Há vários tipos de dieta low carb: Paleo, Cetogênica, Atkins, Slow Carb, Whole 30 e assim por diante, mas você conhece todas elas? Sabe qual é a melhor para o seu caso?
Buscando explicar melhor cada uma delas para que você veja qual é o melhor método para acompanhar o seu dia a dia, defini os mais importantes nesse artigo.
Todos os métodos abaixo funcionam pelo mesmo motivo: a restrição de carboidratos. Por isso mesmo todos são considerados low carb.
Algumas têm períodos mais restritos e, depois, mais abertos, mas todas diminuem o consumo de carbos, especialmente os que provêm de processados.
Nenhum deles precisa manter uma regra fechada: Dá para fazer uma dieta Paleo com mais restrição de carboidratos para ser cetogênica, por exemplo. Tudo vai depender do seu objetivo de peso e do que te agradar mais.
Tipos de Dieta Low Carb | Paleo/Primal
Quem defende este tipo de alimentação argumenta que fazem poucos séculos que começamos a introdução da agricultura e que o corpo do ser humano está adaptado ao que comíamos no paleolítico.
Um dos nomes famosos nesse tipo de dieta é Robb Wolf, pesquisador da área.
O criador desse conceito nutricional foi Stanley Boyd Eaton, radiologista que escreveu o documento Nutrição Paleolítica e conquistou adeptos como Loren Cordain, médico que escreveu o famoso livro A Dieta do Paleolítico, assim como Mark Sisson e seu best-seller The Primal Blueprint ou Energia Paleo, em português.
O que comer? Ou seja, no Paleo é possível comer: carnes de todos os tipos, frutas, vegetais, castanhas e sementes, ovos, azeite de oliva e demais óleos mais saudáveis, assim como tubérculos.
Para beber, invista principalmente na água. Café e chás também são permitidos.
Dentre os benefícios deste tipo de estratégia alimentar se encontram:
- O controle da glicose e dos níveis de insulina no sangue;
- Acabar ou pelo menos restringir os processos inflamatórios gerados por alergias ao glúten, lactose e demais produtos restritos na Paleo;
- Manter uma alimentação super nutritiva e saciante;
- Auxiliar no emagrecimento;
- Reduzir o risco de doenças cardíacas;
- Trazer mais energia para o dia a dia.
Para saber mais benefícios da dieta Paleolítica, veja o que Robb Wolf escreveu aqui.
Na Paleo é possível manter o Jejum Intermitente como estratégia de emagrecimento também.
Neste tipo de dieta você pode ou não manter ela baixa em carboidratos, a qualidade de vida será igual em ambos os casos.
Tipos de Dieta Low Carb | Atkins
Esse tipo de abordagem alimentar foi criada pelo cardiologista estadunidense Robert Atkins nos anos 70.
Nela você passa por 4 fases: a de indução, perda contínua de peso, pré-manutenção e manutenção.
Indução, que é a fase onde se restringe a ingestão de carboidratos a no máximo 20 gramas por dia, por um período mínimo de 14 dias que pode ser estendido caso se tenha muito peso para perder.
É um dos momentos em que se perde mais peso e é aconselhado para quem tem 10kg ou mais a perder.
Perda contínua de peso, onde se incorpora aos poucos alguns tipos de carbos (primeiro, mais vegetais) de 5 em 5 gramas para ver como a balança reage.
Você adiciona 5 gramas, come essa quantidade de carboidratos diariamente durante algumas semanas, e vai adicionando mais de 5 em 5 gramas.
Essa fase se mantém até faltar 10kg para o seu peso alvo.
Pré-Manutenção, quando você segue aumentando a ingestão de carboidratos em 5 gramas, até encontrar a quantidade de carboidratos ideal para você comer diariamente sem ganhar peso.
Fique nessa fase até faltarem de 3 a 5 quilos para o seu objetivo.
Manutenção é a fase que dura para o resto da vida, onde é possível inserir alimentos mais ricos em carboidratos (como arroz, batata, feijões, frutas) em quantidades controladas (dentro do limite diário que você descobriu na pré-manutenção).
Você pode dar uma olhada nos alimentos recomendados ou não na Atkins aqui.
Quanto aos benefícios desse tipo de alimentação, não mudam muito dos que listei para a dieta Paleo: o emagrecimento e a saciedade são os mais importantes.
Foi através da Atkins que perdi 30kg em apenas um ano, mas essa história você pode dar uma olhada aqui.
Se se interessou por essa abordagem, te aconselho a ler o livro do dr. Atkins, A Dieta Revolucionária do Dr Atkins.
Tipos de Dieta Low Carb | Cetogênica
Tem muito peso a perder? Quem sabe a dieta cetogênica ou keto, como alguns chamam, seja para você.
Ela nada mais é que a fase de indução da Atkins por tempo indeterminado, auxiliando na queima de gordura de forma acelerada.
Manter o consumo de carboidratos líquidos (carboidratos totais menos fibras) baixo, em cerca de 25 a 20 g diárias, leva o corpo a entrar em cetose, passando a queimar a gordura corporal mais rapidamente.
Não, não é necessário se manter em cetose para ter resultados satisfatórios quanto ao emagrecimento, por isso que é sempre falado: uma dieta cetogênica é low carb, mas nem toda alimentação low carb é cetogênica (e nem precisa ser!).
Essa abordagem é interessante para quem:
- Tem muito peso a perder;
- Está com dificuldades para perder peso;
- Quer perder peso de forma rápida.
O consumo de macronutrientes nesse tipo de dieta gira em torno de 60 a 80% de gorduras naturais, 15 a 30% de proteínas e cerca de 5% de carboidratos, conforme cada pessoa e objetivo.
Tipos de Dieta Low Carb | Whole 30
Desenvolvido em 2009 pelo casal Melissa e Dallas Hartwig, o Whole 30 é uma abordagem bem intensa e restrita.
Assim como em qualquer dieta low carb, há restrição de alimentos ricos em açúcar e amido, mas também nesse tipo de dieta não se pode consumir:
- Álcool;
- Laticínios (apenas a manteiga clarificada é permitida, por ser só a gordura do leite);
- Açúcar e adoçantes em geral;
- Produtos que contenham carragenina, sulfitos ou glutamato monossódico.
Caso a pessoa saia do que é permitido no Whole 30, deve iniciar a contagem desses 30 dias do início.
Outra regra é não se pesar ou tirar medidas nesse meio tempo, só ao iniciar o processo e depois dos 30 dias.
É possível ver as demais regras e restrições nessa abordagem alimentar no grupo brasileiro da dieta aqui.
A ideia principal é focar na qualidade dos alimentos, tirando do cardápio qualquer alimento que possa afetar a saúde de alguma forma.
Ao meu ver seria uma abordagem interessante se não trabalhasse com um prazo fixo de 30 dias e não fosse tão restritiva.
Tipos de Dieta Low Carb | Dukan
Essa dieta foi criada nos anos 1970 pelo nutrólogo Pierre Dukan e é rica em proteínas e baixa em carboidratos e gorduras.
Como tanto os carboidratos como as gorduras são restritas nessa abordagem, é mais restrito o cardápio e difícil de manter a alimentação Dukan por um longo período.
Há quatro fases dessa abordagem: duas de emagrecimento e duas de manutenção.
1# Fase de Ataque: Dura de 1 a 7 dias e tem o consumo liberado de 66 tipos de proteínas.
Nessa fase é necessário cortar praticamente todos os carboidratos e consumir uma colher e meia de sopa de farelo de aveia por dia.
2# Fase de Cruzeiro: Pode durar de 1 a 12 meses e mantém o consumo de proteínas igual, acrescentando mais 34 tipos de legumes e verduras ao cardápio.
Aqui são aconselhadas duas colheres de sopa de farelo de aveia ao dia.
3# Fase de Consolidação: Ela varia conforme a quantidade de peso perdida nas fases 1 e 2. Por exemplo, se você emagreceu 4 quilos, deve permanecer nessa fase por 40 dias e assim por diante.
Nela você come duas colheres e meia de sopa de farelo de aveia por dia, junto à carnes, algumas gorduras naturais e poucos carboidratos de vegetais.
Em um dia da semana o consumo, além da aveia, deve ser apenas de carnes magras.
4# Fase de Estabilização: Esse momento não tem um tempo limite para ser realizado.
Nele, você mantém o consumo de farelo de aveia em três colheres de sopa e vai, aos poucos, aumentando a quantidade de carboidratos do bem no cardápio, junto às proteínas e gorduras.
Em todas as fases é importante adotar uma rotina de exercícios, como caminhadas, de 20 a 30 minutos por dia.
Tipos de Dieta Low Carb | Slow Carb
Criada pelo autor do livro 4 Horas para o Corpo, Timothy Ferriss, nesse tipo de dieta você corta o consumo de carboidratos brancos, como a farinha de trigo, batata e açúcar, consumindo proteínas, gorduras naturais e carboidratos de vegetais e leguminosas.
Ferriss passa uma lista de alimentos a serem consumidos no período, mas no geral ela se compara à dieta Paleo.
A única diferença entre as duas é em relação ao dia do lixo e o consumo de leguminosas.
Na Paleo não é obrigatório manter um dia do lixo e as leguminosas não entram no cardápio e na Slow Carb, depois de seis dias regrados – consumindo leguminosas -, você pode sair da dieta.
Tipos de Dieta Low Carb | LCHF
Baixa em carboidratos e rica em gorduras, significado de Low Carb High Fat (LCHF), já indica no nome esse tipo de alimentação que vimos no decorrer deste artigo: rico em gorduras naturais (azeite de oliva, manteiga, castanhas, manteiga, óleo de coco, abacate, entre outros), moderado em proteínas e com poucos carboidratos.
Não come carne? Veja como seguir uma dieta low carb vegetariana!
As abordagens alimentares citadas anteriormente se originam deste conceito, cortando a maioria dos processados e focando no consumo de comida de verdade.
Comendo quando se tem fome, sem comer de três em três horas – que é o terror das pessoas normais, vai dizer? – ou seja: o mais natural e tranquilo possível.
E aí, achou qual o estilo de low carb que mais te interessa? Conta pra mim aqui nos comentários!
Esse site é completo! Amei
Muito bom!!!
Vou arrumar 🙂
Olá! Adorei o site! Ah! Cê percebeu que lá no comecinho do texto a dieta cetogênica foi citada duas vezes? “Há vários tipos de dieta low carb: Paleo, Cetogênica, Atkins, cetogênica, Slow Carb, Whole 30 e assim por diante, mas você conhece todas elas? Sabe qual é a melhor para o seu caso?(…)” Não me interprete mal, a intenção não é apontar o erro, não sou a Rainha da Redação, risos. É que às vezes você tem tic, como eu, com erros no texto. :p
Seja bem vindo, Michael! 🙂
Olá Mariana, parabéns pelo blog, estou visitando por indicação de um amigo e vou iniciar um método com certeza, mas ainda vou decidir qual deles vou adotar.
assim que eu terminar o período, farei novo comentário para falar dos resultados!
Os horário é tu que define, Marileide, tanto para comer como para ficar sem comer, ou seja, em jejum. Sucesso!
Slow carb, com JI? Como assim, se a Slow pede que vc coma em menos de uma hora depois de acordar?
As referências que tenho estão neste post, Maristela 😉 Ela não difere tanto da Low Carb.
Olá Mariana, nunca fiz dieta na vida, pois não conseguia. Agora preciso perder entre 10 a 15 quilos. Escolhi a Slow Carb porque achei a menos radical. Mas não encontro na internet informações específicas sobre a Slow Carb. Você tem alguma referência?
Olá, Carol!
É sim, mas não é necessário viver delas pra emagrecer. O simples é sempre o melhor passo: carnes, vegetais e gorduras naturais 🙂
Sucesso
Oi Mariana, adorei seu blog, foi muito esclarecedor, principalmente porque estou na minha segunda semana de lowcarb. Mas tive uma dúvida, em uma das suas respostas vc mencionou que evitou comidinhas preparadas. Eu tenho feito algumas que encontro lowcarb como macarrão de abobrinha, torta de berinjela, etc …. esse tipo de culinária não é permitido ?
Pode ter relação sim, Érily! É comum o inchaço.
Oi, Mariana, frequento seu blog a algum tempo e agora surgiu uma dúvida.
Pratico JI e Slow carb, estou a duas semanas sem o dia do lixo, porém durante um almoço, optei por comida japonesa (pois amo) e peguei um sushi, alguns makimonos e uns “hotzinhos”, assim que coloquei o sushi na boca e mastiguei, quando o mesmo chegou no estomago, tive a sensação de estar “empazinada”, isso nunca havia acontecido, na primeira peça a impressão de saciedade.. seria algum efeito do novo estilo que optei?
Olá, Gisele!
Usei e continuo usando a Atkins, falo melhor sobre isso aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/minha-historia/
Sucesso
Olá Mariana, esta é minha primeira visita ao seu blog, porém, não a última. Gostaria de saber qual foi a estratégia que você utilizou para emagrecer. Gratidão!
Olá, Caio!
Não tem segredo ou fórmula mágica: determinação e força de vontade é que vão te levar até teus objetivos. Leia os artigos do site, aprenda sobre essa estratégia alimentar e coloque em prática 😉
Sucesso
Mariana alguem pfv me ajuda oq esta acontecendo cmg eu luto para perder peso desde o inicio do ano mais algumas semanas atrás eu comi uma bolachinha de sal agr não consigo parar mais são de 4 a 5 mil calorias de bolacha leite pão e é tudo oq não pode na low carb socorro alguem
Olá, Michel!
Se a ideia é se manter em cetose o tempo todo, não dá pra ter dia do lixo.
Comendo muito acima da quantidade de carbos prevista para que se entre em cetose, o corpo não se mantem nela e demora um pouco para voltar à ela, ainda que tu em seguida volte a consumir entre 20 e 25g de carbo líquido diariamente…
Mas é possível manter uma alimentação paleo no estilo 80/20 – https://www.vidalowcarb.com.br/paleo-80-20/ -, com janelas para comer mais carbos que em outros momentos. Tudo depende do teu objetivo e o tempo que quer levar para chegar nele 😉
Sucesso
Na cetogenica pode ter dia do lixo? (Consumir cerca de 1000 calorias a mais e carboidratos)
Que bom que gostou, Nília! 🙂
Olá Mariana, entrei em reeducação alimentar por conta própria após pesquisar bastante sobre perda de peso. Estava com 123kg em outubro de 2016 e hoje estou com 100,30kg (Ufa!)
Agora estou em uma fase estagnada, acompanho seu blog um tempinho e já comecei low carb várias vezes e por conta das dúvidas, fazia tudo errado. Decidi ler mais um pouco e tentar novamente a low carb e esse artigo me ILUMINOU a respeito de low o que é mais indicado para o que desejo. Muito obrigada!
Tâmara, perdi peso tomando uma cerveja vez que outra, mas em 95% focada no bicho e planta, sem receitinhas e o mais básico possível. Tem como manter a cerveja se focar na maior parte do tempo.
Abraço!
Oi, Mariana!
Preciso perder 5kg, tenho tentado a SlowCarb, mas meu grande problema é a cervejinha ou o vinho do happy Hour….tem alguma
Dica a respeito que não seja cortar o álcool de vez? Rs! Obrigada!!
Olá, Lucas!
Neste caso uma dieta cetogênica, restringindo os carbos, vai te ajudar.
Para saber como contar os carboidratos, veja: https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Abraço
Olá, Mariana. Comecei a fazer a dieta, ainda cheio de dúvidas. Quero perder 10kg, menos do que boa parte das pessoas, mas tenho dúvida qual dessas dietas citadas é a melhor para seguir. Sou bem ativo, pratico atividades físicas e quero algo que faça eu atingir esta meta o mais rápido possível. Qual a sua indicação?
Abraços!
Aumentar a massa é fazer exercícios físicos, Myllena 😉
sou abaixo do peso e tenho medo de engordar demais, é possível aumentar a massa com low carb?
Que bom, Delfina! 🙂
Olá, Mariana!
Sem qualquer dúvida, a minha opção vai para a LCHF.
Entrei nela muito devagar, cheia de medos pelos quase 60 anos a ouvir dizer que a gordura era veneno e hoje, bem embrenhada no processo, sigo apaixonadamente este estilo alimentar. Ele trouxe-me saúde a todos os níveis e também perda de alguns quilos!
Aposte nos lanches low carb, Helena: https://www.vidalowcarb.com.br/lanches-low-carb/
Abraço
Olá Mari, vou prestar vestibular no domingo que vem e gostaria de umas dicas do que comer nesse dia já que estou tentando entrar em cetose e não quero sair da dieta…
Olá, Sabine!
Compute os valores no FatSecret ou outra ferramenta que contabilize os carbos pra ver se está dentro da quantidade certa pro quanto tu quer perder de peso.
Gelatina não pode ter maltodextrina, tá?
Sobre as nuts, por vezes podem travar a balança sim. E aposte em muita água! Esquecemos de tomar dela durante o dia, às vezes.
Tenho mais dicas para acelerar o emagrecimento aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/dicas-para-perder-peso-rapido/
Abraço
Olá Mariana, comecei a reeducação fazem 2 semanas, perdi 2kg na 1ª semana e nada na 2ª. Eu achei pouco peso perdido na 1ª semana, então reduzi a quantidade de queijo (consumia no final da tarde 3 fatias e usava em preparo de comida) principalmente, mas em consequência não perdi nadinha. Eu me alimento da seguinte forma, café c/ 2 col de nata pela manhã, 1 punhado de oleginosas (amendoim, castanha de caju e do pará e nozes) por volta das 10h, frango ou carne assada com salada(alface, tomate, chuchu, brócolis, couve-flor) ao meio dia. No meio da tarde 120ml de gelatina zero c/ 1 colher de creme de leite de caixinha, de noite ovo preparado de várias formas, as vezes c/ 2 fatias de pão low carb. Você pode me ajudar, onde será que estou errando?
Obrigada pelo carinho, Luiz!
Sobre tua dúvida, acredito que tenha relação com as farinhas usadas, quando misturo uma oleoginosa com a de coco ou outra mais seca ele não fica tão úmido assim, mas o normal é ele ficar mais molhado mesmo.
Abraço
Olá, Ana Cláudia!
Uma dieta low carb é baixa em carbos, não zero. Consumindo uma boa quantidade de proteínas junto ao aumento de gorduras naturais não vai ter problema com perda de massa magra. Falo melhor sobre o low carb e exercícios aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/dieta-low-carb-e-exercicios/
Sucesso
Mariana, parabéns pelo seu trabalho engajado, pela didática, pela objetividade, pela facilidade de se colocar no lugar do outro e, então, sugerir/orientar, etc. Gosto de cozinhar e utilizo várias de suas receitas, que dão certo e são gostosas. Minha dificuldade é que sou padeiro (amador) e dá para imaginar minha dificuldade de parar de fazer pães, bolos e biscoitos :)) Atualmente, estou substituindo a farinha integral pelas de amêndoa, castanha de caju, linhaça, amendoim, etc. De vez em quando faço um 100% integral (que aprendi com uma blogueira aí do sul), que ninguém é de ferro.. rs Gostaria de saber se com você esses pães também ficam um pouco úmidos, mesmo sendo bem assados. Aprendi muito com você e com o Dr Souto! Obrigado, abraço …
Olá Mariana! Estou com muita dúvida. Minha vida é bem agitada, dou 2 a três aulas de funcional por dia, pratico jiu jitsu 3 x por semana e pilates 2 x por semana. Tenho muita dificuldade em fazer dieta e por isso não estou conseguindo perder peso, mesmo praticando bastante exercícios. Resolvi começar a Low carb, hj estou me sentindo bem, mas estou preocupada com fraqueza e perda de massa magra. Eu quero perder uns 5 kg no máximo. Devo cortar totalmente o carboidrato ou faço uma adaptação?
Ivani, dieta da sopa não tem relação com dieta low carb. Sucesso!
Olá, Larissa!
O certo é manter o consumo de macronutrientes em cerca de 60 a 80% de gorduras naturais, 15 a 30% de proteínas e cerca de 5% de carboidratos.
Comer proteínas demais pode influenciar na perda de peso também, por isso as gorduras devem vir em primeiro lugar, mudando o combustível do carbo para ela 😉
Sucesso
Aliando exercícios à alimentação, Daiane. Especialmente a musculação ou outro exercícios que trabalhe o maior número de músculos do corpo.
Sucesso
Olá, Lorraynne! Acontece porque o certo é consumir mais gorduras que proteínas mesmo..
Use o azeite de oliva na salada, faça os legumes na manteiga, tome café com creme de leite ou nata, tem como adicionar as gorduras em todas as refeições, é só se acostumar.
Sucesso
Fabianne, uma dieta low carb é baixa em carbos, não zero. Sobre as quantidades, falo sobre isso aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Sucesso
Está no caminho certo sim, Sonia! Abraço
Olá, Miriam!
Depende do tipo de low carb que você fizer. Se tem muito peso a perder o melhor seria deixar o consumo de batata doce e outros “carbos do bem” para a fase de manutenção, o mesmo serve para o amendoim (pode ser consumido em pequenas quantidades na fase de emagrecimento).
Sucesso
Não há nada a se fazer além da reeducação do paladar, Clara, é difícil, mas necessário. Abraço!
Olá, Alexandra!
Não se trata do consumo de gorduras, mas sim do corpo estar absorvendo a maior parte do que é consumido e não tendo muito o que “jogar fora”.
Tenho dicas para isso aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/intestino-preso-na-dieta/
Sucesso
Olá, Vanessa! Te aconselho a buscar informações sobre o tema no site do Dr. Souto, lá é explicado cientificamente sobre isso. Sucesso!
Acho sim, Thais! Comendo comida de verdade e encontrando um equilíbrio no consumo dos carbos do bem, vais manter teu peso e ganhar na saúde 😉
Bom dia, Mariana! Sou magra, mas gosto muito de manter uma boa alimentação, então, estou sempre lendo e tentando seguir uma dieta low carb. Disse tentando, porque já percebi que se eu seguir direitinho acabo perdendo peso, que não é o meu objetivo. O que eu tento manter mesmo é a restrição à farinha de trigo e seus derivados. Como bastantes leguminosas, e, vez ou outra acabo ingerindo uma massa (de farinha branca), mas sempre que faço isso, fico achando que estou fazendo tudo errado, e queria seguir uma dieta certinho, exatamente como ela manda. Achei interessante a Slow carb, a que mais se aproxima do que eu faço.
Lembrando o fato de que eu não quero emagrecer, quero apenas comer bem, levar uma vida saudável, você acha que a slow é uma boa opção? Ou a LCHF seria melhor?
Parabéns pelo trabalho de pesquisa e divulgação de informações sobre o tema. Tenho lido bastante a respeito da baixa ingestão de carboidratos por dois motivos: estou com sobrepeso e sou diabética. Porém, uma coisa me chamou atenção: não li ainda nada que considerasse problemas gástricos e proposta low-carb. Estou com refluxo e gastrite leve. E a ingestão de gordura é prejudicial nesse contexto. E aí? Alguma consideração a respeito? Grata pela atenção.
Oi Dayse. Tenho a rotina corrida como vc, pesava 80kg quando comecei e tenho 1,59m.
Comecei fazendo 1h de exercício por dia (aeróbico e musculação) + dieta (das comuns, comendo de 3/3h). Mas tava demorando mt a perder, cheguei até a ganhar massa gorda e perder massa magra. Fiquei arrasada. Até que resolvi começar a lowcarb cetogênica e comecei a perder peso bem mais rápido E SEM PASSAR FOME! Quando tava na dieta normal, tava até tomando remédio pra moderar apetite. Mas agora com a lowcarb eu suspendi o remédio, pq realmente não dá um pingo de fome!
Já perdi 8kg mas todo mundo diz q parece muito mais!
alexandradias1943@gmail. com Olá Mary tenho ludo bastante os posts e te admiro muito.Aderi a vida low carb estou amando, mas eu tenho uma dúvida? Percebi que com o consumo da gordura meu intestino parou é normal? Abraços
Olá Mariana. Preciso emagrecer uns 4 quilos ( a malvada da cerveja), tenho 64 anos e o metabolismo devagar quase parando. Tenho lido muito teus artigos sobre a dieta low carb, com 50 carbos líquidos diários e já venho experimentando receitas com muito sucesso, pois nunca gostei muito de pão, arroz, batata, etc. como muitos vegetais, queijos, ovos e alguma carne, mas o problema é que adoro frutas e é a base, com os vegetais, da minha alimentação. A restrição das frutas nas dietas low carb é que me assusta, pois amora, pitanga, maracujá, nem sempre é fácil de encontrar no Sul. E abacate e coco não me saciam como fruta, são quase um doce. Como fazer? Temos muita laranja, tangerina, melancia, mas são carbo… abraço
Ñesta dieta posso comer bata doce e amendoins?
Mariana boa noite. Estou a mais de 30 dias sem consumir processados, açúcar e carboidratos. E sinceramente não estou sentindo falta de nenhum desses produtos. e já percebi que diminui um pouco a minha circunferência. Como bastante verduras e os legumes permitidos. Bebo basante água, coisa que não fazia. Uso adoçante apenas no café da manha, mesmo assim em pouca quantidade, cerca de 5 gotas para uma caneca grande de café com creme de leite. Fico tão saciada que só vou ter vontade de comer na hora do jantar. Mas nesse intervalo tomo água saborizada que eu mesma preparo, chás gelados e água. Estou no caminho certo? Ou tenho que fazer alguma mudança?. Obrigada.
Cara Mariana,
Quero perder 5kg.
Nao consigo tirar a fatia de pão integral que como pela amanhã antes da academia. Já consumo pão integral há bastante tempo e a dieta que faço parece que empacou. Qto de carbo posso ao dia? Sem carbo de tudo não tenho ânimo pra nada.
Mari, boa tarde, tudo bem? Primeiro muito obrigada pelo blog e pelo seu jeito doce e facil de escrever! Ha 26 dias faço low carb, ja emagreci 5kg, e tem uma coisa que esta me deixando intrigada. Sempre como mais proteinas que gorduras, e quando isso acontece meu peso estaciona ou ganho umas 500gr. Nao estou conseguindo tbm comer mais gorduras do que proteinas. Poderia me ajudar ou indicar algum artigo que me explique sobre isso?
Boa tarde Mari. Gosto muito das suas postagens á pouco tempo conheci o seu blog e vc está de parabéns.Olha meu esposo tem diabetes tipo 2 e aderimos um programa pela net que e baseado na dieta de pouco carboidrato e rica em gorduras saudáveis,Só que estamos com dificuldade para ganhar massa muscular´pois ele tem emagrecido muito rapidamente.teria alguma dica pra ganhar peso sem aumentar a glicose??Desde já agradeço
Mari, comecei a pouco mais de uma semana e já perdi 1 kg. Tudo o que como coloco no FatSecret, pra me controlar melhor. Minha dúvida é: o único indicador com que devo me preocupar é com a quantidade de Carbo Líquido? Sempre fico preocupada se preciso controlar o percentual de Gordura, Proteína, etc! Bjo grande e parabéns, sempre que tenho dúvidas corro aqui, você é maravilhosa e tem me ajudado muito!
Oii Mariana ,estou na dieta da sopa pois preciso perde 20 kilos , ja perdi 7 k. essa sopa que estou tomando e de peito de frango ., repolho , chuchu , cenoura e couve flor , batido no leuidificador menos o peito ou linguiça de frango, so que estou sentindo dor de cabeça! Será normal ?
Olá, Dayse! Veja qual fica melhor pra ti, pro teu dia a dia.
Não sou nutricionista, portanto não oferto nenhum tipo de acompanhamento, sugiro a procura de um especialista que te acompanhe nesse primeiro momento, se achar necessário 😉
Está no caminho certo sim, Rosa! Sucesso nos teus objetivos 🙂
Está no caminho certo sim! Sucesso nos teus objetivos 🙂
Obrigada pelo carinho, Ana Cristina! 🙂
Tereza, amido de milho não é low carb, para saber sobre farinhas low carb, acesse: https://www.vidalowcarb.com.br/farinhas-low-carb/
Abraço!
É qualquer uma que seja na fase de manutenção, se tu consome grãos, ainda que em pouca quantidade. Abraço!
Obrigada pelo carinho, Carol! 🙂
Todas as dietas citadas restringem carboidratos, Marcia!
Sobre a contagem de carbos, falo mais sobre isso aqui: https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Sucesso
Obrigada pelo carinho, Alfredo! Fico feliz com os resultados 🙂
Olá, Mari! A promoção continua por aqui (mas agora sem o bônus que eu estava enviando à parte): http://edzz.la/ZHPPY?a=10875720
Seria o caso de consultar um nutricionista para saber, Patrícia! 😉
Obrigada pelo carinho, Marion!
Olá Mariana
Amo carboidratos, mas preciso perder uma grande quantidade de peso, pois tenho 1,6 n e peso 80 kg. Tenho uma vida corrida.
Que dieta você recomenda?
Você oferta algum plano alimentar?
Oi Karla,
sou nutricionista e coach, e sugiro que vc faça um processo de coaching pra te ajudar a se conhecer melhor, e determinar qual o melhor cominho pra você , na maioria das vezes vejo nos meu clientes que a solução está muito alem de só saber o que comer …. Sucesso pra você
Olá Mariana!! Estou fazendo a dieta low carb! Como frutas, legumes e carnes de todos os tipos. Em 10 dias emagreci 2 quilos e sou sedentária! Será que estou no caminho certo com esta dieta? Preciso emagrecer de 10 à 12 quilos. Estou satisfeita com o resultado, só gostaria de saber se estou fazendo certo. Pois foi a única dieta em que estou me sentindo bem. Não passo fome e nem tenho compulsão por doces ou atacar a geladeira.
Olá Mariana. Tudo bem? Gostaria de parabenizar pelos seus textos e dicas. Faço a dieta Low Carb faz um mês e já perdi 6k. Pretente perder mais 6k. Gostaria de dicas para manter o peso. Desde já agradeço.
Mariana adoro seu blog! Muita informação e conteúdo maravilhoso! Parabéns!
Eu estou fazendo low carb com consumo diário de 30g de carbo por dia! Quando iniciei, tinha 80Kg, hoje estou com 73Kg, isso tudo em 30dias… mas tenho que perder mais, até a barriguinha que me segue sumir, você acha que estou no caminho cero? Obrigada! Iniciei JI de 16 horas e estou super bem! Obrigada!
Oie Mariana, adoro suas dicas e sei que responde as nossas dúvidas, já tive várias e vc prontamente as solucionou desde já agradeço.
Minha dúvida, estou fazendo uso do Kefir e da dieta Low Carb, quando tento fazer alguma receita com o Kefir, me deparo com farinhas brancas e fico na dúvida qual farinha Low Carb posso substituir… por exemplo o amido de milho. Você poderia me orientar por favor… Obrigada!
Oi Mariana, eu sigo uma dieta com restrição ao glútem e ao açúcar. Como carne, ovos, legumes, verduras, manteiga, azeite de oliva, queijos, mas pouco arroz e feijão. Gostaria de saber em qual destas dietas eu me encaixo,fiquei meio confusa. Obrigada! ?
Olá Mariana!
Qual seria o valor de carbo liquido para uma perda de peso eficiente na LCHF? Todas as dietas tem um livro sobre o assunto, qual seria da LCHF?
Obrigada
Grata pelas informações e dicas preciosas que enriquecem este site…
Acredito que a gente deve sempre buscar mais conhecimento do que estamos fazendo literalmente estudar a nossa alimentação,não apenas fazer por que todo mundo esta fazendo e sim por que nosso corpo precisa ser ouvido…Temos que entender as verdadeiras necessidades de nosso organismo e adotar um estilo de vida que nos faça mais saudável e que nos proporcione o bem estar conosco mesmo!
Cada matéria lida é uma nova descoberta e nunca é demais conhecimento!!!
Parabéns por sua dedicação ao site e por seu exemplo de estilo de vida que deu super certo!!!
Te admiro e adoro suas matérias sempre as compartilho no FatSecret ‘dica sua’ para que outras pessoas busquem ter conhecimento daquilo estão fazendo e seu entendimento!
Olá Mariana. Embora nunca comentei no seu Blog, sigo você há muito tempo.
Com 53 anos, aderi a dieta LC Paleo há 7 meses e já se foram 17 kilos e o melhor, o meu peso está estável, oscila apenas entre 81 e 83 kilos. Desde então nunca mais precisei tomar estatinas a minha pressão é 12/8, e a minha glicose despencou de 98/99 para 83/84 alem de uma energia e disposição como a muito tempo não tinha. Em fim muito feliz com este meu novo estilo de vida do qual não vou sair nunca. É beneficio de mais e te agradeço muito porque você foi uma das minhas fontes de inspiração. Obrigado
As dietas são todas muito boas.
Eu estou fazendo a Low Carb.
Muito feliz por ter emagrecido 5kilos em quatro meses.
Acho teu trabalho muito bem feito, parabéns.
Oi Mariana, tenho DM1 e sou insulinodependente. Qual dela é mais interessante?
Legal, Itamar! 🙂
Oi Mariana gostaria de saber se ainda tem para vender aquele programa de mil páginas ou receitas que tu fez com outros profissionais Passou a promoção e eu não comprei
Olá, Karla! Todas são boas alternativas, não há uma melhor que a outra, mas a que se encaixe melhor ao teu dia a dia.
Se não gosta de uma alimentação mais restrita quanto aos carbos de leguminosas e frutas, é um tipo, se não te importa com isso, é outra.. e não precisa se restringir à um modelo: coma comida de verdade, corte os processados e os resultados virão 😉
Olá, Rosa! Todas essas opções cortam as fontes de carboidratos que provem dos açucares 😉
para mim tem que ser sem acucar po que tenho diabetes
Já fiz a cetogênica, a paleo e a LCHF.
Gostei de todas, mas em especial da LCHF pela agilidade mental e energia que me proporcionava ao longo do dia.
Só que cometi um pequeno erro, como não conhecia o conceito de carboidratos líquidos, acabei restringindo a 100g de carboidratos brutos ao longo do dia, o que me fez emagrecer 8kg em 60 dias.
O detalhe é que não queria emagrecer, queria manter o peso com o qual estava.
Mas achei uma ótima dieta, fácil de seguir, não enjoa, a diversidade de alimentos é enorme.
Já fiz jejum intermitente, aliás, estou fazendo no presente momento, e também gostei bastante.
Mariana bom dia. Eu fiz a bariátrica há 12 anos e tenho uma vida sedentária. Sou médica pediatra e plantonista e quero emagrecer pelo menos uns 8 quilos. Minha vida de descanso vc já deve imaginar . Tenho um namorido e dois filhos. Me divido em várias partes e sinto que não cuido de mim como gostaria. Faço terapia e me acho feia,apesar de me elogiaram. Auto estima baixa. Queria saber qual o melhor método pra mim. Obrigada e desculpa a lamúria