Quer fazer low carb mas não consegue viver sem pão? Então siga lendo porque esse artigo vai ser útil pra você.

Emagreça mudando seu café da manhã

O pão é disparado o alimento do qual as pessoas mais sentem falta ao começar low carb.

Não é de se estranhar, afinal o pão é super presente na alimentação tradicional porque tá no café da manhã de todos os dias, no hambúrguer, no sanduíche natural e também carrega um significado cultural forte e que vem de longa data.

Os ovos são o café da manhã mais básico na vida low carb (e o mais eficiente para emagrecer rápido!) e minha sorte é que eu sempre gostei de ovos fritos, mexidos e cozidos. Mesmo assim sofri um pouco para me acostumar a comê-los no café da manhã, o normal era comer no almoço junto com os tradicionais arroz, feijão e carne.

Hoje em dia eu como dois ovos fritos no azeite com café preto no café da manhã, isso quando como algo. Em geral fico no café com creme de leite de manhã e depois almoço e jantar bem completinhos até a saciedade, não por nenhum protocolo ou nada assim, só porque é o que funciona na minha vida corrida com trabalho, casa e filhos.

Porém muita gente tem dificuldades para comer ovos no café da manhã e trava uma verdadeira cruzada em busca de uma receita de pão low carb que pareça com o pão feito com farinha de trigo.

Prato com duas fatias de pão com abacate amassado e ovo poché

A má notícia: nenhum pão low carb parece com pão de trigo. A textura é bem diferente!

Por isso eu sempre recomendo se esforçar para desapegar dos conceitos de pão e macarrão, em vez de ficar buscando farinhas malucas que custam caro, tem gosto ruim e muitas vezes acabam estragando na despensa.

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Em meus vários anos de vida low carb eu tentei receitas de pão low carb algumas vezes. Demorou bastante tempo para sair uma receita com méritos para entrar no meu repertório definitivo!

Vou partir de uma receita-base e depois vou sugerir algumas variações que você pode testar. Mantendo a referência dessa receita dá para usar e abusar da criatividade usando o que tiver na sua geladeira ou despensa.

Se você está começando agora, recomendo que use essa receita para quando bater uma saudadinha do sanduíche e não todos os dias, buscando desapegar mentalmente do pão, pegar o hábito de comer outras coisas.

Outra coisa é que a farinha de amêndoas também é cara: paguei R$ 60 o quilo, mas pode ser ainda mais caro do que isso. Cada xícara de farinha para mim saiu por R$ 8, fora os outros ingredientes da receita.

Veja o meu Especial Farinhas Low Carb!

Receita de pão Low Carb – Básica

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de amêndoas (150 gramas)
  • 1 pacote de 50 gramas de queijo parmesão ralado fino
  • 3 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de nata ou creme de leite sem soro
  • 1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó (tipo Royal)

pão low carb

Uso a forma de bolo inglês para uma xícara de farinha low carb

Pão Low Carb – Passo a Passo

  1. Bata os ingredientes com exceção do fermento em um liquidificador.
  2. Acrescente o fermento químico em pó e bata para incorporar.
  3. Disponha a mistura em uma forma retangular com antiaderente e untada com azeite, daquelas de bolo inglês.
  4. Pré-aqueça o forno a 150 graus por 10 minutos e asse a 200 graus por 25 a 30 minutos ou até dourar.

Substituições por outras Farinhas Low Carb

Você também pode fazer o seu pão low carb usando outras farinhas low carb:

Farinha de linhaça

Recomendo não usar apenas ela, eu particularmente tenho ranço com essa farinha que lembra alpiste moído na potência máxima. Eu já fiz com duas colheres de sopa da farinha de linhaça substituindo a mesma parte da farinha de amêndoas na receita básica e achei bem mais ou menos, prefiro mil vezes a versão com a castanha de caju.

Para empanar a coxinha low carb ou peixe e frango a farinha de linhaça funciona melhor.

Farinha de castanha de caju

Fica com uma cor um pouco mais escura do que a farinha de amêndoas mas com um sabor menos adocicado, pra mim é a mais gostosa.

Farinha de amendoim

Dá pra usar (para uma receita mais barata é uma boa ideia), mas para suavizar dá para colocar metade de amêndoas e metade de amendoim.

Farinha de coco

A farinha de coco tem uma textura totalmente diferente das farinhas de oleaginosas, ela é fibrosa e seca e absorve muito líquido. Em geral para substituir ela precisa colocar mais quantidade das coisas líquidas, como um ovo a mais e mais queijo e creme de leite.

Na receita base, um ovo a mais e duas colheres a mais de creme de leite devem funcionar para substituir a farinha de coco pela de amêndoas.

Eu já comprei uma farinha bem mais escura e rústica e outra bem branca e fininha, a segunda funciona melhor para o pão low carb.

Opções que não são adequadas para os Pães Low Carb

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre essas opções que não são low carb: para quem quer perder peso, a aveia, farinha ou farelo de aveia, farinha de trigo integral ou comum, polvilho, farinha de arroz ou farinha de grão de bico não são low carb.

Variações de Receitas de Pão Low Carb

O legal dessa receita e suas muitas variações possíveis é que ela é um verdadeiro convite à liberdade e à autonomia de testar coisas novas.

Abóbora ou cenoura: Adicione na receita básica meia xícara de purê de abóbora menina/paulista ou abóbora moranga para deixar a massa amarelinha e mais nutritiva. Também funciona com purê de cenoura.

Pão Low Carb de Frigideira: Diminua a receita básica pela metade e faça na frigideira, usando uma frigideira pequena com antiaderente untada. Ao despejar a massa, use uma tampa de panela para abafar e faça no fogo baixo para não queimar.

Pão de frango, loucura ou vamos nessa? Você também pode substituir a metade da farinha de amêndoas na receita básica por peito de frango cozido e moído, com algumas ervas como orégano fresco, alecrim e chimichurri.

Pão de sementes: Acrescente sementes de girassol, chia e linhaça por cima antes de colocar seu pão para assar e dê um toque super especial com mais fibras e uma apresentação super caprichada.

Pão doce low carb: Eu já testei um pão doce de coco com gotas de chocolate. Adicionei eritritol ou xilitol e substituí parte da farinha de amêndoas (duas colheres de sopa) por coco seco ralado sem açúcar e coloquei além do creme de leite mais duas colheres de sopa de leite de coco.

Algumas pessoas acham que o parmesão ralado da receita básica deixa muito sabor, nesse caso dá para trocar pela mesma quantidade de ricota amassada ou cream cheese.

Pão de queijo low carb: Essa receita de pão de queijo low carb dá para ser feita com ervas e fica legal para quem precisa de uma opção de café da manhã low carb.

Para sair do básico pão na chapa com manteiga, faça fatias dele com molho pesto e vegetais diversos, é um lanche bem gostoso.

Para receber os amigos faço ele cortado em pedacinhos com uma pasta de ricota, muito azeite, um dente de alho esmagado, sal, pimenta e bastante tomilho fresco.

Acompanhando tudo isso, porque não uma maionese low carb rápida de ser feita para fechar com chave de ouro?

pão low carb

Outra forma de comer o pão low carb é usando uma fatia torrada dele como base para montar uma pizza low carb.

Aí você põe o recheio que quiser. Por exemplo: queijo, tomate, bacon, frango desfiado… a lista é gigante na hora de variar.

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Dá para congelar o Pão Low Carb? Por quanto tempo?

Depois de assado, o pão low carb congela super bem por 2 ou 3 meses, para descongelar dá para ser na geladeira ou no forno.

Deixe fora da geladeira apenas no primeiro dia. Como leva 3 ovos, mesmo que não vá congelar é melhor guardar o pão na geladeira. Você pode usar a frigideira para reaquecer.

Espero não ter deixado você sem saber como decidir qual variação testar, já que é tanta coisa bacana! O importante é partir pra ação, veja o que te apetece mais e teste. Já fez algum pão low carb? Compartilhe o que usou e o que achou nos comentários!