Eu amo sushi, mas depois de conhecer low carb precisei abandoná-lo, pelo menos na frequência com que eu comia, jurando que estava me fazendo um bem danado por dar preferência a uma refeição com menos gordura e cheia de arroz.
Já o sashimi é zero carbo, mas eu pessoalmente não gosto nem um pouco da textura do peixe cru. Já tentei, muitas vezes, mas não rola.
No ceviche, o ácido do limão muda completamente a textura do peixe. Tecnicamente não é um cozimento, mas o efeito na textura é praticamente o mesmo. Acrescente a isso o crocantinho dos temperos crus e o sabor do limão e do shoyu e temos um prato refrescante e bem diferente, legal para ser consumido em uma ocasião especial com um vinho branco.
O ceviche é um prato típico do Peru, e adicionar o limão para “cozinhar” a carne é uma solução prática para que os pescadores possam lanchar um peixinho ali mesmo no barco. Nada fica mais paleo do que isso: peixe fresco recém pescado, temperado e consumido na hora. Lá o ceviche é servido com milho e acompanhado de batata doce cozida ou chips, mas suprimiremos esses ingredientes nessa versão low carb, por motivos de “ordem carboidrática” 🙂
Fora isso, faço outras duas adaptações que deixariam qualquer peruano ressentido: troco o coentro por cebolinha e uso shoyu para temperar. Isso porque acho o sabor do coentro péssimo, e quanto ao shoyu acho que ele super dá uma bossinha na receita. Se gosta de coentro e quer um ceviche mais paleo, é só desfazer as minhas adaptações.
Receitas low carb com peixe | Ingredientes
500 gramas de peixe fresco de sua preferência (usei salmão). Também dá para usar camarões ou misturar peixe e camarão. Quanto mais fresco, melhor!
1 cebola roxa grande
1 pimenta dedo de moça
Meio pimentão amarelo ou vermelho
2 limões sicilianos (ou Tahiti, se preferir)
Shoyu light (eu não tinha, mas prefira, porque a versão light não tem açúcar)
Cebolinha verde
Sal
Receitas low carb com peixe | Passo a Passo
1. Corte o peixe em cubos de aproximadamente 2 cm, coloque em um refratário médio.
2. Corte a cebola roxa em meias rodelas, quanto mais fininho, mais gostoso.
3. Pique a pimenta em pedacinhos muito pequenos, quanto mais tirar a parte branca, mais suave vai ficar.
4. Pique o pimentão em cubinhos pequenos.
5. Pique a cebolinha verde em pedacinhos. Se quiser usar salsinha também é uma boa ideia.
6. No refratário, misture todos os ingredientes picados.
7. Esprema o suco dos limões usando a mão ou um espremedor para separar as sementes.
8. Adicione o shoyu. Coloquei a gosto, o que deu em torno de 5 colheres de sopa.
9. Prove o molho e acerte o sal.
10. Cubra com plástico filme e leve a geladeira para marinar por 1 hora.
Viu só? Nem só de receitas com queijo, bacon e creme de leite vive-se uma vida low carb 🙂
mariana, existem vários sushis sem arroz… Tem cream cheese. Esses estão liberados?
Gisele, sugiro compor o seu próprio mix de amêndoas e levar para o cinema, por exemplo.
Oi Mariana, super parabéns pelo site e também por sua mudança de vida! Já fiz dieta low carb no passado e me dei super bem, sempre perdia legal para caber numa roupa ou coisa assim e nunca tinha pensando nessa alimentação como algo para sempre. A algum tempo devido a adorar comer, tomar cerveja, zero exercício e também meus trinta e poucos perdi o controle sobre meu peso e isso me deixa muito mal. Tenho 35 anos e estava pesando 71 kg (agora 70kg desde que recomecei a low carb).
Então… A questão é… Recomecei tem 10 dias com a alimentação low carb, contando carbos e mandando brasa na proteina sem medo da gordura. Tô fazendo certo? E dessa vez decidi fazer como mudança de hábito mesmo, para a vida toda!!! Até viajei e não saí da dieta. Vi seu texto sobre bebida alcoólica e isso me ajudou bastante pq tirar totalmente o drink é bem dificil.
Nos primeiros dias me senti mais leve e uma certa redução na silhueta, mas agora me sinto parada. Estou meio angustiada, me peso todos os dias e tô parada nesses 70kg do meu ódio! Porque das outras vezes que fiz a dieta senti que perdia mais rápido 🙁
Sempre vejo que você não usa farinhas mágicas e tal… Estou tentando fazer sem farinhas tb, mas uma vez ou outra apelo para receitas de pizza low carb com fibra de trigo e farelo de aveia.
Já li nos seus comentários que é preciso ter paciência e avaliar aos poucos… Juro que estou tentando com toda força não desistir. Hoje bateu o desespero e resolvi escrever…
Sim, porém as uva passa não são nem um pouco low carb. Felicidades!
Boa noite Mariana, tenho cinquenta e nove, e comecei por uma semana a low carb. Tudo estava bem comigo e a esposa Vanessa que também iniciou comigo. Perdi rapidamente em uma semana quase quatro quilos e o pneuzinho da cintura que tanto incomodava. Parei também com os refrigerantes e cerveja. Durante uma das caminhadas que costumamos fazer na Orla de Cabo Frio senti fraqueza repentina e minha esposa que também fazia a dieta e com menos idade, notou isto acontecer com ela. Paramos a low carb com receios de alguma coisa estar errada. Seguimos o seu Blog e de outros que compartilhamos para estarmos informados… Poderia nos dar uma opinião para entendermos o que ocorreu e como poderíamos continuar?
Boa noite! adoro o seu blog, estou a um mês na dieta, ainda não tive coragem de pesar rs. Gostaria de saber se posso comer mix de frutas secas ( Uva passa, Amêndoa, Castanha do Pará, Castanha de caju e Nozes)
Obrigada!
Oi, Mariana.
Eu comecei a dieta lowcarb (20gr/dia) há 2 semanas, na primeira emagreci 2.600kg, na segunda ganhei 100gr. Estou sem saber o que houve, sendo que só dei continuidade do que já tinha feito na primeira. Não tenho feito exercícios, acha que pode ser isso? Eu fui caminhar um dos dias, senti uma fraqueza e acabei desistindo. Qual a quantidade mínima de proteína/dia que temos que ingerir? Será que estou ingerindo pouco e esse é o motivo de não emagrecer nada na segunda semana?
Uma outra pergunta: posso consumir cogumelos (especialmente shitake e shimeji) a vontade? E palmito pupunha?
Obrigada!
Mariana, qual a maior numeração que calça que você usou? E qual veste agora? Beijos e estou adorando o blog.
Olá Mariana!
Estou há uma semana DEVORANDO artigos sobre low carb e há uns 3 dias caí no seu blog… Tenho seguido há uma semana, sem maiores deslizes (não consigo ficar sem o cappuccino da máquina da empresa todas as manhãs, shame on me), mas neste ritmo já eliminei 3kg. Vim aqui agradecê-la por todas as informações! =D
Ontem li em algum blog sobre o açúcar de coco… Você conhece? Já usou? Tem alguma opinião sobre? hahahah Fiquei muito curiosa, mas não consegui achar muitas informações… Eu não sou fã de adoçante, prefiro mesmo o açúcar refinado, o qual já tenho diminuído bastante!
Eu só gostaria de saber se, substituindo o refinado pelo de coco: estou trocando 6 por meia dúzia??? rs
Bjos e keep up the good work! \o/
olá! por gentileza, e pra quem é “quase” vegeteba, só come peixe, e mesmo assim raramente, tem jeito de emagrecer com esse tipo de dieta? obrigada!
Marianaaaaa oláááá vc. Primeiro de tudo, desculpa haushuashu. Não vim falar nada da receita, mas é uma duvida infernal que ja corri pra todo lado e não encontro nenhum tipo de referência. Tipo ja faço lowcarb(tipo cetogênica) tem um tempinho, mas tem um ingrediente que sempre vejo sendo usado na paleo e não sei se tb seria uma opção pra mim, no caso o polvilho. Se vc tiver essa informação, eu ficaria muito grato, se não tiver… eu vou me virando huashuahus.
Parabéns pelo site, muito bem organizado e muitas receitas diferentes do que a maioria apresenta. O que é muito bom, pq prova que vc realmente entende do que fala e sai totalmente do ctrl c/ctrl . Sucesso 😉
Mariana, obrigadíssima pelas respostas, você não imagina o quanto está me ajudando!
Você só não disse sobre o consumo de geleias diets… vejo aqui no app FatSecret algumas marcas, mas gostaria também de saber sua opinião, e se indica alguma marca com menos carb e ao mesmo tempo saborosa. Um beijo.
Oi Ana, fico muito grata em poder ser útil.
DOCES
Com a taxa de açúcar no sangue sob controle, naturalmente a vontade de comer doces diminuirá. O mundo perfeito seria abandonar totalmente o apego com o sabor doce, mas isso é uma façanha muito difícil de se alcançar.
Principalmente nos primeiros meses de alimentação low carb, é bom ter “cartas na manga” para quando dá aquela vontade absurda de comer coisas doces.
Uma das mais simples é a gelatina sem açúcar pura ou batida com nata. Outras duas boas opções com um pouco mais de carbos são morangos picados com nata ou creme de leite e adoçante ou uma ganache (chocolate com creme de leite) usando chocolate com mais de 70% de cacau.
Ainda assim tente não comer todos os dias, faça só próximo do final de semana, por exemplo. Comer doce (com açúcar ou adoçante) após todas as refeições é um hábito, que pode ser mudado. Deixe o sabor doce para ocasiões eventuais apenas.
TRIDENT
Mascar chicletes tipo Trident ou balinhas um ótimo hábito para terminar, já que cada 1 tem em torno de 1 grama de carbo, além de ser caro, durar pouco e gerar um lixo e consumo a mais. Sem contar os adoçantes baratos. No entanto, já recorri algumas vezes a um pacotinho de trident em momentos de desespero no início da dieta, então obviamente melhor o Trident do que um Suflair 🙂
FRUTAS
Leia esse post.
Os queijos que você menciona são super low carb, apenas em relação ao queijo de cabra, quanto mais curado, melhor. Queijo fresco branco tem mais carbos, evite.
GELATINA
Enquanto perdia peso consumia gelatina Lowçucar com nata batida. Recomendo essa marca ou outras marcas que não levem maltodextrina na composição, que é um adoçante usado nas sobremesas diet mas que tem um índice glicêmico super alto e pode atrapalhar a perda de peso.
Chá é super ok, manda ver.
Obrigada pela visita, sucesso!
Olá, Mariana. Obrigada pela existência do seu site, ele está sendo muito útil para mim. Comecei há 3 dias essa nova alimentação sem carboidratos e já sinto alguns impactos, uns bons, outros ruins, rs… mas acredito que seja uma fase inicial de adaptação.
Gostaria muito de saber sua opinião sobre ingerir produtos como: trident e halls sem açúcar. Eu imagino que seja melhor evitar, mas ok consumir nos momentos de desespero por doce (que são muitos)? Aliás, quando você quer muito um doce, você come o que? Antes eu comia uma fruta, mas agora nem isso…
O que você acha sobre adoçantes de stévia? Vi que você usa o Blenda, mas gostaria de saber sobre o Stevitta.
Queijos: não vi nada citando sobre o camembert, brie, queijo de cabra, gorgonzola… o que você diz a respeito? São queijos que gosto muito.
E geleias diets (sem açúcar e de frutas vermelhas no caso…), é indicável ou não?
Gelatina zero?
E eu tomo muito chá (de infusão) gelado, q eu mesma faço, tudo bem, né? Acha que posso tomar a vontade, como se fosse água?
Um beijo e obrigada desde já, desculpe a quantidade de perguntas!
Oi Matheus, whey está longe de ser comida de verdade, mas é prático e não suja panelas, então eu super apóio. Me dá gastura quando a pessoa acha que não terá resultado no treino e na dieta sem consumir wheys super caros, mas quando for um truque para quem não tem tempo, estou dentríssimo. Encaro meio que como comida de astronauta 🙂
Tenho um pote enorme em casa para quando o tempo aperta. Eu não conheço muitas marcas porque para mim um pote dura uma eternidade, mas o que tenho em casa é ótimo e bem low carb, da marca Hydro+.
Olá!
Muita gente se interessa em começar uma alimentação low carb e relata não gostar de vegetais. Porém é bem importante você tentar comer mais vegetais, porque se comer apenas carnes, queijos, gorduras e ovos existem enormes chances da dieta não funcionar para você!
Aproveite que em low carb você não precisa ficar restrito a saladas sem temperos como nas dietas de restrição calórica. Tempere sua salada com bastante azeite e refogue seus vegetais com muita manteiga. Vale também incrementar com um bacon bem fritinho na própria gordura.
Não só para ter uma dieta variada, comer vegetais garante a sua cota de fibras saudáveis, assim você tem menos chance de sofrer com intestino preso, que é um sintoma comumente relatado por quem está nos primeiros meses de low carb.
Se não der certo apenas cortar o açúcar e farinha já é um belo corte de carbos, pode funcionar em menor grau.
Sucesso!
Oi Isabela, fica difícil opinar pois você não menciona quantos gramas de carbos líquidos está comendo, nem menciona nada do que come no dia a dia. Comer mais proteína pode engordar sim (embora precise exagerar bastante para que isso aconteça), no entanto uma dieta low carb não é alta em proteínas e sim em gordura. Leia esse post para mais informações. Sucesso!
Oi Mariana, tudo bem?
Há um ano emagreci 12 kgs (com ganho de massa muscular e perda de medidas). Percebi que a reeducação alimentar que adotei não fazia mais efeitos, estagnei e não consegui atingir meu objetivo de perder mais 8 kgs.
Uma amiga me falou da low carb e paleo. Pesquisando, encontrei seu blog e iniciei a low carb fazem 7 dias, nesse tempo continuei as atividades físicas (aeróbico e musculação) e tive uma surpresa ao meu pesar ontem: ganhei 3 kgs.
Não estou na tpm, nem inchada, não percebi também mudanças no corpo, mas a balança mostrou.
Você acha que pode haver ganho de massa, sem perda de gordura ou então algum efeito contrário no começo? Ou existe a possibilidade de algumas pessoas terem mais dificuldade de fazer uma dieta com mais proteínas, pela questão da digestão ou algo do tipo?
Obrigada e abraços.
Oi Mariana, estou fazendo a dieta low carb, estou comendo muito pouco carboidrato pois não gosto de salada, até tento comer de vez em quando mas não me passa. Teria outras fontes de carboidratos que eu poderia usar no lugar da salada? Ou devo mudar de dieta?
Olá Mariana.
Sei que minha dúvida não tem a ver com o assunto, mas você pode me ajudar? Estava pesquisando um pouco e vi que nem todos whey protein são totalmente proteina pura, alguns contem carbs. Vc acha que eventualmente eu poderia estar substituindo o café da manhã pelo whey?? Se vc acha que está tudo bem, poderia me indicar um que seja totalmente low carb?
Obrigado…
Mari, sinceramente, vc acha que é possível perder 15kg em 3 meses?? Fazendo bem low carb. Beijo e parabéns pelo blog completo!!!
Oi Mariana! Estou adorando seu blog! Tem sido de muito incentuvo!!! Tenho uma dúvida e ainda não encontrei uma resposta nas minhas pesquisas on line! Kkkkk
Seguindo a dieta low carb high fat…o que acontece com o excesso de gordura ingerido??? Quando me alimento de gordura o corpo para de queimar os estoques que jah tenho e começa a queimar o que esta em.digestão certo??? Mais e o excedente ingerido? Não eh armazenado como celula adiposa???
Não sei se ficou clara minha duvida..
Agradeço desde já!
Bjjjs
Olá Mariana.
Adorei sua dica….. achei uma ótima sugestão.
Mari, sempre fui gordinho, e resolvi colocar um basta nisso.
Conheci o lowcarb através de um belo amigo. Resolvi me arriscar nesse novo estilo de vida, mas estão surgindo algumas duvidas. Como por exemplo, a linguiça calabresa tá liberada??
Adorei suas dicas amiga, vou sempre dar uma passadinha por aqui.
Beijinhos e muito sucesso.
Fico bem feliz toda vez que visito teu site, já fiz várias receitas e sempre dão certo ! Eu estou tentando fazer low carb, piso na bola e volto no outro minuto sem desistir e mesmo com tantos tropeços vejo resultados, Super Obrigada por criar e compartilhar
Olá,
Ao pesquisar sobre alimentação low carb na internet, você encontrará informações bastantes divergentes sobre o que pode e o que não pode ser consumido para perder peso com low carb.
Nada disso é importante, já que você mesmo pode entender o que pode e o que não pode consumir. Você consegue emagrecer consumindo alimentos com poucos carboidratos, consumindo no máximo até 20 gramas de carbos líquidos por dia.
Para saber quantos carbos os alimentos tem, recomendo abrir uma conta em uma ferramenta como o FatSecret http://www.fatsecret.com.br. Pronto, basta inserir o que você comeu ao longo do dia. A partir daí o site faz a conta para você, então é só garantir que não passa disso.
Imagina que você tem 20 reais para gastar todos os dias, você usa como quiser, se pode ou não pode é você quem decide.
Para garantir que você emagrece mantendo-se nutrido e comendo uma boa quantidade de fibras, não é nada inteligente você consumir toda a sua cota do dia com uma barra de chocolate, que vai aumentar rapidamente o seu nível de açúcar no sangue, e fazer você passar o dia com fome.
No caso da indução de Atkins, como é uma dieta bolada por um americano, você não encontrará toda a variedade de vegetais encontradas no Brasil, por isso o melhor é não se prender a listas prontas e aprender a pesquisar por si o que cabe e o que não cabe na sua cota.
Alimentos recomendados em low carb https://www.vidalowcarb.com.br/quantidade-de-carboidratos-das-verduras-e-legumes/
Carboidratos dos vegetais https://www.vidalowcarb.com.br/low-carb-alimentos-permitidos/
Olá, Mariana! Parabéns pelo blog! Tenho aprendido muito aqui. Comecei a Atkins e estou com dúvida sobre se o chuchu pode ser consumido durante a fase de indução ou se tem níveis de carbos não adequados para esta fase. Não encontrei informações sobre esse legume, você sabe me dizer? Obrigada!
Delícia esta receita Mariana!
Fico aliviada de ser temporário, já que o objetivo da dieta é se manter sempre em cetose.. Estava com medo dessa parte! Estou naquela fase de adaptação, um sono absurdo hoje é aquela vontade de doces, mas me mantenho firme!! Bjss
Mariana,
comecei a dieta há 3 dias, e hoje infelizmente não consegui abandonar o feijão. Tomei uma xícara do caldo. Estou com 30% de gordura. Qiero perder 20kg. Li sobre deixar o feijão de molho para fermentar e tal. Diminui o fitato que é uma das características que torna o feijão ruim, fiz isso pra amenizar, será que convém? Você tem alguma dica pra me ajudar?
Obrigada.
Olá Cla, obrigada pela visita!
O mau hálito é um sintoma da cetose relatado por algumas pessoas. Mascar chicletes tipo Trident ou balinhas um ótimo hábito para terminar, já que cada 1 tem em torno de 1 grama de carbo, além de ser caro, durar pouco e gerar um lixo e consumo a mais. Sem contar os adoçantes baratos.
Melhor é escovar os dentes com uma frequência maior, se for o caso ter um vidrinho de enxaguante bucal na gaveta do escritório se sentir que está com mau hálito entre as refeições.
Assim como os outros sintomas relatados de cetose, o mau hálito é temporário e compensa os benefícios de estar no peso certo.
Sucesso para você também, felicidades!
Bastante apetitoso o seu mojito, hein! Provaremos! Obrigada pela visita!
Oi Valquiria, não vai ao fogo, o ácido do limão “cozinha” o peixe.
Que bom que já está vendo resultados, sucesso pra você!
Amo ceviche. Como com guacamole. Tudo de bom, perfumado, bonito, estimulante. E ainda rola uns mojito lowcarb com água com gás rum limão adoçante hortelã e gelo. Muito bom!
Show!
Oi Mari, descobri seu blog recentemente e estou lendo ele todo! Iniciei hoje a LCHF e depois que li em algum post sobre tridente ter maltodextrina, fiquei na dúvida.. O que fazer pra disfarçar o hálito cetonico? Rs chiclete nenhum?
Obrigada, parabéns e sucesso!!
Oi Mariana! Desculpa não entendi a receita direito, vai ao fogo?
Estou há uma semana já na mudança de hábitos para “carboidratodependente” para independente!!!! rsrs e toda dica é bem-vinda…estou super gostando de ler seu blog!!
Os benefícios da mudança já estou sentindo, menos ansiosa, mais disposta, digamos…..liberta!! rs….compartilho mais pra frente!!
Bjos