a cabeça e perder peso mesmo assim.

  • Destilados puros como gin, vodka, rum, whisky e cachaça são zero carbo. Para manter low carb misture com frutas low carb, refrigerantes sem acúcar ou água com gás.
  • Vinho ou espumante, tinto ou branco, nas versões seco, que não levam açúcar adicionado.
  • Cervejas low carb (poucas marcas artesanais distribuídas no Brasil)

Veja esse guia completo sobre as bebidas alcoólicas na dieta low carb onde eu faço alguns alertas importantes sobre o álcool na low carb

Veja essa receita de drink low carb com gin perfeita para o final de semana

Dúvidas Comuns sobre o que beber na dieta Low Carb

Quanto de água devo beber?

O quanto quiser! Eu sempre me senti super culpada por não ter vontade de tomar os 2 litros de água diários (oito copos) que a sabedoria convencional recomenda. Fazia resoluções, enchia garrafinhas, mas nunca emplacava, porque eu simplesmente não sinto sede para tudo isso. Nem para a metade disso, nem para ¼ disso.

A recomendação dos 2 litros diários de água surgiu após uma série de estudos feita nos anos 40, que concluiu que seriam necessários 1 ml de água para cada caloria ingerida.

Como a recomendação geral é de 2 mil calorias/dia, logo seriam recomendados 2 litros de água/dia, vindos de todas as fontes. Mas em algum lugar nessa história, a sabedoria convencional transformou essa recomendação em 8 copos de água, além do que já está presente na comida que comemos e nas outras coisas que bebemos (café, por exemplo).

E comida de verdade tem água, muita água, que supre boa parte do que precisamos para nos manter hidratados. Você está fazendo um bom trabalho e comendo muitas verduras e frutas low carb? Se a resposta é sim, você está bem hidratado.

Se você já tem o costume de beber bastante água ou bebe muito pouco e por isso deseja mudar, saiba que um consumo maior pode ser uma ajuda no emagrecimento: alguns estudos como esse, esse e esse mostram relação entre o consumo de água e menor ingestão calórica nas refeições.

Qual adoçante usar para chás, sucos e cafés?

Para adoçar, use adoçante no lugar do açúcar. O mais natural é a Stévia, porém eu uso a Sucralose líquida (marca Blenda) porque acho o sabor da Stévia intragável. A Sucralose não é sintetizada pelo corpo, o que faz do consumo moderado dela uma boa opção para substituir o açúcar.

Veja aqui um guia completo para escolher o melhor adoçante na dieta low carb

Os adoçantes que são usados em receitas que vão na temperatura como o eritritol e xilitol são granulados e podem não derreter totalmente, então é melhor optar por uma opção líquida para as bebidas.

o que beber na dieta low carb

Posso beber refresco ou chás em pó sem açúcar/zero/diet/light na dieta low carb?

Produtos como o famoso Clight tem como principal ingrediente a maltodextrina, que como já disse antes é um adoçante que pode travar ou desacelerar seu emagrecimento. A maltodextrina também está nas gelatinas diet, adoçantes de forno e fogão, chicletes como o Trident e balas mastigáveis sem açúcar.

Em nome da saúde do seu bolso e da natureza, faça um esforço para cortar totalmente esse tipo de produto.

Posso beber leite de vaca na dieta low carb?

O leite de vaca contém lactose (o açúcar do leite) e tem por volta de 9 gramas de carbo para um copo, independente do tipo de leite (inclusive o sem lactose). 

Ficou com curiosidade para saber por que leite sem lactose não é low carb? Nesse post falo sobre essa e outras dúvidas sobre o consumo de laticínios em low carb.

Posso beber água de coco na dieta low carb?

Apesar do coco ser uma fruta low carb, é na água do coco que está concentrada a maior parte do açúcar. Cada copo de 200 ml água de coco tem 11 gramas de carbos, o que dá mais da metade da cota diária de carbos recomendada para quem perder mais peso.

Então do coco dá para usar a farinha, coco seco ralado (sem açúcar), lascas de coco assadas etc. Apenas a água de coco não é low carb e deve ser evitada.

Quais são as suas opções de bebidas favoritas na dieta low carb? Costuma consumir algo que não aparece nesse artigo? Deixa suas dicas nos comentários!