Pasta de amendoim low carb existe? Ela tem poucos carboidratos mesmo? Essas e outras perguntas foram respondidas aqui.

Muita gente me pergunta sobre a pasta de amendoim e resolvi responder tudo sobre ela aqui para esclarecer as dúvidas principais.

 

Pasta de Amendoim Low Carb

Pasta de amendoim é low carb? Primeiro, assim como o amendoim, leguminosa rica em proteínas vegetais, a pasta de amendoim é low carb sim, ainda que contenha açúcar na sua composição.

Claro que, como o próprio amendoim, não dá para consumir demais diariamente, em especial se você tem muito peso a perder.

Mas para um lanche de vez em quando ou para usar em alguma receita, não há problemas.

 

Pasta de Amendoim Low Carb

Pasta de amendoim é a mesma coisa que manteiga de amendoim? Não, não é! A diferença é simples, mas pode mudar o que você vai comprar dependendo da fase de emagrecimento em que você se encontra.

A pasta de amendoim leva açúcar e, algumas versões, contêm gordura hidrogenada. Já a manteiga de amendoim é a mais natural e sem açúcares.

Tem mais peso a perder? Aconselho a manteiga de amendoim. Tem menos peso a perder ou está em manutenção? A pasta de amendoim pode ser uma boa.

 

Pasta de Amendoim Low Carb

Cuidado com as versões com açúcar. Como sempre proponho aqui, é muito importante ler os rótulos sempre. Muita gente confunde creme de amendoim com pasta de amendoim, por exemplo.

Mas se fôssemos comparar os rótulos de ambas, veríamos uma diferença enorme na quantidade de açúcar e conservantes de um para outro.

O creme de amendoim acaba sendo quase a mesma coisa que um nutella de amendoim: rico em gorduras hidrogenadas e açúcar. Fuja!

 

Pasta de Amendoim Low Carb

Onde consigo usar a pasta de amendoim?

Dá para consumir só ela, com um pouco de adoçante ou adicionar ela às receitas low carb. Por sinal, tenho algumas muito boas para te passar!

 

Pasta de Amendoim Low Carb

Como fazer minha manteiga de amendoim?

Levando em conta que a manteiga é a opção mais saudável e menos processada, vou te ensinar a fazer ela em casa! Assim fica mais fácil saber o que está consumindo ao invés de analisar rótulos.

 

Receita de Manteiga de Amendoim

Manteiga de Amendoim
Ingredientes

  • 500g de amendoim descascado e sem sal
  • Sucralose a gosto (opcional)

 

Manteiga de Amendoim
Passo a Passo

  • Caso queira o amendoim mais torrado, passe todo ele para uma assadeira e deixe em forno pré-aquecido a 260ºC e deixe por cerca de 15 minutos, sempre olhando e mexendo o recipiente de 5 em 5 minutos para torrar por igual
  • Se preferir um gosto mais suave na manteiga de amendoim, pule esse primeiro passo, adicionando parte do amendoim à um processador
  • Ligue o processador e vá batendo aos poucos algumas partes do amendoim até que ele se torne uma pasta
  • Vá parando aos poucos, passando uma colher na volta do processador antes de pulsar
  • Esse processo pode levar até 30 minutos, dependendo da potência do seu processador e de como você quer deixar sua manteiga: com pedacinhos ou bem cremosa (vá parando e analisando a textura até ficar do jeito que você quiser)
  • Caso use o liquidificador para esse processo, mantenha a ideia de ir adicionando aos poucos o amendoim, mas também acrescente uma colher de chá de óleo de coco à mistura, caso o liquidificador não dê conta de bater aos poucos os amendoins
  • Caso queira manter adoçada a manteiga, adicione algumas gotas de sucralose à manteiga antes de passar ela para um pote de vidro para conservá-lo
  • Acho melhor manter ao natural e adicionar o adoçante quando for fazer a receita ou consumir ela, mas fica à seu critério.

 

Essa manteiga de amendoim dura cerca de 10 dias conservada na geladeira, uma ótima opção e é bem mais em conta que comprar ela pronta em qualquer lugar.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Caso ainda tenha alguma, me envia nos comentários!