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Queijos Dieta Low Carb – Quando iniciei minha vida low carb, me lembro bem que o que me fascinou não foi tanto a possibilidade de comer bacon, manteiga e carne à vontade…

Mas sim a ideia de comer queijo sem neurar com as calorias!

Aquela coisa deliciosa, salgadinha e melequenta da qual eu tanto fugia, ficando mais nos queijinhos sem gosto clássicos das dietas de baixa caloria…

Agora era totalmente bem vinda para perder o peso que eu queria!

Eu recebo várias perguntas sobre queijos e laticínios que mais combinam com a alimentação low carb. A ideia desse artigo é consolidar as respostas para as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Queijos Dieta Low Carb: Quais tipos são os MELHORES?

A ótima notícia é que a maioria dos queijos é low carb

A regra geral é que quanto maior o tempo de maturação, menos lactose (açúcar do leite) e portanto menos carboidratos. 

Isso porque durante o processo de fermentação as bactérias se alimentam da lactose e a transformam em ácido lático. Alguns queijos mais maturados chegam a ter virtualmente zero carboidrato.

Para ajudar a escolher leve em consideração a cor: quanto mais amarelo e duro, mais maturado vai ser, por isso melhor para a dieta low carb. 

queijos dieta low carb

Os queijos com menos carboidratos mais comumente encontrados no Brasil são:

  • Muçarela
  • Prato
  • Provolone
  • Parmesão
  • Gorgonzola
  • Roquefort
  • Brie
  • Provolone
  • Gouda 
  • Gruyere
  • Parmesão
  • Camembert
  • Meia cura
  • Coalho
  • Minas padrão
  • Canastra
  • Colonial
  • Queijos de fazenda
  • Queijos sem lactose

Queijos Dieta Low Carb: Quais são MENOS low carb?

Como eu disse, todos os queijos são low carb, uns mais e outros menos. Vamos falar dos que são menos low carb:

  • Queijos “de passar” como o requeijão ou aqueles patezinhos de queijo temperado do supermercado
  • Queijos processados, que são os polenguinhos em quadradinhos ou aquelas fatias de queijo mole que vem separadas em plásticos
  • Ricota ou creme de ricota
  • Coalhada
  • Queijo minas frescal
  • Muçarela de búfala
  • Queijo cottage
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O curioso é que esses são os queijos mais populares para quem quer cortar calorias, mas em low carb esse não é o caso.

Os queijos mais frescos (menos curados) contêm mais lactose.

Dá para comer porque ainda assim são opções low carb e super versáteis nas receitas (especialmente a ricota que faz pastinhas deliciosas), mas enquanto tiver mais peso para perder prefira os queijos mais curados e estabeleça um limite que te dê resultados (precisa experimentar).

Os queijos processados ainda são opções low carb, mas nem tanto, já que a lista de ingredientes já é bem maior, com ingredientes que devemos evitar em uma alimentação low carb como o leite em pó.

Mas nós todos somos seres humanos e não dá para ser perfeito o tempo todo, então se estocar uns polenguinhos na gaveta do escritório vai evitar que você aceite aquele biscoito recheado do colega ao lado, que seja!

Feito é melhor do que perfeito.

E o requeijão e cream cheese, pode?

O requeijão é outro que é um pouco mais processado e tem mais carboidratos, mas é um ingrediente incrivelmente gostoso e prático, então eu sempre tenho um pote na geladeira para dar uma incrementada em alguma receita. 

O mesmo vale para o cream cheese, que funciona muito para fazer cheesecakes.

Veja essa deliciosa receita de cheesecake de limão

Mirtilos que explodem na boca nessa receita maravilhosa de cheesecake de mirtilos

Sempre escolha as versões tradicionais do requeijão e cream cheese, nada de produtos light, já que nesse caso troca-se a gordura natural dos laticínios que é super saudável e saciante por espessantes como amido que são carboidratos!

Veja essa maravilhosa receita de coxinha low carb que leva cream cheese na massa

Queijos dieta Low Carb: Qual é a quantidade recomendada? Existe limite de consumo?

Não é necessário ir tanto no detalhe a ponto de pesquisar a quantidade de carbos de todos os milhões de tipos de queijo, já que a maioria dos queijos amarelos tem entre 0,5 e 0,8 gramas de carbo por porção 30 gramas (uma fatia).

Apesar de ser bem pouco carboidrato, o queijo desperta compulsão em muitas pessoas, principalmente quando é muito usado como petisco ou lanche, nesse caso é fácil chegar no excesso de calorias que pode prejudicar o resultado.

Por isso, é interessante estabelecer um limite no consumo, especialmente para quem tem muito peso para perder.

O limite de consumo estipulado pelo Dr Atkins para quem tem mais peso a perder é de 115 gramas por dia, o que equivale mais ou menos a 4 fatias do queijo muçarela vendido fatiado no mercado pelas marcas mais populares.

Pra mim, isso é mais do que o suficiente para dar aquele toque de “sustança” na comida.

Dica para não exagerar naturalmente, sem precisar controlar quantidades: evite usar o queijo como petisco ou escolha um pote pequeno especial pra isso. Deixe para consumir nos pratos ou em sanduíches.

Veja aqui a melhor receita de pão low carb para comer com queijo

Minha perda de peso estagnou. Pode ser o queijo?

Eu sou um exemplo clássico: se tem queijinho picado eu vou comendo até ele sumir, me sinto um pouco compulsiva e acabo sempre comendo além da conta. 

Em geral não ganho peso por comer queijo demais, mas algumas pessoas não têm a mesma sorte, e o queijo em excesso acaba travando.

Se está fazendo tudo certinho e mesmo assim parou de perder peso, analise o seu consumo de queijos e laticínios e experimente diminuir as doses para ver o que acontece

Receitas que levam muito dos laticínios como um strogonoff de queijo (amo) podem somar calorias demais e acabar levando pra estagnação no emagrecimento.

A nata/creme de leite pode ser consumida em low carb?

A nata ou creme de leite fresco é vendida no balcão refrigerado no supermercado ou a granel na feira livre ou lojas de queijos.

As marcas variam entre estados, e em alguns estados do Brasil não se encontra creme de leite fresco à venda. 

A nata é comum em apenas alguns estados do Brasil, principalmente no sul. Caso não encontre no seu estado use o creme de leite, principalmente o de latinha, já que o de caixinha tem menos gordura e mais carboidratos.

A regra geral é: quanto mais gordura, menos carboidratos vai ter.

Percentual de gordura dos cremes de leite disponíveis no Brasil:

  • Nata ou creme de leite fresco 48-50% gordura (se tiver acesso, prefira essa)
  • Creme de leite gourmet 30% de gordura
  • Creme de leite de lata sem soro 23% de gordura
  • Creme de leite de caixinha 17% de gordura

Leite é low carb?

Um copo de 200 ml de qualquer tipo de leite (desnatado, semidesnatado ou integral) tem um pouco mais de 9 gramas de carbos, um investimento bem alto para quem quer perder bastante peso.

Se você ama café com leite, experimente o café com nata/creme de leite. Nesse artigo explico como fazer.

Você também pode fazer em casa os leites vegetais que são maravilhosos e substituem muito bem, veja como aqui nesse artigo.

Leite em pó é low carb?

Leite em pó do estilo leite ninho também não é low carb, assim como o leite líquido. Leite em pó é igual ao leite normal, só que desidratado.

O leite de coco em pó não é exatamente low carb. Eu nunca comprei porque o café com creme de leite fresco super me atende, mas pesquisei algumas marcas e encontrei só versões que levam maltodextrina, um adoçante que tecnicamente não é açúcar mas na prática age como se fosse, elevando a glicemia no sangue.

Se encontrar alguma marca do leite de coco em pó que leve outro tipo de adoçante como eritritol ou xilitol, pode ser uma boa opção.

Se a lactose é responsável pelos carbos do leite, posso tomar leite e iogurte sem lactose à vontade?

A lógica faz sentido, mas não procede.

Se você comparar a quantidade de carboidratos de uma xícara de leite nas versões integral, desnatada e zero lactose, verá que todas elas tem mais ou menos a mesma quantidade de carbos (entre 9 e 10 gr de carbo para uma xícara de 200ml).

O que acontece é que no processo de produção dos itens sem lactose é adicionada a lactase, uma enzima – aquela que os intolerantes à lactose não produzem.

A lactase então transforma a lactose em glicose e galactose, duas formas de açúcar. Por isso o leite sem lactose tem um sabor mais adocicado do que o leite tradicional. O mesmo vale para o iogurte.

Pode comer kefir na dieta low carb?

Sim, o kefir pode fazer parte de uma alimentação low carb, no mesmo esquema que o iogurte e os outros queijos mais brancos… Lembrando que ele tem mais carbos e dependendo da quantidade pode atrapalhar algumas pessoas (como tudo, é testar como vai pra você).

Nesse artigo eu falo mais sobre o kefir e mostro como cultivá-lo.

Pode comer iogurte na alimentação low carb?

Deixa eu aproveitar para comentar que não existe pode/não pode em uma alimentação low carb. 

Imagine que você tem 30 reais para gastar todos os dias com comida, você usa como quiser, se pode ou não pode é você quem decide consultando a quantidade de carbos dos alimentos.

Você pode gastar toda a sua cota de carbos comendo 2 fatias de pão, mas isso é uma escolha que vai te deixar com pouca cota sobrando para coisas nutritivas e vegetais coloridos que você precisa. 

Use a sua cota com alimentos que tenham a melhor relação nutrientes x carboidratos. Se você tem menos peso a perder ou já está em manutenção poderá comer mais carboidratos, mas mesmo assim buscando sempre os alimentos com mais nutrientes.

Dito isso, eu acho muito mais negócio comer uma suculenta goiaba branca ou uma tangerina todos os dias do que um iogurte, mas se você curte e na sua cota de carbos cabem, além de muitos vegetais, ainda os 9 gramas de carbo de um pote de iogurte, tudo bem!

Se gosta de iogurte e quer mantê-lo na dieta, considere a ideia de fazer o iogurte natural ou grego você mesmo, para cortar mais um item industrializado da sua vida. É uma boa opção para as crianças, batido com frutas e adoçado com mel.

Queijos Dieta Low Carb: Dicas para ler os rótulos dos laticínios

Fique de olho na lista de ingredientes, já que muitos queijos, principalmente os mais baratos do supermercado, levam urucum na composição para aumentar o efeito da cor amarela.

O urucum é um corante natural e tudo bem consumir queijos que contenham urucum, só não se deixe levar pela cor.

Para o requeijão, uma dica importante é ficar muito atento à lista de ingredientes, já que algumas marcas usam amido, açúcar e maltodextrina (pra que, Senhor?) enquanto outras tem uma lista de ingredientes bem mais curta e sem bruxarias.

O pior é que na tabela nutricional dessa marca que pesquisei e que tem todas essas bruxarias ainda diz que é zero carboidrato!

Quando for comprar creme de leite fresco analise também a lista de ingredientes, vai ver que algumas marcas contém leite em pó e de outras não. A maioria, no entanto, contém apenas creme de leite fresco e algum espessante, como goma guar ou gelatina.

Isso vale para tudo que tiver um código de barras: não leia só a quantidade de carbos, leia a lista de ingredientes também! Quanto menos ingredientes, melhor.

Receitas com Queijo Dieta Low Carb

Muitas vezes só um pouco de queijo, requeijão ou creme de leite já dá uma super bossa para um prato. Selecionei algumas das minhas receitas low carb com queijo favoritas (bem queijudas!):

Essa maravilhosa pizza low carb leva queijo na massa e no recheio

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Pão de queijo low carb ideal para café da manhã ou lanche

Camarão na moranga, uma das melhores aplicações possíveis para o catupiry

Escondidinho low carb, prático demais, um clássico que não pode faltar

Lasanha de berinjela e abobrinha

Berinjela gratinada, aquele jantarzinho que fica pronto em 30 minutos!

Queijos Dieta Low Carb: Resumo

Felizmente todos os queijos são low carb, uns mais e outros menos.

Para quem está na fase de maior emagrecimento, vale a pena estabelecer um limite de quantidade porque muito queijo pode somar muitas calorias.

Para não ultrapassar o limite é melhor deixar os queijos e laticínios para dar um toque especial nas receitas.

Em relação às marcas, veja as que estão disponíveis onde você mora (marcas de laticínios costumam ser mais regionais) e escolha as que tiverem menos ingredientes na lista.

E você, inclui queijos e laticínios em sua alimentação? Quais são seus favoritos?