deixar-graos-de-molho-cópia
Dicas

Por que deixar os grãos de molho?

Sempre que falo de deixar os grãos de molho antes de consumir, como arroz integral, muita gente pensa que é apenas para cozinhar mais rápido… Mas na verdade, há muito mais alquimia nesta dica!

Vou tentar explicar de uma forma bem simples o porquê de deixar grãos de molho. Nós já falamos das vantagens de consumir grãos integrais, mas a gente sabe que tudo nesta vida tem um porém. Consumir grãos integrais de modo inadequado pode levar a vários efeitos colaterais, desde síndrome do intestino irritável até deficiência de minerais. O consumo de grãos integrais é sim altamente recomendado, mas para fazer bem também a médio e longo prazo é importante que sejam consumidos da maneira certa.

Boa parte dos grãos contém ácido fítico ou fitato, um inibidor enzimático, na sua camada mais externa. E como os grãos integrais não são previamente processados ou fermentados, este ácido não está neutralizado. O fitato dificulta o processo digestivo e geralmente se liga a algumas proteínas e minerais no trato intestinal, como cálcio, zinco, ferro e magnésio, e pode impedir a sua adequada absorção e assimilação pelo organismo. Por isso, o fitato é considerado um fator antinutricional de alguns alimentos.

Quando deixamos os grãos de molho, enzimas e outras substâncias neles presentes conseguem neutralizar o ácido fítico, fazendo com que as suas proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão, como o glúten, presente em muitos grãos.

Como deixar os grãos de molho

Agora que já sabemos da importância de deixar os grãos de molho, basta torna um hábito. E não da trabalho nenhum! Ou seja, podemos manter a vida integral com todos os benefícios que ela tem. Não desanime pensando “ah se tudo faz mal, então vou comer o que é mais fácil” e voltar para os processados!

Deixar os grãos de molho é muito fácil: água filtrada com algumas gotinhas de limão ou vinagre por pelo menos 7h. Use sempre duas medidas de água para cada de medida de grão, e aproximadamente uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água. É fácil gente, todo dia à noite coloca os grãos de molho. Não custa nada! Então, a partir de agora: lentilhas, feijão, grão de bico, quinoa, arroz integral… tudo de molho antes de ir para panela, certo?!

Gostou do artigo? Se quiser saber mais detalhadamente sobre o porquê de deixar grãos e sementes de molho, a minha amiga PatFeldman ela explica tudo ao pormenor aqui 😉

Post Anterior Próximo Post

31 Comentários

  • Responder Camilla 26/05/2015 at 4:02 PM

    Oi Carol,
    já acompanho o seu blog há algum tempo e acho o seu trabalho sensacional! Muito obrigada pelas ótimas dicas!
    Aproveito a oportunidade para deixar aqui um desabafo (da minha mãe, mas tá valendo):
    Ela descobriu que tem o ácido úrico aumentado, e por conta disso a nutricionista dela pediu para ela deixar o feijão de molho antes de cozinhar (pense numa tristeza). Ela disse que se ela deixar o feijão de molho ele não fica bom, fica aguado e sem gosto. Com essa sua dica o feijão também fica “sem gosto”? Tem alguma forma de neutralizar isso sem deixar o feijão sem gosto?
    Muito obrigada!
    Beijo

    • Responder Pollyana 13/04/2016 at 3:31 PM

      Flor, sempre fazemos aqui em casa deixando o grão de molho pra ele “soltar os gases” não conhecíamos os outros benefícios e ele nunca ficou sem gosto não … Na verdade, sem querer me gabar já me gabando, meu feijão é um dos mais gostosos que já comi e recebo bons elogios dele rsrs Melhoras pra sua mãe!

  • Responder Hilde Volpe 26/05/2015 at 6:21 PM

    Sempre deixo os grãos integrais de molho em água mineral, mas colocar limão ou vinagre pra mim é novidade. Poderia me dizer se apenas deixar de molho na água não basta?
    Grata!

  • Responder Luana Jorge 30/05/2015 at 12:05 PM

    Bom dia, gostaria de saber se esta água pode ser reutilizada no cozimento dos alimentos?

    • Responder Boadicea 27/10/2015 at 7:49 PM

      Não faça isso. Naquela água estão as coisas q provocam os gases que VC tirou do feijão. Por isso tem q colocar na água e depois jogar essa água fora para depois cozer os grãos.

  • Responder Paola 08/06/2015 at 1:43 AM

    Olá,
    Sobre este post, gostaria de saber se devemos jogar a água onde os grãos ficaram de molho fora, ou se podemos cozinhar utilizando esta mesma água. Obrigada

  • Responder Luiza Maria Cunha 09/06/2015 at 6:44 PM

    Gostei muito da forma que o ensinamento foi transmitido….Parabéns!!
    continue assim

  • Responder CCJunior 26/06/2015 at 12:06 PM

    E quanto ao trigo? Ele também tem quantidade considerável de ácido fítico? Geralmente tem-se que o pão integral é mais saudável. O certo não seria deixar os grãos de trigos de molho pra daí fazer farinha e utilizar em pães? Obrigado!

  • Responder KARINE 01/07/2015 at 8:32 PM

    Carol, primeiro quero te parabenizar pela página e pelas ótima dicas, sou leitora assídua… preciso saber sobre a Linhaça, também é necessário deixar de molho antes de consumir? Não gosto de quebrar os grãos, consumo ela no café da manhã, mas os grão inteiros, e pelo que vi pouco será absorvido…bjos

  • Responder Letícia 12/07/2015 at 3:11 PM

    Carol, quando se deixa o arroz integral de molho, a água usada para fervê-lo deve ser a mesma do molho ou deve ser trocada?

  • Responder José Alves da Cruz 15/07/2015 at 12:03 PM

    Olá bom dia, quero saber como eliminar o os gases fétidos que o feijão produz depis de cosidos

  • Responder JACIRA PEREIRA DA SILVA NASCIMENTO 15/07/2015 at 1:05 PM

    Arroz integral pode colocar de molho? Não fica muito mole? Por quanto tempo deixo?

  • Responder ROSELI 28/08/2015 at 3:34 PM

    OLA , ESTOU QUERENDO MUDAR MEUS HABITOS ALIMENTARES E LI SUAS POSTAGENS E GOSTEI MUITO, DAREI INICIO HJ MSM .. BJS TE MAIS

  • Responder Fabi patolin 03/09/2015 at 4:54 PM

    E a agua de molho jogo fora?

  • Responder Falou Então 29/09/2015 at 3:34 AM

    Artigo sem resposta pra dúvidas… falou então

  • Responder Kátia 30/09/2015 at 3:49 AM

    Olá, boa noite!
    Adorei a sua dica. Gostaria de saber se colocar em água fervente com vinagre de maçã por 30 minutos e dpois trocar a água e deixar mais 30 minutos é suficiente?
    Obrigada

  • Responder Manoel 21/10/2015 at 2:27 PM

    Parabéns menina. quando se trata de fazer o bem, bem, quaisquer temas passam a ter uma valor existencial incalculável.
    Quero saber, por favor, onde estão as respostas para as inquirições de usuários e aqui ficam as minhas:
    1 -uso o não a água do chamado molho 2 – parece inocente, mas exatamente e depois dos 20 minutos de cozimento, como avaliar a quantidade de água quente ou fria, para complementar o cozimento?
    Obrigada, continue assim, mas estou de olho nas respostas. Um beijão Manoel

  • Responder Lais 26/10/2015 at 6:01 PM

    Carol, agora já sei por sempre dá gases quando comemos feijão. As vezes a barriga inchada. Mas minha dúvida é se posso colocar em vez do limão ,gotas de vinagre de maçã. Desde já agradeço

  • Responder Sirlete 10/12/2015 at 3:47 PM

    Posso tomar muito café com adolescentes

  • Responder Belmiro de Oliveira Junior 11/01/2016 at 11:16 PM

    Olá, li seu post e quero saber qual a finalidade de se colocar limão e/ou vinagre no demolho do grão de bico, existe alguma razão prática nisso? Sempre fiz grão de bico e nunca usei qualquer tipo de produto a não ser água natural, torneira mesmo. Pode me responder por gentileza.

  • Responder Jamilly Gomes 24/03/2016 at 8:48 PM

    Quando coloco o arroz integral de molho, ao passada as 8 hrs, percebo que os grãos absorveram a água. Isso é normal??

  • Responder Jane Rosa Corrêa 10/04/2016 at 12:32 PM

    Achei interessantíssimo as suas dicas.
    Obrigada por compartilhar conosco…
    Irei colocá-mas em prática!

  • Responder Célia Regina Santo de Souza 19/04/2016 at 10:41 PM

    Olá! Adorei as dicas de como cozinhar o arroz integral, mas coloquei de molho e ele inchou..inchou..dobrou muito de tamanho..e aí fui cozinhá-lo..ficou papa, não gostei..o que fiz de errado? Obrigada e um abraço!!

  • Responder cinthia 21/04/2016 at 3:02 PM

    Precisa deixar de molho dentro da geladeira???

  • Responder Ruth Salvaia Medeiros Dias 24/04/2016 at 10:56 PM

    Nunca tinha ouvido falar que tinha que deixar o arroz de molho, mais que aprendi, mas eu gostaria de tirar uma dúvida, depois dele cozido, quanto tempo posso deixar na geladeira? Desde já, obrigada!

  • Responder José Laurindo Duarte 01/07/2016 at 2:41 AM

    Oi, obrigado pelas dicas.!

  • Responder Zilkson Reis 14/07/2016 at 1:09 PM

    Bom dia que ótima dica, não imaginava que deixar também outros grãos , além do feijão e arroz, traria bons benefícios acho bem legal. Os grãos de milho percebi que absorve mais o tempero e com certeza cozinho mais rápido, isso facilita é muito para as pessoas que adoram fazer uma comidinha rápida em casa, principalmente em quantidade pequena , valeu pela dica é parabéns por seu trabalho.😉

    • Responder Zilkson Reis 14/07/2016 at 1:12 PM

      Opa corrigindo digo os grãos percebi que absorvem mais o tempero e cozinham mais rápido

  • Responder elizabete luiz 16/07/2016 at 10:25 AM

    Achei vc por acaso maaaaaaas adorei, por hj ésó pois estou com presa, maaaaaaaaaas voltarei adorei!

  • Escreva um Comentário