Em 2006 eu e o Thiago passamos 4 meses em Barcelona, dando um tempo da nossa vida no Brasil e livin’ la vida loca. Durante o tempo que estivemos lá, para pagar os custos da viagem, o Thiago deu aulas de kitesurf e eu fui trabalhar na cozinha de um dos restaurantes mais bacanas da cidade.
Eu achava que o trabalho em uma cozinha profissional seria muito chic e que eu sairia de lá transformada em uma super chef de cuisine, mas a verdade é que tinha uma dose imensa de trabalho bem pesado e incluía atividades nada glamourosas como descabeçar 5 quilos de camarão por noite.
Ao invés de montar um menu do início ao fim como nos programas de TV, em uma cozinha de restaurante grande cada um fica responsável por uma parte pequena do processo. Minha parte do trabalho era tocar o que eles chamam de cuarto frío, que é de onde são feitas as saladas, as sobremesas e os petiscos.
Na Espanha é super comum servirem nos restaurantes as tapas, que são os petiscos deles. Na maioria dos casos é uma fatia fina de pão coberto com o que a imaginação conseguir bolar, mas também tem muitas variações que são petiscos low carb, sem pão.
Para um evento especial no restaurante, um dia o chef pediu que eu montasse um petisco que nada mais era do que um quadradinho de queijo branco marinado no mel com especiarias, uma folha de manjericão fresco e meio tomatinho cereja, espetados em um palitinho. A princípio parece sem graça, mas pela simplicidade e pelo sabor maravilhoso, foi um dos melhores petiscos da minha vida.
No último dia 9 de Abril foi meu aniversário de 34 anos e decidi comemorar em casa mesmo com o Thiago com uma noite de tapas espanholas, mas com petiscos low carb. Queria preparar algo bem especial, mas diferente do que faço sempre.
Bolei algumas combinações na minha cabeça e fui ao Mercado Municipal em busca dos meus ingredientinhos. Embora tenha saído caro, os ingredientes podem ser substituídos para baratear a receita, a imaginação é o limite. Na verdade não é bem uma receita, mas sim mais uma ideia de como dá pra comer incrivelmente bem sem engordar.
Comemos tudo acompanhado de uma garrafa de vinho branco, que é uma ótima opção de bebida alcoólica low carb. Ficou uma delícia!
Petiscos Low carb | Ingredientes
250 gramas de camarão médio sem casca
30 gramas de pimenta biquinho
5 talos de aspargo
Queijo colonial
Queijo minas frescal
1 pote de cream cheese tradicional
Presunto defumado em fatias
Folhas de manjericão fresco
Tomates cereja ou coquetel
1 pepino japonês fresco
Pimenta do reino
Petiscos Low carb | Passo a passo
1. Cozinhe o camarão no bafo por uns 10 minutos (até ficar firminho). Usei a panelinha de vapor que está nesse post. Tempere com azeite, sal e pimenta do reino moída na hora. Reservar na geladeira.
2. Faça um patê com o cream cheese (deixe pra fora da geladeira antes de começar a receita pra amolecer um pouco) e a pimenta biquinho sem sementes picada bem miudinha.
3. Também na panelinha de vapor cozinhe o aspargo até ficar levemente cozido mas durinho no meio. Corte em pedaços de 3 centímetros e tempere com azeite de oliva, pimenta moída na hora e sal. Reserve.
4. Corte o queijo colonial e minas frescal em cubinhos e tempere com azeite e temperos que quiser. Se quiser corte ainda mais carbos trocando o queijo frescal pela versão amarela. Eu não escolhi o queijo branquinho pela quantidade de carbos, mas porque eu sou muito fã de queijo branco e como já estou no peso que quero, não me preocupo e como o tipo de queijo que for o melhor custo x benefício do mercado.
5. Corte os tomates pela metade. Tempere com sal e reserve.
6. Corte os pepinos com casca e tudo em rodelas fininhas. Elas substituirão com muitas vantagens as torradinhas.
As combinações que eu fiz:
Queijo branco + folha de manjericão fresco + tomatinho
Queijo branco + aspargo + tomatinho
Queijo colonial + camarão
Queijo colonial + camarão + tomatinho
Aspargo + camarão
Aspargo enroladinho na fatia de presunto defumado
Fatia de pepino com patê de cream cheese e pimenta biquinho
Eu não tive paciência de espetar tudo, daí montei as primeiras combinações e depois deixei os potinhos na mesa para irmos fazendo na hora.
Oi Danilo, quando todos os ingredientes da receita são low carb a receita é low carb sim. Sucesso!
Sim, é low carb. Maionese de mercado é com óleo vegetal refinado então é só pra consumo eventual mesmo. Sucesso!
Boa tarde Mariana.
Me tira uma dúvida: um patê, feito com maionese, frango desfiado, azeitona picada, azeite e sal, seria considerado lowcarb? A princípio todos esses componentes são lowcarb…
Parabéns pelo site! Está me ajudando MUITO!
Boa tarde Mariana.
Me tira uma dúvida: um patê, feito com maionese, frango desfiado, azeitona picada, azeite e sal, seria considerado lowcarb? A princípio todos esses componentes são lowcarb…
Parabéns pelo site! Me ajudou MUITO!
Oi Jonas, que bom! Temperos secos são low carb sim. Sucesso!
Oi, Mariana! Estou adorando o blog, ele se tornou o meu melhor amigo.
Minha pergunta é: Temperos secos são low carb? (Manjericão, orégano e etc)
Sim Pâmela, quanto mais fresco o queijo (coalhada, queijo frescal, cottage) mais lactose vai ter, então queijos amarelos e duros são mais low carb. Sucesso!
Estou adorando seu Blog! Iniciei a dieta há uma semana, meu emagrecimento está lento, mas olhei suas dicas e acredito que estou errando na quantidade de queijo, a partir de hoje, já diminuirei para testar. Preciso de uma ajuda, não encontro se a coalhada seca feita em casa tem Carboidrato, acredito que tenha, já que é feita com leite e Iogurte natural. Parabéns pela conquista! Obrigada.
Bom dia. Adorei o site, parabéns.
Gostaria de mais ideias de petiscos, pois trabalho fora e tenho mania de petiscar durante o dia no trabalho. Você poderia me dar algumas ideias fáceis e baratinhas para me ajudar por favor?
Beijos
Sim! Sem dúvida. Obrigada pela visita!
Oi Mariana, em primeiro lugar parabéns pelo blog. Quanto mais eu leio mais eu me apaixono por lowcarb. Por favor, me tire uma dúvida, o picadinho de final de semana pode ser constituído de azeitona, pepino, queijo, salaminho e ovo de codorna? Esses típicos picadoes de barzinho. Obrigada, beijos.
Usei pimenta biquinho picada miudinho. Obrigada pela visita!
Olá Mariana, poderia me dizer o que você usou para fazer o pate de Cream Cheese?
Oi Mari, adorei a dica dos petiscos. Gosto de tomar vinho com o maridão e às vezes espumante com as amigas e vou tentar fazer – não sou muito boa na cozinha (rsrsrs). Tenho lido e relido seus posts pra me manter firme e não extrapolar nos carbs. Estou há um mês na dieta, já perdi dois quilos, mas, o mais importante, é que perdi medidas ( a cartucheira está quase sumindo) e me sinto muito mais disposta e não tenho fome entre as principais refeições. Nos últimos 10 dias, não senti vontade de lanchar. Obrigada por me ajudar nessa jornada! Estou perdendo peso, ganhando qualidade de vida e passando muito bem, comendo ovos, manteiga, bacon, creme de leite, pato, fígado, mocotó, rabada e muita salada (adooorooo)!!! Not bad!!!
Que legal, obrigada pela explicação; e não sabia que aqui no Brasil pagavam mal.
Eu gosto de filmes que falam sobre cozinha/preparo de alimentos. O último que vi se chama “Bon Appétit”, uma comédia romântica europeia que se passa numa cozinha de um restaurante famoso, e tem um chefe super mandão e meio bravo.
Oiin, agora fui eu quem ficou sorridente. E eu gosto muito dos seus posts e do jeito que você escreve! Um beijão.
Oi Jussara! Obrigada pelo parabéns 🙂
Basicamente o chef monta o cardápio, escolhe fornecedores e supervisiona o trabalho da turma do “chão de fábrica”. Eles só colocam a mão na massa quando o bicho pega muito ou quando vai algum cliente importante. É um trabalho super legal, pena que ainda paga tão mal no Brasil.
Seus comentários sempre me deixam sorridente! Um super beijo!
Oi Fê! Eu acho uma referência muito legal a curva de carboidratos da dieta Paleo, nesse post. Importante lembrar que a dieta Paleo considera os carbos totais dos alimentos e não os carbos líquidos como em Atkins. Então ficando em até uns 40 gramas no máximo por dia você vai emagrecer sim! Reserve a sua cota para comer um monte de vegetais, não vale gastar sua cota com pão e macarrão.
Sobre o pão, acho que é a primeira coisa a ser riscada do cardápio. Recomendo muito a leitura do livro Barriga de Trigo. Melhor nessas horas que não tem ovo é comer um sanduba sem pão (frito uma bela fatia de queijo na frigideira e coloco tomate e peito de peru).
Aproveita que você gosta de ovo e zera o pão, você vai ver que diferença que faz.
Um beijo, vai me avisando como está indo!
Que maravilha essa sua experiência, Mariana! Agora sei por que os pratos que você publica aqui ficam sempre tão bonitos. =)
Mas se o trabalho pesado ficava pra vocês, a parte glamorosa ficava com quem, com o chef? Eles chegam a colocar a mão na massa ou só comandam?
Parabéns atrasado pelo aniversário, keep up the good work.
Bjs.
Então, qual é a porcentagem máxima de carbos que podemos comer para poder perder peso. Andei lendo sobre o assunto mas não consegui entender muito bem.
Pq por exemplo, hoje eu não tinha mais ovos em casa (culpa do marido que está apaixonado tb pelas minhas omeletes hehehe) então fiz um sanduiche com uma fatia de pao integral, presunto e creme de ricota . Agora se eu manter minha dieta low carb durante o dia, mesmo assim por causa do pao terei problemas? Beijo. Fê.
Oi Rebecca, obrigada pela visita! Que bom que gostou do blog, volte por aqui para contar seu progresso! Um beijão.
Nossa, fui parar em um post sobre a Dieta Atkins e encontrei o seu blog. Amei as informações, a sua história e a maneira de dar dicas como se estivéssemos sentadas, tendo uma conversa totalmente informal. Após muita pesquisa, acho que encontrei a alimentação que quero na minha vida. Começarei hoje mesmo. E precisarei muitooo do seu blog para aplicar ao meu dia-a-dia. Obrigada por passar a diante suas experiências! :*