Parem as máquinas! Fui a Porto Alegre entrevistar o Dr. José Carlos Souto, médico e autor do blog Low Carb/Paleo, que hoje é a principal referência em Português para quem vive um estilo de vida low carb ou para quem está querendo começar. No blog dele é possível encontrar estudos científicos sobre os tópicos mais recorrentes da alimentação low carb, traduzidos e comentados com muita didática e bom humor.
Eu, como boa nerd, me senti como um fã do Home Aranha conhecendo o Stan Lee, afinal eu acompanho o blog do Dr Souto desde o meu primeiro dia de low carb, há quase 3 anos atrás. O blog dele é uma referência frequente em muitos tópicos aqui no Vida Low Carb.
Quando montei o roteiro da entrevista, quis perguntar ao Dr Souto sobre os tópicos que são abordados com mais frequência por quem comenta aqui no blog, para que o conteúdo pudesse ser útil para todo mundo. Ao longo de quase meia hora de conversa nós falamos sobre como ele descobriu low carb e da relação da alimentação low carb com colesterol, gordura e exercícios físicos. No final, falamos ainda sobre suplementação e sobre as expectativas dele em relação ao momento de mudança de paradigmas que estamos vivendo.
Obrigada ao Dr Souto pelo tempo dedicado e pela contribuição para uma sociedade mais bem informada sobre nutrição e saúde.
E não podia deixar de registrar publicamente os parabéns para… MIM! Eu queria entrevistar o Dr Souto desde que comecei o blog em Setembro do ano passado, finalmente tirei a bunda da cadeira, pedi, consegui, fui a Porto Alegre de mala e cuia, gravei, aprendi a editar e até criar vinhetinhas e colocar um riff de rock nas transições… Wohooo! Cometi um monte de erros mas aprendi com todos eles para melhorar nas próximas 🙂
Está mais do que comprovado: na minha vida as coisas mais legais acontecem quando eu ouso sair da zona de conforto!
Se gostarem do vídeo, curtam e compartilhem! E não deixem de se inscrever no canal do You Tube para saber das próximas novidades!
Do one thing every day that scares you – Eleonore Roosevelt
Olá, Mari!
No início de março deste ano (2016), comecei a “devorar” seu blog por indicação de um amigo. Era feriado e tive tempo de ler bastante rs! De lá pra cá, muita coisa mudou, aderi à low carb, emagreci 11 kg e decidi adotar para sempre esse estilo de vida!
Outra coisa que aconteceu foi tornar-me, assim como vc, fã de carteirinha do Dr. Souto, tanto que eu e meu marido despencamos de Contagem/MG para Porto Alegre só para conhecê-lo! Tb tirei foto e tudo! Meu marido me chama de “Soutete”! kkkk
Agradeço tb a vc, pelo maravilhoso blog! Um grande beijo!
Dani.
Mariana estou na dieta low carb há 45 dias, mas me sinto muito cansado para as atividades físicas. Isso é normal?
Boa tarde Mariana
Nunca fui gorda, muito pelo contrário, mas depois de ter tido problemas na coluna, fiquei 2 anos completamente parada (sempre fui muito ativa) e engordei 13 quilos.
Por nunca ter feito dieta, não sabia como fazer para emagrecer sem ficar louca.
Encontrei o seu site e comecei a ler as matérias e tudo pareceu fazer muito sentido para mim.
Em uma semana consegui perder 2 quilos e nem estou seguindo completamente a dieta, pois ainda tenho muito que adaptar no meu dia a dia, mas acredito que achei uma direção para meu problema de peso. Obrigada por compartilhar esse conhecimento. Esta sendo muito útil e interessante para mim.
Amei a entrevista com o dr. Souto, eera o empurrão q precisava pois estou com emntupimento de carotedas e tenho que e agrecer e comer comida de verdade. Obrigada Mariana
Nossa!!Amei a entrevista com o Dr. Souto e também amando seu blog. Vou aderir a Low carb. Estou com entupimento de carotedas e n consegui emagrecer aindamas a low carb vai me ajudar.
É na faixa de 20 gramas de carbos/dia.
Segue abaixo links para o blog onde explico os principais aspectos da dieta.
Nesse post você entende como contar carboidratos
https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Aqui dou dicas para montar o seu cardápio low carb
https://www.vidalowcarb.com.br/cardapio-low-carb/
Nesse post os alimentos recomendados na dieta low carb
https://www.vidalowcarb.com.br/low-carb-alimentos-permitidos/
O que beber na dieta low carb
https://www.vidalowcarb.com.br/o-que-beber-na-dieta-low-carb/
Dicas de café da manhã
https://www.vidalowcarb.com.br/cafe-da-manha-low-carb/
Dicas de lanches
https://www.vidalowcarb.com.br/lanches-low-carb/
Receitas
https://www.vidalowcarb.com.br/category/receitas/
Dicas de como se preparar para iniciar a dieta
https://www.vidalowcarb.com.br/7-passos-antes-de-iniciar-uma-dieta-low-carb/
Conheça o ebook LOW CARB SEM MISTÉRIOS https://www.vidalowcarb.com.br/ebook-low-carb-sem-misterios/
Daí você pesquisa as receitas que mais gostar e monta o seu próprio cardápio a partir disso. Sucesso!
Mariana, como funciona a low carb very high fat que o Dr. Souto disse?
Mariana, encontrei o seu site por acaso, depois que o meu irmão, que tem problemas com excesso de peso desde pequeno, me disse que tinha encontrado a chave mestra da vida dele: a dieta low carb. Procurei na internet e encontrei vc! Amém por isso! Comecei uma dieta parecida com a low carb há uns anos atrás, por recomendação do endocrinologista, e me senti tão bem disposta que pensava até que poderia voar! Rsrsrsrs. Não dei continuidade pq emagreci muito rápido (ao contrário do meu irmão, tenho muita facilidade para emagrecer e manter o peso). Mas, agora, a partir do seu site, encontrei muito material bom sobre o assunto e estou disposta a seguir um estilo de vida low carb. Não para emagrecer, pq esse não é o maior problema, mas, resgatar a excelente disposição que já experimentei um dia e para diminuir minha taxa de glicose (esse, sim, é meu maior problema). Amei a entrevista e minha sensação é de que eu encontrei o segredo da minha própria saúde. Obrigada por compartilhar com a gente tantos posts maravilhosos, elucidativos e, por fim, essa entrevista incrível, super reveladora. Abços!
Bah que show Mauricio , tbem estou assim , prestes a completar 40 anos e vou me dar de presente essa dieta!!!!
Parabéns, que bom que se sente melhor! Sucesso
Ola pessoal! Cheguei ate aqui para compartilhar o que aconteceu comigo.
No ano de 2015, em abril, fiz meus exames de colesterol e tudo mais. Estava com 84 kg, 39 anos, 1,81 metros.
Os resultados me deixaram preocupados. Fui a um médico e ele me entupiu com estatinas da vida! 30 dias tomando aquilo eu “larguei de mão”. Os efeitos colaterais eram piores que tudo!
Pesquisando na net encontrei o Dr. Souto e outros sites, como este, e embarquei na lowcarb.
Como em dezembro faria 40 anos, decidi dar-me o melhor presente que já ganhará.
Bueno, resumindo, em 7 meses, eliminei 12 kg, meu exame de sangue com colesterol total, triglicerídeos, vdhl, e os demais, simplesmente voltaram a um patamar de 15 anos atrás!!! Diminuíram cerca de 30 a 40 %…..sem dor, sem remédio e sem fome!!
O que ajudou também foi que reativei um hábito antigo que tinha, correr, correr e correr….. 3 dias por semana, 5 km cada, e caminhadas até fechar uma hora de exercícios.
O importante é a pessoa ter um objetivo…o meu foi para manter a saúde……e ainda claro, ganhei um “corpictxo” mais bonito….mas isso foi detalhe!!
Parabéns pelo site……. e animação pra todos pois saúde vale a pena!
Oi Mariana, meu filho adolescente está fazendo a dieta LCHF mas a quantidade de espinhas aumentou muito, principalmente no rosto. O que podemos fazer para isso melhorar? Obrigada.
parabens….comecei esta dieta essa semana. e ja eliminei 3 kls..,estou super feliz!!!!
Oi Márcia, é low carb sim, porém não recomendo o consumo de nenhum alimento industrializado feito de soja, devido aos antinutrientes que a soja possui. Gostei muito sobre esse material sobre a soja, dá uma olhada http://blog.puravida.com.br/o-mito-da-soja-como-alimento-saudavel/
Oi Mariana,
O consumo de “proteína texturizada de soja” é low carb ? Como só consumo peixe, estou buscando outra fonte de proteína para alternar e não enjoar do cardápio.
Muito obrigada!
https://www.vidalowcarb.com.br/frutas-low-carb/
sobre o consumo de coco
Creio não ser nem o doutor Souto, nem a Mariana, mas sou estudante de medicina, apaixonado por evolução e nutrição. Aos 62 anos de idade o ideal seria que o senhor procura-se um profissional da área da saúde que pude-se acompanhar seus resultados, pois a individualidade do ser prevalece, mas em linhas gerais, retirar açucares e produtos industrializados nunca farão mal a sua saúde, pelo contrário.
Mariana a finalidade do exercícios físico é poder manipular metabolicamente e hormonalmente o corpo, assim como podemos lançar mão de alimentos para isso. A bem da verdade a medicina e a nutrição ESPORTIVA já faz isso a muito tempo. Antes mesmo desses modismos de dietas para emagrecer. Até dou saltos na cadeira aqui quando vejo falar em queimar calorias como se isso fosse a unica finalidade. Sabemos que a hipoglicemia gera uma reação de estresses e que isso leva um aumento do Cortisol. Tem que ter estrategias para controlar esse cortisol senão fica com esse “Shape de Grilo” do pessoal da Low Carb.
Parece que a Vitamina C é bom para isso, mas tem alguns estudos com outras substancia(fosfatidilserina, por exemplo). A ciência não tem uma compreensão ainda de todos os mecanismos e feedback hormonal envolvido, Grelina, Leptina, Insulina, peptideos, testosterona, estrogenio,etc É um campo que esta engatinhando….mas já evoluiu muito, a ponto deu acreditar quem em menos de 50 anos só não terá um corpo perfeito quem não quiser.
Prezada Mariana.
Só citando meu caso que parece esquecido em tudo o que lí a respeito dessa dieta que me parece maravilhosa. O que se teria a dizer para uma pessoa de 62 anos de idade que, nos últimos três anos viu a balança subir de 120 para 140 kgs. (trabalho o dia todo no computador e meu lazer e assistir à NetFlix)
Há solução que não seja “mortal/letal” para uma sujeito “da minha espécie” ?
Será que o Doutor Souto e você continuam recomendando a lowcab também pra mim ? (Deus queira que sim !) Dos 140 reduzi, 8 kgs em 20 dias de dieta…. mas, confesso, ESTOU COM MEDO !
Grato
Parabéns por seu generoso trabalho
Antonio Marcato
Obrigado e tudo de bom pra você também Mariana.
Oi Leandro, o IG da batata doce só é baixo se comparado com outros tipos de batata 🙂
Eu amo e super consumo batata doce, mas para quem ainda tem peso para perder, é algo a ser cortado, sem dúvida. Se você já se sente bem com 74 quilos, coma em pouca quantidade sim!
Achei lindo isso que você disse sobre “errar sabendo”! É bem isso mesmo 🙂
Sucesso pra ti, tudo de bom!
Boa tarde Mariana,oque vc acha da batata doce,pois faço academia e falam que é mto boa pra dar energia,só que tem bastante carboidratos,embora seja de baixo ig.
E to bem feliz pq os resultados estão aparecendo,essa semana bati 74,8 kg,meu recorde,quando iniciei tava no fundo do poço com 89kg,bem inchado e bem barrigudo kkkk,apanhei mto com erros que me fortaleceram ja sei diferenciar as coisas como fome e vontade de comer e controlar os impulsos,ainda erro mas erro sabendo.
Tudo isso graças ao Dr Souto q foi onde eu iniciel e a vc tbm que sempre esclareceu minhas duvidas prontamente,obrigado e falta pouco para alcançar meu objetivo.
Parabéns pelo reportagem, concordo 100% com a matéria e a opção de alimentação.
Me restam algumas duvidas:
1º O que se pode dizer da aveia?
2º Castanhas e Nozes, entram na low carb?
3º Oleos de Coco, Cartamo e azeite, entram na low carb?
4º A manteiga industrializada não é uma aberração?
No aguardo de comentários, obrigado.
Oi Leandro
Cacau e canela, super low carb e super comida de verdade, mande ver.
O iogurte depende de quanto peso você precisa perder, são algo em torno de 9 gramas de carbo para um pote de iogurte. Se quiser emagrecer muito o iogurte tomará uma parte significativa da sua cota de carbos, o que diminui o que você pode comer de vegetais. Mais sobre iogurtes e laticínios nesse post.
Sucesso!
Boa tarde Mariana,gostaria de saber sua opinião sobre a canela e o cacau em pó,comprados numa loja de produtos naturais,ou seja ,100% natural.
Tambem aprendi a fazer iogurte natural no blog dr Souto e ta muito bom,coloquei uma gelatina zero açucar e ficou uma delicia,até que ponto o consumo de iogurte pode atrapalhar meu emagrecimento,obrigado.
2 quilos por semana, que beleza!
Sucesso e felicidades
Que entrevista maravilhosa!
Dois fofos juntos só podia dar numa entrevista super gostosa de assistir.
Amei todas as informações, principalmente sobre colesterol, pois o meu está bem alto. Vou seguir as indicações do Dr. Souto e fazer um maior uso de gorduras monoinsaturadas.
Faço 1h de academia, com poucos exercícios aeróbicos. Estou emagrecendo cerca de 2kg por semana e estou achando isso muito lindo. Mesmo sem consumir muita gordura estou emagrecendo \o/
Seu site tem sido um divisor de águas na minha vida!
Muito obrigada!
Sobre vegetarianismo tem este post do Dr Souto.
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/11/vegetarianismo.html
Oi Regina, a dica é fuçar, fuçar e fuçar mais um pouco! A internet está cheia de receitas legais, aqui no blog também tem, veja em https://www.vidalowcarb.com.br/category/receitas/
Sucesso!
Oi Emerson, leites e derivados não são paleo, porém queijo, nata e manteiga são low carb, leite não. Nesse post eu falo sobre o assunto. Sucesso!
e quanto ao leite e derivados??? já viu isso é claro: https://www.youtube.com/watch?v=L8lJ2d1DQvw
Oi Mariana, tudo bem? Descobri seu blog por acaso pesquisando sobre o assunto. Você está de parabéns pois ele é muito completo e esclarecedor. Adorei a entrevista com o Dr. Souto. Estou no quarto dia de low carb e já estou sentindos os benefícios. Porém não tenho um paladar farto, ou seja, estou comendo as mesmas coisas quase todos os dias e acho que isso pode atrapalhar. Preciso aprender a provar novos alimentos! Vc tem alguma dica?. Mais uma vez parabéns!!! Feliz 2015!
Oi Alisson! Enquanto perdia peso e ainda hoje eventualmente faço gelatina Lowçucar com nata batida, é uma excelente maneira de aplacar a vontade de doces. Sucesso!
Oi Pollyane, em Atkins não é necessário comer de 3 em 3 horas, muito menos contar calorias.
Sei direitinho o que você quer dizer quando fala da sensação de culpa ao aumentar a ingestão de gordura, eu demorei acho que uns quase seis meses para desencanar totalmente. O importante é você focar no consumo de gorduras saudáveis como as das carnes, abacate, ovos, sementes, azeite, óleo de coco… Evite ao máximo as gorduras industrializadas como as da margarina e óleos vegetais como o de soja. A gordura é um componente muito importante para o emagrecimento, porque apesar de ser mais calórica dá muita saciedade! Mantenha o bom trabalho e você vai comprovar isso por experiência própria. Beijos!
Conhecendo o seu blog hj! 2 dias de lowcarb! São apenas dois dias, mas já senti diferença em relação à outras dietas desta vertente, tipo atkins e dukan, que eu fiz, emagreci e voltei a engordar! O que eu adorei foi a questão de não sentir fome, de não ter que ficar comendo de 3 em 3 horas, de não ter que contar as calorias, apenas controlar os macros, de muitos blogs com conteúdo científico ! Eu confesso que estou com medo de comer tanta gordura! Mas minha alimentação nunca foi tão prazerosa!! Ovo com bacon na manteia! Morango com nata! hmmm Tô indo agora experimentar o seu café com nata!! rs Adorei o blog e continuarei acompanhando! Mandou muito bem com o Dr. Souto, já conhecia o blog dele, mas através do seu que vi o primeiro vídeo com ele! O cara é didático demais! Quero assistir vários vídeos agora!! Encontrei o seu blog pelo google, colocando as palavras “receitas paleo”. Bjs
olá Mariana, comecei neste último sábado a dieta low-carb, tenho 115kg e pretendo voltar aos meus 76 quilos de quando eu era mais jovem, tenho 39 anos, e 1,80. Assim que eu tiver resultados significativos volto a me corresponder mas te confesso que já nesse início está muito difícil a abstinência do açúcar, as vezes sinto aquela imensa tentação mas não caio rsrsrs. Bom uma coisa posso dizer, fome realmente não estou sentindo, só como quando penso em comida e já estou vendo este resultado de que eu não estou mais com aquela compulsão, já é o 4º dia da dieta e não fico com aquela vontade louca de ficar comendo algo, mas o não pouco fico pensando no açúcar. Adorei seu site e todas as explicações, principalmente as que estiveram com o Dr. Souto. Agradeço por tudo e boas festas.
Oi Nara, acho que dá sim! Substitua por abacate, nozes, castanhas e amêndoas, ovos, nata, coloque bastante azeite na comida. Não dá para negar que será uma dieta bem restrita, que pode acabar não sendo muito prática. Nada te impede de cortar açúcar e farinha apenas, já dá uma boa diferença. Sucesso!
Olá Mariana! Adorei o seu blog, Parabéns pela iniciativa! Estou muito interessada em iniciar um dieta LCHF mas sou vegetariana, a não ser por peixe, que como às vezes, você acha que é possível seguir a dieta de forma funcional sem ingerir carnes? Obrigada! Abraços!
Olá! Uma boa maneira de começar é abrir uma conta no FatSecret e começar a cortar carboidratos, não passando de 20 gramas de carbo líquido por dia, vindos todos de saladas e queijos. Lá no FatSecret você pesquisa quantos carbos os alimentos tem. Alguns links para você ler:
O que comer em low carb https://www.vidalowcarb.com.br/low-carb-alimentos-permitidos/
Contando carboidratos https://www.vidalowcarb.com.br/contar-carboidratos/
Sugestões de lanchinhos entre as refeições https://www.vidalowcarb.com.br/lanches-low-carb/
Sugestões de café da manhã https://www.vidalowcarb.com.br/cafe-da-manha-low-carb/
Itens práticos para ter em casa https://www.vidalowcarb.com.br/10-itens-para-ter-em-casa-que-vao-lhe-ajudar-a-manter-se-firme-no-low-carb/
Sucesso, tudo de bom!
Gostaria de saber como iniciar esse tipo de dieta ou estilo de vida Low-Carb
Oi Eva! Realmente, satisfação enorme estar perto de quem contribui com o que sabe para a felicidade das pessoas! Obrigada pela visita!
Mariana que sensação maravilhosa estar perto de quem tanto ajudou. Bom eu diria que essa oportunidade é unica e esclarecedora, não é uma questão de fã.. é maravilhoso saber que ele trouxe facilidade enorme para vida de muitos inclusive a minha. Beijos, que venha mais entrevistas e mais alegrias ;D
Olá, também não consumo quase nada de soja, só acabo comendo mesmo quando como em algum restaurante, já que a maioria usa óleo de soja para preparar a comida. Em casa uso só manteiga e azeite. Abraço,
Mas Mariana, o Dr. Souto não recomenda o consumo de soja no blog dele… qual é a sua ideia? Abs
Ola Mariana!
Muito obrigada pela resposta!
Espero trocarmos muitos replys, seu blog ta no meu acesso diario!
Bj
Oi Lila, faltou você dizer quanto peso quer perder.
Se for mais do que cinco quilos acho um pouco demais (daria uns 150 gramas de carbo para uma dieta de 2 mil calorias por exemplo).
Se você hoje come mais do que isso de carboidratos, se cortar para 30% você já deve emagrecer, mais lentamente do que se baixasse mais o consumo. Tudo é uma troca, eu mesma optei por emagrecer mais lentamente comendo um pouco mais de carbo eventualmente.
Capriche nas carnes para ganhar massa muscular.
Sucesso aí, tudo de bom!
Oi Sharla, tofu é low carb sim.
Sucesso!
Ola Mariana!
Muito prazer e meus parabens pela conquista pessoal e pelo Blog!
Estou nessa tbem!
Ja perdi 7 kg so faltal mais 3kg!
Bom,
Agradeco a vc dr Souto, Rodrigo (primeiramente), do site Emagrecerdevez,
Entao, assim como muita gente tenho minhas duvidas, se vc puder me ajudar!?
Sabe se tofu ou nato(soja fermentada),
Sao permitidos na nossa dieta???
Grande bj e muito sucesso!
Oi Mariana, acabei de descobrir seu blog e estou gostando bastante. Estou querendo aderir à paleo e tenho uma dúvida. Tenho facilidade para perder peso, principalmente massa magra rs, no momento quero perder gorduras preservando o máximo a massa magra, na verdade dentro do possível substituir o peso por músculos. Pela sua experiência qual o percentual de carbo indicado? 30% é muito? Bjs
Oi Tania, minha dieta de manutenção do peso perdido é bem low carb durante a semana para poder comer um pouco mais de carbo no final de semana. Priorizo carbos sem glúten nas saídas da dieta, tipo um escondidinho de batata, tapioca, sushi, algum doce em um lugar que valha a pena. Só que enquanto emagrecia não fazia dia do lixo, isso existe para quem treina muito (muito mesmo) e mesmo assim quem treina muito tende a não comer lixo quase nunca. Eu não começaria a dieta já pensando em sair dela, sair da dieta é só para quem já chegou no objetivo.
Sucesso, tudo de bom!
Ola mariana tdo bom. Gostaria de saber se vc faz o dia do lixo. E o que vc come durante esse dia. Obrigada
Olá, Mariana! Passando para deixar os parabéns pela condução da entrevista e escolha do entrevistado. Hehe
Mariana, virei fã do seu blog ! Parabéns e obrigada pelas informações prestadas aqui !
Demais a entrevista !!!
Mari,
estive em consulta com o Dr. Souto aqui em São Paulo ontem e, pelo que ele me disse, o azeite, após aquecido, perde algumas propriedades, mas não se torna tóxico. 🙂
Estou amando seu blog e suas dicas!
Beso!
Ótimo esse bate-papo de vocês. Já tô passando adiante!
Então não é? Estou até vendo como se escreve batatas para não correr o risco de pedir e me vender por pouco..
Pq quando passarem os macarons vou babar em cima. Ou comer. Ou ambos.
Tbém confesso, as baguetes são um problema, não sou tão bem resolvida qto vc em relação ao pão.
Mas vou na fé. Como vc disse num post aqui: É hora de mostrar quem é que manda!
Oi Ângela! Acho que dá pra tentar ser low carb sim! Ainda bem que carne, salada e ovos são ingredientes universais 🙂 E tenha certeza que os Franceses são muuuuito mais low carb que os brasileiros! Mas se dê direito a alguns luxinhos né, faça valer a pena! Não se venda barato, coma aquilo que realmente valer a pena, que só se come lá.
Eu também estou me programando mentalmente para uma viagem daqui a 15 dias, alemanha, bélgica e frança, só terra de comida boa! Mas estou cuidando muito da dieta nos 30 dias que antecedem. Vou me permitir algumas saídas da dieta com certeza! Mas no basicão, café da manhã, sempre dá pra manter a dieta!
Beijos!
kkk…chegar aos 50 em forma..boa idéia!!! Vou na sua sombra que eu vou bem…
Continuo firme….devagar e sempre..ainda faltam alguns quilinhos, mas estou firme . O problema é que tenho um leão a enfrentar, vou viajar para a Borgonha, e nem imagino como vou me virar por lá…nem sei como vou ler cardápio para tentar ser low carb…aliás como é low carb em francês?
Não estou reclamando…sou muito grata de ter essa oportunidade. Mas estou com um medinho danado. Apesar de estar suportando bem, sinto que as tentações ainda me perseguem. E se elas correrem atrás de mim na França?
ai ai ai
Oi Márcia! Não vou poder ajudar muito, porque também fico dividida, já li muitas opiniões diferentes também. Por segurança, procuro só usar o azeite frio mesmo, a única exceção são os ovos que faço todos os dias, mas daí eu tento deixar ele esquentar bem pouquinho. Estou querendo mudar os ovos para manteiga para ficar mais tranquila, mas acho tão mais prático pegar a garrafinha de azeite! Pensei em deixar os quadradinhos de manteiga já cortados para só colocar na frigideira. Para refogar e cozinha em geral, só uso manteiga mesmo. Já tentou a banha? Para fritar acho uma beleza, mas não gosto muito do sabor. Eu faria como você está fazendo – manteiga para esquentar e azeite tentar comer só frio mesmo. Beijos!
oi mariana tdo bem?estou com uma duvida,gostaria de saber se o azeite quando e aquecido e submetido a altas temperaturas como frituras ,refogar legumes ele oxida?estou com um no na cabeca,porque alguns falam que oxida e outros falam que nao tem problema !! e que vi no canal do you tube os carecas das cavernas e eles postaram uma receita de peixe e frango empanado e frito no azeite e fiquei com vontade de fazer , mas estou com medo com a questao do azeite !! ate agora uso so manteiga para refogar e fritar carnes e o azeite para temperar as saladas!! beijos e obrigada!!
Oi Jana, agora o trabalho é fazer experiências! Vá adicionando uns 5 gramas de carbo a mais no seu dia e veja como a balança responde, se continuar emagrecendo, dá para colocar um pouco mais, se parar, diminui um pouco até voltar a perder, daí você encontrou sua quantidade de carbos diários continuar emagrecendo. Se tiver muito peso para perder, pode continuar comendo o mesmo que agora até chegar próximo ao seu peso alvo. Quando for adicionar mais carbos na sua dieta, seja criteriosa! Prefira mais opções de verduras e legumes e frutas! Beijos!
Mari eu tenho uma dúvida terrível, já passei da fase de indução dos 14 dias estou no meu 23 dia, qual o limite de carbo padrão para eu continuar a seguir a low carb? Obrigada! Grande beijo!
Oi Isabella, 3Kg em 4 dias – uaaau! Quer dizer que o creme de leite não está atrapalhando nem um pouco!
O lance da barriga sumir primeiro é a retirada do gluten – impressionante a diferença que faz.
Sim, depois diminui um pouco o ritmo sim, mas ainda assim perde-se melhor, comendo super bem e sem passar fome como nas dietas de baixa caloria 🙂
Beijos!
Oi Aline, super salivei com a sua nata (creme!) direto da fonte 🙂 Bom demais né! É muita “sustança”!
Que maravilha que você está emagrecendo! Tudo de bom!
Que bom que gostou da sua saída da zona de conforto – wohooo! Beijos!
Oi Mari!
Primeiramente obrigada pelas respostas. Na dúvida melhor brecar um pouco o consumo do creme de leite. Tenho tentado achar a nata mas sem sucesso.
Só para compartilhar com vc já perdi 3 kg em 4 dias de low carb (20g por dia). Isso são 750g por dia. O melhor: percebi que estou vendo as gordurinhas sumirem primeiro da barriga coisa que nunca tinha acontecido antes. Acho que nesse começo deve ser mais fácil perder mesmo e depois dá uma diminuida na marcha mas estou muito contente mesmo assim.
Beijos 🙂
Desculpe alguns erros de digitação. Escrevendo por um smartphone minusculo… rs
Não revisei antes de submeter o comentário, mas acho que dá pra entender
Oi Mari,
Hoje como você resolvi sair da minha zona de conforto e amei!!!
Tava pensando, poxa, sou mineira, moro no interior. Minas é rodeada por fazendas, como aqui não tem nata. Você fala tão bem sobre a nata… Também queria experimentar ela com café. Então resolvi sair da minha zona de conforto e procurar na Cooperativa aqui da minha cidade. Lá eles produzem queijos, manteiga e leite pasteutizado. Mas nata não tem pra comercialização nos supermercados e outros estabelecimentos onde eles disponibilizam seus produtos. Chegando lá fui atendida por um técnico queme explicou que a nata que vocês usam aí, aqui em minas é um creme que é retirado do leite in natura. Esse creme é uma espécie de gordura, de nata que sobe após a ordenha quando o leite se mantém em repouso, antes de ser submetido a qualquer processo de pasteurização. Aqui eles denominam este produto como creme.
Não podendo ser confundido com o creme de leite destes vendidos em caixinha, pois não passam por nenhum processo ou mistura.
É somente a retirada do excesso de gordura que sobe na superficie do leite antes de qualquer processo.
Aqui em Minas a nata é aquela camada que sobe quando aquecemos o leite pasteurizado. O técnico me disse que essa nata é apresentada pouca gordura junto com a proteína do leite e cálcio.
Concluindo a nata do Sul é o creme aqui em Minas que é utilizado pra fazer outros produtos como manteiga, queijos entre outros produtos.
Ele me deu 300g deste creme para experimentar. Cheguei em casa eufórica!!!
Coloquei duas colheradas em uma xícara e bati um pouco. Deu uma engrossada, acrescentei o café… E ai que divino!!! Que café saboroso e encorpado!!! Percebi quando certa vez você disse que a nata com café não se compara ao café com creme de leite desses de caixinha.
Realmente foi ótimo sair da zona de conforto e encontrar essa maravilha!!!
Uai que trem bão sô!!! Rsrs
Grande beijo Mari!
Sigo emagrecendo com algumas escorregadas…
Parabéns por sua entrevista com o Dr. Souto!
Que bom, rapidinho você chega lá! Wohoo! Beijos
Oi Isabella, contabilize os carbos do creme de leite da forma como está no Fat Secret. Tem uma regra sobre os rótulos na indústria, se a quantidade de determinado ingrediente for inferior a um número por porção (não lembro bem os números exatos), eles podem dizer que é zero, daí eles espertinhos diminuem a porção para chegar nesse número e poder dizer que é zero. Não quer dizer que não possa comer, tanto o queijo provolone quanto o creme de leite são super low carb, mas eu não comeria a lata inteira, dividiria em duas “viagens”. Para o queijo, eu restringiria a no máximo 200 gramas por dia de todos os queijos no início, o que é um monte de queijo. Com o tempo você vai vendo se o consumo desses itens de prejudica na balança, se não, pode aumentar. Tem muito disso do teste, de observar, nos dias que não perdeu peso ou que ganhou ver o que comeu de diferente.
Sobre a pele, nada mudou para mim. Nos grupos de low carb no Facebook, já li relatos de pessoas que viram surgir algumas espinhas. De novo não vou poder ajudar muito a não ser falando para você testar e ver o que acontece.
Beijos, sucesso!!
Oi Laiz, eu seguramente culparia o pacote de biscoitos e o monte de bolo pelo aumento de peso, e não o seu menu low carb que está ótimo. Outra coisa é que não dá para analisar as alterações de um dia para o outro, até porque você estava menstruada. É bem importante ser paciente e encarar low carb como estilo de vida. Pense em quanto tempo demorou para você engordar o peso que quer perder, ajuda a manter a tranquilidade.
Seu menu está ótimo, mantenha o bom trabalho e vai chegar lá, muito mais fácil do que comendo pouco e passando fome!
Ah, esqueci de dizer que meu objetivo são os 60 kg ou seja: 13 kg off.
Beijos
Oi Mari, tudo bem?
Deixe me apresentar: me chamo Isabella, tenho 24 anos e peso 73 kg.
Conheci seu blog a 2 dias e desde então tenho seguido o low carb. Já perdi quase 1 kg nesses 2 dias (tô chocada rs).
Tenho lido muita coisa a respeito do estilo de vida lchf mas ainda restam algumas dúvidas de iniciante:
1) Sempre fui muito fã de doce e estou tentando mudar isso. Nesses 2 dias tenho comido maracujá com creme de leite (dos de lata, da Nestle). Na embalagem diz que é 0 g de carb mas no Fat Secret diz que tem 0,34 g de carb a cada 15 g. Fiquei assustada porque só ontem comi quase 1 lata de creme de leite inteirinha sozinha rs. Outro alimento que encontrei divergência é o queijo provolone: na embalagem do que eu compro diz que é 0 carb e no Fat Secret aponta 0,6 g de carb por fatia. Esses dois alimentos podem ser consumidos livremente nessa fase inicial ou melhor botar o pé no freio?
2) A segunda dúvida é a respeito de pele. Sempre tive pele e cabelo relativamente oleosos. Nesses dois dias de low carb consumi bastante manteiga, ovos, queijo amarelo e carne. Será que esses alimentos contribuirão para a oleosidade que eu naturalmente já tenho? Quais diferenças vc sentiu na sua pele/cabelo com o lchf?
Parabéns pelo blog, estou acompanhando antenadíssima!
Abraços
Oi Fany, eu acredito que mudar hábitos é super importante ao adotar um novo estilo de alimentação. Comer pão no café da manhã é um hábito e pode ser mudado com alguma persistência. Eu não sou muito de tentar fazer pão ou de usar farinhas, acho uma estratégia mais interessante se desligar do hábito de comer sanduíche. Tive algumas experiências frustrantes no início, e como nada ficava bom acabei desistindo, hoje gosto de comer bem simplão, carne com vegetais, tudo muito lambuzado com queijo e manteiga 🙂 Nada impede de testar algo diferente de vez em quando – estou querendo tentar um bolo de aniversário com farinha de amêndoas. Beijos!
Mariana, me dê um help!!
Comecei a LCHF na segunda feira passada em que estava no primeiro dia da menstruação, ou seja, inchada e com retenção de liquidos e além disso havia enfiado o pé na jaca no dia anterior. Vinho fazendo a reeducação alimentar a 2 meses e já havia perdido uns 7 kgs. Resumindo: Nessa seg feira, contudo, eu estava com 92.9 kgs. No sábado me pesei e estava com 87.6. Pulei de alegria né. Mesmo sabendo que pelo menos uns 2 kgs eu perdi por conta da menstruação que desceu e tal. Daí no domingo comi um monte de bolo de chocolate e m pacote inteiro de biscoito recheado :(!
Resultado: 88.8 na segunda feira. Aí retornei a alimentação paleo, comi direitinho (almoço: 7 almondegas assadas pequenas, feita apenas de carne, ovo e tempero e um prato de salada de alface, tomate, frango desfiado, champign e alcaparra e azeite e na janta: 3 ovos com bacon e queijo prato. apenas 2 refeições, pois nao tive fome) e ainda treinei muay thai por 1:30. Aí me pesei hoje (terça-feira) e havia engordado 700 gr!!!
O que será que eu fiz de errado pra ganhar essas gramas de um dia pro outro mesmo fazendo tudo certo? Será que esse monte de carbos que comi no domingo (pelas contas do fat secret foram mais de 200 gr) ainda estão fazendo efeito no organismo? Desculpe pelo relato extenso mas é que fiquei encucada com isso rsrsr! Bjs!! Obrigada pela atenção!
Oi Mariana,
Adorei a entrevista, muito esclarecedora. Acompanho o site do Dr. Souto, assim como o seu e alguns outros e sempre me inspiro com as novidades.
Comecei Atkins em Maio e emagreci 06 Kg. Continuo no foco, tive alguns erros, mas adotei como estilo de vida mesmo.
Gostaria da sua ajuda sobre grãos. As vezes invento de fazer uns paezinhos e misturo aveia na minha farinha de frango. Qual a sua opinião sobre farinhas de linhaça, banana, arroz, coco, etc? Evitar sempre que possível?
Muito obrigada, bjos!
Oi Carla, marque mesmo com ele, você mora em NH, né? Bem pertinho, vale a pena! Você não disse quanto já perdeu ou há quanto tempo está fazendo low carb, mas o ideal era fazer uns 15 dias anotando tudo e analisar no detalhe para ver se você não pode estar errando em algum ponto. Beijos e obrigada pela visita!
Oi Andressa, normal mesmo estranhar a falta do arroz e feijão. São hábitos que construímos ao longo da vida toda, mas quebrar o hábito do pãozinho e do feijão com arroz vai fazer você se livrar para sempre dos 10 quilos que precisa perder, sem passar fome e comendo super bem.
Se não curte café o chá é uma ótima, chá preto, chá de ervas, desses de saquinho. Suco não recomendo nenhum, se for de fruta são muitos carbos, melhor comer fruta mesmo. Se for diet melhor ir no chazinho mesmo e evitar os adoçantes! Beijos
Muito legal a entrevista Mariana, também acompanho o blog do Dr. Souto estou pensando seriamente em tentar marcar uma consulta com ele, pois tenho 47 anos e tenho hipotiroidismo. Uso medicação, mas li em alguns grupos do face que nem sempre os exames feitos pelos métodos atuais refletem o real funcionamento da tireóide. Não tenho me pesado muito frequentemente, mas faço medições e não tenho percebido avanços, as medidas não tem mudado. Continuo firme, por que sinto que vida low carb é realmente estilo de vida saudável e apesar do peso estagnado me sinto disposta e não sinto falta dos alimentos eliminados. Obrigada por compartilhar conosco tuas vivências e abrir este canal para nos ajudar.
Oi Mariana, muito boa a entrevista, esclareceu muitas dúvidas.
Parabéns pelo blog e pela mudança no seu estilo de vida, você está linda, infelizmente só descobri seu blog ontem gostaria de ter descoberto há mais tempo.
Bom, resolvi começar low carb hoje, vai ser bem difícil pois sempre fui acostumada a comer arroz no almoço e jantar, hoje foi bastante estranho, mas espero que der certo, quero emagrecer pelo menos 10 kg para ficar no meu peso ideal.
Eu não bebo café, gostaria de saber se vc tem alguma outra sugestão de bebida para o café da manhã ou mesmo outras refeições, um chá, suco ou alguma outra coisa?
Aguardo sua resposta!
Beijos 🙂
Parabéns, adorei todas as informações Mariana você merece de verdade.
muito boa ,esclareceu muita coisa,parabéns.
Muito esclarecedor ! Muito bom .
Oi Ângela! Sim, ele é um fofo <3 Gente inteligente é tudo de bom!
Acho 3Kg em um mês bom viu. Eu emagreci 5 Kg no primeiro mês, mas acho que 3 é bom! O mais importante é você entender se com low carb está perdendo mais peso do que costumava perder com outras abordagens (controle de calorias). E é importante também a gente ser paciente e encarar low carb como estilo de vida. Pense em quanto tempo demorou para você engordar o peso que quer perder, o ideal é não comparar com a perda de peso dos outros.
Também jaquei horrivelmente ontem 🙁 Essa semana será super clean!
Uma coisa importante! Não é porque uma pessoa está cetoadaptada que ela não engorda quando exagera nos carbos! Eu me considero cetoadaptada porque raramente sinto fome ou desespero de comer como sentia antes, mas quando saio da dieta eu SEMPRE engordo, não tem magia, infelizmente 🙂 A sorte é que me recupero rápido, o importante é voltar imediatamente para o low carb.
Para entrar em cetose rápido não tem segredo: ovo, carne, salada no máximo até 3 xícaras, um pouco de queijo gordo, muito azeite, manteiga e algum abacate e nata. Nada mais. Simples assim!
Em relação a sua idade não se preocupe, é mais lento sim mas tente não se boicotar usando isso como desculpa. Super dá tempo de você chegar nos 50 super magra e satisfeita com o seu corpo. Tem que acreditar! Wohooo! Volte para contar como está indo, sucesso!
Oi Ana Paola, muito legal a sua mensagem! Sim o blog requer bastante dedicação, mas compensa muito ajudar contando a minha história 🙂
Venha mesmo contar como está se saindo! Sucesso!
Amei a entrevista Mariana, vou rever várias vezes ainda…ele é um fofo: calminho, delicado nem parece que sabe tanto…Como é fácil admirar pessoas assim.
Tenho feito low carb, e durante as primeiras semanas emagreci legal…nada como falam, mas 3 kg no primeiro mês e estava satisfeita. E nesse começo nem conseguia baixar os carboidratos para menos de 20g..ficava alí, entre 40,45..e emagreci…a partir da 4ª semana consegui me manter na faixa dos 20g, só que meu emagrecimento já tinha desacelerado. Mas estou feliz de qualquer jeito, mas ontem (ah ontem) jaquei horrivelmente durante aquele jogo fatídico, e hoje fui correndo para FS para contabilizar o preju: 140g de carbo e 600g a mais na balança…simples assim!
Ai como gostaria de atingir essa tal cetoadaptação. Vou completar 2 meses e até ontem contabilizava 4 kg..até ontem (ah..ontem 2).
A pergunta é: como faço para voltar o mais rapidamente possível, entrar em cetose, (sei lá…nem sei se tive isso um dia), mas o fato que, mesmo lentamente, estou emagrecendo..e tenho medo que essa jacada dê um reset no meu sistema e tenha dificuldade de seguir…ai ai ai….esse jogo ontem foi tudo de ruim mesmo!!!!
Ah, tenho 48 anos e a menopausa se aproxima, será que tudo se explica nesta ultima frase (falo sobre emagrecimento menos que o habitual etc)
Ola Mariana…
Acabei de ver e ouvir a entrevista com o Dr. José e fiquei muito tranqüila em relação a low carb/paleo, faz umas duas semanas ou menos até, que comecei a pesquisar e aderir a esta alimentação, confesso que sou “ainda” gordurofobica, mas estou como uma criança que aprende devagar a andar… E se alimentar.
Queria elogia-lá pelo blog, acredito que o mesmo seja como um filho requer cuidado, carinho, doação e comprometimento. Estarei sempre por aqui e espero em breve te contar como esta sendo esta vida nova, com comida de verdade, chega de barriga de trigo.
Um beijo grande… Boa sorte e sucesso!!!
Parabéns… Vc merece!!!